Índice:
- Quais são os efeitos colaterais do mangostão?
- 1. Pode retardar a coagulação do sangue
- 2. Pode causar acidose láctica
- 3. Pode interferir na quimioterapia
- 4. Pode causar problemas gastrointestinais
- 5. Pode causar sedação
- 6. Pode causar alergias
- 7. Pode causar complicações durante a gravidez
- Por que o mangostão foi proibido?
- Considerações sobre dosagem de mangostão
- Conclusão
- 11 fontes
O mangostão é uma fruta tropical nativa das regiões do sudeste asiático. A fruta é usada tradicionalmente para aliviar vários problemas de saúde. Suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes foram estudadas por seus benefícios à saúde. No entanto, algumas pesquisas emergentes encontraram certos possíveis efeitos nocivos desta fruta.
O mangostão pode não ser adequado para todos. Pode interferir na quimioterapia. A fruta também pode causar efeitos adversos em pessoas com sistema nervoso central e problemas gastrointestinais. Portanto, é prudente ter cuidado ao consumir o mangostão. Neste post, destacamos os efeitos colaterais mais comentados associados à fruta. Leia!
Quais são os efeitos colaterais do mangostão?
1. Pode retardar a coagulação do sangue
Mangostão foi encontrado para retardar a coagulação do sangue. Pode aumentar o risco de sangramento em indivíduos suscetíveis (1). Isso é especialmente verdadeiro quando a fruta é ingerida junto com certos medicamentos que aumentam o risco.
O consumo de mangostão também pode aumentar o risco de sangramento durante ou após a cirurgia. Evite tomá-lo pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
2. Pode causar acidose láctica
A acidose láctica é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo de lactato no corpo. Isso ocorre devido à formação de pH excessivamente baixo na corrente sanguínea. Isso indica o acúmulo de ácido em excesso no sistema do corpo.
Um estudo destaca a acidose láctica grave que ocorre devido ao uso do suco de mangostão como suplemento alimentar (2). De acordo com relatos anedóticos, os sintomas associados a essa condição podem incluir fraqueza e náusea. Se não for tratada, essa condição pode levar ao acúmulo de ácido no corpo a níveis perigosos - levando a choque e morte (3).
3. Pode interferir na quimioterapia
Os estudos em animais demonstraram os efeitos anticancerígenos do mangostão (4). Mas estudos em humanos ainda não foram realizados. Os produtos do mangostão são frequentemente comercializados para pacientes com câncer como suplementos dietéticos.
Algumas pesquisas mostram que esses suplementos podem interferir no tratamento do câncer e afetar adversamente os níveis de açúcar no sangue (5). Em outro relatório, descobriu-se que certos suplementos antioxidantes reduzem a eficácia das radioterapia convencionais (6).
Como os suplementos de mangostão são frequentemente comercializados por seu potencial antioxidante, é importante ter cuidado.
4. Pode causar problemas gastrointestinais
Algumas pesquisas mostraram que indivíduos experimentaram sintomas gastrointestinais após consumir o mangostão por mais de 26 semanas. Alguns desses sintomas incluem inchaço, diarréia, refluxo gástrico e constipação (7).
5. Pode causar sedação
Os derivados do mangostão causaram depressão e sedação em ratos. Os efeitos também resultaram em diminuição da atividade motora (8). No entanto, são necessários mais estudos em humanos para estabelecer esses efeitos.
6. Pode causar alergias
Há evidências limitadas de que o mangostão pode causar alergias. Mas a evidência anedótica sugere que pode causar reações em pessoas sensíveis à fruta. Se você tiver qualquer reação após consumir o mangostão, interrompa a ingestão e visite seu médico.
7. Pode causar complicações durante a gravidez
A segurança do mangostão durante a gravidez ou amamentação ainda não foi estabelecida. Portanto, fique seguro e evite o uso. Você pode consultar seu médico a respeito do mesmo.
A maioria dos efeitos adversos do mangostão ainda não foi estabelecida por pesquisas concretas. Se você costuma ser suscetível a alergias ou reações, converse com seu médico antes de comer a fruta.
Por que o mangostão foi proibido?
O mangostão foi proibido nos Estados Unidos pela FDA porque poderia ser um hospedeiro para importar moscas da fruta asiáticas para o país. A proibição foi suspensa devido à irradiação preventiva da fruta, que era um tratamento feito para desinfetá-la. O método de irradiação ainda é controverso, apesar de se afirmar que não compromete o sabor e a nutrição da fruta (9).
No entanto, os suplementos alimentares que contêm mangostão continuam a ser proibidos pelo FDA dos EUA. Esses suplementos, em sua maioria, não são registrados e não se sabe muito se podem causar algum efeito adverso (10).
Os efeitos adversos do mangostão podem ser evitados se a fruta for ingerida na dosagem certa? Nós o exploramos na seção seguinte.
Considerações sobre dosagem de mangostão
A dosagem do mangostão depende de vários fatores, como idade, saúde e condições médicas do consumidor. A composição de suplementos dietéticos, como bebidas saudáveis patenteadas à base de mangostão, não está disponível. Não existe literatura autêntica disponível sobre a dosagem apropriada de mangostão que deve ser consumida para prevenir os efeitos adversos. Mais pesquisas são necessárias a esse respeito. Portanto, fale com seu médico sobre a dosagem.
Conclusão
A indústria nutracêutica está comercializando o suco de mangostão como um suplemento dietético com alegações enganosas (11). Os benefícios do mangostão para a saúde ainda precisam ser pesquisados extensivamente, pois a maioria das evidências que temos são apenas anedóticas. Os bioativos farmacológicos presentes no suco ou suplementos de mangostão comercializados devem ser consumidos com cautela.
Uma vez que a maior parte das pesquisas ainda não foi feita, é sempre melhor tomar o mangostão somente após consultar o seu médico.
11 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Mangostão (Garcinia mangostana L.), Capítulo 3.29, Suplementos Nutricionais Não Vitamínicos e Não Minerais, Sciencedirect
www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978012812491800045X
- Acidose láctica grave associada ao suco do fruto do mangostão Garcinia mangostana., Am J Kidney Dis., US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18436094
- Acidose Lática, Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470202/
- Anti-Cancer Effects of Xanthones from Pericarps of Mangosteen, International Journal of Molecular Sciences.
www.mdpi.com/1422-0067/9/3/355
- Mangostão para o paciente com câncer: fatos e mitos., J Soc Integr Oncol., US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19442348
- O uso de antioxidantes durante a quimioterapia e radioterapia deve ser evitado, CA Cancer J Clin. US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16166076
- Extrato de mangostão mostra um efeito potente de sensibilização à insulina em pacientes do sexo feminino obesas: Um estudo piloto prospectivo randomizado e controlado, Nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5986466/
- α-Mangostin de Garcinia mangostana Linn: uma revisão atualizada de suas propriedades farmacológicas, Arabian Journal of Chemistry,
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1878535214000392
- Aplicações fitossanitárias da irradiação, revisões abrangentes em ciência alimentar e segurança alimentar.
https://www.ars.usda.gov/ARSUserFiles/30200530/pdf/10552_2011.pdf
- FDA Advisory No. 2019-541 - Aviso de saúde pública contra a compra e consumo dos seguintes produtos alimentícios e suplementos alimentares não registrados, “Food and Drug Administration Act of 2009”
www.fda.gov.ph/fda- Advisory-no-2019-541-public-health-warning-against-the-purchase-and-consumer-of-the-following-não-registrado-produtos-alimentos-e-suplementos alimentares /
- Ciência na promoção de suplementos dietéticos líquidos: O caso enganoso do suco de mangostão, Hawai'i Journal of Medicine & Public Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3313772/?