Índice:
- Por que estou peidando tanto?
- O que está causando você a peidar?
- Quais alimentos evitar para parar de peidar?
- 7 maneiras de parar de peidar rapidamente
- 1. Coma devagar
- 2. Pare de fumar
- 3. Pratique exercícios regularmente
- 4. Trate a constipação
- 5. Evite goma de mascar
- 6. Identificar intolerâncias e alergias alimentares
- 7. Tome probióticos e suplementos enzimáticos
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Você se sente como um balão inchado que está prestes a estourar a qualquer momento? Flatulência ou peido podem ser bastante constrangedores, especialmente se acontecerem no trabalho ou em um local público. Se você tem navegado na internet para encontrar maneiras de parar de peidar, você está na página certa. Continue lendo para saber mais sobre a flatulência e como você pode se livrar dela.
Por que estou peidando tanto?
Peidar ou soltar gases é uma parte completamente normal da sua vida e também um sinal de um sistema digestivo saudável. O peido é essencial para o funcionamento normal do corpo. Se o gás não for eliminado, ele pode se acumular no abdômen e causar desconforto.
A maioria das pessoas saudáveis expele gases 13-21 vezes por dia (1). Embora isso possa parecer muito, a maioria dos peidos são quase indetectáveis e inodoros. Peidar todos os dias é considerado normal, mas peidar o tempo todo não é.
A maior parte do gás que você passa deve-se à ingestão de ar. Engolimos o ar sem saber enquanto comemos ou bebemos ao longo do dia. Outros gases são produzidos pelos intestinos durante a digestão dos alimentos. Se você engolir muito ar ao longo do dia, isso resultará em peidos excessivos.
Se o seu peido cheira mal, é devido à decomposição da comida em sulfeto de hidrogênio. Isso pode fazer com que seu peido cheire a ovo podre. O aumento da ingestão de certos alimentos ricos em enxofre, como repolho, álcool, aspargos, café, frango, laticínios e pepino, também pode produzir peidos fedorentos.
A seguir estão os fatores que podem estar contribuindo para o aumento da produção de gases em seus intestinos.
O que está causando você a peidar?
Como mencionado anteriormente, engolir ar ao longo do dia é uma das principais causas do peido excessivo.
Outras causas de produção de gás são:
- Repartição dos alimentos consumidos pelas bactérias intestinais
- Certos medicamentos como aspirina
- Alergias alimentares ou intolerância
- Condições médicas como síndrome do intestino irritável, constipação, doença celíaca e indigestão
Sua dieta também pode ter um papel a desempenhar se você tiver peido excessivamente.
Quais alimentos evitar para parar de peidar?
Certos alimentos podem fazer com que você produza mais gases.
Alimentos ricos em carboidratos que contêm lactose, frutose, amido e fibras insolúveis tendem a fermentar no intestino grosso e liberar gases.
Os alimentos que são conhecidos por causar gases excessivos são (2):
- Feijão e vegetais de folhas verdes como repolho, couve de Bruxelas, aspargos e brócolis
- Cebola e alho
- Sucos de frutas e frutas como peras e alcachofras
- Refrigerantes e refrigerantes
- Lacticínios
- Batatas, milho, trigo e outros alimentos ricos em amido
Embora esses alimentos possam fazer você peidar mais, eles não devem ser eliminados de sua dieta, pois são muito importantes para sua saúde e bem-estar. No entanto, você pode optar por limitar sua ingestão. Você também pode comer refeições menores e frequentes em vez de três grandes para evitar a flatulência.
Além de modificar sua dieta, aqui estão algumas dicas que você pode seguir para parar de peidar.
7 maneiras de parar de peidar rapidamente
1. Coma devagar
Shutterstock
Engolir ar ao comer, beber e falar pode causar gases e peidos. Este é especialmente o caso quando uma pessoa come muito rápido. Em vez disso, coma devagar e com atenção para reduzir a quantidade de ar que engole (2).
2. Pare de fumar
Cada vez que você dá uma tragada em um cigarro, também engole uma grande quantidade de ar junto com ele. Os cigarros eletrônicos não são exceção. Em geral, aqueles que fumam ou usam qualquer produto do tabaco são mais propensos a sentir flatulência e peido do que aqueles que não o fazem (3).
3. Pratique exercícios regularmente
Shutterstock
A inatividade pode levar ao acúmulo de gases no estômago. Fazer exercícios leves a moderados regularmente pode aumentar a depuração de gases e reduzir a incidência de peidos (4).
4. Trate a constipação
Gás e distensão abdominal são sintomas associados à constipação (5). Portanto, se sua flatulência for resultado de prisão de ventre, é aconselhável que você trate a doença para resolver o problema.
5. Evite goma de mascar
Shutterstock
O ingrediente principal em muitas gomas sem açúcar é o hexitol. A ingestão desse ingrediente, mesmo em pequenas quantidades, tem sido associada a gases e distensão abdominal (6). Portanto, se você está entre aqueles que mascam chicletes em excesso, você pode diminuir o número de chicletes para evitar a flatulência.
6. Identificar intolerâncias e alergias alimentares
Certas alergias e intolerâncias alimentares também podem ser responsáveis pelo excesso de gases. No entanto, isso pode variar de uma pessoa para outra. Anote os alimentos aos quais você é alérgico ou intolerante.
Você também pode determinar qual alimento está causando gases em seu sistema. Para isso, você precisa primeiro eliminar todos os alimentos produtores de gás de sua dieta. Introduza esses alimentos, um de cada vez, para identificar o culpado. Você pode evitar ou limitar a ingestão de alimentos que estejam causando flatulência.
7. Tome probióticos e suplementos enzimáticos
Shutterstock
Embora os probióticos possam modificar a composição da flora intestinal e reduzir os gases intestinais, os suplementos de enzimas digestivas podem ajudar a aliviar os sintomas gastrointestinais, melhorando a digestão (7), (8). Portanto, você pode tentar qualquer um deles para controlar a flatulência.
Suas escolhas de dieta e estilo de vida são os principais desencadeadores de flatulência e peidos. Portanto, alterar essas escolhas deve resolver o problema. Caso essas dicas pareçam não funcionar, você pode consultar um médico para descobrir a causa real de sua condição e aproveitar o tratamento adequado.
Espero que você tenha achado este post útil. O que você faz para lidar com a flatulência? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quando você deve consultar um médico?
Na maioria das vezes, o excesso de gás não é motivo de preocupação. No entanto, em alguns casos, peidos constantes podem ser uma indicação de uma condição médica subjacente grave. Consulte um médico imediatamente se notar algum dos seguintes:
• forte dor de estômago
• vômitos
• náuseas
• perda de peso
• febre
• constipação e / ou diarreia
Você pode queimar calorias peidando?
Existem muitos rumores de que peidar pode queimar calorias. No entanto, a verdade é que o peido não queima calorias nem gordura.
Referências
- “Gas” MedlinePlus, US National Library of Medicine.
- “Prevenção e tratamento da flatulência de uma perspectiva da medicina tradicional persa” Jornal Médico do Crescente Vermelho Iraniano, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- Gastroenterologia e Hepatologia “Gas and Bloating”, US National Library Of Medicine.
- “Atividade física e eliminação de gases intestinais em pacientes com distensão abdominal” American Journal of Gastroenterology, US National Library Of Medicine.
- “Estratégias de gerenciamento para distensão e inchaço abdominal” Gastroenterologia e hepatologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Hipótese: hexitóis em gomas de mascar podem desempenhar um papel na redução do íleo pós-operatório.” Medical Hypotheses, US National Library Of Medicine.
- “Probióticos e distensão abdominal funcional.” Journal of Clinical Gastroenterology, US National Library Of Medicine.
- “A suplementação de um complexo de enzimas digestivas pode oferecer uma solução para problemas digestivos comuns?” Arquivos de saúde pública, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.