Índice:
- O que é uma hérnia?
- Tipos de hérnia
- Sintomas de hérnia
- Causas e fatores de risco
- Como diagnosticar uma hérnia
- Como tratar uma hérnia
- Como prevenir hérnias
- O que você deve comer se tiver uma hérnia?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Você desenvolveu um caroço no abdômen ou na virilha? Esse caroço dói quando você levanta um objeto pesado ou quando você se esforça fisicamente de alguma outra forma? Então, é provável que você tenha desenvolvido uma hérnia.
A hérnia geralmente é o resultado de músculos enfraquecidos ou lesionados que não conseguem mais manter seus órgãos no lugar. Seu aparecimento é bastante comum nas áreas do abdômen e virilha. Você gostaria de saber mais sobre esta condição e suas chances de lutar contra ela? Continue lendo.
O que é uma hérnia?
Seus órgãos geralmente são mantidos juntos no lugar com a ajuda dos músculos ou tecidos que os rodeiam. Uma hérnia é o resultado de qualquer um dos seus órgãos forçando a abertura do músculo ou tecido circundante.
As hérnias ocorrem mais comumente no abdômen. No entanto, eles também podem aparecer na parte superior da coxa, na área da virilha e no umbigo. Embora as hérnias não sejam necessariamente fatais, elas não desaparecem por conta própria. Em alguns casos, eles podem exigir cirurgia para evitar complicações.
As hérnias podem ser divididas em diferentes tipos, dependendo da área em que aparecem.
Tipos de hérnia
Os tipos comuns de hérnias são os seguintes (1):
- Hérnia inguinal
Este é o tipo mais comum de hérnia e é responsável por cerca de 70% de todas as hérnias. Ocorre quando o intestino é empurrado através de um ponto fraco ou rasgado na parede abdominal inferior, geralmente no canal inguinal. Este canal é encontrado na virilha. Nos homens, o canal inguinal é a área onde o cordão espermático passa através do abdômen até o escroto e mantém os testículos juntos. Já nas mulheres, o canal inguinal ajuda a manter o útero no lugar. As hérnias inguinais são mais comuns em homens do que em mulheres.
- Hérnia Hiatal
Uma hérnia hiatal geralmente ocorre quando uma parte do estômago acaba projetando-se através do diafragma para a cavidade torácica. O diafragma é o músculo que se contrai quando você respira e ajuda a atrair o ar para os pulmões. Isso resulta na separação dos órgãos do tórax e do abdome. Pessoas com 50 anos ou mais são mais propensas a desenvolver uma hérnia de hiato. Se for descoberto que uma criança está tendo uma hérnia de hiato, é mais provável que seja devido a um defeito congênito de nascença. Para saber mais sobre a hérnia de hiato e suas opções de tratamento, clique aqui.
- Hérnia umbilical
Geralmente ocorre em crianças e bebês com menos de 6 meses. Esse tipo de hérnia geralmente é o resultado da saliência do intestino para fora da parede abdominal, perto do umbigo. Essa protuberância geralmente é evidente quando a criança está chorando.
Uma hérnia umbilical geralmente melhora e desaparece por conta própria à medida que os músculos da parede abdominal ficam mais fortes. Isso geralmente acontece quando a criança completa um ano de idade. Caso a hérnia se recuse a desaparecer, uma cirurgia pode ser necessária.
- Hérnia incisional
Essas hérnias geralmente aparecem após uma cirurgia abdominal. Seus intestinos estão sob alto risco de atravessar a cicatriz incisional ou os tecidos ao redor deles.
- Hérnia Femoral
Ocorre na parte superior da coxa, próximo à virilha, em uma área chamada canal femoral. É geralmente conhecido por afetar mulheres.
- Hérnia Epigástrica
É o resultado do tecido cutucando através de uma lacuna na parede abdominal, que está localizada entre o esterno e o umbigo.
- Hérnia Diafragmática
Geralmente ocorre quando qualquer uma das aberturas do diafragma se alarga.
Vejamos agora os sintomas comuns que surgem com os diferentes tipos de hérnias.
Sintomas de hérnia
O primeiro e mais importante sintoma de uma hérnia é um caroço na área afetada. Essa protuberância pode ser observada em ambos os lados do osso púbico, se for uma hérnia inguinal. Você também pode sentir uma hérnia se se levantar, se abaixar ou tossir.
Se o seu filho tiver hérnia, você poderá ver e / ou sentir a protuberância quando ele estiver chorando. Esta protuberância é o único sintoma associado a uma hérnia umbilical.
Os outros sintomas comuns associados a hérnias inguinais incluem (2):
- Dor ou desconforto na área afetada, especialmente quando você se curva, tosse ou levanta algo pesado
- Pressão ou sensação de peso no abdômen
- Uma sensação de dor ou queimação no local do caroço
Os sintomas que podem estar associados a uma hérnia hiatal são (3):
- Dor no peito
- Dificuldades de engolir
- Refluxo ácido
Em alguns casos, as hérnias dificilmente apresentam quaisquer sintomas e você pode não saber que tem um, a menos que passe por um exame físico ou médico de rotina.
As hérnias geralmente são causadas por uma combinação de músculos enfraquecidos e tensão. Dependendo do gatilho, uma hérnia pode aparecer rapidamente ou em um período de tempo.
Causas e fatores de risco
A fraqueza muscular é um dos gatilhos mais comuns para uma hérnia.
Algumas causas comuns de fraqueza muscular podem incluir:
- Idade - recém-nascidos e adultos mais velhos têm músculos mais fracos.
- Incapacidade ou falha dos músculos da parede abdominal em se fecharem adequadamente no útero (um defeito congênito)
- Episódios de tosse crônica
- Cirurgia ou lesão
Alguns fatores também podem aumentar o risco de desenvolver uma hérnia ao exercer pressão adicional sobre os músculos fracos. Eles são (1):
- Gravidez
- Constipação
- Levantamento de peso pesado
- Acúmulo de fluido no abdômen
- Obesidade
- Uma história de cirurgia ou lesão na área afetada
- Uma história familiar de hérnias
- Fumar
- Condições médicas como fibrose cística
Como diagnosticar uma hérnia
As hérnias inguinais e incisionais são diagnosticadas por meio de um exame físico. Seu médico pode primeiro procurar um caroço que se projeta em seu abdômen / virilha quando você se levanta, tosse ou faz esforço.
Os procedimentos diagnósticos usados para detectar uma hérnia de hiato incluem radiografia de deglutição de bário e endoscopia (4).
- Raio-X da Andorinha de Bário - Para isso, você pode ser solicitado a beber uma solução contendo bário e, em seguida, uma série de imagens de raios-X do seu trato digestivo são registradas. Consumir bário ajuda as imagens de raios-X a aparecerem bem.
- Endoscopia - envolve a passagem de uma pequena câmera (endoscópio) que é conectada a um tubo na garganta e, em seguida, através do esôfago, até o estômago. Este teste também permite que o médico veja o interior do estômago.
Para diagnosticar hérnia umbilical em uma criança, o médico pode realizar um ultrassom. Este teste usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do corpo.
O tratamento de hérnias depende de seu tamanho e da gravidade dos sintomas associados a elas.
Como tratar uma hérnia
As opções de tratamento para hérnia podem incluir:
- Remédios
Os medicamentos para a hérnia visam aliviar os sintomas. Eles incluem medicamentos de venda livre, como antiácidos, bloqueadores do receptor H-2 e inibidores da bomba de prótons para reduzir o ácido do estômago e os sintomas de refluxo ácido (3).
- Cirurgia
Se a hérnia estiver causando grande desconforto e dor, seu médico pode aconselhá-lo a se submeter a uma cirurgia. O orifício abdominal por onde sai o órgão ou tecido pode ser costurado e fechado (5).
As hérnias são geralmente reparadas com cirurgia aberta ou laparoscópica. As cirurgias abertas têm um longo tempo de recuperação e o paciente pode ficar incapaz de se mover por cerca de seis semanas. Por outro lado, as cirurgias laparoscópicas têm um tempo de recuperação curto, mas as chances de recorrência da hérnia são maiores. Também é importante observar que todas as hérnias não são adequadas para reparo laparoscópico.
Você pode controlar os sintomas de uma hérnia e prevenir o agravamento de sua condição fazendo as seguintes alterações em sua dieta e estilo de vida.
Como prevenir hérnias
- Faça refeições menores e frequentes em vez de três refeições grandes.
- Evite deitar ou se curvar logo após uma refeição.
- Controle o seu peso.
- Evite exercícios extenuantes. Em vez disso, faça exercícios leves para tentar fortalecer os músculos afetados.
- Parar de fumar.
- Evite comer alimentos picantes e ácidos que agravam os sintomas do refluxo ácido.
Como você já deve ter entendido, sua dieta realmente desempenha um papel importante no tratamento da hérnia. Portanto, vamos ver agora o que você deve comer e evitar ao lidar com essa condição.
O que você deve comer se tiver uma hérnia?
Consuma alimentos com baixo teor de ácido para controlar os sintomas de refluxo ácido e DRGE associados a hérnias. Alimentos com baixo teor de ácido e fibras que você pode comer se tiver uma hérnia são (6):
- Maçãs e bananas
- Legumes como cenoura, brócolis, folhas verdes, ervilhas e abóbora
- Frango criado a pasto
- Nozes e sementes inteiras
- Iogurte e outros alimentos probióticos como kefir, kombucha e kimchi
Evite estes alimentos se você tiver uma hérnia:
- Cebola
- Alho
- Frutas cítricas, como laranjas, tomates, limões, toranjas, etc.
- Alimentos picantes ou fritos
- Chocolate
- Hortelã-pimenta
- Alimentos ricos em sódio
- Álcool
- Cafeína
- Refrigerantes
- Leite inteiro
Aproveitar o tratamento imediato e fazer algumas mudanças no estilo de vida pode ajudá-lo a combater a hérnia. No entanto, qualquer atraso no tratamento pode levar a complicações, como o estrangulamento da hérnia, que pode até ser fatal.
Esse artigo foi útil? Não se esqueça de compartilhar suas idéias e comentários conosco na seção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto tempo leva uma cirurgia de hérnia?
A cirurgia para correção de hérnias geralmente leva cerca de 30-45 minutos. Após a cirurgia, você deve evitar levantamento de peso pesado e atividades extenuantes por 4-6 semanas.
Quanto tempo você consegue viver com uma hérnia?
As hérnias não desaparecem por conta própria. No entanto, se você aproveitar o tratamento médico, poderá lidar com a condição com sucesso. Em casos raros, deixar hérnias sem tratamento pode levar a complicações fatais.
O que não fazer quando você tem uma hérnia?
Você deve evitar atividades físicas extenuantes, como levantamento de peso e exercícios intensos, se tiver uma hérnia. Você também deve parar de fumar, pois isso pode causar tosse crônica, que é novamente um problema para quem tem hérnia.
Você pode curar uma hérnia com exercícios?
Embora você não deva fazer exercícios intensos, exercícios leves a moderados que visam fortalecer os músculos afetados podem ajudar a prevenir a recorrência.
O que é uma hérnia esportiva?
A hérnia esportiva é uma lesão dolorosa dos tecidos moles que geralmente ocorre na virilha. Geralmente é disparado durante qualquer esporte que envolva movimentos de torção ou mudanças repentinas de direção.
Qual a gravidade de uma hérnia?
Deixar uma hérnia sem tratamento pode levar ao seu estrangulamento. Isso pode levar a complicações como a morte dos tecidos afetados.
Quais alimentos devo evitar com uma hérnia inguinal?
Certos alimentos podem piorar os sintomas associados a uma hérnia inguinal, como alimentos e bebidas picantes, ácidos, fritos, cafeinados ou carbonatados. Portanto, é melhor evitar esses alimentos.
Referências
- Instituto “Hérnias: Visão Geral” para Qualidade e Eficiência em Cuidados de Saúde, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Hérnia inguinal” StatPearls, US National Library Of Medicine.
- “Signifi cância Clínica da Hérnia Hiatal” Gut And Liver, US National Library Of Medicine.
- “Diagnóstico pré-operatório de hérnia de hiato: raio-X de engolir bário, manometria de alta resolução ou endoscopia?” Cirurgia Europeia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Hernias” Munich: Zuckschwerdt, US National Library Of Medicine.
- “A dieta enriquecida com fibras ajuda a controlar os sintomas e melhora a motilidade esofágica em pacientes com doença do refluxo gastroesofágico não erosiva” World Journal Of Gastroenterology, US National Library Of Medicine.