Índice:
- Quais são os benefícios do chá de hortelã-pimenta?
- 1. Pode melhorar a digestão
- 2. Pode ajudar a aliviar dores de cabeça tensas e enxaquecas
- 3. Pode refrescar sua respiração
- 4. Pode aliviar a congestão nasal
- 5. Pode melhorar os níveis de energia
- 6. Pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais
- 7. Pode ter propriedades antibacterianas
- 8. Pode melhorar seu sono
- 9. Pode ajudar na perda de peso
- 10. Pode ajudar a tratar alergias sazonais
- 11. May Improve Skin Health
- 12. May Improve Concentration
- How Do You Make The Best Peppermint Tea?
- How Many Cups Of Peppermint Tea Can You Drink In A Day?
- What Are The Side Effects Of Peppermint Tea?
- Conclusion
- Expert’s Answers For Readers’ Questions
- 24 sources
A hortelã-pimenta é conhecida por seu sabor mentolado. Ele tem sido usado em muitas aplicações medicinais por séculos para seus usos terapêuticos. Seu uso mais popular é como chá. O chá de hortelã-pimenta é um chá de ervas sem calorias com um sabor refrescante. Diz-se que essa bebida à base de plantas possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-sépticas, antiinflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas. O chá pode ajudar a aliviar dores de cabeça, melhorar a saúde digestiva, ajudar na perda de peso e refrescar o hálito. Como essa infusão é natural e sem cafeína, os médicos já a recomendam há muito tempo.
Neste artigo, discutiremos os benefícios para a saúde, métodos de preparação e potenciais efeitos colaterais do chá de hortelã-pimenta. Continue lendo.
Quais são os benefícios do chá de hortelã-pimenta?
1. Pode melhorar a digestão
O óleo de hortelã-pimenta tem sido usado para curar vários problemas digestivos, como gases, azia, inchaço e indigestão. É um carminativo natural. Ele relaxa os músculos abdominais. O mentol, um componente bioativo da hortelã-pimenta, pode acalmar os músculos do cólon. Pode induzir um efeito espasmolítico nos músculos do cólon e promover a saúde digestiva (1). Um estudo conduzido pela Tufts University descobriu que a hortelã-pimenta pode aliviar os sintomas digestivos, como indigestão, gases e inchaço. Em outro estudo com animais, descobriu-se que a hortelã-pimenta relaxa o sistema digestivo e alivia a dor. A hortelã-pimenta também pode impedir a contração dos músculos lisos do intestino. Isso pode ajudar a aliviar os espasmos abdominais (2), (3).
Da mesma forma, o chá de hortelã-pimenta pode ter um efeito laxante e pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como dores de estômago, indigestão, gases e distensão abdominal. A hortelã-pimenta tem propriedades carminativas e antiespasmódicas. Pode ajudar a aliviar a flatulência e os espasmos abdominais (4). No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender melhor esse benefício específico do chá de hortelã-pimenta.
2. Pode ajudar a aliviar dores de cabeça tensas e enxaquecas
O chá de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar dores de cabeça tensionais e enxaquecas. O mentol da hortelã-pimenta atua como relaxante e analgésico. Estudos em animais mostram que o chá pode ter efeitos analgésicos (analgésicos) e anestésicos no sistema nervoso central e periférico (2). O chá pode aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos do cérebro. Evidências anedóticas sugerem que o aroma do chá de hortelã-pimenta pode oferecer relaxamento e aliviar as dores de cabeça. No entanto, não há dados científicos de suporte para provar esta afirmação.
3. Pode refrescar sua respiração
A hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas que matam os germes causadores da placa e podem melhorar sua respiração (5), (6). A erva pode prevenir o desenvolvimento de bactérias orais que causam mau hálito. A hortelã-pimenta também é conhecida por refrescar o hálito (7). A hortelã-pimenta é frequentemente usada como um agente aromatizante em muitos tipos de enxaguatórios bucais e dentifrícios devido ao seu sabor e cheiro agradáveis (8). O mentol nas folhas de hortelã-pimenta pode desempenhar um papel a esse respeito.
4. Pode aliviar a congestão nasal
Um estudo investigou os efeitos de sete extratos de chá de hortelã-pimenta contra um patógeno do trato respiratório ( Chlamydia pneumoniae ). O estudo afirma que o consumo de chá de hortelã-pimenta pode potencialmente ajudar a tratar infecções agudas do trato respiratório (9). Todos os sete extratos de chá inibiram o crescimento do patógeno.
O consumo de chá de hortelã-pimenta pode prevenir infecções por clamídia. Há evidências científicas limitadas para provar que beber chá de hortelã pode ajudar a desobstruir os seios da face. Mas a evidência anedótica sugere que uma bebida quente contendo mentol, como o chá de hortelã-pimenta, pode ajudar a aliviar a respiração.
A hortelã-pimenta tem muitos efeitos antiinflamatórios, antibacterianos e antivirais. Portanto, o chá pode combater o entupimento dos seios da face, causado pelo resfriado comum e alergias (10).
Um estudo conduzido pela University College, Cardiff, descobriu que o L-mentol, um dos compostos ativos da hortelã-pimenta, melhora a sensação do fluxo de ar em sua cavidade nasal (11).
Evidências anedóticas sugerem que os vapores do chá de hortelã-pimenta podem melhorar os sintomas de congestão nasal. No entanto, não há evidências científicas para provar essa afirmação.
5. Pode melhorar os níveis de energia
A hortelã-pimenta contém antioxidantes e fenóis que podem proteger o corpo dos radicais livres (12). O chá de hortelã-pimenta pode melhorar os níveis de energia e reduzir a fadiga diurna. Embora não haja estudos sobre o chá de hortelã a esse respeito, a pesquisa demonstra que os compostos naturais da hortelã podem ter efeitos benéficos na energia. Em um estudo, 24 indivíduos que receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta mostraram menos fadiga durante um teste cognitivo (13).
Algumas evidências anedóticas também sugerem que o chá de hortelã-pimenta pode aumentar os níveis de energia física.
No entanto, são necessários mais estudos de longo prazo para entender esse benefício do chá de hortelã-pimenta.
6. Pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais
Diz-se que a hortelã-pimenta possui efeitos antiespasmódicos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais. Beber chá de hortelã-pimenta pode reduzir a intensidade e a duração das cólicas menstruais, pois a erva é conhecida por ter propriedades analgésicas (2).
Os compostos da hortelã-pimenta podem atuar como relaxantes musculares. Eles atuam nos músculos contraídos no útero e aliviam as cólicas. Em um estudo, 127 mulheres com cólicas menstruais experimentaram redução na intensidade e duração da dor após tomar cápsulas de extrato de hortelã-pimenta (14). No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender esse benefício.
7. Pode ter propriedades antibacterianas
A hortelã-pimenta combate eficazmente vários tipos de bactérias, graças às suas propriedades antimicrobianas (2). Um estudo conduzido pela Tshwane University of Technology, na África do Sul, descobriu que o mentol também demonstrou atividade antibacteriana (15).
Alguns estudos sugerem que a hortelã-pimenta tem a capacidade de minimizar as infecções bacterianas orais, lutando contra os patógenos correspondentes (5).
8. Pode melhorar seu sono
O chá de hortelã-pimenta é uma bebida sem cafeína. Portanto, tomá-lo antes de dormir pode ajudá-lo a relaxar (3). Pode ser a escolha ideal antes de dormir para quem tem distúrbios do sono. Pode atuar como relaxante muscular e ajudá-lo a relaxar. No entanto, há pesquisas limitadas para apoiar este ponto.
9. Pode ajudar na perda de peso
O chá de hortelã-pimenta é uma bebida sem calorias que pode ajudar a satisfazer sua vontade de comer doces. Tomá-lo no lugar de outras bebidas de alto teor calórico também pode ajudar no controle de peso. A hortelã-pimenta também é uma das ervas usadas em várias formulações para perder peso (16). No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender os efeitos do chá de hortelã-pimenta na perda de peso.
10. Pode ajudar a tratar alergias sazonais
Peppermint contains rosmarinic acid, a phenolic compound that may exhibit biological activities. However, evidence on the efficacy of peppermint tea against allergy symptoms is limited. Rosmarinic acid is linked to reduced symptoms of allergic reactions, such as itchy eyes, runny nose, and asthma (17), (18), (19). In one study conducted on 29 people with seasonal allergies, those given an oral supplement containing rosmarinic acid had fewer symptoms of an itchy nose and itchy eyes (20).
Another study conducted by the Okayama University, Japan, on rats found that peppermint extract reduced allergic symptoms such as sneezing and nasal irritation (21).
11. May Improve Skin Health
The cooling effect of menthol may have a beneficial effect on oily and pimple-prone skin. Menthol, the basic element in peppermint leaves, lowers the secretion of oils from the sebaceous glands. This, in turn, may help clear your skin and reduce breakouts.
The antioxidants in the tea may also help in clearing skin pores. However, more studies in this line are needed to reach further conclusions.
12. May Improve Concentration
Anecdotal evidence suggests that peppermint tea may help increase alertness, memory, and concentration. Drinking peppermint tea may help improve one’s ability to concentrate and focus. Limited research is available in this regard, however.
These are the potential benefits of peppermint tea. In the following section, we will take a look at how to prepare the tea.
How Do You Make The Best Peppermint Tea?
You can make this herbal tea with fresh or dried peppermint leaves. Let’s take a look at the procedure in detail:
You will need
- 2 cups of water
- Handful of peppermint leaves
- Honey (for taste)
Process
- Boil two cups of water.
- Add a handful of peppermint leaves after turning off the heat.
- Cover and steep for 5 minutes.
- Strain the tea and add honey as required.
You can also prepare peppermint tea with the tea bags available in many grocery and health stores.
How Many Cups Of Peppermint Tea Can You Drink In A Day?
Peppermint tea has zero calories and is free of caffeine. Hence, you can have 4 to 5 cups of the tea on a regular basis. You can consume the tea at any time of the day. Enjoy it as a post-meal treat to aid digestion, in the afternoon to boost your energy, or before bed to help you relax.
However, adding flavoring agents such as sugar, honey, and lemon may increase the tea’s calorific value. You may want to be wary of that.
Though peppermint tea is generally safe for consumption, it also may have some side effects. We will explore them in the following section.
What Are The Side Effects Of Peppermint Tea?
Intake of peppermint tea is generally considered safe. However, some may experience allergies, heartburn, and drug interactions following its intake.
Excess consumption of this herbal tea may also cause some toxic effects. In male rats, a high intake of peppermint tea was found to compromise reproductive function (22). Other allergies caused by peppermint included contact dermatitis and asthma (23). People who are allergic to any form of peppermint should avoid the intake of this herbal beverage. Individuals who are on Warfarin treatment should be cautious. A study showed that peppermint tea could interact with Warfarin (24).
Conclusion
Peppermint tea has no calories. This caffeine-free tea has medicinal properties that may benefit your health in several ways. It is said to help relieve headache, improve digestive health, aid weight loss, and freshen your breath.
While more research is still warranted, you can start taking the tea on a regular basis. Bear in mind the side effects of the tea, however.
Expert’s Answers For Readers’ Questions
Does peppermint tea make you urinate more?
There is no scientific evidence that peppermint tea, specifically, is a diuretic. However, excess intake of beverages can cause frequent urination.
Are mint tea and peppermint tea the same?
Yes. Mint tea is prepared from the leaves of peppermint. Both are the same.
Is peppermint tea good for kidneys?
Some anecdotal evidence suggests that drinking herbal teas in moderate amounts may reduce the risk of kidney stones. However, there is research in this regard.
Can you drink peppermint tea while you are pregnant?
Though there are no known side effects, consult your doctor before taking peppermint tea during this period.
24 sources
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Amato A, Liotta R, Mulè F. Efeitos do mentol no músculo liso circular do cólon humano: análise do mecanismo de ação. Eur J Pharmacol. 2014; 740: 295-301.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25046841/
- McKay DL, Blumberg JB. Uma revisão da bioatividade e benefícios potenciais para a saúde do chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.). Phytother Res. 2006; 20 (8): 619‐633.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16767798/
- Thompson Coon J, Ernst E. Systematic review: herbal medicinal products for non-ulcer dyspepsia. Aliment Pharmacol Ther. 2002;16(10):1689‐1699.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12269960/
- Mikaili, Peyman et al. “Pharmacological and therapeutic effects of Mentha Longifolia L. and its main constituent, menthol.” Ancient science of lifevol. 33,2 (2013): 131-8.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4171855/
- Dagli, Namrata et al. “Essential oils, their therapeutic properties, and implication in dentistry: A review.” Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry vol. 5,5 (2015): 335-40.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4606594/
- Thosar N, Basak S, Bahadure RN, Rajurkar M. Antimicrobial efficacy of five essential oils against oral pathogens: An in vitro study. Eur J Dent. 2013;7(Suppl 1):S071‐S077.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24966732/
- “Review on Herbal Teas.” Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, Vol. 6(5), 2014, 236-238.
www.jpsr.pharmainfo.in/Documents/Volumes/vol6issue05/jpsr06051404.pdf
- . “Peppermint.” Peppermint – an Overview - ScienceDirect Topics.
www.sciencedirect.com/topics/food-science/peppermint
- Kapp, Karmen, et al. “Commercial peppermint (Mentha× piperita L.) teas: Antichlamydial effect and polyphenolic composition.” Food research international53.2 (2013): 758-766.
www.researchgate.net/publication/273436444_Commercial_peppermint_Menthapiperita_L_teas_Antichlamydial_effect_and_polyphenolic_composition
- Rakover Y, Ben-Arye E, Goldstein LH. Harefuah. 2008;147(10):783‐838.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19039907/
- Eccles R, Griffiths DH, Newton CG, Tolley NS. The effects of menthol isomers on nasal sensation of airflow. Clin Otolaryngol Allied Sci. 1988;13(1):25‐29.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3370851/
- Dorman HJ, Koşar M, Başer KH, Hiltunen R. Phenolic profile and antioxidant evaluation of Mentha x piperita L. (peppermint) extracts. Nat Prod Commun. 2009;4(4):535‐542.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19476001/
- Kennedy D, Okello E, Chazot P, et al. Volatile Terpenes and Brain Function: Investigation of the Cognitive and Mood Effects of Mentha × Piperita L. Essential Oil with In Vitro Properties Relevant to Central Nervous System Function. Nutrients. 2018;10(8):1029. Published 2018 Aug 7.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30087294/
- Masoumi SZ, Asl HR, Poorolajal J, Panah MH, Oliaei SR. Evaluation of mint efficacy regarding dysmenorrhea in comparison with mefenamic acid: A double blinded randomized crossover study. Iran J Nurs Midwifery Res. 2016;21(4):363‐367.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27563318/
- Kamatou GP, Vermaak I, Viljoen AM, Lawrence BM. Menthol: a simple monoterpene with remarkable biological properties. Phytochemistry. 2013;96:15‐25.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24054028/
- Koithan, Mary, and Kathryn Niemeyer. “Using Herbal Remedies to Maintain Optimal Weight.” The journal for nurse practitioners: JNP vol. 6,2 (2010): 153-154.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2927017/
- Shekarchi, Maryam et al. “Comparative study of rosmarinic acid content in some plants of Labiatae family.” Pharmacognosy magazine vol. 8,29 (2012): 37-41.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3307200/
- Oh HA, Park CS, Ahn HJ, Park YS, Kim HM. Effect of Perilla frutescens var. acuta Kudo and rosmarinic acid on allergic inflammatory reactions. Exp Biol Med (Maywood). 2011;236(1):99‐106.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21239739/
- Sanbongi C, Takano H, Osakabe N, et al. Rosmarinic acid in perilla extract inhibits allergic inflammation induced by mite allergen, in a mouse model. Clin Exp Allergy. 2004;34(6):971‐977.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15196288/
- Takano H, Osakabe N, Sanbongi C, et al. Extract of Perilla frutescens enriched for rosmarinic acid, a polyphenolic phytochemical, inhibits seasonal allergic rhinoconjunctivitis in humans. Exp Biol Med (Maywood). 2004;229(3):247‐254.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14988517/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14988517/
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11201253/
- Akdogan, Mehmet, et al. “Effects of Peppermint Teas on Plasma Testosterone, Follicle-Stimulating Hormone, and Luteinizing Hormone Levels and Testicular Tissue in Rats.” Urology, Elsevier, 7 Aug. 2004
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0090429504004182
- Szema, Anthony M, and Tisha Barnett. “Allergic reaction to mint leads to asthma.” Allergy & rhinology (Providence, R.I.)vol. 2,1 (2011): 43-5.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3390130/
- Moeinipour, Aliasghar, et al. “Possible Interaction of Warfarin with Peppermint Herbal Tea: A Case Report – Mashhad University of Medical Sciences Repository.” Mums.Ac.Ir, 2017.
eprints.mums.ac.ir/569/