Índice:
- Causas da deficiência de zinco
- Sintomas de deficiência de zinco
- Doenças e tratamentos de deficiência de zinco
- 1. Gravidez:
- 2. Hipogonadismo:
- 3. Sistema imunológico:
- 4. Acne Vulgaris:
- 5. Úlceras gástricas:
- 6. Problemas femininos:
- 7. Pele e unhas:
- 8. Função tireoidiana:
- 9. Humor e sono:
- 10
- 11
- 12
- Algumas dicas importantes:
O zinco desempenha um papel vital em várias atividades metabólicas do corpo. A deficiência de vitamina zinco também é conhecida como hipozincemia, causada por níveis inadequados de zinco na dieta. Isso ocorre devido ao consumo de uma dieta desequilibrada. Níveis baixos de zinco podem levar a uma ampla gama de doenças, como distúrbios genéticos, crescimento anormal, problemas de fertilidade em homens / mulheres, etc. Essa deficiência é observada principalmente em mulheres grávidas, crianças pequenas e mães que amamentam.
Causas da deficiência de zinco
O zinco é necessário para muitas funções corporais vitais. Portanto, você deve consumir a quantidade necessária ou tomar um suplemento. A deficiência dessa vitamina essencial geralmente ocorre devido a hábitos alimentares inadequados, como menor consumo de frutas e vegetais. A deficiência de zinco é um problema muito sério e deve ser tratada com alimentos naturais ou suplementos dietéticos.
Outros fatores que podem causar deficiência de zinco em humanos incluem:
- Má absorção,
- Diarréia
- Doença hepática crônica
- Doença renal crônica
- Diabetes
- Cirurgia
- Exposição ao metal pesado
Sintomas de deficiência de zinco
- Unhas quebradiças
- Caspa
- Apetite diminuído
- Diarréia
- Pele seca
- Infecções oculares
- Perda de cabelo
- Infertilidade
- Insônia
- Perda do olfato e / ou paladar
- Disfunção sexual ou impotência
- Manchas na pele
- Crescimento atrofiado
- Baixa imunidade
Doenças e tratamentos de deficiência de zinco
1. Gravidez:
A deficiência de zinco pode criar complicações durante o processo de nascimento. Parto difícil, trabalho de parto prolongado, hemorragia, depressão podem resultar da presença de baixos níveis de zinco em mulheres grávidas.
2. Hipogonadismo:
Isso pode ser explicado como mau funcionamento do sistema reprodutivo. Nesse distúrbio, os ovários ou testículos não produzem hormônios, óvulos ou espermatozoides.
3. Sistema imunológico:
A deficiência de zinco afeta as funções normais das células. Pode reduzir ou enfraquecer os anticorpos. Assim, a pessoa com essa deficiência atrairá mais infecções e gripes. O zinco é essencial para manter um sistema imunológico eficaz.
4. Acne Vulgaris:
Imagem: Shutterstock
A aplicação de cremes à base de zinco é um método seguro e eficaz para tratar a acne vulgar. Portanto, adicionar zinco à sua dieta diária pode ajudá-lo a se livrar das espinhas e acne indesejadas.
5. Úlceras gástricas:
O zinco é um elemento vital para a cicatrização de feridas. Os compostos de zinco também têm um efeito curativo comprovado em úlceras gástricas. Os suplementos de zinco, conforme recomendado, podem ser tomados para tratar isso imediatamente, especialmente nos estágios iniciais.
6. Problemas femininos:
A deficiência de zinco pode causar TPM ou desequilíbrio do ciclo menstrual. Durante a gravidez, pode causar depressão.
7. Pele e unhas:
Fonte: Getty
A deficiência de zinco pode causar lesões na pele, hangnails; manchas brancas nas unhas, cutículas inflamadas, erupções cutâneas, pele seca e crescimento insuficiente das unhas. Pode resultar em efeitos prejudiciais como psoríase, pele seca, acne e eczema. O zinco estimula a renovação das células da pele. Cremes contendo zinco são aplicados em assaduras, cortes e feridas para curá-los. O zinco tem propriedades antiinflamatórias; sua deficiência pode causar queimaduras solares, psoríase, bolhas e doenças gengivais.
8. Função tireoidiana:
O zinco produz os diferentes hormônios da tireóide. Ajuda na fabricação de T3 que regula a função da tireóide.
9. Humor e sono:
Foto do flickr com licença cc compartilhada por David Goehring
A deficiência de zinco pode causar distúrbios do sono e problemas comportamentais. Isso pode deixar os pacientes com fadiga e irritação. Também pode causar distúrbios do sono e da concentração à noite.
10
O zinco desempenha um papel importante no crescimento e divisão celular. O zinco é recomendado durante a gravidez para o crescimento fetal. O zinco é necessário para a altura, peso corporal e desenvolvimento ósseo em crianças.
11
A retina contém boas quantidades de zinco. A deficiência de zinco pode causar perda parcial ou total da visão. O zinco também ajuda a curar a cegueira noturna e a catarata.
12
O zinco ajuda a produzir sebo, necessário para um cabelo saudável e hidratado. Ele condiciona o couro cabeludo e pode curar a caspa. Além disso, ajuda a manter o cabelo forte e saudável. A deficiência de zinco pode causar perda de cabelo, cabelos finos e opacos, calvície e cabelos grisalhos. A maioria dos shampoos anti-caspa contém zinco.
Algumas dicas importantes:
- Consumir alimentos não cozidos, pois o zinco se perde no processo de cozimento.
- Use suplementos somente quando aconselhado.
- Evite o consumo excessivo.