Índice:
- Leucina - Um Breve
- Por que incluir a leucina na dieta?
- Benefícios da leucina
- Alimentos ricos em leucina
- 1. Queijo parmesão (cru):
- 2. Carne (grelhada):
- 3. Soja (torrada):
- 4. Atum (cozido):
- 5. Frango (cozido):
- 6. Carne de porco (cozida):
- 7. Sementes de abóbora:
- 8. Polvo (cozido):
- 9. Amendoim:
- 10. Feijão branco:
Você sabia que a leucina é um dos melhores aminoácidos para construir massa muscular? Já se perguntou quais alimentos contêm grandes quantidades de leucina? Se você não sabia sobre a leucina ou nem pensou nos alimentos que contêm alto teor de leucina, leia este post.
Leucina - Um Breve
A leucina é um aminoácido essencial utilizado pelo tecido adiposo, fígado e tecido muscular. Estudos recentes também apontaram para a leucina e suas suspeitas propriedades estimulantes musculares. Além disso, a leucina ajuda a retardar a deterioração muscular com a idade. Seu corpo precisa de cerca de 39mg de leucina por quilograma de seu peso corporal. Se você pesa em torno de 70 kg, o ideal é que ingerir cerca de 2.730mg de leucina por dia.
Por que incluir a leucina na dieta?
Agora que você sabe o que é a leucina, vamos ver por que ela é tão importante. Comer uma dieta rica em leucina fornece a seu corpo um suprimento constante desse aminoácido, pois o corpo não pode sintetizar ou armazenar leucina por longos períodos de tempo. É por isso que precisa ser incluído em sua dieta.
Benefícios da leucina
Além de estimular o crescimento do tecido muscular e melhorar a função hepática, a leucina também tem outros benefícios à saúde, que incluem:
- Controle dos níveis de açúcar no sangue estimulando a produção de insulina (1)
- Controle da obesidade (2)
- Reduzindo e controlando os níveis de colesterol
- A leucina também tem muitos efeitos positivos no fígado e nos músculos (3)
Esses benefícios tornam a leucina uma parte importante da dieta, que deve ser incluída para um crescimento estável. Sua natureza estimulante muscular o torna um importante suplemento pré e pós-treino.
Portanto, a leucina tem muitos benefícios importantes para a saúde e é um aminoácido essencial, que seu corpo não pode produzir. Mas como você obtém a quantidade recomendada de leucina em sua dieta? Bem, por ter alimentos ricos em leucina, é claro!
Alimentos ricos em leucina
1. Queijo parmesão (cru):
Além de ser saudável e saboroso, o queijo parmesão também tem a distinção de ser uma das mais ricas fontes de leucina que existem. O queijo parmesão contém 121% da ingestão dietética recomendada de leucina, perto de 3452 mg em 100 g de queijo.
2. Carne (grelhada):
A carne é extremamente popular e o bife é provavelmente a forma mais comum de preparar esta carne saborosa. A carne grelhada é saborosa, carnuda e rica em proteínas. Também é rico em leucina e orgulha-se de 116% da ingestão alimentar recomendada de leucina.
3. Soja (torrada):
A soja tem muitos benefícios para a saúde e é rica em antioxidantes. Eles são os únicos vegetais a figurar nesta lista de alimentos ricos em leucina. A soja torrada contém cerca de 118% da ingestão diária recomendada de leucina.
4. Atum (cozido):
O atum é uma das conservas de peixe mais populares do mundo. Para obter a quantidade máxima de leucina, considere usar atum fresco e cozinhá-lo. O atum cozido representa 84% da ingestão diária recomendada de leucina.
5. Frango (cozido):
O peito de frango é uma das carnes mais populares do mercado hoje. É utilizado para fazer todos os tipos de pratos à base de frango e é bastante saudável. O peito de frango cozido também é uma boa fonte de leucina, com cerca de 97% da ingestão dietética recomendada.
6. Carne de porco (cozida):
A carne suína há muito é considerada ruim para a saúde do coração devido ao seu alto teor de gordura trans e calorias. A carne de porco, no entanto, é uma das melhores fontes de leucina e contém cerca de 94% da ingestão diária recomendada de aminoácido.
7. Sementes de abóbora:
As sementes de abóbora são outra grande fonte de leucina, ostentando confortáveis 87% da ingestão diária recomendada.
Outras fontes alimentares de leucina incluem:
8. Polvo (cozido):
O polvo cozido contém cerca de 77% da ingestão alimentar recomendada de leucina.
9. Amendoim:
O amendoim contém 66% da ingestão alimentar recomendada de leucina.
10. Feijão branco:
O feijão branco contém 22% do