Índice:
Calvície frontal ou linha do cabelo recuada é o padrão mais comum de queda de cabelo observado em homens acima dos 30 anos. Ligado ao problema comum de perda de cabelo da calvície de padrão masculino, a calvície frontal também é conhecida como o pico da viúva ou alopecia fibrosante frontal (FFA). Este pesadelo padrão de queda de cabelo afeta negativamente a aparência de uma pessoa, ao mesmo tempo que causa constrangimento e reduz sua confiança. É o primeiro estágio da calvície de padrão masculino e o indicador inicial de queda de cabelo.
FFA é caracterizada pela perda de cabelo do couro cabeludo ao redor da testa e, às vezes, das sobrancelhas e axilas também. Esse problema geralmente ocorre devido a alterações hormonais ou resposta autoimune gerada no corpo. Este problema indesejável pode, entretanto, ser tratado e retardado por meio de procedimentos médicos, clínicos e terapêuticos, terapias e tratamentos. Um estilo de vida saudável e uma dieta adequada também são essenciais para combater esse problema de perda de cabelo.
Causas:
A queda geral de cabelo é causada por vários fatores. Dieta e estilo de vida não saudáveis, estresse fisiológico e psicológico, etiqueta imprópria no cuidado do cabelo, mudança hormonal, infecção do couro cabeludo, doenças e medicamentos, etc., causam a queda do cabelo.
No entanto, as alterações hormonais no corpo e no couro cabeludo e fatores genéticos são conhecidos por serem as principais causas da calvície masculina. O hormônio masculino chamado diidrotestosterona ou DHT é um andrógeno que é o principal responsável pela calvície frontal. DHT é responsável pelo desenvolvimento de atributos viris nos homens. Uma porcentagem muito pequena de DHT também é encontrada em mulheres. O nível elevado desse hormônio nas mulheres também causa o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas andróginas, como pelos faciais, ao mesmo tempo que leva à queda repentina dos cabelos.
O DHT se liga aos receptores de andrógenos presentes na papila dérmica dos folículos capilares e inibe o crescimento adequado do cabelo. Este andrógeno impede a absorção eficiente de nutrientes de crescimento do sangue pela papila. Consequentemente, isso restringe a nutrição ideal do cabelo e impede o crescimento da haste do cabelo. O nível elevado de hormônio DHT no couro cabeludo é geneticamente programado para causar miniaturização ou encolhimento dos folículos capilares. Isso dificulta a criação de novos folículos capilares, levando a redução do crescimento do cabelo, afinamento e perda de cabelo devido à degradação do folículo. Assim, regular os níveis de DHT no corpo e restringir a recepção de andrógenos pelos folículos capilares é essencial para resolver o problema da calvície frontal.
Tratamentos:
Manter um estilo de vida adequado, dieta saudável e permanecer livre do estresse praticando ioga e meditação pode ajudar a resolver naturalmente o problema geral de perda de cabelo e o problema de AGL. Reforçar o sistema imunológico e manter as doenças sob controle é um pré-requisito para um cabelo saudável. O uso de tratamentos para o cabelo quente, ferramentas de modelagem, produtos químicos e penteados estressantes e apertados devem ser evitados, pois podem facilmente causar a queda do cabelo frontal. Caspa e outras infecções do couro cabeludo, juntamente com a desidratação do couro cabeludo, levam ao bloqueio dos folículos capilares por excesso de sebo e acúmulo de couro cabeludo. Isso leva a uma nutrição insuficiente do cabelo, o que causa enfraquecimento da raiz do cabelo e, eventualmente, perda de cabelo. Portanto, deve-se usar shampoos e tratamentos anti-caspa, como nizoral e cabeça e ombros, para limpar o couro cabeludo e mantê-lo livre de infecções.
Os níveis hormonais devem ser regulados e controlados no corpo e a queda de cabelo frontal tratada por meio de medicamentos, tratamentos e cirurgias como:
Cirurgia do couro cabeludo:
Técnicas como flacidez do couro cabeludo, transplante de cabelo, tratamento FUE, crescimento e reestruturação do cabelo têm sido usadas para lidar com o problema da perda de cabelo frontal. É um tratamento caro e só deve ser consultado por recomendação de um médico em caso de AGL crônica.
Minoxidil:
Esta loção ou espuma tópica deve ser esfregada na região afetada do couro cabeludo todos os dias. Esta massagem no tratamento é melhor para parar e prevenir a queda de cabelo e retardar ainda mais a calvície. Também promove o crescimento do cabelo. Resultados favoráveis são visíveis 4 meses após o início do tratamento. Este é um tratamento caro e, portanto, deve ser utilizado apenas por conselho de um médico ou profissional de saúde.
Finasterida:
Este medicamento atua inibindo a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona de DHT. A diminuição no nível de DHT, portanto, afeta positivamente os poros para expandir de volta ao seu tamanho normal e, portanto, fortalecer o cabelo e prevenir a queda de cabelo. Consumir 1 comprimido de finastrida por dia ajuda a interromper a queda de cabelo e promover o crescimento do cabelo. O efeito deste medicamento é observado 4 meses após o início do processo de medicação, embora possa demorar até 2 anos para que ocorra o crescimento total do cabelo.
Espero que você tenha uma ideia muito clara do que é queda de cabelo frontal e as várias opções de tratamento para ela. Você está enfrentando problemas de perda de cabelo frontal? Então por que não tentar essas opções maravilhosas para curá-lo. Compartilhe seus comentários conosco.