Índice:
- O que causa espinhas no ouvido
- Otite Externa
- Infecção devido a piercing
- Pouca higiene
- Mudanças Hormonais
- Queloide Bump
Já sofremos o suficiente por causa das espinhas em nosso rosto. Mas, e se esse caroço feio e irritante surgir na orelha, ou pior, dentro da orelha? Continue lendo para saber mais sobre como essas espinhas se formam, por que se formam e como você pode se livrar delas facilmente.
As espinhas na orelha podem surgir em qualquer parte da orelha externa, atrás da orelha e até mesmo dentro do canal auditivo. Uma espinha ou acne é uma doença de pele comum que ocorre devido ao excesso de secreção de óleo (sebo) pelas glândulas sebáceas da pele. As espinhas nas orelhas, também chamadas de espinhas ou protuberâncias nas orelhas, são clinicamente chamadas de cistos sebáceos (1).
O excesso de óleo retém as células mortas da pele presentes na superfície externa da pele e bloqueia os poros da pele. Ele também captura as bactérias e fungos presentes nas proximidades. Como resultado, forma-se uma saliência ou espinha, que pode ou não conter pus. O sangue também pode estar presente em uma espinha, levando a uma secreção com sangue do ouvido (2, 3).
O que causa espinhas no ouvido
Uma espinha ou espinha no ouvido pode se tornar desconfortável e também causar obstrução auditiva. Esse é especialmente o caso quando a espinha se forma no canal auditivo, onde também pode se tornar muito dolorida. Normalmente, as espinhas que se formam na orelha externa são indolores.
Vamos dar uma olhada em algumas das causas mais comuns de espinhas no ouvido.
Otite Externa
Comumente chamado de ouvido de nadador, essa doença pode ocorrer devido a nadar em águas impuras. As bactérias presentes na água causam infecção do ouvido externo e do canal auditivo. Outras razões para isso incluem coçar a orelha com objetos sujos ou ficar com um objeto minúsculo preso dentro da orelha (4).
Infecção devido a piercing
A irritação causada por piercings pode levar à formação de uma pequena protuberância no lóbulo da orelha ou no canal auditivo, próximo ao piercing. A sujeira, cera e óleo são os principais componentes disso. Essa protuberância que se formou pode evoluir para uma espinha ou furúnculo e também pode se tornar dolorosa (5).
Pouca higiene
O canal auditivo é sensível e não deve ser cutucado com alfinetes, palitos ou qualquer objeto pontiagudo. Isso pode causar infecções. Além disso, mãos sujas, fones de ouvido sujos e cabelos sujos podem introduzir bactérias prejudiciais ao ouvido. Aqui, eles crescem e causam espinhas. A irritação com o material dos fones de ouvido também pode causar inchaço na orelha (6).
Imagem: Shutterstock
Mudanças Hormonais
Mudanças nos níveis de hormônios no corpo também podem resultar na formação de espinhas nas orelhas, especialmente nas mulheres (3).
Queloide Bump
Um caroço de tecido fibroso é formado no local da lesão e se parece com uma cicatriz. Isso é chamado de queloide e geralmente é visto perto de piercings na orelha. O conselho médico é