Índice:
- Causas de mucocele
- Sintomas de mucocele
- Quando consultar um médico
- Diagnóstico De Mucocele
- Tratamento médico para mucoceles
- Remédios caseiros para mucoceles
- 1. Lavagem com solução salina
- 2. mel
- 3. Goma sem açúcar
- Dicas e precauções
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 8 fontes
A mucocele é uma pequena saliência ou cisto que se forma dentro da boca. Este cisto no lábio inferior ou no assoalho da boca pode causar algum desconforto. Em alguns casos, também pode causar dor. Esses cistos também são conhecidos como cistos da mucosa oral. Na maioria dos casos, esses cistos são causados por mordidas nos lábios.
Nesta postagem, discutiremos o que causa mucocele e como saber se você tem uma. Veremos também as opções de tratamento médico e natural para mucocele.
Causas de mucocele
A maioria das mucoceles resulta de danos aos dutos salivares. Isso pode ser devido a trauma ou mordedura labial Às vezes, mordemos acidentalmente a parte interna de nossas bochechas. Uma mucocele pode se formar facilmente em tal local (1).
Esse trauma nos lábios também pode ser causado por dentes desalinhados ou um piercing labial mal colocado que fere a glândula salivar. Outros fatores, como lesões esportivas ou tabagismo, também podem danificar os tecidos moles da boca, levando ao desenvolvimento de cistos mucosos na boca.
Quando a mucocele se forma embaixo da língua, no assoalho da boca, é conhecida como rânula (2). Isso ocorre quando as glândulas salivares apresentam seu bloqueio de experiência.
Na próxima seção, discutiremos os sintomas da mucocele.
Sintomas de mucocele
Os sinais e sintomas dependem da profundidade da pele em que o cisto se encontra. Também depende de onde ocorre. Os cistos ou mucoceles da mucosa oral geralmente não causam dor intensa, mas causam desconforto. No entanto, se ocorrerem com o tempo, podem se tornar dolorosos.
Alguns dos sintomas comuns de cistos na superfície da pele incluem (3):
- Uma saliência ou inchaço.
- Lesões de até 1 cm de diâmetro.
- Maior suavidade na área afetada.
- Em alguns casos, uma coloração azulada da pele ao redor da lesão.
Este cisto pode parecer móvel e menos firme, enquanto o epitélio subjacente parece intacto.
Nos casos de cisto mais profundo, pode parecer mais arredondado e ter um aspecto esbranquiçado. Esses casos requerem atenção médica imediata. Nesse caso, principalmente, você será solicitado a realizar a remoção cirúrgica do cisto.
Quando consultar um médico
Normalmente, um cisto mucoso pode ser identificado durante uma visita regular ao dentista. Na maioria dos casos, o dentista permite que o cisto remova por conta própria. No entanto, se o cisto persistir por mais de 2 meses, você deve consultar o seu médico novamente.
Diagnóstico De Mucocele
O procedimento padrão para diagnosticar uma mucocele envolve seu médico perguntando sobre uma história de trauma nos lábios, como a história de mordidas labiais. Isso os ajuda a fazer um diagnóstico preciso.
Às vezes, seu médico pode pedir que uma amostra seja coletada para exames adicionais. Uma amostra de um pequeno tecido pode ser enviada para uma biópsia para descartar qualquer forma de câncer.
Normalmente, os médicos podem exigir uma biópsia se o cisto parecer maior que 2 cm de diâmetro, se o desenvolvimento do cisto tiver ocorrido sem história de trauma ou mordedura labial ou se o aparecimento do cisto sugerir adenoma ou lipoma.
O tratamento médico da mucocele depende da gravidade do cisto que se desenvolveu. Se você tiver um cisto superficial (não muito profundo), é provável que ele desapareça sozinho. No entanto, se o cisto for profundo e ocorrer com frequência, pode precisar de atenção médica imediata.
Tratamento médico para mucoceles
O tratamento de cistos mucosos inclui:
- Terapia a laser
Esse tratamento envolve o uso de um pequeno feixe de luz direcionado de um diodo laser para remover o cisto (4). O diodo laser é usado para a excisão do cisto mucoso.
Este procedimento envolve o uso de um feixe de laser com comprimento de onda e coeficiente de absorção apropriados. Isso ajuda a eliminar o cisto e a tratar o tecido mole-alvo com precisão.
As vantagens desse método incluem mínimo desconforto durante a realização do processo, menor sangramento, melhor adesão do paciente e menor chance de recorrência. Os lasers também causam lesões menores ou traumas na área afetada e permitem uma recuperação mais rápida.
- Crioterapia
Esse tratamento envolve a destruição do cisto pela aplicação de frio extremo nos tecidos afetados (5). O processo enfatiza a aplicação rápida de frio extremo, descongelamento lento e repetição do processo de resfriamento rápido. Isso ajuda a maximizar o processo de destruição dos tecidos moles afetados.
A vantagem desse processo é que causa menos desconforto e sangramento e menos complicações, como hemorragia, infecção e cicatrizes após o tratamento.
Também pode ser repetido sem efeitos colaterais permanentes e pode ser sugerido para pacientes para os quais a cirurgia foi contra-indicada devido à idade ou histórico médico.
A desvantagem desse processo é que ele causa necrose e descamação junto com o tratamento. Outras desvantagens da crioterapia incluem um grau imprevisível de inchaço e não ser capaz de determinar a profundidade exata e a área de congelamento.
- Injeção intralesional de corticosteroide
Este tratamento injeta esteróides no cisto. O corticosteroide é um agente antiinflamatório potente que pode reduzir o inchaço pela redução dos ductos salivares dilatados (6).
Como o termo sugere, esse processo envolve a injeção de um agente esclerosante ou corticosteróide na lesão. Isso possibilita a drenagem do cisto, o que, por sua vez, reduz seu tamanho.
O benefício desse método é que ele pode ajudar a aumentar a concentração da droga usada no local do cisto. Isso reduz as complicações que podem surgir como resultado da absorção sistêmica de corticosteróides.
A desvantagem desse procedimento é o desconforto que surge se o método de injeção não for o correto. Pode causar alguma dor, e o processo pode levar à atrofia da mucosa como efeito colateral.
Se o seu médico suspeitar de recorrência em caso de cistos graves, você pode ser solicitado a fazer a remoção cirúrgica do cisto.
Além de ter os cistos removidos por métodos médicos e se o cisto não for muito grave, você pode optar por remédios caseiros para controlar os sintomas.
Remédios caseiros para mucoceles
A maioria dos casos de mucocele pode ser tratada com tratamentos caseiros não invasivos e fáceis de seguir. Na verdade, as intervenções precoces logo no início da doença podem resultar em uma recuperação rápida. Aqui estão alguns remédios que você pode tentar:
1. Lavagem com solução salina
Você pode usar uma solução salina como enxaguatório bucal para um pequeno cisto mucoso. Fazer isso regularmente pode ajudar a tirar o fluido do cisto. Também pode ajudar a prevenir qualquer outra infecção na área afetada (7).
Você vai precisar
1 xícara de água morna
1/2 colher de chá de sal
O que você tem que fazer
- Tome um copo de água morna.
- Adicione meia colher de chá de sal e coloque na boca por cerca de 15 segundos.
- Desembucha.
Quantas vezes você deve fazer isso
Você pode fazer isso duas vezes ao dia.
2. mel
O mel é um agente antibacteriano que pode ajudar a prevenir infecções futuras no local afetado. Possui propriedades cicatrizantes que podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização (8).
Você vai precisar
Querida
O que você tem que fazer
Pegue algumas gotas de mel e aplique na área afetada.
Quantas vezes você deve fazer isso
Você pode fazer isso duas vezes ao dia.
3. Goma sem açúcar
Mascar chiclete sem açúcar pode ajudar a evitar que você morda o lábio. Isso mantém sua boca ocupada e garante que você não se intrometa no cisto.
Um cisto mucoso é comumente visto como uma mucocele no lábio inferior. Mas também pode se desenvolver como uma mucocele no céu da boca. Não importa onde ela se desenvolva, você pode usar qualquer um dos remédios mencionados acima para aliviar a condição. Aqui estão algumas dicas para você prevenir mucocele.
Dicas e precauções
- Principalmente, as mucoceles se resolvem por conta própria. O melhor é deixar o cisto de mucocele sozinho. Se não cicatrizar por conta própria em alguns dias, você deve consultar um médico.
- Se você tem o hábito de morder o lábio, evite fazê-lo tanto quanto possível.
- Se você já tiver uma mucocele, certifique-se de que ela não infeccione usando bochechos antibacterianos ou soluções salinas caseiras.
- Coma com cuidado para não morder a área afetada e agravar ainda mais a mucocele salivar.
- Mantenha uma boa higiene oral para evitar infecções.
A maioria das mucoceles é indolor, mas pode atrapalhar a ingestão regular de alimentos e bebidas. Portanto, é melhor procurar ajuda médica para tratá-los. Consulte seu médico para saber quais dos remédios caseiros e opções de tratamento acima você pode seguir para obter alívio.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
As mucoceles são perigosas?
Geralmente são inofensivos, exceto pelo tecido cicatricial que às vezes podem deixar para trás.
As mucoceles são dolorosas?
Uma mucocele profunda pode ser dolorosa, o que é um caso raro. A maioria das mucoceles é superficial e indolor.
Quanto tempo leva para se formar uma mucocele?
Não há um período específico para o desenvolvimento de uma mucocele. Geralmente se desenvolve repentinamente.
Quanto tempo leva para a mucocele desaparecer?
A maioria das mucoceles desaparece em mais ou menos uma semana. Houve casos em que a mucocele levou de 3 a 6 semanas para cicatrizar sozinha.
Quais são os locais mais comuns para encontrar mucoceles?
Uma mucocele oral pode ser encontrada em qualquer um dos seguintes locais:
- Dentro do lábio inferior
- Bochecha interna
- Debaixo da língua (assoalho da boca)
- O céu da boca
- Na lingua
Mucoceles raramente são encontradas no lábio superior.
Qual médico você deve consultar para obter uma mucocele?
Você deve consultar um dentista para se beneficiar do tratamento de alopatia para uma mucocele.
8 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Mucocele oral: Revisão da literatura e relato de caso, Journal of Pharmacy & BioAllied Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4606697/
- Management of Pediatric Oral Ranula: A Systematic Review, Journal of Clinical and Diagnostic Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5713871/
- Mucocele no lábio inferior: uma série de casos, Indian Dermatology Online Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5447343/
- Excisão de mucocele usando laser de diodo no lábio inferior, relatos de casos em odontologia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5209594/
- Criocirurgia: Manejo sem dor e sem medo da mucocele em paciente jovem, Jornal de Pesquisa Clínica e Diagnóstica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4190797/
- Tratamento não cirúrgico da mucocele oral por terapia com corticosteróide intralesional, International Journal of Dentistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5086369/
- Tratamento da mucocele em pacientes pediátricos usando um laser de diodo: três relatos de casos, MDPI, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6023325/
- Evidência para o uso clínico do mel na cicatrização de feridas como um agente antibacteriano, antiinflamatório, anti-oxidante e antiviral: uma revisão, Jundishapur Journal of Natural Pharmaceutical Products, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3941901/