Índice:
- Índice
- O que é niacina?
- Como funciona a niacina?
- Quais são os sintomas da deficiência de niacina?
- Quais são os benefícios da niacina (vitamina B3)?
- 1. Melhora a saúde do coração
- 2. Pode ajudar a tratar o diabetes tipo 1
- 3. Pode melhorar a saúde da pele e do cabelo
- 4. Aumenta a função cerebral
- 5. Ajuda a tratar a artrite
- 6. Ajuda a tratar a pelagra
- 7. Pode tratar a disfunção erétil
- 8. Ajuda a tratar a insônia
- 9. Trata a sensibilidade ao sol
- 10. Pode prevenir enjôo
- 11. Ajuda na desintoxicação
- 12. Aumenta a energia
- 13. Pode promover longevidade
- 14. Promove a digestão
- Qual é a dose diária recomendada de niacina (vitamina B3)?
- Quais são os alimentos ricos em niacina (vitamina B3)?
- Como adicionar mais niacina à sua dieta
- Quaisquer efeitos colaterais da niacina?
Niacina - a maioria de nós a conhece como uma tira de medicamento prescrita empilhada na prateleira da farmácia mais próxima. Mas há mais do que isso. Na verdade, é vital para o seu DNA e para a saúde celular.
Sério?
Sim. Continue lendo para entender como.
Índice
- O que é niacina?
- Como funciona a niacina?
- Quais são os sintomas da deficiência de niacina?
- Quais são os benefícios da niacina?
- Qual é a dose diária recomendada de niacina?
- Quais são os alimentos ricos em niacina?
- Como adicionar mais niacina à sua dieta
- Quaisquer efeitos colaterais da niacina?
O que é niacina?
Também chamado de vitamina B3, este nutriente é solúvel em água e encontrado em vários alimentos comuns como carne, atum, sementes, cogumelos, etc. É uma parte das vitaminas do complexo B, que também incluem tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e outros.
Niacina é o nome médico da vitamina B3 e vem em 3 formas - ácido nicotínico, niacinamida (também chamada de nicotinamida) e hexaniacinato de inositol. É uma vitamina importante e beneficia de várias maneiras - desde proteger o coração e melhorar o metabolismo até melhorar a função cerebral e auxiliar no tratamento do diabetes (1).
O ácido nicotínico funciona como um suplemento e é usado para tratar o colesterol alto e doenças cardíacas. A niacinamida pode ajudar a tratar o diabetes tipo 1, certas doenças de pele e esquizofrenia (embora não baixe o colesterol). Portanto, certas formas de niacina oferecem certos benefícios. Recomendamos fortemente que você consulte seu médico para saber qual é qual.
Bem, os benefícios são tantos. Mas antes de falarmos sobre eles, devemos primeiro saber como funciona a niacina.
Voltar para TOC
Como funciona a niacina?
Em termos simples, a niacina ajuda as enzimas a fazerem seu trabalho. Especificamente falando, a niacina é o principal componente do NAP e do NADP, que são duas coenzimas envolvidas no metabolismo celular. A niacina também prepara e repara o DNA e até funciona como antioxidante.
Mas ei, como você saberá se está recebendo niacina suficiente? A próxima seção pode ajudá-lo a entender.
Voltar para TOC
Quais são os sintomas da deficiência de niacina?
obturador
Essa deficiência ocorre não apenas quando você não recebe niacina suficiente, mas também quando seu corpo não consegue absorver o triptofano, seu precursor de aminoácido.
A seguir estão os sintomas da deficiência de niacina:
- Fadiga
- Indigestão
- Vômito
- Aftas
- Depressão
A deficiência grave de niacina (também chamada de pelagra, que discutiremos mais tarde neste artigo) pode levar aos seguintes sintomas:
- Erupções cutâneas escamosas na pele exposta à luz solar
- Vômito e diarréia
- Apatia
- Desorientaçao
- Perda de memória
- Depressão
- Boca inchada
Consumir niacina adequada não apenas previne esses sintomas, mas, mais importante, oferece alguns benefícios significativos.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios da niacina (vitamina B3)?
Embora certos benefícios comprovados da niacina tenham evidências conflitantes, essa vitamina melhora a saúde da pele e do cérebro, além de melhorar a digestão e os sintomas da artrite.
1. Melhora a saúde do coração
A niacina é freqüentemente usada para melhorar os níveis de colesterol bom, que, por sua vez, reduz o colesterol ruim - em última análise, fortalece o coração (2). A niacina atua bloqueando a forma como o fígado produz colesterol.
Mas espere - a niacina parece funcionar apenas nas pessoas que já estão tomando medicamentos para o colesterol. E as fontes também afirmam que muitas vezes pode causar efeitos colaterais desconfortáveis e perigosos. Portanto, converse com seu médico antes de tomar niacina para o coração, pois há evidências conflitantes a esse respeito.
2. Pode ajudar a tratar o diabetes tipo 1
Isso pode ser verdade com o diabetes tipo 1, em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células do pâncreas que produzem insulina. A niacinamida pode proteger essas células por um tempo. Mas precisamos de mais pesquisas para entender se a niacina pode ajudar a longo prazo (3).
Uma alta dose de niacina também reduziu o risco de diabetes tipo 1 em crianças que estavam sob risco, mas isso foi o resultado de apenas uma pesquisa preliminar.
3. Pode melhorar a saúde da pele e do cabelo
A niacina é conhecida por aumentar o conteúdo de água na pele - e isso pode ser alcançado aplicando-se topicamente o creme de nicotinamida. O creme também ajuda a tratar a acne.
A niacina também tem efeitos benéficos para a rosácea, que é uma doença da pele que causa vermelhidão na pele facial, rubor, pústulas e inchaços vermelhos.
A niacina também é conhecida por ter um efeito benéfico no câncer de pele. Estudos demonstraram que pode impedir que células pré-malignas se tornem malignas. E por falar em anti-envelhecimento, a niacina desempenha seu papel. Um estudo mostrou que a niacinamida tópica ajudou a reduzir linhas finas e rugas e outros problemas com a elasticidade da pele relacionados ao envelhecimento.
Alguns relatórios dizem que a niacina ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares.
4. Aumenta a função cerebral
obturador
A niacina é tão importante para o cérebro que a névoa do cérebro e alguns outros sintomas psiquiátricos foram associados à sua deficiência (4). Além disso, a pesquisa mostrou que algumas formas de esquizofrenia podem ser tratadas com niacina - uma vez que a vitamina ajuda a desfazer os danos causados ao cérebro (5).
A niacina também pode prevenir a perda de memória em idosos e ajudar no tratamento da depressão. Pode manter o cérebro saudável no caso de Alzheimer. No entanto, os resultados foram mistos.
5. Ajuda a tratar a artrite
De acordo com a Arthritis Foundation, a niacinamida pode melhorar a osteoartrite ao suprimir a inflamação (6). No entanto, as informações aqui são limitadas e recomendamos que você converse com seu médico.
6. Ajuda a tratar a pelagra
Lembra que falamos sobre isso? Pelagra é uma condição que ocorre devido à quantidade insuficiente de niacina (ou triptofano) na dieta. Esta doença é mais comum nas partes do mundo onde as pessoas consomem muito milho (7). Afeta a pele, o sistema digestivo e o cérebro.
Como a pelagra é causada pela deficiência de niacina, é óbvio que a suplementação de niacina pode ajudar a tratar a doença.
7. Pode tratar a disfunção erétil
Estudos concluíram que a niacina pode melhorar a capacidade dos homens de manter a ereção se eles sofrem de disfunção erétil. Por se tratar apenas de uma vitamina, os especialistas acreditam que o uso de niacina é uma forma simples e segura de tratar a disfunção erétil e a impotência (8).
Além disso, a disfunção erétil pode ser causada por inflamação dos vasos sanguíneos. As propriedades antiinflamatórias da niacina entram em cena aqui.
Mas caso você já esteja tomando remédios para tratar a disfunção erétil, converse com seu médico antes de tomar niacina. Isso ocorre porque o primeiro pode geralmente reduzir os níveis de pressão arterial, assim como a niacina. Ambos, em combinação, podem baixar muito a pressão arterial.
8. Ajuda a tratar a insônia
obturador
Embora tenhamos evidências limitadas, alguns estudos sugerem que a niacina pode aumentar o sono REM (movimento rápido dos olhos, que é o estado de sono profundo).
9. Trata a sensibilidade ao sol
A fotodermatite, uma condição relacionada à sensibilidade ao sol, é conhecida por ser causada por uma deficiência de niacina. A pelagra, doença causada pela insuficiência de niacina, também está ligada à sensibilidade ao sol (9).
Além disso, a niacina foi identificada como tendo efeitos preventivos contra o câncer de pele, uma doença cuja probabilidade aumenta com a sensibilidade ao sol (10).
10. Pode prevenir enjôo
Temos muito pouca pesquisa sobre isso. Um relatório diz que a niacina pode ajudar a prevenir o enjôo (11). Mas, por favor, consulte seu médico a esse respeito.
11. Ajuda na desintoxicação
É fascinante como a niacina ajuda na desintoxicação. Ele rompe as células de gordura que armazenam toxinas, e isso libera as toxinas armazenadas e, por fim, as elimina. Este fenômeno é denominado lipólise.
12. Aumenta a energia
A niacina é muito importante para o corpo quando se trata de geração de energia. Sem a vitamina, seu corpo simplesmente não consegue converter as proteínas, carboidratos e gordura em energia utilizável.
A niacina é uma das vitaminas B que o ajudam a adquirir energia dos alimentos que ingere. Também ajuda na formação de glóbulos vermelhos.
13. Pode promover longevidade
Lombrigas alimentadas com suplementos alimentares de niacina viveram mais, de acordo com um estudo. O estudo diz que a niacina engana o corpo fazendo-o acreditar que está se exercitando, embora não esteja. Na verdade, esses compostos são chamados de miméticos do exercício - dos quais a niacina é um deles (12).
A via metabólica iniciada pela niacina em lombrigas é semelhante à de organismos superiores e pode incluir humanos também.
14. Promove a digestão
A niacina desempenha um papel na decomposição de carboidratos, gorduras e álcool - que é uma função importante do trato digestivo. Além disso, alguns dos sintomas da deficiência de niacina incluem desconforto abdominal e constipação.
Vimos os benefícios. Mas isso não significa que você comece a se sobrecarregar com niacina. Existe um limite para tudo o que você toma.
Voltar para TOC
Qual é a dose diária recomendada de niacina (vitamina B3)?
A tabela a seguir fornecerá as informações.
IDADE / ESTADO DE VIDA | RDA DE NIACIN |
---|---|
Do nascimento aos 6 meses | 2 mg |
7 a 12 meses | 4 mg |
1 a 3 anos | 6 mg |
4 a 8 anos | 8 mg |
9 a 13 anos | 12 mg |
14 anos e acima (masculino) | 16 mg |
14 anos e acima (feminino) | 14 mg |
Mulheres grávidas | 18 mg |
Mulheres que amamentam | 17 mg |
O limite superior de niacina para adultos de todas as idades é de 35 miligramas diários.
É sobre a dosagem. Mas como você garante que receberá niacina suficiente diariamente?
Voltar para TOC
Quais são os alimentos ricos em niacina (vitamina B3)?
A maioria dos alimentos que consumimos regularmente contém niacina. As fontes mais ricas de niacina incluem:
- Peito de peru : 1 peito de peru contém 101 mg de niacina (mais de 100% do valor diário).
- Amendoim: 1 xícara de amendoim contém 21,9 mg (mais de 100% DV).
- Fígado de boi: 1 fatia de fígado de boi contém 11,9 mg (60% DV).
- Atum: 3 onças de atum contém 11,3 mg (56% DV).
- Peito de frango: 3 onças de peito de frango contém 8,9 mg (44% DV).
- Carne de vaca alimentada com pasto : 3 onças de carne bovina alimentada com grama contém 7,6 mg (36% DV).
- Cogumelos: 1 xícara de cogumelos contém 7,6 mg (34% DV).
- Sementes de girassol: 1 xícara de sementes de girassol contém 3,8 mg (19% DV).
- Ervilhas verdes: 1 xícara de ervilhas verdes contém 3 mg (15% DV).
- Abacate: 1 abacate inteiro contém 3,5 mg (17% DV).
E caso você esteja se perguntando…
Voltar para TOC
Como adicionar mais niacina à sua dieta
Praticamente falando, você não precisa - se você já está recebendo o suficiente através de sua dieta regular. Mas caso não esteja, você pode complementar.
Os suplementos de niacina são geralmente recomendados para pessoas com colesterol alto e com risco de doença cardíaca e não podem tomar estatinas. As formas suplementares geralmente têm doses muito maiores - e grandes quantidades podem ter efeitos colaterais. Portanto, converse com seu médico antes de usar suplementos.
E espere, efeitos colaterais.
Voltar para TOC
Quaisquer efeitos colaterais da niacina?
Alguns dos efeitos colaterais da ingestão excessiva de niacina incluem:
- Niacina Flush
Este é o efeito colateral mais comum (e muitas vezes imediato) do consumo de niacina. Acontece quando se toma mais de 100 mg de niacina por vez. No entanto, é inofensivo. O rubor começa no rosto e pode viajar para o peito e os braços e, eventualmente, desaparecer em 30 minutos a duas horas.
- Alergias
A niacina pode agravar as alergias porque libera histamina, uma substância química responsável pelas alergias.
- Arritmia cardíaca
Grandes quantidades de niacina podem causar batimento cardíaco irregular.
- Problemas com diabetes
A niacina pode aumentar o açúcar no sangue.
- Pode baixar muito a pressão arterial
Não tome niacina se você tiver pressão arterial baixa. Se você estiver tomando medicamentos para a pressão arterial, converse com seu médico antes de tomar niacina.
- Outros problemas
A niacina pode piorar as coisas em indivíduos com doenças renais ou hepáticas e com úlceras estomacais. Portanto, é recomendável evitar sua ingestão se você está sofrendo de algum destes.
- Problemas com gravidez e amamentação
A niacina é segura para mulheres grávidas e amamentando quando tomada no