Índice:
- Diabetes - Um Breve
- Sinais e sintomas
- Tipos de diabetes
- Diabéticos podem comer mel?
- Maneiras eficazes de usar mel para diabetes
- 1. Mel e iogurte para diabetes
- Você vai precisar
- O que você precisa fazer
- 2. Mel e canela para diabetes
- Você vai precisar
- O que você precisa fazer
- 3. Mel, manjericão, nim e cúrcuma para diabetes
- Você vai precisar
- O que você precisa fazer
- 4. Chá de mel, gengibre e limão
- Você vai precisar
- O que você precisa fazer
- Escolhendo o tipo certo de mel para pacientes diabéticos
- Uma palavra de cautela - mel e diabetes
O mel é popular como adoçante natural. Mas, você sabia que pode ajudar a manter o diabetes sob controle? Dado que qualquer coisa "doce" está fora dos limites para diabéticos, isso parece impossível, certo?
Só porque o mel é doce ao paladar, isso não significa que o mel e o açúcar ajam da mesma maneira. O primeiro é bom para diabetes. Curioso? Continue lendo para saber como os diabéticos podem comer mel.
Diabetes - Um Breve
Imagem: Shutterstock
O diabetes é um distúrbio metabólico caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue. É uma doença em que seu corpo falha em produzir insulina ou em usá-la corretamente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que as células usem a glicose dos alimentos como energia. Quando essa glicose não consegue mais atingir as células, ela permanece no sangue, aumentando assim os níveis de açúcar no sangue. Os açúcares e amidos ingeridos não podem ser usados como energia e, portanto, são eliminados pela urina (1).
Sinais e sintomas
Os sintomas de diabetes incluem:
- Micção frequente
- Sede ou fome extrema
- Perda de peso
- Fadiga
- Dormência
- Infecção
Tipos de diabetes
Existem dois tipos de diabetes - tipo 1 e tipo 2. No diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina. Por outro lado, as pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente ou suas células não a usam de maneira adequada. Como resultado, os pacientes com diabetes tipo 2 tendem a ter sobrepeso e obesidade devido aos altos níveis de insulina. Seus corpos são incapazes de canalizar glicose para as células musculares e acabam convertendo glicose em gordura e colesterol.
Diabéticos podem comer mel?
Imagem: Shutterstock
o mel é bom para diabéticos? Bem, muitas pessoas acham que o mel não deve ser consumido por pessoas que têm diabetes. Mas isso é verdade? Vamos descobrir.
As pessoas estão cientes do fato de que a ingestão de açúcar é perigosa para diabéticos e, tendo em mente o fator doçura, presumem que o mel também nunca deve ser incluído na dieta de um paciente com diabetes.
O mel, sendo um adoçante natural, contém nutrientes protetores e aminoácidos que atuam juntos para manter as funções metabólicas. Ele também tem um índice glicêmico (IG) menor em comparação com o açúcar refinado. Isso significa que ele não injeta o açúcar no corpo tão rápido quanto o açúcar processado. A quantidade necessária de insulina também é muito menor do que o açúcar normal. Como resultado, o mel reduz os níveis de glicose no sangue (2, 3, 4).
Por outro lado, o açúcar refinado é privado de nutrientes essenciais. Assim, se você tem diabetes, as vitaminas e minerais em seu corpo serão totalmente usados para a absorção do açúcar processado. O excesso de açúcar leva ao inchaço do fígado. Mais tarde, ele entra na corrente sanguínea na forma de ácidos graxos, que por sua vez aumentam os níveis de açúcar.
Maneiras eficazes de usar mel para diabetes
Coloque-o em cima da salada ou acompanhe o chá - há várias maneiras de incluir mel na sua dieta adequada para diabetes. Se você está se perguntando como, aqui está uma incrível compilação de diferentes combinações de mel. Dê uma olhada:
1. Mel e iogurte para diabetes
Imagem: Shutterstock
Você pode consumir mel puro com iogurte nas primeiras horas da manhã para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Você vai precisar
- 1/2 colher de chá de mel cru
- 1 colher de sopa de iogurte natural
O que você precisa fazer
- Misture bem os dois ingredientes.
- Tome esta mistura logo de manhã e com o estômago vazio.
- Repita isso todos os dias durante um mês e observe a queda gradual em seus níveis de açúcar no sangue.
2. Mel e canela para diabetes
Imagem: Shutterstock
Esta combinação ultra popular é um remédio de três vias para diabetes. Além de controlar os níveis elevados de açúcar no sangue, também melhora o metabolismo, reduz os níveis de colesterol e ajuda na perda de peso.
Você vai precisar
- 1 colher de chá de mel cru
- 1 colher de chá de canela em pó
- 250 ml de água fervente
O que você precisa fazer
- Adicione a canela em pó a um copo de água fervente.
- Deixe o tempero se dissolver completamente. Tampe o copo e reserve por cerca de meia hora.
- Filtre a mistura para se livrar de quaisquer partículas perdidas.
- Adicione uma colher de chá de mel à mistura e misture bem.
- Beba esta mistura todas as manhãs com o estômago vazio por duas semanas. Certifique-se de manter um intervalo de meia hora entre esta bebida e o café da manhã.
Nota: Você também pode preparar a mistura de canela com antecedência para economizar tempo. Tudo que você precisa fazer é fazer uma mistura concentrada de canela em pó e metade da quantidade de água mencionada acima. Coe esta mistura e guarde na geladeira. Adicione água fervente e mel antes de tomar esta bebida.
3. Mel, manjericão, nim e cúrcuma para diabetes
Imagem: Shutterstock
Esta mistura incomum de mel, manjericão, nim e açafrão pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Você vai precisar
- 1 colher de sopa de mel cru
- 3 colheres de sopa de manjericão em pó
- 3 colheres de sopa de pó de nim seco
- 3 colheres de sopa de açafrão em pó
- Uma tigela
- Uma jarra de vidro
O que você precisa fazer
- Misture o pó de folhas secas de manjericão, o pó de nim e a cúrcuma em uma tigela.
- Transfira a mistura para uma jarra de vidro. Guarde em local fresco e seco.
- Tome uma colher de sopa desta mistura e tome-a com uma colher de sopa de mel todas as manhãs com o estômago vazio.
- Repita esse processo religiosamente por um mês para obter melhores resultados.
4. Chá de mel, gengibre e limão
Imagem: Shutterstock
Chá de mel e gengibre com uma pitada de limão. Parece uma manhã perfeita, não é?
Você vai precisar
- 2 polegadas de gengibre
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 colher de chá de folhas de chá
- 4 xícaras de água
O que você precisa fazer
- Pegue uma panela e adicione gengibre, folhas de chá e água.
- Deixe ferver por 15 a 20 minutos.
- Retire a panela do fogo e acrescente o suco de limão. Mexa bem a mistura para que o suco de limão se dissolva adequadamente na mistura de chá.
- Coe a mistura e transfira para xícaras.
- Adicione algumas gotas de mel e desfrute deste delicioso chá logo pela manhã.
Escolhendo o tipo certo de mel para pacientes diabéticos
Embora o mel tenha recebido o sinal verde, sua quantidade e qualidade são fatores-chave associados à sua eficácia em manter o diabetes sob controle.
Vamos começar com a qualidade. Certifique-se de ir para a variedade crua e pura. Estudos revelaram que o consumo de mel cru resulta na redução do açúcar no sangue em 60-100 mg / dl. O mel processado nunca é preferido, mesmo que pareça limpo e atraente.
Outro fator é o tipo de mel que você toma. Os supermercados hoje estão inundados com uma série de marcas e tipos de mel, o que pode confundir você.
Então, quais são esses tipos de mel para diabéticos?
Existem mais de 300 tipos de mel. No entanto, os mais populares são Manuka, trigo sarraceno, nim e acácia - todos os quais beneficiam seu corpo de maneiras diferentes. De todas essas variedades, o mel de nim, com suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, é geralmente recomendado para quem sofre de diabetes.
Uma palavra de cautela - mel e diabetes
O mel puro é mais saudável do que o açúcar refinado e outros adoçantes disponíveis. Mas, tudo tem um limite, e é o mesmo no caso do consumo de mel por diabéticos.
- Cada colher de sopa de mel contém cerca de 17 gramas de carboidratos, o que aumenta com a ingestão excessiva. Isso, por sua vez, pode levar a um aumento nos níveis de açúcar no sangue (6).
- O mel também é muito rico em calorias, com cada colher de sopa oferecendo até 64 calorias. Isso pode afetar seu peso.
- Este adoçante natural deve ser evitado por pessoas com sobrepeso e diabetes mal administradas.
O consumo de mel pode exercer efeitos benéficos no peso corporal e nos lipídios do sangue de pacientes diabéticos. No entanto, o cuidado adequado deve ser tomado. Mas, antes de decidir fazer a mudança, é