Índice:
- 1. Densidade do cabelo
- 2. Diâmetro do cabelo
- 3. Porosidade
- 4. oleosidade do cabelo
- 5. Elasticidade do cabelo
- 6. Padrão de Ondulação
- Tipo 1: cabelo liso
- Tipo 2: cabelo ondulado
- Tipo 3: cabelo cacheado
- Tipo 4: cabelo crespo
- 2 fontes
Acontece frequentemente que não temos conhecimento do nosso tipo de cabelo. Seja comprando produtos para o cabelo ou experimentando ferramentas de modelagem de cabelo, a maioria de nós enfrenta alguma dificuldade em determinar o tipo de cabelo que temos.
Existem muitos fatores que determinam o seu tipo de cabelo. Isso inclui densidade, diâmetro, porosidade, oleosidade, elasticidade e padrão de cachos do cabelo. Neste post, vamos lançar mais luz sobre os diferentes tipos de cabelo e como você pode identificar o seu.
1. Densidade do cabelo
A densidade do seu cabelo está relacionada à quantidade de cabelo (o número de fios individuais) que você tem no couro cabeludo. A densidade do cabelo difere do diâmetro do cabelo. Você pode ter cabelos finos com mais densidade e vice-versa. Existem três níveis de densidade do cabelo, qualquer um dos quais pode ser determinado com o teste do espelho.
Pegue uma grande mecha de seu cabelo e puxe-a para o lado. O grau de visibilidade do couro cabeludo determina a densidade do cabelo.
- Densidade fina: se você pode ver facilmente seu couro cabeludo, você tem densidade de cabelo fino. Isso significa que seu cabelo está escasso.
- Densidade média: se você pode ver seu couro cabeludo parcialmente por baixo do cabelo, sua densidade de cabelo é média.
- Densidade espessa: se você mal consegue ver seu couro cabeludo, você tem densidade de cabelo espesso.
2. Diâmetro do cabelo
O diâmetro do seu cabelo se refere à largura de um fio de cabelo individual. Esta é a maneira mais precisa de determinar seu tipo de cabelo. Faça o teste de mecha para saber se seu cabelo é fino, médio ou grosso.
Segure uma única mecha de cabelo entre o polegar e o indicador.
- Cabelo Fino: Se você mal consegue sentir a mecha entre os dedos, você tem cabelo fino. Em alguns casos, o fio de cabelo pode ser tão fino que nem mesmo é visível.
- Cabelo Médio: Se você sentir levemente a mecha de cabelo, você tem cabelo médio.
- Cabelo Grosso: se você puder sentir distintamente a mecha de cabelo, você tem cabelo grosso.
Você também pode comparar sua mecha de cabelo a uma linha de costura. Coloque uma mecha de cabelo ao longo do comprimento de um fio. Se for tão grosso ou ainda mais grosso que o fio, você tem cabelo grosso ou grosso. Se tiver mais ou menos a mesma espessura do fio, você tem cabelo médio. Se a mecha de cabelo for significativamente mais fina do que a linha, você tem cabelo fino ou mole.
3. Porosidade
Porosidade se refere à capacidade do cabelo de absorver e reter a umidade. Quanto maior a porosidade, mais umidade e produto será absorvido. Alta porosidade pode causar danos aos cabelos (1). Isso também se estende à sua capacidade de absorver produtos.
Saber a porosidade do seu cabelo pode ser útil na escolha dos produtos certos para o seu cabelo. Mergulhe um único fio de cabelo em um copo de água para determinar o nível de porosidade do cabelo.
- Alta porosidade: Se o fio de cabelo afundar, você tem alta porosidade. Cabelo com alta porosidade é mais sujeito a danos, pois pode absorver prontamente os produtos químicos dos produtos. Ele também fica crespo e áspero facilmente. Seu cabelo também pode secar rapidamente depois de lavá-lo. Um grande número de poros na cutícula do cabelo resulta em alta porosidade. Muitas vezes é causado devido à aplicação frequente de produtos ou tratamentos com produtos químicos. Quando você tem cabelo altamente poroso, ele nunca é suficientemente hidratado.
- Medium O r normal porosidade: Você pode encontrar o fio flutuante entre a água e com razão equilibrada se o seu tem porosidade normal. Este tipo de cabelo absorve a quantidade correta de umidade. Depois de lavá-lo, seu cabelo fica molhado, mas não pegajoso. Não requer muita manutenção e pode segurar qualquer penteado sem esforço. Cabelo com porosidade normal é menos sujeito a danos.
- Baixa porosidade: Se você tiver baixa porosidade, seu fio de cabelo irá flutuar na superfície. Isso significa que seu cabelo leva muito tempo para secar. As cutículas do seu cabelo têm menos poros, o que minimiza a capacidade do cabelo de absorver água. A água tende a permanecer na superfície da cutícula e os produtos usados geralmente se acomodam no topo do seu cabelo, em vez de afundar nele. Depois de uma lavagem, seu cabelo fica molhado por longas horas e fica pegajoso.
4. oleosidade do cabelo
Saber como seu cabelo é oleoso pode ajudá-lo a entender com que freqüência você precisa lavá-lo. Você também poderá escolher os produtos certos, como xampus e condicionadores clareadores, já que cabelos oleosos tendem a acumular resíduos mais rapidamente.
Lave bem o cabelo antes de ir para a cama e deixe-o secar ao ar. Depois de acordar, faça um teste de patch no couro cabeludo. Você pode pressionar um lenço de papel contra o couro cabeludo, especialmente próximo ao topo da cabeça e atrás das orelhas. A quantidade de óleo depositada no tecido determinará o grau de oleosidade do seu cabelo.
- Cabelo oleoso: se houver uma mancha muito oleosa no tecido, você tem cabelo e couro cabeludo oleosos. Isso significa que você precisa lavar o cabelo 4 a 5 vezes por semana.
- Cabelo normal: se houver evidências muito claras de oleosidade, você tem um couro cabeludo normal. Você pode lavar o cabelo 1 a 2 vezes por semana.
- Cabelo seco: não há depósito de óleo no tecido. Isso indica falta de hidratação. Use produtos que podem adicionar e reter umidade em seus cabelos.
- Cabelo Misto: Se houver óleo depositado no tecido apenas de regiões específicas do couro cabeludo, isso indica cabelo Misto. Freqüentemente, o cabelo atrás das orelhas e sobre as têmporas secreta uma grande quantidade de óleo.
5. Elasticidade do cabelo
A elasticidade do cabelo se refere à extensão em que um único fio de cabelo pode esticar antes de retornar ao seu estado normal (1). É um forte indicador da saúde do cabelo. Cabelo com alta elasticidade tem um bom brilho e elasticidade e é considerado o mais forte de todos os tipos de cabelo.
Para descobrir a elasticidade do seu cabelo, você precisa puxar uma mecha de cabelo molhada e esticá-la o máximo que puder. Dependendo dos resultados, a elasticidade do cabelo pode ser categorizada em um de três tipos.
- Alta Elasticidade: Se o seu fio de cabelo se esticar muito sem quebrar imediatamente, isso indica alta elasticidade. Isso significa cabelo mais forte. Cabelo com alta elasticidade (quando molhado) pode esticar até 50% de seu comprimento original antes de quebrar. Freqüentemente, o cabelo grosso é altamente elástico.
- Elasticidade média: se o seu cabelo se esticar um pouco antes de quebrar, indica elasticidade média. A maioria das mulheres tem elasticidade de cabelo média. Você pode fortalecer seu cabelo usando máscaras naturais e óleos para cabelo.
- Baixa elasticidade: o cabelo que se estica quase imediatamente após o alongamento tem baixa elasticidade.
Esse tipo de cabelo tende a ser mole e quebradiço. Requer atenção especial com relação aos produtos utilizados. Produtos químicos fortes podem diminuir a elasticidade do cabelo. Por isso, é fundamental escolher shampoos que fortaleçam as cutículas dos cabelos.
6. Padrão de Ondulação
Shutterstock
Observe seu cabelo. É encaracolado, ondulado, reto ou crespo? Existem quatro tipos de padrões de cabelo. O folículo capilar e a haste do cabelo decidem como ficará o cabelo. A inclinação do folículo piloso e a maneira como ele cresce no couro cabeludo decidem o seu padrão de cabelo.
Shutterstock
Na seção seguinte, veremos os diferentes tipos de cabelo. Tente identificar quais delas definem você.
Tipo 1: cabelo liso
Shutterstock
Este tipo de cabelo permanece liso independentemente de qualquer quantidade de ondulação (2). Normalmente fica plano desde a raiz até as pontas. Sua textura é macia e sedosa e é extremamente brilhante. Não possui cachos. Freqüentemente, mulheres com cabelos lisos têm cabelos finos. Além de ser macio, você também pode notar uma grande quantidade de secreção de óleo nesse tipo de cabelo naturalmente liso.
Tipo 2: cabelo ondulado
Shutterstock
O tipo de cabelo ondulado não é liso nem encaracolado. Cai em algum lugar entre os dois. Em cabelos ondulados, você pode observar um padrão de leve ondulação na extremidade inferior do cabelo (3). Pode segurar muito bem os penteados. Sua textura é bastante áspera e seu diâmetro é espesso. O tipo 2 é dividido em três subtipos:
- 2A é cabelo ondulado fino
- 2B é cabelo meio ondulado
- 2C é cabelo ondulado grosso
Tipo 3: cabelo cacheado
Shutterstock
A melhor maneira de determinar se você tem cachos do tipo 3 é verificar se os fios de cabelo seguem um padrão 'S' (3). Esse tipo de cabelo tem cachos definidos que permanecem encaracolados independentemente de qualquer quantidade de alisamento. Possui maior densidade em relação aos cabelos ondulados e lisos. É mais propenso a frizz e pode se enroscar rapidamente. O tipo 3 é novamente dividido em três subtipos:
- Tipo 3A tem cachos soltos
- O tipo 3B tem cachos médios
- Tipo 3C tem cachos apertados
Tipo 4: cabelo crespo
Shutterstock
O cabelo crespo parece áspero e áspero, mas na verdade é bastante frágil e macio. É facilmente sujeito a quebras e danos se não for cuidado. O cabelo crespo tem alta densidade com cachos extremamente firmes. Os cachos se parecem com uma forma de 'Z' (3). Este tipo de cabelo é dividido em três subtipos:
- Tipo 4A é macio
- Tipo 4B é duro
- Tipo 4C é extremamente duro
Agora que você está melhor informado sobre seu tipo de cabelo, vá em frente e explore o tipo certo de produtos e a rotina de cuidados com os cabelos para suas madeixas. Identificar o tipo de cabelo certo é metade da batalha ganha. Depois de fazer isso, cuidar do seu cabelo se torna fácil.
2 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Hair Cosmetics: An Overview, International Journal of Trichology, US National Library of Medicine.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387693/
- Rumo à Criação de um Sistema de Reconhecimento de Padrões Curl, Conferência Internacional sobre Processamento de Imagens, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões, Semantic Scholar.
pdfs.semanticscholar.org/fc7f/bbcd4f9a0e886013de1be35d24e32af6587d.pdf