Índice:
- O que é Calêndula? O que é conhecido?
- Quais são os benefícios da calêndula?
- 1. Cura feridas, queimaduras e cicatrizes
- 2. Pode aliviar o desconforto menstrual
- 3. Trata assaduras
- 4. Pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias da pele
- 5. Mantém a saúde bucal
- 6. Reduz a dor e a inflamação
- 7. Pode combater o câncer
- 8. Exibe efeitos anti-HIV
- Composição Fitoquímica De Calêndula
- Quanto de calêndula é seguro?
Com flores amarelas brilhantes e alegres, as plantas de calêndula são difíceis de perder. Este doppelganger de calêndula trata doenças crônicas ao mesmo tempo que é uma excelente adição estética.
A calêndula tem efeitos antiinflamatórios, antibacterianos, antivirais, antioxidantes, analgésicos, antiplaca, vulnerários e adstringentes comprovados em seu corpo. Leia este artigo para saber como essa planta pode beneficiá-lo.
O que é Calêndula? O que é conhecido?
iStock
Calendula ( Calendula officinalis ) ou pot malmequer pertence à família Asteraceae . Está intimamente relacionado com o calêndula do campo, e suas flores também compartilham uma semelhança próxima (1).
As flores e folhas desta planta têm sido utilizadas na medicina tradicional. As propriedades medicinais da calêndula também foram mencionadas nas ciências ayurvédica e Unani. Em 2008, a Agência Europeia de Medicamentos o reconheceu como um medicamento à base de plantas (2).
A medicina popular usa folhas e flores de calêndula para tratar feridas, erupções cutâneas, hematomas, úlceras estomacais, edema e várias outras condições inflamatórias. Sua tintura-mãe é usada em homeopatia para aliviar a tensão mental e a insônia (1), (3).
As seções a seguir fornecerão uma visão detalhada sobre a calêndula e seus benefícios terapêuticos. Comece a rolar!
Quais são os benefícios da calêndula?
A calêndula é usada para curar erupções cutâneas, feridas profundas e úlceras. Também pode reduzir a febre, infecções microbianas, irregularidades menstruais e veias varicosas.
1. Cura feridas, queimaduras e cicatrizes
A calêndula contém alcalóides, triterpenóides, flavonóides e carotenóides. Esses fitoquímicos prendem os radicais livres em seu corpo e aceleram o processo de cicatrização de feridas e queimaduras (térmica e solar). A planta controla os níveis de compostos que promovem a inflamação, incluindo óxido nítrico e citocinas (4).
Estudos em animais foram conduzidos para estudar os efeitos do uso oral e tópico de extratos de calêndula. A porcentagem de fechamento da ferida foi de cerca de 90% no grupo tratado com o extrato. Quase nenhuma toxicidade cutânea foi relatada em qualquer um dos estudos (4), (5).
A pomada de calêndula também pode ser usada por mulheres que se submeteram a uma cesariana (procedimento cesáreo). Ele acelera consideravelmente a recuperação e pode ser usado para apoiar o cuidado / tratamento pós-cirúrgico (6).
2. Pode aliviar o desconforto menstrual
Esta flor foi usada para acalmar a menstruação dolorosa (dismenorréia) e irregularidades menstruais na medicina tradicional e homeopática. O óleo de calêndula, combinado com outros óleos essenciais, é um remédio comum (1), (7).
Esses óleos evitam a transmissão de sinais nervosos entre o útero e o cérebro. Eles também causam um atraso na transmissão do sinal de dor do cérebro para o útero.
Loções de calêndula tópicas podem ajudar no controle de sangramento menstrual e xcessivo e outros sintomas relacionados (7).
3. Trata assaduras
iStock
A dermatite das fraldas ou assaduras é uma reação inflamatória comum observada em bebês, crianças e adultos que usam fraldas. Erupções cutâneas dolorosas ocorrem nas áreas cobertas pela fralda (8).
Não trocar a fralda quando necessário e a exposição prolongada à urina, fezes e umidade podem causar essa condição aguda. A deficiência de zinco e infecções microbianas também podem levar a essas erupções (8).
Geralmente , um creme / pomada suave ou antibióticos orais podem eliminar essa alergia. Os medicamentos à base de calêndula e aloe vera também têm mostrado resultados promissores. Essas ervas têm efeitos antiinflamatórios e antimicrobianos (8).
Além disso , nenhum efeito colateral dessas preparações à base de plantas foi relatado até o momento (8).
4. Pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias da pele
Os taninos, triterpenóides e saponinas da calêndula exercem um efeito de limpeza profunda na pele. Quando aplicado topicamente, seus extratos de flores podem até curar acne e dermatite atópica (eczema) (9), (10), (11).
A calêndula também reduz a radiodermatite, que é um dano à pele causado pela radiação. A radiodermatite é um dos efeitos colaterais da radioterapia. Os pacientes podem desenvolver vermelhidão (eritema) e toxicidade cutânea (12).
Graças aos seus efeitos antioxidantes e adstringentes, este extrato vegetal pode reduzir os níveis de radicais livres em seu sistema. O uso de creme / pomada de calêndula com consentimento médico é uma boa opção nesses casos (9), (12).
No entanto, em casos raros, a calêndula pode induzir dermatite de contato nesses pacientes (13).
5. Mantém a saúde bucal
As propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias desta planta também podem ser utilizadas para tratar problemas dentários. Doença periodontal, gengivite, placa dentária e outras condições inflamatórias tornam-se crônicas e dolorosas em nenhum momento (14), (15).
Você pode usar produtos com ervas como calêndula, folha de cravo, tomilho e eucalipto para restaurar a higiene bucal. Essas ervas podem prevenir o acúmulo de tártaro e placa bacteriana nos dentes (14).
Um enxaguatório bucal feito de extrato de calêndula reduziu significativamente a gengivite. Suas moléculas ativas também podem combater infecções de garganta. Este extrato de planta pode tratar aftas, úlceras aftosas (estomatite) e dor de garganta (15).
A calêndula quase não tem efeitos colaterais se consumida por via oral. Pode ser adicionado como componente em balas, bebidas, dentifrícios, dentifrícios, pastilhas e moldes clareadores para melhores resultados (14).
6. Reduz a dor e a inflamação
A calêndula inibe a produção de substâncias químicas indutoras de dor (prostaglandinas) em seu corpo. Estudos em animais mostram uma redução de 33% no inchaço / edema quando tratados com 250 mg / kg de seu extrato (16).
A planta evita a liberação de histaminas, que são produtos químicos conhecidos por causar vermelhidão, dor, alergias e inflamação. Os flavonóides, saponinas e triterpenóides da calêndula são os responsáveis por essa propriedade (17).
Diferentes formulações de calêndula são usadas para tratar mulheres que foram submetidas a episiotomia durante o trabalho de parto. Espasmos e lesões musculares também podem ser tratados com eles (16), (17).
Você sabia?
Você pode aplicar pomada / loção / tintura de calêndula para curar hemorróidas. Pode até controlar a intensidade e a dor nas áreas afetadas até certo ponto (18).
Rosácea é outra doença de pele que você pode tratar com extratos de flores de calêndula. Os fitoquímicos eliminam as erupções e a vermelhidão da pele (10).
As propriedades antiinflamatórias, de limpeza / adstringentes, antioxidantes e analgésicas da calêndula são responsáveis por esses efeitos (1).
As flores do calêndula são coloridas e vibrantes. Seus extratos são freqüentemente usados para colorir produtos alimentícios.
Você também pode cultivar calêndula em casa. Tudo que você precisa é de boa luz solar, ventilação, sombra, um vaso / canteiro de solo fértil e quantidades moderadas de água. Uma vez que germina e se estabelece, a calêndula semeia-se com alegria !
7. Pode combater o câncer
A calêndula pode ser uma forte candidata ao tratamento do câncer e aos cuidados paliativos na medicina alternativa. Seus fitoquímicos têm efeitos citotóxicos (matadores de células) em células cancerosas humanas (3), (19).
As raízes e extratos de flores mostraram efeitos positivos no câncer de pele (melanoma), câncer de mama e células de leucemia. As moléculas ativas foram identificadas como polissacarídeos, proteínas, ácidos graxos, carotenóides, flavonóides, triterpenóides e saponinas (3), (20).
Essas moléculas inibem a divisão celular nas células cancerosas para prevenir a metástase (disseminação). A calêndula também induz morte celular programada (apoptose) nessas células para garantir 100% de inibição do crescimento (20).
8. Exibe efeitos anti-HIV
Este extrato de flor tem propriedades antivirais. Os pesquisadores reconheceram / identificaram a atividade anti-HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), em particular. Em um estudo, cerca de 90% das células- alvo foram protegidas da infecção por HIV na presença de 1 0-30 mcg / mL de extrato de flor de calêndula (21)
Os flavonóis nas flores bloqueiam as interações do estágio inicial entre vírus e células. O extrato inativa várias proteínas do HIV, mesmo quando presentes em pequenas concentrações (21).
A calêndula impede a atividade de uma proteína viral crucial chamada transcriptase reversa (RT). A enzima RT permite que o HIV sobreviva em células hospedeiras humanas, causando a AIDS (21).
Pesquisas futuras ajudariam a isolar as moléculas principais por trás dessa propriedade (21).
Experimentos de laboratório e análises químicas revelaram um perfil bioquímico único desta planta. Exploraremos isso na seção seguinte.
Composição Fitoquímica De Calêndula
Calendula officinalis contém grandes quantidades de triterpenos, flavonóides, carotenóides, ácidos fenólicos, ácidos graxos, esteróis, taninos, quinonas e carboidratos (1), (22).
Triterpenos glicosídeos / monoterpenos / terpenos conjugados | Calendulaglicosídeo A, B, CD, F, G. Ésteres como taraxasterol, faradiol, heliantriol, arnidiol, lupeol, calenduladiol, ursadiol, brein, amirina, maniladiol, eritrodiol; limoneno, cineol |
Flavonóides | Quercetina, kaempferol, isorhamnetina, rutina, astragalina, isoquercitrina |
Carotenóides | Luteína, zeaxantina, flavoxantina, auroxantina, ß-caroteno, luteoxnatina, violaxantina, ß-criptoxantina, mutaxantina |
Ácidos fenólicos / ácidos graxos | Ácido clorogênico, ácido cafeico, ácido cumarico, ácido vanílico, ácido linoléico, ácido calêndico |
Quinones | ?-tocoferol, filoquinona |
Óleos voláteis | ?-copaene, ?-ionona, ?-humuleno, geranilacetona, β-ionona, ledeno, ?-muroleno, ?-cadineno, ?-calacoreno, viridiflorol, ledol, limoneno, ?-cadinol e cadaleno |
Esses fitoquímicos aumentam o valor terapêutico das flores de calêndula. Usá-los da maneira e na quantidade certa colocará as moléculas em ação.
Existe uma maneira recomendada de usar calêndula? Role para baixo para saber.
Quanto de calêndula é seguro?
UMA