Índice:
- Índice
- Alfarroba: em profundidade
- High-on-Carob!
- De que maneiras a alfarroba pode beneficiar sua saúde?
- 1. Pode tratar GERD e úlceras e proteger o trato gastrointestinal
- 2. Pode ajudar a controlar a diarreia aguda
- 3. É um agente antidiabético potente
- 4. Controla o peso corporal, hiperlipidemia e colesterol
- Perfil nutricional e fitoquímico da alfarroba
- Como comer alfarroba? Quais são os vários formulários em que está disponível atualmente?
- Alfarroba x cacau
- The Bottom Line ...
- Referências
O chocolate é a virada de jogo definitiva em muitas situações. Mas comê-lo diariamente em quantidades generosas pode afetar sua saúde. Isso significa que pessoas como eu não têm esperança? Bem, e se eu lhe dissesse que existe uma fruta que é duas vezes mais saudável que o chocolate e tem o mesmo sabor? Sim! O nome é alfarroba.
A alfarroba é uma árvore mediterrânea com frutos semelhantes a vagens. Essas frutas carnudas são conhecidas por produzirem uma goma que é usada na indústria de alimentos e bebidas. Curiosamente, a alfarroba também está ganhando importância terapêutica e farmacêutica. Quais são seus benefícios e como é o melhor substituto do cacau de todos os tempos? Muito curioso? Comece a rolar!
Índice
- Alfarroba: em profundidade
- De que maneiras a alfarroba pode beneficiar sua saúde?
- Perfil nutricional e fitoquímico da alfarroba
- Como comer alfarroba? Quais são os vários formulários em que está disponível atualmente?
Alfarroba: em profundidade
Shutterstock
A alfarrobeira ( Ceratonia siliqua L.) é uma árvore mediterrânea de grande importância econômica e terapêutica. Seu fruto é parecido com um vagem, marrom e feito de polpa e sementes (1).
A polpa da alfarroba é geralmente rica em açúcares, como sacarose, frutose e glicose. Contém 48% -56% de açúcares e 18% de celulose e hemicelulose. Os pesquisadores acreditam que esses frutos são excepcionalmente ricos em ingredientes bioativos (1).
As alfarrobeiras contêm fitoquímicos como taninos, fibras dietéticas, ciclitóis e polifenóis. A melhor parte sobre eles é seu percentual de baixo teor de gordura. Esses fitoquímicos podem ter uma série de benefícios, incluindo propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anticâncer, antidiarreicas e antipolíticas (1).
Vamos dar uma olhada no lado bom da alfarroba.
High-on-Carob!
- As sementes de alfarroba são comercialmente importantes por causa de sua goma de alfarroba (CBG), também conhecida como goma de alfarroba (LBG). Feito do endosperma da semente de alfarroba, o LBG é amplamente utilizado como espessante e estabilizador na indústria alimentícia.
- Quimicamente, o LBG é um polissacarídeo galactomanano com resíduos de galactose e manose. É biocompatível, bioabsorvível e biodegradável.
- O LBG também é usado como um agente transportador para a liberação controlada de drogas - sozinho ou com outras moléculas transportadoras.
- A alfarroba não contém cafeína nem teobromina. É usado como substituto do cacau em vários alimentos descafeinados.
- A alfarroba é uma das fontes mais ricas em ácido gálico, entre 23,7 mg / 100 ge 164,7 mg / 100 g!
- A alfarroba contém todos os 7 aminoácidos essenciais (treonina, metionina, valina, isoleucina, leucina, fenilalanina e lisina) em concentrações que atendem aos padrões da OMS.
- Alfarroba também aceita animais de estimação! Você pode alimentar seus animais de estimação com lanches de alfarroba sem hesitação. No entanto, é mais seguro discutir isso com o veterinário antes de alimentá-los.
Voltar para TOC
De que maneiras a alfarroba pode beneficiar sua saúde?
1. Pode tratar GERD e úlceras e proteger o trato gastrointestinal
Shutterstock
As invasões patogênicas podem desencadear a produção de radicais livres em seu corpo. Seu intestino parece ser o mais afetado neste processo. As espécies reativas de oxigênio podem danificar o revestimento interno (mucosa) dos órgãos do trato gastrointestinal. Isso leva ao desenvolvimento de vários distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlceras, câncer gástrico, dispepsia, etc. (2).
Os extratos de alfarroba podem ser de grande ajuda nesses casos. Taninos de alfarroba, flavonóides e compostos fenólicos possuem alta atividade de eliminação de radicais livres. Eles protegem a mucosa gástrica e evitam a invasão patogênica (2).
Em um estudo com ratos, os taninos do extrato de alfarroba podem prevenir o desenvolvimento de úlceras gástricas, induzindo a constrição dos vasos sanguíneos (vasoconstrição). Além disso, os flavonóides mostraram propriedades antiúlcera e gastroprotetoras ativas, mantendo a integridade da mucosa gástrica (2).
2. Pode ajudar a controlar a diarreia aguda
A diarreia é outro efeito colateral comum de um ataque bacteriano ou viral em seu corpo. É duas vezes pior controlar e tratar a diarreia em bebês e crianças.
Em um estudo controlado por placebo, bebês de 3 a 21 meses (com diarréia) foram alimentados com 1,5g / kg de pó de alfarroba rico em tanino todos os dias durante 6 dias. Foi observado que os bebês que tomaram alfarroba em pó se recuperaram mais rapidamente do que seus pares (3).
Esses bebês tinham defecação, temperatura corporal e vômitos normais. O pó de alfarroba foi bem aceito em crianças e não mostrou quaisquer sinais de intolerância.
3. É um agente antidiabético potente
Shutterstock
A medicina tradicional apregoa que a alfarroba é um poderoso agente antidiabético. As fibras solúveis na goma de semente de alfarroba podem alterar a estrutura dos carboidratos durante a digestão. A fibra reduz a taxa de degradação de carboidratos e controla os níveis de glicose no sangue (4).
Um dos mecanismos por trás dessa propriedade antidiabética é que a alfarroba pode inibir a α-amilase e a α-glucosidase envolvidas no metabolismo dos carboidratos.
A polpa da fruta também contém flavonóides, taninos e outros antioxidantes. Estes protegem as células pancreáticas do dano oxidativo e controlam a gravidade dessa doença autoimune (4).
Alguns afirmam que a polpa da alfarroba pode aumentar a sensibilidade à insulina. Mas não há evidências suficientes para apoiar esta afirmação. No entanto, a alfarroba pode regular a hiperglicemia e melhorar a tolerância à glicose (5).
4. Controla o peso corporal, hiperlipidemia e colesterol
A goma de alfarroba (LBG) ou goma de semente de alfarroba da polpa da alfarroba tem propriedades anti-hiperlipidêmicas. Quando o pó de alfarroba foi administrado a ratos hiperlipidêmicos, houve uma redução dependente da dose em seus níveis de lipídios e colesterol.
Esses ratos alimentados com alfarroba também mostraram normalidade histopatológica do coração e dos rins - ao contrário daqueles que eram hiperlipidêmicos. Assim, os fitoquímicos da alfarroba podem prevenir doenças crônicas como a aterosclerose em indivíduos com sobrepeso e obesos (1).
Estudos com coelhos mostram que as fibras insolúveis da alfarroba afetam o metabolismo dos lipídios. O extrato de fibra rico em polifenóis aumenta a expressão do receptor de LDL. Ele também aumenta as enzimas que metabolizam o colesterol. Isso pode proteger o fígado do acúmulo de lipídios e dos danos induzidos pela peroxidação (6), (1).
É evidente que quase todos os benefícios acima estão relacionados ao estresse oxidativo. A alfarroba tem o que é preciso para eliminar os radicais livres e outros fatores. Eles são chamados de fitoquímicos. Vamos ver quais ingredientes ativos contêm as frutas da alfarroba.
Voltar para TOC
Perfil nutricional e fitoquímico da alfarroba
A alfarroba possui uma quantidade significativa de açúcares na polpa. A sacarose é o açúcar mais abundante da alfarroba (cerca de 52% da matéria seca), e a frutose e a glicose estão presentes em pequenas quantidades.
A fibra é outro componente da polpa de alfarroba (cerca de 30-40%) (1). Essa fruta possui mais fibra insolúvel do que a fração solúvel. Assim, você pode encontrar mais hemicelulose, pectina, celulose, ligninas e outros polifenóis e apenas cerca de 10% de fibra solúvel (1).
A goma de alfarroba, o endosperma branco a branco-cremoso da semente de alfarroba, é de grande importância económica. É composto principalmente de galactomananos que são polissacarídeos de alto peso molecular. É por causa desses polissacarídeos não fermentáveis que o LBG tem sido usado em geleias, alimentos para bebês, etc. (1).
Macrominerais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio foram identificados em concentrações variáveis. O conteúdo de cálcio pode ser 300 mg / 100g (dw), enquanto o potássio varia entre 90-1120 mg / 100g (dw).
As alfarrobeiras também contêm ferro, cobre, zinco, manganês, níquel, bário, cobalto, etc. Dentre os microminerais, o ferro apresenta a maior concentração (1).
Chegando aos compostos ativos, a alfarroba é repleta de fitoquímicos.
As várias partes da alfarroba contêm ácidos fenólicos, como ácido caféico, ácido hidroxibenzóico, ácido clorogênico, ácido cinâmico, ácido cumárico, ácido ferúlico, ácido gálico, ácido gentísico e ácido singárico (1).
Flavonóides, incluindo apigenina, catequina, genisteína, eriodictiol, caempferol, luteolina, miricetina, quercetina, naringenina, crioseriol, epigalocatequina, isorhamnetina estão dispersos na fruta, polpa e semente em concentrações variáveis (1).
A fibra da polpa da alfarroba contém predominantemente taninos. Isso contribui para a adstringência da fruta. Os taninos da alfarroba são proantocianidinas compostas por grupos flavan-3-ol, ácido gálico, catequina, galato de epicatequina, galato de epigalocatequina, delfinidina, pelargonidina e cianidina (1).
Com um perfil tão explosivo, a alfarroba é feita sob medida para ser um superalimento!
Você já não quer comê-lo?
Felizmente, a alfarroba está disponível em várias formas. Para saber o que são, pule para a próxima seção!
Voltar para TOC
Como comer alfarroba? Quais são os vários formulários em que está disponível atualmente?
A alfarroba está, lenta mas continuamente, ganhando popularidade entre os fanáticos por saúde como um substituto saudável para o cacau e o café. Como não contém cafeína e teobromina, tem baixo índice glicêmico e gorduras desprezíveis, você pode usar alfarroba em sua cozinha diária.
Você pode substituir o chocolate em muffins, biscoitos, barras, doces, bolos e molhos com pó de alfarroba de vagens de alfarroba sem sementes. Você pode conferir aqui.
Algumas outras opções saudáveis com as quais você pode cozinhar ou assar são chips de alfarroba (compre aqui), malte revestido de alfarroba (compre aqui), chá de sementes de alfarroba (compre aqui) e xarope de alfarroba (compre aqui).
Alfarroba x cacau
Em um experimento, muffins feitos com alfarroba em pó foram comparados com aqueles feitos com cacau em pó. As observações foram surpreendentes (7)!
- Os muffins de alfarroba eram mais esponjosos e delicados do que os de cacau.
- Eles eram mais doces e menos amargos do que muffins de cacau. Os muffins de alfarroba, entretanto, tinham gosto de feijão. Imagino o que isso significa!
- Os muffins de alfarroba eram mais saudáveis do que os seus homólogos devido ao maior conteúdo fitoquímico nos primeiros.
- Finalmente, a alfarroba em pó é mais barata que o cacau!
Você também pode comprar balas de alfarroba (compre aqui), vagens de alfarroba secas e sementes (croquetes) (compre aqui) e barras de alfarroba (compre aqui) online.
Os snacks de alfarroba são veganos, sem glúten, sem lactose e orgânicos. Eles promovem a saciedade, inibem a fome hedônica, controlam a resposta glicêmica e ainda dão a você um impulso de energia (8). Conseqüentemente, eles estão livres de culpa e crueldade!
Voltar para TOC
The Bottom Line…
A alfarroba está se tornando cada vez mais popular por seus benefícios à saúde. Além da importância industrial da goma, as frutas da alfarroba têm propriedades antidiabéticas, antidiarreicas, antioxidantes, anti-hiperlipidêmicas e diversas propriedades curativas.
Com uma gama de benefícios e aplicações alucinantes, a alfarroba é, sem dúvida, um superalimento ideal. Se você concordar conosco, compartilhe suas opiniões, dúvidas e feedback na seção de comentários abaixo.
Feliz alimentação limpa com alfarroba!
Referências
- “Functional Components Of Carob Fruit: Linking…” Jornal Internacional de Ciências Moleculares, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeito gastroprotetor da alfarroba (Ceratonia siliqua L.) contra…” BMC Complementary & Alternative Medicine, US National Library of Medicine.
- “Vagem de alfarroba rica em tanino para o tratamento de início agudo…” Jornal de gastroenterologia e nutrição pediátrica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Avaliação do efeito glicêmico de Ceratonia siliqua pods (Carob)…” PeerJ, US National Library of Medicine.
- “Ceratonia siliqua L. (alfarroba imatura) inibe a glicose intestinal…” Journal of the Science of Food and Agriculture, US National Library of Medicine.
- “Suplementação com fibra insolúvel obtida da alfarroba…” European Journal of Nutrition, US National Library of Medicine.
- “Efeito da substituição do cacau em pó pela alfarroba…” Plant Foods for Human Nutrition, US National Library of Medicine.
- “Efeitos de curto prazo de uma alfarroba de baixo índice glicêmico…” Nutrição, US National Library of Medicine.