Índice:
- Alimentos para comer quando você está doente
- 1. Água de coco
- 2. Chá de ervas
- 3. Canja de Galinha
- 4. Caldo de osso
- 5. Aveia
- 6. Iogurte
- 7. Gengibre
- 8. Alho
- O que você não deve comer quando estiver doente
- Referências
Você acordou sentindo a cabeça pesada e fraca? Sua barriga se recusa a aceitar alguma coisa? A sua gravidez está dificultando as manhãs?
Bem, se você tiver algum dos sintomas acima, seu dia provavelmente foi pelo ralo. E também o seu apetite! O que fazes, então? O que você come para sobreviver e lutar contra esse sentimento doentio? Confira a lista de alimentos que preparamos para você. Relaxe, role para baixo e nos agradeça mais tarde!
Alimentos para comer quando você está doente
- Água de coco e água de bordo
- Chá de ervas
- Sopa de galinha
- Caldo de osso
- Aveia
- Iogurte
- Gengibre
- Alho
1. Água de coco
Shutterstock
Água de coco é exatamente o que você precisa quando está desidratado e tem diarréia, febre, vômitos e dores de cabeça. Possui amplo conteúdo de potássio e glicose e é melhor do que outros fluidos de reidratação oral (1).
A água de bordo é semelhante, exceto pelo fato de ter menor teor de açúcar - 4 g contra 15 g na água de coco.
Um coco pode render cerca de 206 g de água de coco, que é rica em magnésio, manganês, vitamina C e fibra alimentar.
Adicionar sal de cozinha à água de coco ou de bordo pode equilibrar as deficiências de bicarbonato, cloreto e sódio. (1). Ajuda a repor os eletrólitos perdidos nas fezes, vômitos (gastroenterite) e transpiração - colocando você de volta no caminho mais rápido para a recuperação.
Voltar para TOC
2. Chá de ervas
Shutterstock
O chá é o combustível com o qual algumas pessoas funcionam. Alguns corpos não respondem a nenhum estímulo sem uma xícara de chá bem quente. Felizmente, você não precisa ficar longe do chá se for viciado em chá e estiver indisposto.
Mas, você precisa adicionar algumas ervas medicinais ao chá para aliviar o nariz entupido ou escorrendo ou uma forte dor de cabeça. Hortelã, tomilho, mil-folhas, sabugueiro, espinha, camomila e gengibre são alguns aditivos comuns (2).
Essas ervas retardam a propagação da infecção viral, diminuem a inflamação, reduzem a flatulência e o inchaço, expelem o catarro e aliviam a tosse enquanto aumentam sua imunidade geral (2).
Psssst…!
Dica: adicione uma colher de chá de mel ao seu chá de ervas. Ou, se você tem filhos com tosse forte (aguda), dê a eles uma colher de chá de mel.
O mel pode reduzir a secreção de muco e aliviar o congestionamento nas vias aéreas. Dessa forma, as crianças (ou adultos) podem dormir melhor sem crises de tosse (3).
Voltar para TOC
3. Canja de Galinha
Shutterstock
Nos dias em que seu nariz fica entupido e sua garganta fica seca e ressecada, líquidos quentes são uma bênção. Eles mantêm o nariz e as vias aéreas úmidos e aliviam a dor de garganta (4).
A canja é uma das opções preferidas.
Quando você faz a sopa, um aminoácido, a cisteína, é liberado do frango. Este aminoácido afina o muco (que é gerado como um mecanismo de defesa) nos pulmões e acelera o processo de cicatrização. Isso também ocorre porque a sopa pode ter outros efeitos antiinflamatórios e potenciadores da imunidade (5).
Além disso, o frango é uma das maiores fontes naturais de proteína. Fornece a força necessária ao seu corpo quando você está doente. Você também pode adicionar uma variedade de vegetais à sopa. Eles ajudam a limpar o catarro e recarregar seu corpo (5).
Veganos e vegetarianos podem optar por água quente em vez de canja de galinha ou caldo de osso.
Voltar para TOC
4. Caldo de osso
Shutterstock
O caldo de osso constitui uma parte importante da dieta paleo (ou paleolítica). Diz-se que caldo de osso, peixe, carne, frutas e vegetais entraram na lista dos primeiros caçadores-coletores, enquanto laticínios, álcool, grãos, legumes e café nunca existiram (6).
O antigo caldo de osso cru é feito fervendo ossos de carne de vaca ou frango com temperos em água por mais de dois dias. O caldo de osso new age tem cenoura, cebola, alho-poró, repolho, couve e uma mistura de ervas para realçar seu sabor e propriedades terapêuticas (6).
Este caldo é uma mistura de ingredientes ativos antiinflamatórios, digestivos, descongestionantes e revitalizantes. Você pode consumi-lo como uma sopa clara (6). É leve na barriga e acalma o corpo dolorido.
Voltar para TOC
5. Aveia
Shutterstock
Declaramos benefícios suficientes sobre a proteína. Agora, é hora de alguns carboidratos! Os carboidratos nem sempre são os vilões. Eles também ajudam na construção de um corpo forte e no fortalecimento da imunidade. Por serem facilmente digeríveis, a aveia é uma fonte ideal de carboidratos que você pode escolher, especialmente nos dias em que tiver problemas de estômago.
A aveia é um grão inteiro que contém bons açúcares e fibras como os beta-glucanos. Esses polissacarídeos aumentam sua imunidade ao ativar as células imunológicas envolvidas no combate a patógenos (células assassinas naturais, macrófagos etc.) (7).
Isso significa que seus glóbulos brancos funcionam melhor e mais rápido quando você come aveia (8). Não é isso que você quer quando está com dor de barriga ou gripe?
Voltar para TOC
6. Iogurte
Shutterstock
O iogurte contém proteínas, vitaminas A e B, cálcio, fósforo, potássio, zinco, gorduras saturadas e uma tonelada de probióticos.
É por isso que pedimos que você coma iogurte quando estiver tomando antibióticos, durante um surto de gripe, febre, intoxicação alimentar ou barriga inchada. Pode acalmar seu intestino inflamado e trato respiratório com todos os micro e macronutrientes.
Além disso, as bactérias probióticas ou de ácido láctico vivas em um copo de iogurte podem restaurar a microflora intestinal perdida ou danificada (boa cobertura microbiana) devido ao tratamento com antibióticos. Dessa forma, o pouco alimento ingerido é bem digerido e seu apetite começa a se recuperar (9).
E não, não vai piorar a gripe (10).
Voltar para TOC
7. Gengibre
Shutterstock
O gengibre é listado como geralmente reconhecido como seguro (GRAS) para consumo pelo FDA dos EUA e um remédio para vômitos em mulheres grávidas pelo British Herbal Compendium. É uma das ervas mais consumidas e estudadas em todo o mundo.
A raiz de gengibre contém óleos essenciais que lhe conferem um odor e sabor característicos. Zingiberol é um dos constituintes predominantes. Ele também contém gingerols, shogaols, guarda-sóis, zingerone e 30 outros compostos (11).
O gengibre é um antiemético e é conhecido por aliviar náuseas e vômitos. Atua nos receptores da serotonina e colinérgicos e aumenta o esvaziamento gástrico.
Por atuar diretamente no sistema nervoso central e nos neurotransmissores, o gengibre é considerado o remédio mais eficaz para diversas condições, incluindo dispepsia, diarréia, dores no corpo, febre, náuseas e vômitos. É especialmente útil para mulheres grávidas e aquelas em quimioterapia (11).
Trivia Time!
- A cafeína é conhecida por induzir o estado de alerta, melhorar o desempenho psicomotor e conter o mal-estar (12).
- Beber café preto quente em quantidades reguladas - 1-2 xícaras - quando você está gripado e com febre pode ajudá-lo a realizar algumas de suas tarefas pendentes.
- O chocolate amargo é conhecido por suas propriedades cardioprotetoras. Não só protege o seu coração, mas também aumenta a sua imunidade.
- Compostos ativos como teobromina e cafeína no chocolate amargo podem ajudar na recuperação mais rápida de doenças.
- As bananas são uma boa opção quando você está sofrendo de gastrite, refluxo ácido ou dor de estômago. Eles desencadeiam a produção de muco do revestimento interno do estômago. O muco secretado protege o trato gastrointestinal do ácido e dos sucos digestivos que causam azia (13).
Voltar para TOC
8. Alho
Shutterstock
O alho tem grande importância histórica e significado terapêutico e encontra um lugar em quase todas as cozinhas em todo o mundo. O alho é conhecido por atuar como estimulador do apetite, intensificador da imunidade, neuroestimulador, expectorante, antiinflamatório e antinociceptivo.
Os frutos do alho contêm alicina, uma substância com fortes propriedades bactericidas. Possui abundantes compostos contendo enxofre, aminoácidos, óleos etéricos, ácidos orgânicos, minerais e vitaminas.
A pesquisa sugere que o alho previne infecções virais como o resfriado comum. É um forte agente antimicótico e, portanto, pode evitar infecções respiratórias fúngicas (14).
Escolha os seus favoritos nesta lista e estocar para os dias em que estiver doente. Se você já está caído, aqui está o que você deve evitar.
Voltar para TOC
O que você não deve comer quando estiver doente
Quer se trate de gripe, estômago enjoado ou piora do episódio de enjôo matinal, você precisa ficar longe do seguinte:
- Alimentos oleosos e picantes
- Legumes e frutas não lavados (alguns podem ter vermes)
- Doces
- Sorvetes
- Produtos de panificação e alimentos processados
- Alimentos azedos e ácidos
- Álcool
- Alimentos muito salgados
- Alimentos fermentados e picles
- Cogumelos não identificáveis e selvagens
- Leite cru e não pasteurizado e produtos lácteos
Em poucas palavras...
Todos nós podemos ficar a quilômetros de distância da gripe, infecções estomacais e indigestão se observarmos como comemos. Como sempre digo, equilíbrio e moderação são fundamentais.
Depois de escolher seus favoritos em nossa lista dos 8 principais alimentos, limpe-os bem e consuma-os. Se você é alérgico a qualquer um dos alimentos acima, consulte seu médico para um regime alimentar personalizado.
Até a próxima vez, coma o seu caminho para a recuperação!
Referências
1. “Água de coco como fluido de reidratação” The New Zealand Medical Journal, US National Library of Medicine.
2. “Sete Ervas para Apoiar a Imunidade” Bastyr Health, Bastyr University.
3. “Mel para tratamento de tosse em crianças” The College of Family Physicians of Canada, US National Library of Medicine.
4. “Efeitos de beber água quente, água fria e canja de galinha…” Peito, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
5. “The Healing Powers of Chicken Soup” Student Affairs, Duke University.
6. “Qual é a importância da sopa de osso?” Harvard Women's Health Watch, Harvard Health Publishing, Harvard Medical School.
7. “Efeitos dos beta-glucanos no sistema imunológico” Medicina, US National Library of Medicine.
8. “Não fique doente neste inverno” Uma alimentação saudável na PSU, Pennsylvania State University.
9. “Iogurte para o resgate!” Micróbios - o bom, o mau, o feio, pergunte a um biólogo, Arizona State University.
10. “Iogurte” Food Source Information, Colorado Integrated Food Safety Center of Excellence.
11. “A eficácia do gengibre na prevenção de náuseas e vômitos…” Integrative Medicine Insights, US National Library of Medicine.
12. “Cafeína e o resfriado comum” Journal of Psychopharmacology, US National Library of Medicine.
13. “Bananas and nausea” MedlinePlus, US National Library of Medicine
14. “Extracts from the history and medical properties…” Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine.