Índice:
- Quais nutrientes as sementes de damasco contêm?
- Comer sementes de damasco vai te matar?
- As sementes de damasco podem ajudar a tratar o câncer?
- Como comer sementes de damasco?
- Quantas sementes de damasco você deve comer por dia?
O damasco ( Prunus armeniaca ) é um membro da família Rosaceae e é mais popularmente cultivado na Turquia e na Índia.
As sementes de damasco são usadas para extrair óleo. O óleo de damasco é usado em perfumes, xampus e medicamentos.
As sementes de damasco são ricas em ácidos graxos e proteínas (1). Acredita-se que as sementes de damasco podem reduzir o risco de câncer, mas atualmente as pesquisas nesta área são inconclusivas.
Na verdade, devido à presença de compostos como a amigdalina e a laetrila, as sementes de damasco são tóxicas por natureza. O uso de sementes de damasco na terapia do câncer é controverso devido à falta de evidências científicas e de ensaios clínicos em humanos.
Vejamos o conteúdo de nutrientes, a dosagem recomendada e os estudos científicos sobre o efeito das sementes de damasco nas células cancerosas.
Quais nutrientes as sementes de damasco contêm?
- As sementes de damasco são ricas em óleo, o que representa 50% de seu conteúdo total. Ele também contém ácidos graxos insaturados saudáveis, como os ácidos linoléico, linolênico e oleico (1).
- Cerca de 25% de uma semente de damasco é proteína, predominantemente albumina (1).
- O conteúdo total de fibras de uma semente de damasco é de apenas 5% (1).
- As sementes de damasco contêm amigdalina (vitamina B17) na concentração mais alta. É considerada uma das enzimas mais essenciais encontradas nos grãos de damasco (1).
Há muito debate em torno do consumo de sementes de damasco. Acredita-se que pode ser fatal. Vamos verificar os fatos abaixo.
Comer sementes de damasco vai te matar?
Há relatos de que a ingestão crônica de caroço de damasco causa toxicidade por cianeto (2). As sementes de damasco contêm várias toxinas, como cianeto, amigdalina (um cianogênio) e β-glucosidase (um catalisador enzimático) (2), (3), (4).
Morder as sementes hidrolisa a amigdalina e a β-glucosidase, o que aumenta a toxicidade dos grãos de damasco (5). Vários casos de intoxicação por cianeto causados pela ingestão de grãos de damasco têm sido relatados (5), (6).
O Annals of Tropical Paediatrics também publicou um estudo diagnóstico retrospectivo sobre a intoxicação por cianeto causada pela ingestão de sementes de damasco em 13 crianças (7).
Embora os sintomas possam não aparecer imediatamente, efeitos tóxicos como náuseas, dores de cabeça, letargia, insônia, redução da pressão arterial e dores nos músculos e articulações foram relatados (8).
Alguns casos de morte, principalmente em crianças, também foram relatados (9). O FDA o considerou inseguro como alimento e medicamento (10).
Então, aqui está a questão mais importante…
As sementes de damasco podem ajudar a tratar o câncer?
Laetrile ou vitamina B17 é uma forma sintética de amigdalina. É um glicosídeo cianogênico presente nas sementes de damasco. Laetrile tem sido usado para tratar o câncer como uma terapia alternativa (11).
Em um estudo in vitro publicado na Food Science and Biotechnology , foi relatado que os extratos de amêndoa doce de damasco e amêndoa amarga possuem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e antitumorais. Afirma que os extratos de damasco podem prevenir o crescimento de linhagens de células de câncer de mama, cólon e hepatocelular (fígado) (12).
Um estudo in vitro relatou a possibilidade de usar grãos de damasco como parte de terapias anticâncer dietéticas. Foi observado que a amigdalina presente nas sementes de damasco pode suprimir o desenvolvimento de câncer em células HT-29 de câncer de cólon (13).
Foi relatado que a amigdalina induz a apoptose (morte celular) em células cancerosas ao inibir o ciclo celular. Os autores afirmam que é uma “crença equivocada” que a amigdalina causa toxicidade por cianeto (14). No entanto, ainda são necessários ensaios clínicos para comprovar esses efeitos em humanos.
Uma revisão sistemática de 36 estudos descobriu que os dados disponíveis sobre os benefícios potenciais do laetrile (encontrado em sementes de damasco) para o tratamento do câncer são inconclusivos (15).
Vários artigos de revisão de pesquisa afirmam que os efeitos anticâncer da amigdalina ou do laetrile são fraudulentos devido à falta de dados clínicos válidos (16), (17).
Uma vez que a maioria das informações disponíveis sobre o efeito anticâncer das sementes de damasco é anedótica, a taxa de sucesso desta terapia não foi relatada no domínio público.
As afirmações de pesquisas mistas e relatos de toxicidade das sementes de damasco as tornam um tratamento inferior ao ideal para o câncer. Mesmo o National Cancer Institute (NCI) não a aprova (18).
Embora existam relatórios mistos sobre a toxicidade do cianeto das sementes de damasco, você pode consumi-los em pequenas quantidades. Descubra como na próxima seção.
Como comer sementes de damasco?
O caroço encontrado no centro do fruto do damasco contém a semente ou grão. Retire o caroço do damasco da fruta. Use um quebra-nozes para abrir o caroço e expor a semente. Jogue fora o caroço e coma as sementes. Consulte um médico imediatamente se sentir quaisquer efeitos colaterais, como náuseas ou tonturas.
Quantas sementes de damasco você deve comer por dia?
Não há precisão