Índice:
- O que é alergia a cogumelos?
- Causas de alergia a cogumelos
- Sintomas de alergia a cogumelos
- Como diagnosticar alergia a cogumelos
- Como a alergia ao cogumelo é tratada?
- Como prevenir alergias a cogumelos
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 6 fontes
Os cogumelos são deliciosos. Eles se tornaram populares ao longo dos anos por causa de seus benefícios nutricionais. No entanto, seu consumo também está sendo associado a respostas alérgicas (chamadas de alergia a cogumelos) em indivíduos.
Uma alergia a cogumelos é uma reação alérgica a cogumelos. Comer cogumelos e / ou inalar seus esporos pode desencadear essa alergia (1). Neste artigo, entenderemos o que causa a alergia a cogumelos e como essa condição pode ser tratada.
O que é alergia a cogumelos?
Uma alergia a cogumelos pode ser devido à ingestão de cogumelos ou à inalação de seus esporos (2). Eles geralmente são classificados em três tipos - intolerância, reações alérgicas e envenenamento.
A intolerância aos cogumelos cria uma leve sensação de doença, enquanto uma reação alérgica causa sintomas imediatos graves. O envenenamento por cogumelos é causado pelo consumo de cogumelos venenosos e apresenta sintomas mais graves.
Causas de alergia a cogumelos
A alergia aos cogumelos ocorre quando o corpo humano interpreta erroneamente as proteínas dos cogumelos como partículas estranhas. Como resposta, o corpo humano libera anticorpos IgE para combater as proteínas (3). Este, por sua vez, libera histaminas, que causam alergias.
Sintomas de alergia a cogumelos
Os sintomas associados às alergias a cogumelos incluem:
- Chiado
- Coriza e / ou olhos lacrimejantes devido a uma inflamação do trato respiratório superior
- Erupções cutâneas ou urticária
- Inchaço dos lábios, boca e / ou garganta
- Diarréia
- Vômito
- Náusea
- Inchaço ou cólicas estomacais
Os sintomas mais graves associados à alergia a cogumelos incluem:
- Uma queda na pressão arterial
- Falta de ar
- Desmaio
Como diagnosticar alergia a cogumelos
O teste cutâneo é considerado um método preciso de diagnóstico de alergia alimentar (4). Neste teste, uma pequena quantidade de proteína de cogumelo é injetada na pele. O paciente é considerado alérgico a cogumelos se qualquer inflamação ou vermelhidão for observada na área injetada.
Os médicos devem estar bem preparados para lidar com quaisquer reações adversas que possam ocorrer durante o teste.
Como a alergia ao cogumelo é tratada?
O tratamento da alergia a cogumelos envolve a administração de um anti-histamínico. Os anti-histamínicos são geralmente usados no manejo de condições alérgicas (5). Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou por meio de spray nasal.
No entanto, é necessária atenção médica imediata quando os sintomas são graves. Por exemplo, no caso de uma reação anafilática, uma injeção de epinefrina deve ser administrada imediatamente. Isso pode relaxar o trato respiratório (6). Um médico deve ser contatado imediatamente, pois os sintomas podem ser fatais.
Como prevenir alergias a cogumelos
Devem ser tomadas as precauções necessárias para evitar a recorrência dos sintomas de alergia, uma vez que tenham sido tratados e controlados. Aqui estão algumas dicas para evitar alergias a cogumelos:
- Evite cogumelos e outros produtos de mofo como fermento.
- Mantenha medicamentos antialérgicos (como esteróides nasais) à mão.
- Consumir alimentos embalados (cremes azedos, frutas secas, cerveja, queijo, etc.) com cautela, pois podem desencadear reações alérgicas em alguns indivíduos.
As alergias a cogumelos não têm cura e os sintomas só podem ser tratados. Você pode tomar medidas para prevenir sua recorrência. Certifique-se de aproveitar a ajuda médica imediata caso sinta algum dos sintomas discutidos no artigo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quais são as diferenças entre bolores e cogumelos?
Moldes são um grupo de fungos chamados hifomicetos. Eles são caracterizados por hifas filamentosas. Eles produzem conídios ou esporos no ar. Os cogumelos também são um grupo de fungos que se caracterizam por um corpo frutífero. Embora todos os cogumelos sejam fungos, apenas alguns deles são comestíveis. Alguns cogumelos podem ser perigosos para a saúde.
6 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Koivikko, A e J Savolainen. “Alergia a cogumelos.” Allergy vol. 43,1 (1988): 1-10.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3278649/
- Torricelli, R., SGO Johansson e B. Wiithrich. “Alergia ingestiva e inalativa ao cogumelo Boletus edulis.” Allergy 52.7 (1997): 747-751.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1398-9995.1997.tb01232.x
- Gabriel, Marta F et al. “Da sensibilização respiratória à alergia alimentar: reação anafilática após a ingestão de cogumelos (Agaricus bisporus).” Relatos de casos de micologia médica vol. 8 14-6.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4348448/
- Heinzerling, Lucie, et al. “O teste cutâneo - padrões europeus.” Alergia clínica e translacional 3.1 (2013): 3.
ctajournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2045-7022-3-3
- Randall, Katrina L e Carolyn A. Hawkins. “Anti-histamínicos e alergia”. Prescritor australiano vol. 41,2 (2018): 41-45.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5895478/
- Wood, Joseph P et al. “Segurança da epinefrina para anafilaxia em ambiente de emergência.” Jornal mundial de medicina de emergência vol. 4,4 (2013): 245-51.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4129903/