Índice:
- Quando a azia começa durante a gravidez?
- O que causa azia durante a gravidez?
- Como prevenir e tratar azia durante a gravidez
- 1. Faça pequenas refeições em intervalos regulares
- 2. Evite gatilhos
- 3. Não beba e coma juntos
- 4. Evite deitar logo após comer
- 5. Eleve a cabeceira da sua cama
- 6. Coma algumas horas antes de dormir
- 7. Pare de fumar
- 8. Mantenha um controle sobre seu peso
- 9. Use roupas folgadas
- 10. Mastigue um pouco de goma
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
A gravidez pode mudar seu corpo de mais de uma maneira. Durante esta fase, você experimentará uma infinidade de coisas ao mesmo tempo. Um sintoma comum e incômodo experimentado por mulheres grávidas é azia ou indigestão ácida.
Apesar da gravidade do sintoma, a maioria das gestantes não está disposta a tomar nenhum medicamento, temendo os efeitos colaterais a eles associados. Portanto, se você é uma mãe grávida que está à procura de maneiras naturais de aliviar a azia durante a gravidez, estamos aqui para ajudar.
Quando a azia começa durante a gravidez?
Azia é um sintoma de refluxo ácido que resulta da irritação do esôfago ou do tubo alimentar. Essa irritação é desencadeada pelo ácido gástrico que sobe do estômago. A azia também é conhecida como indigestão ácida.
Quase 50% das mulheres grávidas apresentam sintomas graves de azia. Isso é especialmente aparente no segundo e terceiro trimestres da gravidez, que é quando o útero em crescimento acaba exercendo maior pressão sobre o estômago (1).
Vejamos agora os possíveis gatilhos da azia na gravidez.
O que causa azia durante a gravidez?
Muitos fatores podem ser responsáveis por causar azia durante a gravidez:
- Mudança dos níveis hormonais
- Hormônios da gravidez - a secreção de hormônios como a progesterona aumenta durante a gravidez. Isso pode fazer com que o esfíncter esofágico inferior, que é uma parede muscular entre o estômago e o esôfago, relaxe. Isso pode causar o refluxo do ácido para o esôfago (1).
- O aumento do útero é outro fator que pode desencadear a azia ao exercer pressão sobre o estômago e forçar o ácido gástrico a ser empurrado para cima (2).
- Presença de cálculos biliares (isso acontece raramente)
A azia durante a gravidez pode ser uma tarefa difícil. Combinado com todas as outras mudanças que estão acontecendo em seu corpo neste momento, também pode acabar cobrando seu preço.
Abaixo estão algumas dicas incríveis que podem ajudá-la a lidar com a azia durante a gravidez sem a necessidade de medicamentos.
Como prevenir e tratar azia durante a gravidez
1. Faça pequenas refeições em intervalos regulares
Em vez das três grandes refeições habituais por dia, experimente fazer várias pequenas refeições a cada uma ou duas horas. Comer pequenas refeições não ajudará apenas com a azia, mas também aliviará o inchaço e a falta de energia (1), (3).
2. Evite gatilhos
Identifique os alimentos que provocam azia ou pioram a condição. Alimentos picantes, fritos e processados costumam causar azia e, portanto, devem ser evitados (4). Outros alimentos conhecidos por desencadear esta condição incluem chocolate, cafeína, refrigerantes, frutas cítricas e hortelã (3).
3. Não beba e coma juntos
Tente beber o mínimo de líquidos possível enquanto come. Beber muitos líquidos com as refeições pode piorar os sintomas de azia.
4. Evite deitar logo após comer
Não se deite logo após comer. Tente sentar-se ereto por pelo menos algumas horas após uma refeição. Curvar-se ou deitar logo após uma refeição pode aumentar as chances de o ácido estomacal voltar imediatamente (5).
5. Eleve a cabeceira da sua cama
Tente manter a cabeceira da cama elevada. Você também pode colocar mais de um travesseiro atrás dos ombros. Isso pode impedir que o ácido do estômago volte a subir enquanto você dorme (6).
6. Coma algumas horas antes de dormir
Independentemente de você estar em casa ou passar algum tempo fora, certifique-se de jantar cedo. Evite comer o jantar logo antes de deitar para ajudar seu estômago a digerir a comida antes de você se deitar (3). No entanto, você pode comer lanches leves antes de dormir.
7. Pare de fumar
8. Mantenha um controle sobre seu peso
A obesidade é um dos muitos fatores de risco significativos para azia (7). Portanto, é importante que você controle o seu peso e ganhe peso gradualmente durante a gravidez. A gravidez aumenta seus desejos e apetite. Certifique-se de comer moderadamente. Não só a ajudará a voltar à forma mais rapidamente após a gravidez, como também a combater a azia.
9. Use roupas folgadas
Usar roupas justas e irrespiráveis pode colocar pressão extra no estômago já lotado, aumentando assim as chances de azia.
10. Mastigue um pouco de goma
Sim, você leu certo! Mascar chiclete cerca de 30 minutos após cada refeição pesada pode facilitar a digestão. Isso ocorre porque a goma de mascar aumenta a produção de saliva, que é um tampão ácido. Isso ajuda a reduzir os níveis de ácido gástrico no esôfago e pode ajudar a tratar a azia (8).
Essas dicas com certeza vão deixar você se sentindo muito melhor. Segui-los pode ajudar a controlar e prevenir os sintomas de refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) durante a gravidez.
Espero que você tenha achado a postagem útil. Não se esqueça de compartilhar suas idéias e comentários conosco na seção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A azia durante a gravidez prejudica o bebê?
Não, a azia provavelmente não fará mal ao bebê. No entanto, o peso exercido pelo bebê em crescimento sobre o estômago pode aumentar os sintomas de azia nos estágios finais da gravidez.
A azia pode sugerir gênero?
Muitos contos de velhas esposas dizem que a azia pode indicar o sexo do bebê. No entanto, isso está longe de ser verdade.
A azia é um sintoma de gravidez?
Sim, a azia também pode ser um sintoma do início da gravidez, além dos enjoos matinais habituais. Isso ocorre devido à liberação do hormônio progesterona que relaxa o músculo uterino, congestionando os músculos do estômago e causando sintomas de azia.
A azia no início da gravidez é um sinal de gêmeos?
Sintomas de azia severa podem indicar gêmeos devido ao aumento da pressão que os fetos exercem sobre o estômago. No entanto, não é necessariamente um sinal precoce de gravidez de gêmeos. Mulheres grávidas que carregam gêmeos apresentam sintomas mais graves de azia do que aquelas que carregam um único filho.
Que medicamentos posso tomar para azia durante a gravidez?
Alguns antiácidos de venda livre que podem ajudar com os sintomas de azia incluem Tums, Rolaids e Maalox. Evite antiácidos que contenham altos níveis de sódio e magnésio, pois o sódio pode levar ao acúmulo de líquido nos tecidos, enquanto o magnésio pode interagir com as contrações nos estágios posteriores. Consulte seu médico para descobrir o melhor medicamento para azia.
A azia durante a gravidez indica um bebê peludo?
Embora isso possa parecer folclórico, é realmente verdade. Segundo estudo publicado na revista Birth, existe uma associação entre a gravidade da azia durante a gravidez e o volume de cabelo do recém-nascido (9).
A DRGE ocorre durante a gravidez?
Muitas mulheres grávidas apresentam sintomas de DRGE, especialmente azia. Isso é bastante comum e é resultado do aumento da pressão no estômago devido à secreção do hormônio progesterona.
Quando visitar um médico para azia durante a gravidez?
Se os sintomas de azia não melhorarem apesar das mudanças na dieta e no estilo de vida, ou se se agravarem, você pode consultar um médico. O seu médico irá prescrever medicamentos seguros para serem tomados durante a gravidez.
Referências
-
- “Azia na gravidez” Evidência Clínica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Intervenções para azia na gravidez” Cochrane Database of Systematic Reviews, US National Library Of Medicine.
- “Fatores de risco para doença do refluxo gastroesofágico: o papel da dieta” Przegla̜d Gastroenterologiczny, US National Library Of Medicine.
- “Dicas de saúde para mulheres grávidas” Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
- “Efeito do sono, refluxo gastroesofágico espontâneo e uma refeição na pressão do esfíncter esofágico superior em voluntários humanos normais.” Gastroenterology, US National Library Of Medicine.
- “Advances in GERD” Gastroenterology & Hepatology, US National Library Of Medicine
- “A obesidade é um fator de risco independente para sintomas de DRGE e esofagite erosiva.” American Journal of Gastroenterology, US National Library Of Medicine.
- “O efeito de mascar chiclete sem açúcar no refluxo gastroesofágico.” Journal of Dental Research, US National Library Of Medicine.
- “Folclore da gravidez revisitado: o caso da azia e do cabelo.” Nascimento, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.