Índice:
- A folha da planta aloe vera tem um mercado anual estimado em mais de US $ 13 bilhões (1). Esse número tende apenas a crescer.
- O que é Aloe Vera e como funciona?
- Quais são os benefícios de saúde do Aloe Vera?
- 1. Combate a inflamação
- 2. Promove a saúde digestiva
- 3. Pode fortalecer a imunidade
- 4. Trata a diabetes
- 5. Pode ajudar na perda de peso
- 6. Pode tratar cistite intersticial
- 7. Promove a saúde bucal
- 8. Pode prevenir algumas formas de câncer
- 9. Ajuda a tratar a acne
- 10. Pode combater sinais de envelhecimento prematuro
- 11. Hidrata a pele
- 12. Promove a cicatrização de feridas
- 13. Pode melhorar a saúde do cabelo
- Qual é o perfil nutricional * do Aloe Vera?
- Como incluir Aloe Vera em sua dieta
- Quais são os outros usos do Aloe Vera?
- Alguma preocupação com Aloe Vera?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
A folha da planta aloe vera tem um mercado anual estimado em mais de US $ 13 bilhões (1). Esse número tende apenas a crescer.
Existem centenas de estudos que falam sobre o aloe vera e seus supostos benefícios. A maioria deles está comprovada e alguns ainda estão sendo investigados.
A planta é usada há milhares de anos. Permaneceu bastante popular na medicina tradicional indiana e chinesa e até na medicina ocidental.
Seu uso em cosméticos e outros produtos teve início na década de 1970 (2). O gel da planta pode tratar a inflamação e corrigir problemas de pele. A pesquisa tem muito a dizer sobre seus efeitos no diabetes e na perda de peso. Vejamos os benefícios da aloe vera em detalhes.
O que é Aloe Vera e como funciona?
Aloe vera é um arbusto de caule curto que é frequentemente chamado de planta milagrosa . O gênero contém mais de 500 espécies, a maioria das quais ocorre no Norte da África.
Aloe vera é o nome científico (aloe é o nome do gênero e vera é o nome da espécie). É amplamente utilizado hoje em dia em alimentos, cosméticos, remédios de ervas e suplementos alimentares.
Além de partes da África, as plantas de babosa também estão espalhadas por todo o Oriente Médio e várias ilhas do Oceano Índico. A planta tem sido usada historicamente. Registros mencionam seu uso já no século 4 aC (3). Isso foi há mais de dois mil anos.
O uso mais proeminente de aloe vera é no tratamento de doenças de pele e feridas. A ingestão oral da planta (seu gel ou látex) pode promover a saúde digestiva e auxiliar muito no tratamento de diabetes e doenças infecciosas (4).
A planta contém mais de 75 constituintes poderosos - estes incluem vitaminas, minerais, enzimas, saponinas, salicílico e aminoácidos e açúcares (5).
Aloe vera é uma das poucas plantas nutricionalmente repletas do mundo. O que ele pode fazer por você é tão incrível quanto seu perfil nutricional.
Quais são os benefícios de saúde do Aloe Vera?
Aloe vera é um dos poucos alimentos naturais disponíveis nutricionalmente mais densos. É repleto de vitaminas, minerais e antioxidantes importantes. Eles combatem a inflamação, fortalecem a imunidade e tratam doenças crônicas como o diabetes. Aloe vera também tem excelentes aplicações para melhorar a saúde da pele.
1. Combate a inflamação
Em estudos, o aloe vera produziu efeitos antiinflamatórios melhores do que a medicina convencional. Em um estudo envolvendo 40 voluntários, o gel de aloe vera foi melhor no combate à inflamação e vermelhidão do que o creme de hidrocortisona (6).
Em outro estudo, os extratos de aloe vera reduziram o edema nas patas de ratos. Isso foi atribuído às propriedades antiinflamatórias do aloe vera. Os resultados mostraram que o aloe vera também pode inibir a inflamação (7).
As propriedades antiinflamatórias da planta também podem auxiliar no tratamento da osteoartrose (8). Aloe também previne os efeitos irritantes gastrointestinais dos AINEs. Os antiinflamatórios não esteróides são prescritos para o alívio da dor em casos como a artrite.
Aloe vera pode tratar a dor crônica não oncológica, especialmente a causada pela osteoartrite (9). Aplicar o gel da planta em articulações inchadas e inflamadas pode proporcionar grande alívio. Este gel pode melhorar a mobilidade articular e reduzir a dor.
2. Promove a saúde digestiva
A síndrome do intestino irritável é um dos problemas digestivos mais dolorosos. Estudos mostram que o aloe vera pode aliviar seus sintomas. Em um relato, o uso de aloe vera foi associado à redução da dor e do desconforto em indivíduos com síndrome do intestino irritável (10).
O relatório também afirmou que o aloe vera pode aliviar a dor associada à constipação (10). Embora não tenha sido capaz de melhorar a frequência e urgência das fezes nesses indivíduos, mostrou uma melhora significativa na condição.
O látex da planta de aloe vera é comumente usado como laxante. O látex contém glicosídeos de antraquinona , responsáveis por esse efeito. Indivíduos com constipação crônica mostraram melhora visível quando tratados com uma nova preparação contendo aloe vera (4).
Alguns fatores que apresentaram melhora incluem a consistência das fezes e a frequência dos movimentos intestinais.
Mas, como a segurança de seu látex ainda não foi estabelecida, sugerimos que você use látex de aloe vera somente após consultar seu médico (4). O látex é extraído logo abaixo da pele da planta e é amarelo.
Aloe vera também pode tratar os sintomas da DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) quase sem efeitos colaterais. Seus efeitos foram comparados ao omeprazol e ranitidina, duas drogas frequentemente prescritas para DRGE (11).
A planta também protege o revestimento gastrointestinal dos efeitos nocivos do excesso de ácido estomacal. Ele exibe o que os pesquisadores chamam de 'atividade anti-secretora de ácido gástrico'. Graças a essa atividade, o aloe vera protege a mucosa gástrica de outros agentes nocivos em baixas concentrações (12).
Aloe vera oral também pode aliviar os sintomas da colite ulcerosa. Em um estudo, o aloe vera oral tomado por quatro semanas produziu melhores resultados do que o placebo (13). A planta também pode promover a cicatrização de úlceras gástricas e hemorróidas (14), (15).
3. Pode fortalecer a imunidade
Aloe vera melhora o funcionamento dos macrófagos celulares, que são componentes importantes do sistema imunológico (16).
A pesquisa é escassa, mas de acordo com um relatório, uma preparação contendo pó de aloe vera aumentou a imunidade em indivíduos com Alzheimer (17).
A preparação, um suplemento dietético feito com pó de aloe vera, aumentou a imunidade e a cognição em 34 adultos com diagnóstico de doença de Alzheimer leve a moderada.
4. Trata a diabetes
Shutterstock
O uso de aloe vera oral pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue em jejum (18). Em indivíduos, a ingestão de aloe vera reduziu os níveis de glicose no sangue em jejum em 46,6 mg / dL.
Aloe vera também teve um efeito sobre os níveis de hemoglobina glicada (18). A hemoglobina glicada é uma medida da glicose no sangue nos últimos 2 a 3 meses.
Efeitos semelhantes foram observados em indivíduos com pré-diabetes. O uso de aloe vera não apenas reverteu os níveis de glicose no sangue prejudicados em 4 semanas, mas também aliviou seus perfis lipídicos anormais (19).
Aloe vera também foi eficaz em aumentar a sensibilidade à insulina nesses indivíduos (19). A planta contém glucomanano, fibra hidrofílica e fitosterol que são responsáveis por esses efeitos.
Curiosamente, polpas de folhas de aloe vera sem o gel mostraram-se eficazes (20). Aqueles com o gel mostraram efeitos hiperglicêmicos (níveis elevados de glicose no sangue) em estudos com ratos.
Usar aloe vera para o tratamento do diabetes é bastante simples. Você pode tomar uma colher de chá de suco de babosa duas vezes ao dia. Isso regulariza o fluxo de insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Você também pode aplicar gel de aloe vera em furúnculos e inflamações diabéticas.
5. Pode ajudar na perda de peso
Em ratos obesos, a administração de pó de gel de aloe vera seco pode reduzir a massa gorda corporal. O pó poderia conseguir isso estimulando o gasto de energia nos ratos. O estudo conclui afirmando que o aloe vera é um ingrediente potencial para a prevenção e melhora da obesidade induzida por dieta (21).
Aloe dietético também reduziu as respostas inflamatórias induzidas pela obesidade em ratos obesos (22).
Outros estudos também confirmam os efeitos anti-obesidade do aloe vera. Ratos com obesidade induzida por dieta foram estudados por 90 dias após serem administrados com pó de gel de aloe vera. Eles mostraram uma diminuição modesta na gordura corporal. Mais importante, o pó do gel reduziu significativamente o peso da gordura subcutânea e visceral (23).
Este estudo também conclui afirmando que o aloe vera pode estimular o gasto de energia.
Curiosamente, os estudos destacam não apenas os bons efeitos do aloe vera na obesidade, mas também os distúrbios metabólicos associados. A planta também tem efeitos benéficos sobre os níveis séricos de glicose, colesterol e triglicerídeos (23).
6. Pode tratar cistite intersticial
A cistite intersticial também é chamada de síndrome da bexiga dolorosa. É um problema crônico de saúde da bexiga caracterizado por dor e pressão na área da bexiga.
Aloe vera é identificado como um nutracêutico que faz maravilhas em indivíduos com cistite intersticial. É um mucopolissacarídeo de ocorrência natural, frequentemente usado para tratar sintomas de cistite intersticial (24).
O uso de aloe vera pode ser útil no tratamento de alguns casos da doença. Porém, recomendamos que você fale com seu médico, pois mais pesquisas são necessárias a esse respeito (25).
Algumas evidências anedóticas também sugerem que o aloe vera pode irritar a bexiga. Isso pode ser especialmente verdadeiro no caso do suco, pois é preservado com ácido cítrico. Portanto, verifique com seu médico antes de consumir o suco de aloe vera.
7. Promove a saúde bucal
Estudos sobre a periodontite mostram que o aloe vera pode ajudar no seu tratamento. A periodontite é uma doença inflamatória infecciosa oral. A ingestão de aloe vera aliviou os sintomas relacionados (26).
Aloe vera reduz o sangramento e o inchaço das gengivas. Ele atua como um poderoso anti-séptico em áreas da boca que são difíceis de alcançar com a limpeza normal. Os extratos de plantas também atuam no tratamento de cantos rachados ou rachados da boca (26).
O gel de babosa também facilita uma cura poderosa e pode ser usado após a extração do dente (27).
Aloe vera mostrou eficácia igual à clorexidina, um anti-séptico comumente usado em enxaguatórios bucais (28).
Um gel dentário de aloe vera em particular foi considerado eficaz no controle de bactérias que causam cáries. Esse efeito foi muito superior ao do creme dental comercialmente disponível (29).
O gel de aloe vera pode ser a melhor alternativa para pessoas com dentes ou gengivas sensíveis. O gel não possui abrasivos agressivos que estão presentes na maioria das pastas de dente disponíveis comercialmente (30). O gel também possui propriedades antiinflamatórias e antibacterianas.
O gel também inibe o crescimento de Candida albicans, que é a espécie bacteriana mais comum na cavidade oral (31). Os enxaguatórios bucais contendo aloe vera também reduziram a placa dentária de forma eficaz (32). Outros estudos apóiam o uso eficaz de aloe vera no tratamento da gengivite induzida por placa (33).
8. Pode prevenir algumas formas de câncer
Estudos mostram que o aloe vera pode inibir a proliferação de células de câncer cervical e de mama humanas. Também funciona sinergicamente com a cisplatina, uma droga usada na quimioterapia do câncer (34).
No entanto, pesquisas sobre aloe vera e câncer são controversas. Alguns estudos mostram que o aloe vera pode agravar o câncer em certos casos. Veremos esses detalhes em uma seção posterior deste post.
9. Ajuda a tratar a acne
Uma formulação contendo aloe vera foi considerada mais eficaz no tratamento da acne do que um creme OTC regular. Quando 60 pacientes com acne vulgaris leve a moderada foram tratados com a formulação de aloe vera e o creme OTC, aqueles que usaram o primeiro tiveram uma redução maior na gravidade da acne e nas cicatrizes (35).
Aloe vera tem propriedades calmantes para a pele e, portanto, é adicionado à maioria dos hidratantes de pele especificamente destinados ao tratamento da acne (36).
Estudos também mostram que produtos formulados com altas concentrações de gel de aloe são mais eficazes no tratamento de doenças inflamatórias. Adicionar gel de aloe vera ao óleo Ocimum aumentou sua capacidade de combate à acne (37). O conteúdo aumentado de aloe melhorou ainda mais as lesões de acne.
Veja como você pode usar aloe vera para tratar a acne. Aplique o gel diretamente sobre a acne à noite e lave o rosto pela manhã.
Misturar aloe vera com suco de limão também ajuda. Faça isso na proporção de 8: 1 (8 partes de aloe vera para 1 parte de suco de limão). Espalhe esta máscara em seu rosto. Evite aplicá-lo na área dos olhos e outras partes sensíveis do rosto. Deixe agir por 10 minutos e depois lave bem o rosto.
10. Pode combater sinais de envelhecimento prematuro
Shutterstock
A ingestão de gel de aloe melhorou as rugas faciais em indivíduos (38). Após três meses de suplementação de aloe, as rugas faciais e aspereza da superfície da pele diminuíram nos indivíduos.
Aloe também pode aumentar a elasticidade da pele fotoenvelhecida. Conseguiu isso aumentando a produção de colágeno. Estudos concluem afirmando que a suplementação oral de gel de aloe pode ser um novo método para combater os primeiros sinais de envelhecimento (38).
Aloe vera contém acemanan, um composto biologicamente ativo que promove a síntese de colágeno (39). Dessa forma, o aloe vera pode ter um papel a desempenhar no retardamento dos sinais de envelhecimento.
11. Hidrata a pele
Aloe vera é um dos melhores ingredientes naturais para aumentar a hidratação da pele. Preparações cosméticas contendo maiores quantidades de aloe vera podem oferecer melhor hidratação da pele por períodos mais longos (40).
O gel também pode ser usado para complementar tratamentos para pele seca (40).
Aloe vera também pode ser usado para tratar a pigmentação e reduzir o aparecimento de estrias (41).
As propriedades hidratantes do aloe vera também podem ajudar a tratar a inflamação da pele e pequenas irritações e queimaduras (42). Outro motivo pelo qual recomendamos o aloe vera para a pele é sua segurança. Nesse caso, casos muito raros de alergia de contato foram relatados (42).
A aplicação tópica de aloe vera pode ser eficaz no tratamento de herpes e psoríase (43). Precisamos de mais pesquisas sobre isso, no entanto. A planta também pode aliviar a coceira e a inflamação associadas à hera venenosa (44).
12. Promove a cicatrização de feridas
A cicatrização de feridas pode ser um dos maiores benefícios do aloe vera. Acelera o processo de cicatrização, promovendo a proliferação de fibroblastos (células produtoras de colágeno) (45).
Resultados semelhantes foram observados em outros estudos com ratos. A aplicação tópica de aloe vera melhorou a cicatrização de feridas cutâneas (46).
Aloe vera também cura sarna. A sarna é uma doença contagiosa da pele marcada por coceira intensa e manchas vermelhas elevadas. Um estudo descobriu que o aloe vera é tão eficaz quanto o benzoato de benzila no tratamento da sarna (47).
A planta também tem sido usada historicamente como um tratamento eficaz para herpes labial (48). Precisamos de mais pesquisas, no entanto, sobre como ele pode ser usado para tratar a doença nos tempos modernos.
Aloe vera também cura dermatite induzida por radiação. Este tipo de dermatite é um efeito colateral da radioterapia que os indivíduos recebem (49). Esses efeitos curativos do aloe vera foram mais evidentes em indivíduos submetidos a radioterapia de alto grau.
13. Pode melhorar a saúde do cabelo
Como o aloe vera promove o crescimento do cabelo ainda está sendo pesquisado. Mas melhora a saúde do couro cabeludo. O tratamento com aloe vera reduziu a coceira, a escamação e o tamanho da área do couro cabeludo afetada pela dermatite seborréica (50).
Os nutrientes do aloe vera podem promover a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Os efeitos podem superar a maioria dos shampoos vendidos comercialmente que muitas vezes não dão resultados.
Aloe vera também melhora a circulação sanguínea (51). Isso pode promover a saúde das raízes do cabelo, fortalecendo assim suas madeixas.
Esses benefícios nos mostram porque o aloe vera é indispensável em nossa rotina diária. A planta consegue rejuvenescer as diferentes facetas da sua saúde - tanto dentro como fora.
Discutimos brevemente os nutrientes presentes no aloe vera. Agora, vamos aos detalhes.
Qual é o perfil nutricional * do Aloe Vera?
Aloe vera contém mais de 75 nutrientes ativos. Isso inclui o seguinte:
- Vitaminas , incluindo A, B12, C, E, ácido fólico e colina.
- Minerais , incluindo cálcio, cobre, cromo, magnésio, manganês, selênio, potássio, zinco, sódio.
- Enzimas , incluindo aliiase, fosfatase alcalina, amilase, catalase, celulase, lipase, bradicinase, carboxipeptidase e peroxidase.
- Açúcares , incluindo monossacarídeos e polissacarídeos.
Ele também contém antraquinonas, ácidos graxos, hormônios e aminoácidos (20 dos 22 aminoácidos necessários para o homem e 7 dos 8 aminoácidos essenciais).
O perfil nutricional deve ser motivo suficiente para começarmos a incluir aloe vera em nossas dietas. Mas como?
Como incluir Aloe Vera em sua dieta
Aloe vera é uma adição divertida e fácil para uma série de preparações alimentares. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Você pode comer folhas de aloe como um lanche entre as refeições.
- Você também pode beber o gel de aloe.
- Adicione o gel ao seu smoothie noturno.
- Adicione cubos de gel de aloe vera a outros ingredientes, como tomate, coentro, suco de limão, sal marinho e alho no liquidificador. Misture bem e o seu molho está pronto, que pode servir com tacos ou batatas fritas
- Adicionar folhas de aloe vera a uma salada também faz maravilhas (você também pode adicionar o gel).
Você também pode saborear o suco de aloe. Você precisa de uma folha de aloe vera e uma xícara de qualquer suco de fruta desejado. Corte uma borda da folha e retire o gel (você pode armazenar o gel em um frasco e refrigerá-lo para uso futuro). Adicione duas colheres de sopa deste gel ao suco de fruta, misture e sirva.
Você pode tomar suco de aloe vera diariamente. Você pode escolher as folhas de babosa no supermercado mais próximo ou online na Amazon.
Você também receberá os seguintes produtos de aloe vera na loja de saúde mais próxima ou online:
- Gel - Compre aqui!
- Suco - Compre aqui!
- Suplementos - Compre aqui!
- Pó - Compre aqui!
- Óleo - Compre aqui!
Quais são os outros usos do Aloe Vera?
Além do que discutimos, existem outras maneiras de aproveitar os benefícios da aloe vera.
- Você pode usar o Aloe Vera para manter seus produtos frescos
Aplicar uma camada muito fina de gel de aloe para o seu produto pode resolver o problema. Um estudo de Cambridge analisou tomates revestidos com gel de aloe. Esse revestimento bloqueia o crescimento de bactérias nocivas nos vegetais (52).
Efeitos semelhantes também foram observados no caso das laranjas (53).
- Você pode usá-lo como um anti-séptico bucal
Já discutimos isso. As propriedades antibacterianas e antiinflamatórias do gel podem ajudar a manter sua saúde bucal. Aloe vera pode ser uma alternativa melhor para a maioria dos enxaguatórios bucais de base química.
Algumas evidências anedóticas também sugerem que você pode usar aloe vera para tratar feridas de tatuagem. No entanto, não há nenhum estudo para apoiar isso.
Aloe vera é usado em cremes para a pele, cremes de barbear, sabonetes, géis, pasta de dente, xampus e vários outros produtos. Isso significa apenas que é sempre seguro para uso, certo?
Nem sempre.
Alguma preocupação com Aloe Vera?
- Pode aumentar o risco de câncer
Alguns estudos mostram que o consumo de extrato de folha de aloe vera descolorado pode aumentar o risco de câncer (54). Embora esses estudos tenham sido conduzidos em ratos, os resultados são preocupantes. Portanto, consulte seu médico antes de usar qualquer forma de aloe vera para complementar o tratamento do câncer.
- Pode ser prejudicial durante a gravidez e a amamentação
A ingestão de aloe vera durante a gravidez pode ter efeitos tóxicos no embrião e no feto (4). Não se sabe muito sobre seus efeitos durante a amamentação. Fique seguro e evite o uso.
- Pode causar alergias
A ingestão de aloe vera pode causar dores de estômago, náuseas, vômitos e erupções cutâneas em alguns indivíduos. Se você notar algum desses sintomas, evite o uso (55).
- Pode causar hipocalemia
A ingestão de aloe vera pode fazer com que os níveis de potássio fiquem muito baixos. Isso pode levar a convulsões e anormalidades eletrolíticas (55). Esses efeitos podem ser mais pronunciados durante a quimioterapia. O mecanismo por trás disso ainda não é bem compreendido.
- Pode causar inflamação do fígado
Houve casos de uso de babosa causando inflamação do fígado (55). Se você tiver problemas de fígado, evite preparações de aloe e consulte seu médico.
- Possíveis interações medicamentosas
Aloe vera pode interagir com diuréticos tiazídicos e corticosteróides (4). Evite a ingestão de babosa se estiver tomando esses medicamentos. Consulte seu médico para obter mais informações.
Falando em dosagem, você pode usar aloe vera liberalmente para tratar problemas de pele e cabelo.
Para constipação, algumas evidências sugerem a ingestão de ¼ grama de suco de aloe vera desidratado. Você pode usar 5 ml a 15 ml de suco por dia para auxiliar no tratamento do diabetes. Mas essa evidência é apenas anedótica. Fale com o seu médico para obter os valores adequados.
Conclusão
Existem centenas de estudos sobre aloe vera. Abordamos alguns deles neste artigo. Mas não são suficientes para lhe dizer como o aloe vera pode ser uma adição magnífica à sua rotina diária?
Basta ter cuidado com as contra-indicações. Leia e releia-os. Além deles, você pode usar aloe vera sem receios - e colher todos os seus benefícios.
Você já usa aloe vera? Como você achou isso? Compartilhe suas ideias deixando um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto açúcar contém o suco de aloe vera?
Uma porção de 120 ml de suco de aloe vera quase não contém açúcar. Ao contrário da maioria dos outros sucos, o suco de aloe pode ser uma opção mais saudável se você deseja consumir menos açúcar.
Como armazenar aloe vera?
Você pode refrigerar as folhas embrulhando-as em um filme plástico. Você também pode armazenar o gel em um recipiente hermético e refrigerá-lo. Sim,
você pode congelar aloe vera.
Você pode tomar aloe vera com o estômago vazio?
Sim, idealmente, deve ser tomado com o estômago vazio. Misturar 20 ml do sumo com um copo de água é uma boa forma de o fazer.
Quanto tempo o aloe vera leva para fazer efeito?
Há muito menos informações sobre isso. Mas de acordo com alguns comentários, você pode notar mudanças dentro de 2 a 3 semanas.
Referências
- “História evolutiva e suculência das folhas como explicações para o uso medicinal de aloés e a popularidade global do Aloe vera” BMC Evolutionary Biology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera” Organização Mundial da Saúde.
- “Uma história da Aloe vera: do deserto da Arábia àquele creme que você usa nas mãos” Biomed Central, BMC Series Blog.
- “Avaliação dos efeitos nutricionais e metabólicos do Aloe vera” Fitoterapia, National Center for Biotechnology Information.
- “Aloe vera: uma breve revisão” Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Investigação do potencial antiinflamatório do gel de Aloe vera (97,5%) no teste de eritema ultravioleta” Skin Pharmacology and Physiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Atividade antiinflamatória de extratos de gel de Aloe vera” Journal of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Oral Aloe vera como um tratamento para osteoartrite: um resumo” British Journal of Community Nursing, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “A administração oral de gel de Aloe vera, remédio fitoterápico antimicrobiano e antiinflamatório, estimula a imunidade mediada por células e a produção de anticorpos em um modelo de camundongo” Central European Journal of Immunology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera no tratamento da síndrome do intestino irritável refratário: ensaio em pacientes iranianos” Journal of Research in Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Eficácia e segurança do xarope de Aloe vera para o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico: um ensaio piloto randomizado controlado positivo” Journal of Traditional Chinese Medicine.
- “O efeito da Aloe vera A. Berger (Liliaceae) na secreção de ácido gástrico e lesão aguda da mucosa gástrica em ratos” Journal of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de gel de aloe vera oral para colite ulcerativa ativa” Farmacologia Alimentar e Terapêutica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Efeitos da Aloe vera e do sucralfato nas alterações da microcirculação gástrica, nos níveis de citocinas e na cura da úlcera gástrica em ratos” World Journal of Gastroenterology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Hemorrhoids” Harvard Medical School.
- “Aloe vera: candidato potencial em gestão de saúde via modulação de atividades biológicas” Revisão de Farmacognosia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Estudo descobre que o suplemento dietético melhora o funcionamento cognitivo em pacientes com Alzheimer” University of Miami.
- “Redução da glicose no sangue em jejum e hemoglobina A1c usando aloe vera oral: uma meta-análise” The Journal of Alternative and Complementary Medicine.
- “Melhoria do status de glicose e perfil lipídico com Aloe vera em indivíduos pré-diabéticos: um ensaio clínico randomizado” Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Efeito das folhas de Aloe vera no nível de glicose no sangue em modelos de ratos diabéticos tipo I e tipo II” Pesquisa de fitoterapia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “A administração de pó de gel de Aloe vera seco reduziu a massa gorda corporal em ratos com obesidade induzida por dieta (DIO)” Journal of Nutritional Science and Vitaminology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Dietary Aloe Reduces Adipogenesis Via the Activation of AMPK and Suppresses Obesity-related Inflammation in Obese Mice” Immune Network, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Plantas com uso potencial na obesidade e suas complicações” Journal of Experimental and Clinical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Terapias complementares e alternativas como abordagens de tratamento para cistite intersticial” Avaliações em Urologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “A abordagem chinesa ao tratamento de medicina complementar e alternativa para cistite intersticial / síndrome de dor na bexiga” Translational Andrology and Urology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera: calmante da natureza para curar doenças periodontais” Sociedade Indiana de Periodontologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Redução na incidência de osteíte alveolar em pacientes tratados com o adesivo SaliCept, contendo hidrogel Acemannan” Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Eficácia comparativa do enxaguatório bucal com aloe vera e clorexidina na saúde periodontal: um ensaio clínico randomizado” Journal of Clinical and Experimental Dentistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Benefícios da aloe vera na odontologia” Journal of Pharmacy & BioAllied Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Gel de dente: o poder de cura da Aloe Vera também é benéfico para dentes e gengivas” ScienceDaily.
- “Aloe vera in dentistry” Journal of Clinical & Diagnostic Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- "Preliminary Antiplaque Efficacy of Aloe Vera Mouthwash on 4 Day Plaque Re-Growth Model: Randomized Control Trial" Ethiopian Journal of Health Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera: seu efeito na gengivite” Journal of Indian Society of Periodontology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera inibe a proliferação de células de câncer cervical e de mama humana e atua sinergicamente com a cisplatina” Asian Pacific Journal of Cancer Prevention, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
- “Tratamento da acne com uma combinação de própolis, óleo da árvore do chá e Aloe vera em comparação ao creme de eritromicina: duas investigações duplo-cegas” Farmacologia Clínica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Hidratantes para acne” The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “O efeito do gel de aloe vera nas propriedades anti-acne do óleo essencial da folha de Ocimum gratissimum Linn - uma investigação clínica preliminar” The International Journal of Aromatherapy.
- “A suplementação dietética de Aloe Vera melhora as rugas faciais e a elasticidade e aumenta a expressão do gene Procolágeno Tipo I na pele humana in vivo” Annals of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “The Role of Functional Foods in Cutaneous Anti-Aging” Journal of Lifestyle Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Efeito hidratante de formulações cosméticas contendo extrato de Aloe vera em diferentes concentrações avaliadas por técnicas de bioengenharia da pele” Skin Research and Technology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Plantas usadas para tratar doenças de pele” Revisão da Farmacognosia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Plantas medicinais usadas no tratamento de doenças inflamatórias da pele” Advances in Dermatology and Allergology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aloe vera: uma revisão sistemática de sua eficácia clínica” British Journal of General Practice, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Poison ivy” University of Mary Washington.
- “The Effects of Aloe vera on Wound Healing in Cell Proliferation, Migration, and Viability” Wounds, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Aplicação tópica da cura, modelagem e remodelação de feridas aceleradas de Aloe vera: Um estudo experimental” Annals of Plastic Surgery, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Estudo preliminar da eficácia da aloe vera no tratamento da sarna” Pesquisa em fitoterapia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Medicina Complementar e Alternativa: Produtos Naturais” Duquesne University.
- “Aloe vera para prevenção da dermatite induzida por radiação: um ensaio clínico autocontrolado” Current Oncology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Um ensaio duplo-cego controlado por placebo de uma emulsão de Aloe vera (A. barbadensis) no tratamento da dermatite seborréica” Journal of Dermatological Treatment.
- “Isolation, Purification and Evaluation of Antibacterial Agents from Aloe vera” Brazilian Journal of Microbiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Efeitos do revestimento de Aloe vera na qualidade pós-colheita do tomate” Fruits, Cambridge University Press.
- “Efeito de revestimentos comestíveis de gel de Aloe vera em Citrus sinensis durante o armazenamento Ambient” ResearchGate.
- Programa Nacional de Toxicologia “Aloe vera”, Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental.
- “Aloe vera” Memorial Sloan Kettering Cancer Center.