Índice:
- Como prevenir estrias: 10 dicas a seguir
- 1. Hidrate sua pele
- 2. Aumente a ingestão de vitamina D
- 3. Gerencie seu peso
- 4. Beba muita água
- 5. Evite corticosteróides
- 6. Siga uma dieta balanceada
- 7. Pratique exercícios regularmente
- 8. Use protetor solar
- 9. Evite fumar
- 10. Trate as estrias iniciais
- Tratamentos para reduzir o aparecimento de estrias
- 1. Terapia a laser
- 2. Microneedling
- 3. Injeções de PRP
- 4. Microdermoabrasão
- 5. Pomadas de retinoide (tretinoína)
- 6. Ácido Glicólico
- Estrias: gravidez e outros fatores de risco
- 1. Gravidez
- 2. Genética
- 3. Perda / ganho de peso rápido
- 4. Medicamentos esteróides
- 5. Aumento da mama
- 6. Condições de saúde
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 13 fontes
Dados sugerem que cerca de 90% das gestantes, 70% das adolescentes do sexo feminino e 40% dos adolescentes do sexo masculino (aqueles que praticam esportes) desenvolvem estrias (1).
As estrias são formadas quando sua pele é esticada além de seus limites. Embora não haja como escapar delas, existem maneiras de tornar sua pele resiliente para evitar estrias ou reduzir sua intensidade. Este artigo discute maneiras de ajudar a prevenir estrias e reduzir sua aparência.
Como prevenir estrias: 10 dicas a seguir
Você pode desenvolver estrias em qualquer momento de sua vida. Se você corre o risco de desenvolver estrias (discutimos os fatores de risco posteriormente neste artigo), aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco:
1. Hidrate sua pele
A hidratação adequada melhora a elasticidade da pele. Supõe-se que a hidratação pode ajudar a reduzir o impacto das estrias e até mesmo preveni-las.
Um estudo feito com mulheres grávidas constatou que a aplicação de hidratantes reduziu a gravidade das estrias. O estudo observou que hidratantes (como óleos e vitamina E) eram usados na pomada. Os ingredientes podem ou não ter quaisquer efeitos adicionais (2).
2. Aumente a ingestão de vitamina D
Um estudo descobriu que baixos níveis de vitamina D no soro humano aumentam o risco de desenvolver estrias (3). No entanto, o estudo é inconclusivo e mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
Você pode tentar incluir mais alimentos ricos em vitamina D em sua dieta. Certifique-se de consultar um médico.
3. Gerencie seu peso
Manter um peso saudável é fundamental para prevenir estrias. Quando você ganha peso rapidamente, sua pele é esticada rapidamente, e isso geralmente causa estrias. Você também pode notar estrias depois de perder peso rapidamente. Fisiculturistas, adolescentes passando por um surto de crescimento e mulheres grávidas podem ter ganho e perda de peso rápida.
4. Beba muita água
Manter-se hidratado é fundamental para reduzir o risco de desenvolver estrias. Em média, você precisa de cerca de 2 litros (64 onças fluidas) de água. Esta medida pode variar dependendo das necessidades de hidratação do seu corpo. Se você estiver grávida, consulte um médico para saber a quantidade certa de água para você.
5. Evite corticosteróides
O uso e abuso de corticosteroides (orais e tópicos) estão associados às estrias (2). Os fisiculturistas costumam tomar esteróides para expandir os tecidos e construir músculos, o que pode esticar a pele e deixar marcas.
Os corticosteróides são usados para problemas de saúde, como asma, eczema, doença de Crohn, colite, etc. Se você estiver tomando corticosteróides, consulte seu médico para saber como prevenir as estrias.
6. Siga uma dieta balanceada
Possui benefícios multifacetados. Seguir uma dieta saudável pode ajudar a manter o peso. Comer frutas e vegetais frescos (com alto teor de água) ajuda a manter os níveis de hidratação do corpo. Além disso, os nutrientes e vitaminas dos alimentos podem ajudar a manter a pele saudável. Todos esses fatores podem ajudar na prevenção de estrias.
7. Pratique exercícios regularmente
Manter-se ativo ajuda a manter um peso corporal saudável. Além disso, exercitar-se sob a supervisão de um instrutor pode ajudá-lo a construir força muscular gradualmente, sem forçar a pele. Isso pode ajudar a prevenir estrias.
8. Use protetor solar
Os raios solares podem danificar as fibras de colágeno da pele (4). Os suplementos de colágeno (junto com a elastina) mantêm a pele firme e elástica. Embora o uso de filtro solar não melhore a aparência das estrias, ele pode proteger sua pele dos raios ultravioleta e prevenir riscos adicionais de desenvolver estrias.
9. Evite fumar
A exposição à fumaça do tabaco causa quebra da elastina (5). Fumar pode deteriorar a função pulmonar e afetar a elasticidade da pele. Também o torna propenso a desenvolver estrias.
10. Trate as estrias iniciais
As estrias recentes (ou vermelhas) são mais fáceis de tratar do que as velhas ou brancas. A ação imediata pode não fazer com que eles desapareçam, mas pode reduzir sua aparência em grande medida.
Estas são as medidas preventivas que você pode tomar. No entanto, se você desenvolver estrias, tratá-las nos estágios iniciais pode melhorar sua aparência. Aqui estão as opções de tratamento que você pode considerar.
Tratamentos para reduzir o aparecimento de estrias
1. Terapia a laser
Vários estudos descobriram que a terapia a laser pode ajudar a melhorar a aparência das estrias. Um laser fracionário não ablativo de 1540 nm foi encontrado para melhorar a aparência das estrias em 1% a 24%. Um laser Nd: YAG de pulso longo de 1064 nm mostrou ser benéfico para melhorar as estrias vermelhas (2).
2. Microneedling
O microagulhamento é outra forma eficaz de melhorar a aparência de estrias precoces e tardias (6). Um estudo mostrou que o microagulhamento com ácido ascórbico tópico (vitamina C) pode auxiliar na melhora do aparecimento das estrias, e 85,8% dos pacientes estudados ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados (7).
3. Injeções de PRP
De acordo com um estudo, as injeções de PRP (plasma rico em plaquetas) foram eficazes para melhorar a aparência das estrias (8). O plasma é derivado do sangue do paciente e desencadeia a cura (aumentando a produção de colágeno e elastina) na área-alvo.
4. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão envolve a remoção da camada superior da pele com um pequeno dispositivo portátil. Isso ajuda a renovar a textura e o tom da pele. Estudos descobriram que a microdermoabrasão pode ajudar a melhorar a aparência das estrias (2).
5. Pomadas de retinoide (tretinoína)
A tretinoína é benéfica para melhorar a aparência das estrias iniciais. Em um estudo aberto e randomizado, os pesquisadores descobriram que o creme de tretinoína 0,05% ajudou a reduzir a gravidade das estrias vermelhas (2).
6. Ácido Glicólico
Este alfa-hidroxiácido pode ser benéfico para melhorar a aparência das estrias quando usado em uma porcentagem maior. Um estudo constatou que o ácido glicólico 70% melhorou a aparência das estrias após seis meses de uso contínuo (9).
Essas dicas podem ajudar a prevenir estrias. Eles também ajudam a prevenir que as estrias se tornem graves. Embora todos nós possamos desenvolver estrias, há alguns entre nós que têm maior probabilidade de desenvolvê-las. Estar ciente dos fatores de risco pode ajudá-lo a se manter preparado.
Estrias: gravidez e outros fatores de risco
Os fatores que o tornam vulnerável às estrias são:
1. Gravidez
Este é o fator mais comum que torna uma mulher vulnerável a estrias. Quando você está grávida, não apenas seu corpo, mas também os tecidos da pele sofrem alterações. À medida que seu corpo começa a abrir espaço para o feto em crescimento, você desenvolve estrias.
Geralmente, as estrias começam a aparecer durante o sexto e sétimo meses de gravidez e 50% a 90% das gestantes as desenvolvem (10). Essas marcas podem aparecer no abdômen, coxas e seios.
2. Genética
3. Perda / ganho de peso rápido
4. Medicamentos esteróides
O uso de corticosteróides por muito tempo pode causar o desenvolvimento de estrias. Os medicamentos esteróides diminuem os níveis de colágeno na pele. Como resultado, sua pele pode não ser capaz de se esticar e você desenvolve estrias (11).
5. Aumento da mama
6. Condições de saúde
Algumas condições de saúde como a Síndrome de Marfan e a Doença de Cushing também podem causar estrias (12), (13).
As estrias geralmente desaparecem espontaneamente ou se tornam menos perceptíveis com o tempo. Depende da taxa de recuperação da sua pele.
A maioria de nós não se sente confortável exibindo as estrias e prefere escondê-las. Essas linhas são um lembrete de como nosso corpo cresceu e mudou ao longo de nossas vidas. Esteja confortável em sua própria pele e aprecie a luta pela qual passou. Converse com um médico para identificar o método mais adequado para o seu caso.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você pode prevenir estrias durante a gravidez?
Depende de como você cuida da sua pele e como ela reage. As estrias são inevitáveis, mas podem se tornar menos perceptíveis com cuidado e tratamento adequados.
O óleo de coco pode prevenir as estrias?
O óleo de coco pode manter a pele hidratada e melhorar sua elasticidade para que, mesmo se estique, as marcas sejam menos aparentes. No entanto, não pode prevenir estrias.
Qual é o melhor produto para prevenir estrias durante a gravidez?
Você pode usar Bio-Oil ou consultar seu médico para sugestões de produtos.
As estrias realmente desaparecem?
Não, eles nunca vão embora. Eles desaparecem com o tempo ou tratamento.
13 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Avaliação de várias medidas terapêuticas em Striae Rubra. Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4924406/
- Tratamento de estrias (com foco em estrias rubra). Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5782435/
- Relação entre o estado de vitamina D e Striae Distensae: A Case-Referent Study, Dermatology Research and Practice, Hindawi.
www.hindawi.com/journals/drp/2015/640482/
- Alterações de colágeno na pele humana cronicamente danificada pelo sol, fotoquímica e fotobiologia, Wiley Online Library,
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1751-1097.1993.tb04981.x
- A perda de elasticidade da pele está associada a enfisema pulmonar, biomarcadores de inflamação e atividade de metaloproteinase de matriz em fumantes, Respiratory Research, BioMed Central.
respiratory-research.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12931-019-1098-7
- Tratamento das estrias distensas com agulhamento: um estudo piloto. Cirurgia dermatológica, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22913429
- A hidroxilapatita de cálcio combinada com microagulhamento e ácido ascórbico é eficaz no tratamento de estrias. Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Global Open, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5640351/
- Revisão e atualização do tratamento de Striae Distensae. Indian Dermatology Online Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6615396/
- Uma Análise da Textura Superficial da Terapia Tópica com Ácido Glicólico 70% e Striae Distensae, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, American Society of Plastic Surgeons.
journals.lww.com/plasreconsurg/FullText/2012/03000/A_Superficial_Texture_Analysis_of_70__Glycolic.81.aspx
- O uso de produtos anti-estrias por mulheres na gravidez: um estudo descritivo transversal, BMC Gravidez e Parto, BioMed Central.
bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12884-016-1075-9
- Striae Distensae Extensa como Resultado da Terapia Tópica com Corticosteróide em Psoríase Vulgar, Dermatologia Clínica e Experimental.
www.medicaljournals.se/acta/download/10.1080/00015550310002747/
- Histopatologia de Striae Distensae, com especial referência para estrias e cicatrização de feridas na síndrome de Marfan, The Journal of Investigative Dermatology.
www.jidonline.org/article/S0022-202X(15)47085-X/pdf
- Cushing's Disease: Clinical Manifestations and Diagnostic Evaluation, American Family Physician.
www.aafp.org/afp/2000/0901/p1119.html