Índice:
- Índice
- O que é Cordyceps?
- Quais são os benefícios do Cordyceps?
- 1. Protege os pulmões
- 2. Limita a fadiga
- 3. Auxílios no combate ao câncer
- 4. Pode ajudar no controle do diabetes
- 5. Aumenta a testosterona
- 6. Suporta e melhora a função renal
- 7. Melhora o desempenho do exercício
- Quais são os ingredientes bioativos do Cordyceps?
- Como você deve consumir Cordyceps?
- Existem efeitos colaterais de ter Cordyceps?
- The Bottom Line
- Referências
A natureza tem a melhor cura para certas doenças. A naturopatia usa ervas, raízes, frutas, óleos, gomas, cera, pólen, insetos, vermes, pragas e quase todos os membros frutíferos e não frutíferos da natureza para tratar vários problemas de saúde. Mas o que me pegou de surpresa foi um fungo terapêutico chinês!
Sim, você me ouviu direito. Existe um fungo chamado Cordyceps que pode ser usado para tratar doenças pulmonares, insuficiência renal, doença da altitude e fadiga. Para saber mais sobre este fungo amigável, você pode percorrer as cidades do Himalaia ou rolar para baixo!
Índice
- O que é Cordyceps?
- Quais são os benefícios do Cordyceps?
- Quais são os ingredientes bioativos do Cordyceps?
- Como você deve consumir Cordyceps?
- Existem efeitos colaterais de ter Cordyceps?
O que é Cordyceps?
<Cordyceps é um fungo comestível em forma de lagarta que cresce nas regiões do Himalaia, Nepal, Tibete e partes da China (a uma altitude de 3600–5000 m).
Cordyceps é um gênero de fungo parasita que cresce nas larvas de insetos. O fungo ataca a larva de algumas espécies de insetos (principalmente mariposas e artrópodes). Ele converte cada larva em um esclerócio, a partir do qual o corpo frutífero cresce.
Até o momento, mais de 350 espécies relacionadas ao cordyceps foram encontradas em todo o mundo com base em fungos e / ou insetos hospedeiros.
Os chineses acreditam (d) que este extrato fúngico endoparasitóide pode ser usado como tônico renal, expectorante, descongestionante, afrodisíaco, anti-hemorrágico (para sangramento), anticâncer, antioxidante e revitalizante (1).
Os compostos bioativos do cordyceps o tornam um candidato ideal para o tratamento de doenças crônicas e agudas. Vejamos o que ele faz com cada um dos órgãos do nosso corpo.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do Cordyceps?
1. Protege os pulmões
As doenças pulmonares podem surgir devido a fatores como invasão de bactérias ou fungos, espécies reativas de oxigênio (ROS), íons de metais pesados e inflamação.
Extratos aquosos e alcoólicos de cordyceps têm demonstrado atividade antioxidante significativa contra doenças respiratórias. Cordyceps pode reduzir a formação de ROS, limpar a congestão (catarro) e prevenir a infiltração de células pró-inflamatórias e mensageiros químicos (citocinas) (2).
Com a preparação certa, esses fungos podem suportar doenças pulmonares agudas e crônicas como fibrose, tosse, asma e doença pulmonar obstrutiva (DPOC).
2. Limita a fadiga
Shutterstock
A fadiga mental e física pode afetar seu desempenho, levando a um esgotamento massivo. Cerca de 30–70% desses pacientes também apresentam alguns sintomas de depressão maior (1).
A medicina tradicional chinesa usa cordyceps para restaurar a saúde. Ele acelera a recuperação da exaustão por causa de suas propriedades anti-estresse e capacidade de aumentar a resistência e resistência.
Cordyceps melhora a captação e utilização de oxigênio, fluxo sanguíneo no corpo, função cardíaca e hepática e geração de ATP (energia) (1).
3. Auxílios no combate ao câncer
Os extratos aquosos desse fungo possuem potente atividade antitumoral. Vários estudos in vitro promissores sugerem que o cordyceps pode possuir poderosas propriedades anticancerígenas. Cordyceps induz a morte celular em células cancerosas, ativa os genes supressores de tumor em seu corpo e desencadeia a produção das respectivas enzimas e proteínas do sistema imunológico.
Este fungo maravilhoso pode auxiliar no tratamento de uma horda de cânceres, incluindo os do pulmão, mama, cólon, hepático, linfático, próstata e tecidos da pele (1), (3).
Em particular, estudos in vitro mostram que o extrato de cordyceps pode ser eficaz na redução do crescimento de células de câncer de fígado, pulmão e colorretal. No entanto, esse campo de estudo requer mais insights e tende a evoluir (4).
4. Pode ajudar no controle do diabetes
Cordyceps também reduz o diabetes. Em um estudo com ratos, o extrato de cordyceps reduziu os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue e melhorou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.
Dois constituintes ativos do cordyceps, d-manitol cordycepin e 3'-desoxiadenosina, são parcialmente responsáveis por várias ações fisiológicas que ajudam a controlar os níveis de insulina e de açúcar no sangue (5).
O extrato também pode proteger as células beta pancreáticas do estresse químico e da inflamação induzida por uma dieta rica em gordura. Cordyceps exibe atividades anti-hiperglicêmicas. Promove indiretamente a secreção de insulina e mantém sua atividade no sangue (1), (6).
5. Aumenta a testosterona
Shutterstock
Cordyceps aumenta a libido e a atividade sexual e restaura a função reprodutiva prejudicada em ambos os sexos em humanos. Uma dose de 3 mg / mL de partes de cordyceps promoveu a produção de testosterona plasmática em camundongos (7).
Além disso, parece que os suplementos de cordyceps podem ajudar o corpo a utilizar o oxigênio com mais eficiência e melhorar o fluxo sanguíneo, o que é importante para a saúde física e a função sexual.
Junto com um aumento nos níveis de testosterona e estradiol no soro, a contagem de esperma e a motilidade também melhoraram. Ao longo desse processo, os níveis de hormônios como a prolactina e o hormônio folículo estimulante (FSH) permaneceram inalterados (8).
6. Suporta e melhora a função renal
Cordyceps sinensis foi usado por quase 2.000 anos como um tônico renal na China. Suas propriedades reno-protetoras podem ser usadas para apoiar e melhorar a função renal.
Extratos desse fungo podem reduzir a lesão glomerular e tubular renal. Também estimula a produção de citocinas fibrogênicas (cicatrizantes) como o TGF-β1 para acelerar o reparo renal.
Estudos afirmam que o cordyceps previne a desnutrição em casos de doença renal crônica (DRC). Também aumenta o nível de hemoglobina sérica nesses indivíduos (9).
Você sabia?
Habitantes das regiões de alta altitude do Nepal e do Tibete acreditam que cordyceps pode melhorar a fadiga, intolerância ao frio, tonturas, noctúria frequente, zumbido, hipossexualidade e amnésia.
7. Melhora o desempenho do exercício
Cordyceps melhora o desempenho nos exercícios, aumentando o fluxo sanguíneo no corpo, melhorando a utilização do oxigênio e agindo como antioxidante.
A utilização aprimorada de oxigênio e o fluxo sanguíneo, especialmente para o fígado e músculos esqueléticos não exercitados, podem aumentar a depuração de lactato.
Uma dose de 3 g / dia de cordyceps pode permitir que os atletas mantenham uma maior intensidade de exercício. A redução do estresse oxidativo do exercício de alta intensidade pode retardar a fadiga (10).
Muitos estudos não encontraram benefícios da suplementação de cordyceps no desempenho aeróbio e anaeróbio. Precisamos de mais números e elucidação a esse respeito para enquadrar uma dosagem certa e segura desse suplemento fúngico (10).
Chegando à questão óbvia, o que é responsável por esses benefícios terapêuticos? Leia!
Voltar para TOC
Quais são os ingredientes bioativos do Cordyceps?
Muitos ingredientes ativos, como cordyceps, polissacarídeos e esteróis, foram isolados de várias espécies de cordyceps. Eles são responsáveis pela gama de bioatividades listadas acima.
Este fungo também é abundante em nucleosídeos como adenina, adenosina, citidina, citosina, guanina, guanosina, uracila, uridina, hipoxantina, inosina, timina, timidina, 2′-desoxiuridina, 2′-desoxiadenosina, N6-metiladenosina e 6-hidroxietil -adenosina.
Os esteróis são outra classe de moléculas bioativas presentes no cordyceps. Eles incluem ergosterol, peróxido de ergosterol, cereisterol, β-sitosterol, daucosterol, colesterol, palmitato de colesterol, campesterol e diidrobrassicasterol.
Ácido láurico, ácido mirístico, ácido pentadecanoico, ácido palmitoleico, ácido palmítico, ácido linoléico, ácido oleico, ácido esteárico, ácido docosanóico e ácido lignocérico são os ácidos graxos livres encontrados em C. sinensis, C. liangshanensis e C. gunnii, bem como em C. sinensis e C. militaris cultivadas (1).
Um bônus! Cordyceps também contém altos níveis (3-8% do peso seco) de carboidratos essenciais - o mais alto sendo D-manitol ou ácido cordicético.
Devido à sua atividade osmótica, o D-manitol é usado há muito tempo para o tratamento de edema cerebral, lesão cerebral traumática e hemorragia subaracnóide. Seu extrato em pó desobstrui as vias aéreas e pode ser uma cura para fibrose cística, bronquiectasia, asma, etc. (1).
Rapaz, isso é muita bondade para um fungo!
Mas é bom demais para ser verdade? Podemos comer cordyceps no almoço ou jantar? Confira os detalhes abaixo.
Voltar para TOC
Como você deve consumir Cordyceps?
Existem três tipos principais de produtos atualmente disponíveis: cogumelos inteiros, micélio e esporos.
Cogumelos inteiros são difíceis de obter e podem apresentar problemas de qualidade e atividade. Você pode comprá-los aqui.
É por isso que os extratos de cordyceps são normalmente comercializados em comprimidos / cápsulas (compre aqui) ou em pó (compre aqui) para concentrar certos compostos.
Você também pode encontrar no mercado tintura, elixires (compre aqui) ou extratos líquidos (compre aqui).
Cordyceps cultivados tradicionalmente, ou seja, aqueles que são cultivados em lagartas, vermes ou mariposas, custam milhares de dólares por kg. Isso pode ser devido ao tempo, trabalho e esforço necessários e / ou esse fungo é considerado em perigo.
Portanto, você precisa usar o suplemento de fungos com sabedoria. Defina uma dose adequada em consulta com seu nutricionista e médico. A dosagem clinicamente eficaz de cordyceps é de cerca de 2-4 g / dia de extrato em forma de comprimido ou equivalente (11).
Você pode adicionar o pó às suas bebidas, mastigar os cogumelos inteiros (sob consulta médica) ou estourar os comprimidos conforme recomendado.
Mas, e se o tiro sair pela culatra? Boa pergunta. Leia a próxima seção.
Voltar para TOC
Existem efeitos colaterais de ter Cordyceps?
Existem poucos dados disponíveis sobre os efeitos adversos do cordyceps. Os seguintes efeitos colaterais foram observados em algumas pessoas:
- Náusea
- Diarréia
- Boca seca
- Desidratação e
- Alergias
Além disso, pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lúpus e esclerose múltipla, geralmente são solicitadas a evitá-lo.
O mesmo aviso vale para qualquer pessoa com um sangramento conhecido ou distúrbio de coágulo sanguíneo. Você deve evitar tomar cordyceps 2 semanas antes de qualquer cirurgia programada. Isso ocorre porque esses cogumelos medicinais às vezes podem interferir na coagulação do sangue.
Não há pesquisas suficientes sobre a segurança do fungo para mulheres grávidas e lactantes. Portanto, se você se enquadra em alguma dessas categorias, é melhor ficar longe do cordyceps (12).
The Bottom Line
Cordyceps é um dos suplementos fúngicos não tóxicos e confiáveis que tem sido usado há décadas. É embalado com polissacarídeos, ácidos graxos essenciais, esteróis, nucleosídeos e outros ingredientes bioativos diversos. Seu impressionante perfil bioquímico é responsável pelos incríveis benefícios para o corpo humano.
Experimente um pequeno pacote de cordyceps após consultar seu médico.
Voltar para TOC
Compartilhe suas histórias, comentários e sugestões na caixa de comentários abaixo. Sinta-se à vontade para compartilhar quaisquer fatos relevantes e validados que você encontrar sobre cordyceps.
Referências
- “Cordyceps as an Herbal Drug” Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects, 2ª edição, NCBI Bookshelf
- “Funções protetoras de Cordyceps no pulmão…” Journal of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine
- “Cordyceps militaris induz a morte de células tumorais…” Molecular Medicine Reports, US National Library of Medicine
- "Cordyceps militaris (L.) Link Fruiting Body Reduz o Crescimento de…" Moléculas, US National Library of Medicine
- “The Chemical Constituents and Pharmacological Actions of Cordyceps sinensis” Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, US National Library of Medicine
- “Anti-hyperglycemic activity of natural and fermented…” The American Journal of Chinese Medicine, US National Library of Medicine
- "Effect of Cordyceps sinensis on testosterone…" Life Sciences, US National Library of Medicine
- “Efeito da suplementação de Cordyceps militaris no esperma…” The American Journal of Chinese Medicine, US National Library of Medicine
- “Extratos de Cordyceps cicadae melhoram renal…” Journal of Zhejiang University SCIENCE B, US National Library of Medicine
- “Cordyceps militaris melhora a tolerância a altas…” Journal of Dietary Supplement, US National Library of Medicine
- Notícias e eventos “The Science of Medicinal Mushrooms”, Pacific College of Oriental Medicine
- “Potencial farmacológico e terapêutico de..” 3 Biotech, Springer, US National Library of Medicine