Índice:
- O que é gastrite?
- Dieta da gastrite - Como isso ajuda
- Plano de cardápio de dieta para gastrite
- Alimentos para comer
- Alimentos a evitar
- Receitas de Dieta para Gastrite
- 1. Sopa de frango com cevada
- 2. Arroz e vegetais Khichdi
- 3. Batido de banana e iogurte
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 5 fontes
Você está sentindo irritação ou dor no estômago? Você está tendo indigestão ou inchaço abdominal com frequência? Em seguida, você precisa consultar um médico imediatamente para os sintomas de gastrite (inflamação do revestimento do estômago).
Geralmente, a gastrite pode ser tratada com controle do estilo de vida e seguindo uma dieta adequada para gastrite. Mas, em certos cenários, algumas formas de gastrite podem levar a úlceras e até câncer gástrico.
Neste artigo, discutiremos o plano de dieta para gastrite e os alimentos que você deve comer e evitar. Também lhe daremos algumas receitas de pratos que podem ajudar no tratamento dessa condição. Mas antes disso, você precisa saber o que é gastrite e suas causas subjacentes. Comece a rolar!
O que é gastrite?
Gastrite refere-se à inflamação do revestimento do estômago causada por uma infecção por Helicobacter pylori ou pela administração excessiva de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) (gastrite induzida por medicamentos). Pode ser de natureza aguda (início súbito) ou crônica (desenvolve-se ao longo do tempo) (1).
Seguir uma dieta saudável pode ajudar a aliviar os sintomas da gastrite. Veja como funciona abaixo.
Dieta da gastrite - Como isso ajuda
O principal objetivo de uma dieta para gastrite é controlar a infecção por H.pylori e aliviar os sintomas da gastrite.
Uma dieta para gastrite deve ser:
- Rico em fibras: um alimento rico em fibras é benéfico para o seu intestino. As porções não digeridas de fibra alimentar produzem ácidos graxos de cadeia curta que têm um efeito benéfico sobre as bactérias intestinais (2).
- Enriquecido com gorduras saudáveis: alimentos gordurosos não são a melhor escolha para o tratamento da gastrite, mas as gorduras saudáveis definitivamente fazem maravilhas. Inclua nozes, sementes e peixes oleosos que são ricos em ácidos graxos ômega-3 (poliinsaturados) para reduzir a inflamação do estômago (3).
- Rico em proteínas magras: as proteínas magras podem ajudar a reparar o revestimento interno do estômago danificado e aumentar a resistência.
- Rico em probióticos: inclui alimentos e bebidas ricos em probióticos ou organismos vivos. Estudos descobriram que os probióticos ajudam a erradicar o H.pylori e reduzir a inflamação do estômago (4).
- Rico em flavonóides: inclua especiarias, ervas e condimentos em sua dieta. Alimentos ricos em flavonóides exibem propriedades antibacterianas que podem erradicar o H.pylori (5).
Cortar o consumo de alimentos altamente ácidos, alimentos processados e laticínios pode ajudar a minimizar a secreção de ácido no estômago e proporcionar alívio dos sintomas de gastrite.
Agora, você está bem ciente dos tipos de alimentos que devem ser incluídos na dieta para aliviar a irritação e o desconforto do estômago. Aqui está um exemplo de plano de dieta para gastrite que dá uma ideia do que incluir em suas refeições diárias.
Plano de cardápio de dieta para gastrite
REFEIÇÕES | O QUE COMER |
---|---|
De manhã cedo | 4 amêndoas embebidas durante a noite + 1 copo de água |
Café da manhã | Aveia durante a noite com frutas picadas, nozes e sementes (1 xícara) OU pão integral torrado (1 fatia) + 1 ovo de estrelado + Qualquer fruta inteira (1) |
Meio da manhã | Suco de vegetais (com polpa) com 1 colher de sopa de sementes de chia embebidas (1 copo) OU chá de Kombuchá com nozes torradas |
Almoço | Refogados e brócolos Blanched jogou com alho (1 chávena) + ½ copo vegetal quinoa / arroz integral + salmão grelhado com ervas + 1 leitelho vidro com cominho torrado (jeera) sementes OU galinha burrito bacia + Iogurte |
Lanches | Purê de batata doce OU salada de broto de feijão (fervida) |
Jantar | Sopa de aspargos + Frango Grelhado com Legumes Misturados com Alho OU Massa de Legumes de Trigo Integral + Peito de Peru Grelhado |
Aqui estão listas de alimentos que você deve comer e evitar quando tiver gastrite.
Alimentos para comer
Existem certos alimentos que reduzem os sintomas da gastrite e aliviam a irritação e o inchaço do estômago. Esses incluem:
- Alimentos integrais ricos em fibras, como grãos inteiros, feijão e legumes.
- Gorduras saudáveis de nozes, sementes e óleo de peixe, ricas em ácidos graxos ômega-3.
- Proteína magra como frango, carne de frango e peixes oleosos.
- Suco de vegetais com polpa (escolha vegetais com baixo teor de ácido, como pepino, batata, cenoura, brócolis, aspargos, abóbora, etc.)
- Probióticos ou alimentos fermentados como kombuchá, iogurte, kimchi, kefir, chucrute.
- Frutas com baixo teor de açúcar e ácido, como mirtilos, morangos e maçãs.
- Alimentos funcionais como gengibre, alho, cúrcuma.
Alimentos a evitar
Alimentos que aumentam os níveis de ácido no estômago e causam mais desconforto devem ser evitados. Esses incluem:
- Frutas ácidas (família dos cítricos) e vegetais como cebola
- Bebidas como café e chá
- Álcool
- Bebidas energéticas carbonatadas e refrigerantes
- Alimentos fritos ricos em gorduras saturadas e trans
- Produtos lácteos como leite, queijo, sorvete, etc.
- Alimentos picantes
- Molhos, patês e picles
Agora que você sabe quais alimentos comer e evitar se tiver gastrite, aqui estão algumas receitas rápidas que você pode experimentar, que não são apenas deliciosas, mas também saudáveis.
Receitas de Dieta para Gastrite
1. Sopa de frango com cevada
Shutterstock
Ingredientes
- Cevada pérola cozida - 80g
- Pedaços de peito de frango - 85g
- Cenoura picada - 50g
- Brócolis picado - 44g
- Sal - 0,4g
Como preparar
- Ferva o frango em uma panela.
- Adicione a cevada, a cenoura e os brócolis.
- Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 10 minutos.
- Adicione sal.
2. Arroz e vegetais Khichdi
Shutterstock
Ingredientes
- Arroz cozido - 75 g
- Feijão verde embebido - 13 g
- Amendoim cru - 15 g
- Cenouras picadas - 50 g
- Couve-flor picada - 50 g
- Sal - 0,5 g
Como preparar
- Frite o feijão verde, o amendoim, a cenoura e a couve-flor no azeite. Mantenha-os de lado.
- Adicione meia xícara de água ao arroz e leve para ferver. Mexa até o arroz ficar macio.
- Adicione os vegetais, o amendoim e o sal.
- Cozinhe até ficar macio.
3. Batido de banana e iogurte
Shutterstock
Ingredientes
- Iogurte orgânico - 100 g
- Bananas - 1-2
- Mel - 20 g
- Amêndoas - 3-5 (opcional)
Como preparar
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Adicione gelo, se necessário.
- Misture e sirva.
Conclusão
Seguir um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis desempenha um papel importante no alívio dos sintomas gastrointestinais. Se você tem dificuldades para comer de forma saudável, consulte um nutricionista registrado para propor um plano de dieta que funcione para você.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Posso comer salada quando tiver gastrite?
Sim, você pode comer uma salada quando tiver gastrite. Escolha alimentos com baixo teor de ácido para fazer sua salada. Mas, não use nenhum molho para salada.
A coalhada é boa para problemas de gastrite?
Sim, a coalhada contém probióticos que aumentam as bactérias boas no intestino, o que reduz a inflamação.
Posso comer pão quando tiver gastrite?
O pão branco pode aumentar a secreção de ácido no estômago e agravar os sintomas de gastrite. Escolha pão integral e limite as porções.
O estresse e a ansiedade podem causar gastrite?
Sim, o estresse e a ansiedade podem aumentar a secreção de ácido devido à ação hormonal. Reduza o estresse tanto quanto possível para manter os problemas gastrointestinais sob controle.
5 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- “Gastrite: Visão geral.” InformedHealth.org., US National Library of Medicine, 28 de junho de 2018, www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310265/.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310265/
- Makki, Kassem et al. “The Impact of Dietary Fiber on Gut Microbiota in Host Health and Disease.” Cell host & microbe vol. 23,6 (2018): 705-715. doi: 10.1016 / j.chom.2018.05.012
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29902436/
- Calder, Philip C. “ácidos graxos poliinsaturados n-3, inflamação e doenças inflamatórias.” The American Journal of Clinical Nutrition vol. 83,6 Suppl (2006): 1505S-1519S. doi: 10.1093 / ajcn / 83.6.1505S
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16841861/
- Song, Han-Yi et al. “Quais são os papéis dos probióticos na erradicação do Helicobacter pylori? Conhecimento atual e pesquisa contínua. ” Pesquisa e prática de gastroenterologia vol. 2018 9379480. 16 de outubro de 2018, doi: 10.1155 / 2018/9379480
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6206577/
- Xie, Yixi et al. “Atividades antibacterianas de flavonóides: relação estrutura-atividade e mecanismo.” Current medicinal chemical vol. 22,1 (2015): 132-49. doi: 10.2174 / 0929867321666140916113443
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25245513/