Índice:
- O que é kratom?
- O que a kratom faz com o seu corpo?
- Quais são os benefícios da kratom?
- Quais são os efeitos colaterais do uso de kratom?
- Pode haver interações medicamentosas com a kratom?
- Qual é o veredicto?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 8 fontes
A medicina tradicional e popular costuma usar ervas ligeiramente psicoativas para tratar diferentes condições. Mas, apenas em doses pequenas / diluídas. Kratom é um exemplo.
Kratom é uma planta comum na Tailândia, Malásia e partes do sudeste da Ásia. Embora os suplementos sejam conhecidos por suas propriedades analgésicas, antidepressivas e estimulantes, o gráfico de segurança da erva está apenas caindo. Vender e possuir a kratom também pode ser ilegal em alguns países do Ocidente (1), (2).
Qual é exatamente o problema? O que a kratom faz ao seu corpo? É seguro ser consumido? As respostas estão nesta leitura. Role para baixo para descobrir!
O que é kratom?
Shutterstock
Kratom ( Mitragyna speciosa ) é uma árvore pertencente à família do café. Ela cresce em países tropicais como a Malásia e a Tailândia. Também é conhecido como Thom, Thang e Biak (1), (2).
No sudeste da Ásia, as pessoas mastigam as folhas dessa árvore ou bebem seu chá. Em pequenas doses, considera-se que aumenta o estado de alerta, os níveis de energia e a produtividade (1) . Também faz parte das cerimônias religiosas e rituais locais (1).
O que a kratom faz com o seu corpo?
A medicina tradicional usa a kratom para tratar diarreia e reumatismo (dor). Também é usado como substituto do ópio no controle da abstinência de opióides (3).
Esta planta ganhou popularidade como droga recreativa. Dois compostos psicoativos, mitraginina e 7-hidroximitraginina, foram identificados nas folhas da kratom (1), (3).
Esses compostos interagem com os receptores opióides no cérebro. Pode-se sentir tontura, prazer e diminuição da dor apenas quando a kratom é administrada em altas doses (1). É, portanto, ilegal possuir ou consumir kratom em vários países (1).
Antes de chegar aos efeitos colaterais desta planta, aqui está um resumo de seus benefícios.
Quais são os benefícios da kratom?
Embora não haja evidências suficientes para provar, a kratom mostrou se beneficiar das seguintes maneiras (2), (4), (5):
- Aumenta o estado de alerta
- Aumenta a resistência
- Reduz a dor (analgésico)
- Alivia espasmos musculares
- Controla a diarreia
- Reduz a febre (antipirético)
- Pode controlar diabetes
- Funciona como afrodisíaco
- Combate a fadiga, ansiedade, PTSD, depressão
- Suprime a fome (pode ser benéfico para indivíduos obesos)
- Evoca a sensação de euforia
Todos esses efeitos podem ocorrer apenas quando você segue o limite de ingestão. Dentro desse limite, a quantidade ideal era a usada na medicina tradicional e popular.
A kratom também pode causar um barato natural. Mas se você começar a usá-lo em doses mais altas, experimentará um conjunto de efeitos totalmente diferente. Estudos dizem que ao invés de tratar a abstinência e o vício, esta planta pode levar a eles (5).
Descubra mais na seção seguinte.
Quais são os efeitos colaterais do uso de kratom?
De acordo com pesquisas, a kratom pode causar mais danos do que benefícios. Quer você mastigue, fume ou engula, altas doses dessa planta podem ser fatais. Aqui estão alguns estudos de caso para sua referência (2), (4):
- Estudos em animais com uma dose prolongada de 200 mg / kg de kratom mostraram sinais como boca seca, anorexia, perda de peso, escurecimento da pele e constipação. Agressão, hostilidade, a inércia, e muscular e dor óssea também foram relatados como os sintomas de abstinência.
- Alguns casos de psicose também foram registrados. Um sujeito de 55 anos relatou alucinações, delírio e turvação de consciência ao desmamar a kratom.
- A lesão hepática é outro efeito colateral. Os ensaios relatam um aumento nos triglicerídeos, colesterol e enzimas hepáticas. Os testes de laboratório também mostram danos correspondentes (hemorragias) em células saudáveis do fígado.
- Depois de usar o pó de kratom por 8 dias, um paciente desenvolveu dor abdominal intensa, com descoloração marrom da urina. Em última análise, isso leva à icterícia e prurido.
- Convulsões, recuperação prejudicada de fases de memória e coma também foram observados em indivíduos que usaram kratom para a retirada de opióides.
- Overdose de kratom também pode afectar os rins e pulmões e causa u rine retenção, edema, congestão, e toxicidade.
- Os compostos psicoativos desta planta podem induzir arritmia (batimento cardíaco irregular).
- Se usado durante a gravidez, o bebê pode apresentar sintomas de abstinência após o nascimento.
- Altas concentrações de kratom também causaram envenenamento acidental e morte quando tomada com outras drogas. Este poderia ser um possível caso de interação droga-erva.
Pode haver interações medicamentosas com a kratom?
Os compostos ativos da kratom, mitraginina e 7-hidroximitraginina, são conhecidos por reagir com vários medicamentos.
Efeitos sinérgicos são observados se a kratom for usada com benzodiazepínicos, álcool, opioides, ansiolíticos e outras drogas para o sistema nervoso central (SNC) (6).
No entanto, evidências experimentais indicam interação medicamentosa negativa entre a kratom e drogas como a quetiapina e o modafinil (6), (7).
Acima de tudo, uma faixa de dosagem segura ou um limite tóxico para a ingestão de kratom ainda não foi estabelecido (4).
Isso ocorre porque existem setores da sociedade que são beneficiados com o uso da kratom. Além disso, é necessário haver mais pesquisas e dados aprofundados para consolidar seu status como substância de abuso (2), (4).
No entanto, a DEA emitiu um aviso de que o Kratom “ não deve ser usado para tratar condições médicas, nem deve ser usado como uma alternativa aos opióides prescritos. ”
É legal usar kratom?
- É ilegal usar a kratom em países como a Malásia. Porém, o status legal da kratom varia de região para região no Ocidente.
- Kratom é uma droga / substância ilegal na Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Suécia.
- É abrangido pelo termo “ substância psicoativa ” ao abrigo da Lei de Substâncias Psicoativas de 2016 no Reino Unido.
- Nos Estados Unidos, a kratom não está programada de acordo com a Lei de Substâncias Controladas dos EUA.
- No entanto, é legal em todos os estados dos EUA, exceto Arkansas, Alabama, Indiana, Rhode Island, Wisconsin, Vermont e o Distrito de Columbia.
- Também há proibições de cidades em Alton, IL; Columbus, MS; Denver, CO; Jerseyville, IL; San Diego, CA; e Sarasota, FL, e uma proibição no condado de Union, MS.
Qual é o veredicto?
Kratom é uma árvore perene nativa dos países do sudeste asiático. Tornou-se popular como uma substância para o tratamento de opióides e abstinência de álcool (5), (8).
Seu extrato / chá / fumaça é usado para tratar dores, fadiga, ansiedade, etc. Mas muitos casos de overdose / abuso também foram registrados.
Como a FDA não não encontrar kratom seguro, o melhor é não se automedicar. Consulte o seu médico para saber mais sobre a kratom.
A menos que seja prescrito, não consuma kratom ou seus suplementos. Se prescrito, siga a dosagem.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
É seguro misturar álcool e kratom?
Kratom e álcool são semelhantes. Ambos têm efeitos psicoativos e estimulantes em seu SNC. Tê-los juntos só vai piorar sua condição. Você não deve misturar kratom com álcool.
8 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Kratom, Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, Institutos Nacionais de Saúde, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
nccih.nih.gov/health/Kratom
- 2Benefícios bioquímicos, diagnóstico e avaliação de riscos clínicos da Kratom, Frontiers in Psychiatry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5402527/
- O kratom, o popular suplemento de ervas, é perigoso? Vitals, TMC News, Texas Medical Center.
www.tmc.edu/news/2019/06/is-kratom-the-popular-herbal-supplement-dangerous/
- Perspectivas atuais sobre o impacto do uso de kratom, Abuso e reabilitação de substâncias, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6612999/
- Kratom para abstinência de opióides: funciona? Patient Care & Info, Mayo Clinic, Mayo Foundation for Medical Education and Research.
kcms-prod-mcorg.mayo.edu/diseases-conditions/prescription-drug-abuse/in-depth/kratom-opioid-withdrawal/art-20402170
- Folha informativa de kratom para profissionais de saúde, Conselho de enfermagem do estado do Arizona.
www.azbn.gov/sites/default/files/2019-06/Kratom%20Fact%20Sheet%20for%20Healthcare%20Professionals%20March%202019%20%281%29.pdf
- Combinação fatal de mitragina e quetiapina - relato de caso com discussão de uma potencial interação erva-droga. Ciência Forense, Medicina e Patologia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30498933
- Mitragyna speciosa: Aspectos Clínicos, Toxicológicos e Análise em Amostras Biológicas e Não Biológicas, Medicamentos, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6473843/