Índice:
- Índice
- O que é abstinência de opiáceos?
- Tipos de opióides
- Sinais e sintomas
- O que causa a abstinência de opióides?
- Fatores de risco
- Como a abstinência de opióides é diagnosticada?
Você sabia que mais de 130 pessoas nos Estados Unidos morrem todos os dias após uma overdose de opioides (1)? Os opiáceos ou opioides são compostos naturais que alteram a mente, derivados da resina da papoula. O termo 'heroína' parece familiar? Bem, também é um opióide.
Os opioides eram medicamentos prescritos para o controle da dor. Mas as pessoas começaram a usar essas drogas com o tempo devido à 'alta' que elas davam. Uma vez que o corpo se torna viciado nisso, a retirada da droga é um desafio. O que acontece quando seu corpo para de receber esses opioides após um período de abuso? Quão ruins são os sintomas de abstinência de opiáceos e como você pode controlá-los? Encontre respostas para tudo isso e muito mais aqui. Leia.
Índice
- O que é abstinência de opiáceos?
- Tipos de opióides
- Sinais e sintomas
- O que causa a abstinência de opióides?
- Fatores de risco
- Como a abstinência de opióides é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos disponíveis para a abstinência de opióides?
- Tratamentos Alternativos
- Opiáceo vs. Opioide
O que é abstinência de opiáceos?
Os opióides e opiáceos são medicamentos usados para o tratamento da dor. O termo 'narcótico' também é freqüentemente usado para descrever esses tipos de drogas. O uso pesado dessas drogas por algumas semanas ou mais continuamente pode levar a sintomas de abstinência quando você para de usá-las. Isso é conhecido como abstinência de opióides e / ou opiáceos (2).
Essas drogas geralmente atuam imitando endorfinas, que são substâncias químicas no cérebro que atuam como analgésicos naturais. Os opióides são geralmente derivados da resina da planta papoula. Esses medicamentos também podem ser preparados em laboratório. Eles funcionam ligando-se aos receptores opióides específicos no sistema nervoso central / periférico e no trato gastrointestinal.
Existem opioides ilegais (como a heroína), bem como opioides legais que são prescritos para o alívio da dor (como a hidrocodona). Na verdade, aqueles que se tornam dependentes de opioides prescritos frequentemente acabam usando heroína por ser mais barata.
Os opióides são classificados em três tipos.
Voltar para TOC
Tipos de opióides
- Opiáceos naturais - são alcalóides que são compostos químicos de base contendo nitrogênio, que ocorrem naturalmente em plantas como a papoula do ópio. Drogas como morfina, codeína e tebaína são opiáceos naturais.
- Opióides semi-sintéticos ou artificiais - são produzidos em laboratório a partir de opiáceos naturais. Esses opióides incluem hidromorfona, hidrocodona e oxicodona. A heroína também é um opioide semissintético feito de morfina.
- Opioides totalmente sintéticos ou artificiais - são totalmente artificiais e criados do zero. Os opióides sintéticos incluem Fentanil, Petidina, Levorfanol, Metadona, Tramadol e Dextropropoxifeno.
Os médicos freqüentemente prescrevem opióides como morfina, codeína e oxicodona para tratar a dor e proporcionar alívio. No entanto, alguns indivíduos acabam usando essas drogas, pois são conhecidas por produzirem uma sensação de “barato” ou euforia. Isso também levou à morte por overdose.
A seguir estão os sintomas de abstinência exibidos por aqueles que param de tomar opioides após semanas ou meses de abuso.
Voltar para TOC
Sinais e sintomas
Os primeiros sinais e sintomas associados à abstinência de opióides são (3), (4):
- Ansiedade
- Ânsia
- Dores musculares
- Suando
- Bocejo frequente
- Um nariz escorrendo
- Rasgo aumentado
- Agitação
- Insônia ou insônia
Os sintomas tardios que surgem com a abstinência de opióides são (4):
- Diarréia
- Cólicas abdominais
- Vômito
- Náusea
- Arrepios
- Pupilas dilatadas
Esses sintomas podem ser muito desconfortáveis e geralmente começam dentro de 12 horas após o último uso de heroína ou 30 horas após o último uso de metadona.
O que causa esses sintomas? Vamos descobrir na próxima seção.
Voltar para TOC
O que causa a abstinência de opióides?
Os opioides geralmente causam dependência física ao longo do tempo (se abusados). O indivíduo em questão pode acabar recorrendo ao medicamento para prevenir os sintomas de abstinência (2).
Também é importante observar que, com o tempo, mais dosagem do medicamento é necessária para produzir o mesmo efeito. Isso é conhecido como tolerância a drogas.
No entanto, o tempo necessário para se tornar fisicamente dependente dessas drogas pode variar de pessoa para pessoa. Quando o indivíduo decide parar de usar a droga, seu corpo demora para se recuperar. Isso causa sintomas de abstinência. Esses sintomas podem surgir a qualquer momento quando o uso de opioides por um longo prazo for interrompido ou reduzido repentinamente (2).
Alguns fatores também podem aumentar o risco de dependência de opióides.
Voltar para TOC
Fatores de risco
Os fatores de risco para dependência de opióides e os consequentes sintomas de abstinência são:
- Tomar opioides continuamente por mais de alguns dias
- Tomando mais do que a dose prescrita de opioides
- Uma história familiar de abuso de substâncias
- Círculo de jovens e amigos
- Trauma emocional de vários fatores, como desemprego, família ou problemas pessoais, etc.
- Uma história de atividades criminosas
- Uso pesado de tabaco ou outras drogas
- Uma história de depressão grave e / ou ansiedade
- Reabilitação prévia de álcool / drogas
Mesmo fatores como o tipo de público com quem você anda ou ser muito jovem para entender as consequências do uso de drogas podem colocá-lo em um risco maior de se tornar opioide.
Se os sintomas de abstinência forem incontroláveis, é melhor procurar intervenção médica, pois não abandonar os medicamentos pode colocar sua vida em risco.
Voltar para TOC
Como a abstinência de opióides é diagnosticada?
Seu médico ou profissional de saúde começará fazendo um exame físico. Eles também podem perguntar sobre seu histórico médico ou histórico de abuso de drogas.
Não há teste diagnóstico específico para abstinência de opioides. Após exame físico e / ou avaliação da história clínica do paciente, pode-se sugerir exame de urina ou sangue para confirmação do uso de opiáceos (5).
Dependendo das outras preocupações do seu médico, alguns testes adicionais podem ser