Índice:
- Benefícios para a saúde das sementes de chia
- O que são sementes de Chia?
- Fatos sobre a semente de chia
- Por que as sementes de Chia são boas para você?
- Fatos nutricionais da Chia Seeds
- Principais benefícios da semente de chia
- 1. Estimular a perda de peso
- 2. Rico em ácidos graxos ômega-3
- 3. Previna a constipação
- 4. Regular os níveis de açúcar no sangue e ajudar a prevenir a diabetes
- 5. Luta contra o câncer de mama e outras formas de câncer
- 6. Oferece suporte a níveis saudáveis de lipídios no sangue
- 7. Aumente a energia e o metabolismo
- 8. Pode ser usado como uma bebida de treino
- 9. Embalado com proteína
- 10. Melhore o humor
- 11. Rico em antioxidantes
- 12. Bom para ossos e dentes
- 13. Pode melhorar a saúde da pele
- 14. Ajuda a tratar a diverticulose
- 15. Pode ser usado como substituto de ovos
- 16. Possui propriedades antiinflamatórias
- 17. São sem glúten
Já ouviu falar do termo 'superalimento'?
Você provavelmente teria. E você também teria pensado que é algo que cresce no deserto da parte mais remota do mundo.
Mas não - o superalimento de que estou falando está facilmente disponível. Sim, estou falando de sementes de chia. Mas superalimento? Como? É por isso que temos este post! Continue lendo para saber mais sobre os benefícios das sementes de chia e como usá-las.
Benefícios para a saúde das sementes de chia
-
- O que são sementes de Chia?
- Fatos sobre a semente de chia
- Por que as sementes de Chia são boas para você?
- Fatos nutricionais da Chia Seeds
- Principais benefícios da semente de chia
- Quantas sementes de chia por dia?
- Onde comprar sementes de chia
- Como comer sementes de chia
- Receitas de sementes de chia
- Efeitos colaterais de sementes de chia
- Sementes de Chia Branca Vs Sementes de Chia Preta
- Sementes de chia durante a gravidez
O que são sementes de Chia?
Cientificamente conhecido como Salvia hispanica, as sementes de chia são consideradas um dos poucos superalimentos que a natureza nos concedeu. Originárias do México e remontando às culturas maias e astecas, essas sementes são conhecidas por sua riqueza em ácidos graxos ômega-3, fibras, proteínas, antioxidantes e cálcio. Eles também agem como um laxante natural.
Acredita-se que os guerreiros astecas consumiam sementes de chia para a resistência. Segundo a lenda popular, uma colher de sementes de chia pode sustentá-los por 24 horas.
Na língua maia, 'chia' significa força. As sementes são alimentos integrais não processados que são absorvidos pelo corpo como sementes (1). Embora originalmente usado como alimento para eqüinos, os benefícios se estendem aos humanos também.
As sementes de chia são frequentemente confundidas com sementes de manjericão (veremos as diferenças mais tarde), e há especulações sobre qual tipo é chamado sabja. Então, qual é o sabor das sementes de chia? Bem, as sementes de chia geralmente têm gosto de brotos de alfafa.
Nos últimos tempos, pesquisas descobriram que os benefícios das sementes de chia são muito maiores do que todos sabiam - que é exatamente o que veremos à medida que avançarmos. E, a propósito, as sementes de chia também podem ser boas para seus animais de estimação. Também é mais fácil de armazenar. Não tem nenhum sabor ou cheiro específico para o seu animal de estimação erguer o nariz. A dosagem seria de ¼ de sementes de chia para cada 4,5 quilos de peso corporal do seu animal.
Isso era sobre para que servem as sementes de chia, agora você aprenderá que as sementes de chia são saudáveis.
Voltar para TOC
Fatos sobre a semente de chia
- Chia, sendo um membro da família das mentas, está a salvo de insetos. Isso ocorre porque os insetos não gostam de menta e, portanto, a planta pode ser cultivada sem o uso de pesticidas.
- As sementes de chia tinham uma reputação tão grande entre os beAztecas que até a usavam como moeda.
- A planta com sementes de chia é muito temperamental e precisa de condições específicas de cultivo. Portanto, é cultivado entre 23 graus de latitude norte e 23 graus de latitude sul.
- Chia foi descoberta pelo Dr. Wayne Caotes na década de 1990, quando liderou um projeto na Argentina em busca de safras comerciais que pudessem beneficiar os agricultores da região.
- As flores das sementes de chia são roxas e brancas.
Voltar para TOC
Por que as sementes de Chia são boas para você?
Primeiro, as sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3. Consumir sementes de chia é provavelmente a maneira mais fácil de ingerir esses ácidos graxos saudáveis. Sim, temos sementes de linhaça ou salmão que são boas fontes de ômega-3, mas o importante é a facilidade de ingestão. Você não precisa moer ou cozinhar as sementes de chia. Uma porção de sementes de chia contém 5 gramas de ácidos graxos ômega-3.
Em segundo lugar, eles contêm fibra solúvel. Basta molhar um pouco as sementes de chia e você vai vê-las virando um gel - que é a fibra solúvel. Os benefícios da fibra solúvel são muitos - ela ajuda a controlar o açúcar no sangue, alimenta as bactérias benéficas ao intestino e até aumenta o volume das fezes (3). Uma única porção de sementes de chia atende a quase um terço de suas necessidades diárias de fibra.
Se você tem problemas ósseos, pode jurar pelas sementes de chia. Um alto teor de cálcio, fósforo e manganês os tornam bons para os ossos.
Voltar para TOC
Fatos nutricionais da Chia Seeds
100 gramas dessas sementes contêm cerca de 485 calorias, 31 gramas de gordura e 42 gramas de carboidratos. As sementes também contêm 18 dos 22 aminoácidos - e todos os 9 aminoácidos essenciais, a saber, lisina, leucina, isoleucina, metionina, treonina, triptofano, fenilalanina, valina e histadina. Uma porção de sementes de chia equivale a 28 g. Os valores nutricionais são baseados em uma única porção de sementes de chia.
Nutriente |
Consumo Adequado |
Fibra dietética | 10,6 g (42% do valor diário) |
Proteína | 4,4 g (9% do valor diário) |
Cálcio | 17 mg (18% do valor diário) |
Manganês | 0,6 g (30% do valor diário) |
Fósforo | 265 mg (27% do valor diário) |
Potássio | 44,8 mg (1% do valor diário) |
Sódio | 5,3 mg |
Zinco | 1 mg (7% do valor diário) |
Cobre | 0,1 mg (3% do valor diário) |
Ácidos graxos ômega-3 totais | 4915 mg |
Ácidos graxos ômega-6 totais | 1620 mg |
Voltar para TOC
Principais benefícios da semente de chia
1. Estimular a perda de peso
Imagem: Shutterstock
A perda de peso é provavelmente a razão número um pela qual a maioria das pessoas faz o que faz. Na verdade, é uma indústria multibilionária. E se você está procurando perder peso, as sementes de chia podem ser uma das primeiras opções que você pode considerar.
Claro, nenhum alimento sozinho pode ajudar na perda de peso ou causar ganho de peso. Tudo depende de nossos hábitos alimentares e estilo de vida. No entanto, o que torna as sementes de chia um bom alimento para emagrecer é o excelente teor de fibras. Uma ingestão normal de sementes de chia por dia, o que equivale a 25 a 38 gramas por dia, pode ajudar muito a eliminar esses quilos. As sementes também reduzem a gordura da barriga.
Quer saber como preparar sementes de chia para perder peso? É simples. Basta adicionar duas colheres de sopa de sementes de chia cruas ou inteiras em um copo de água. Mexa bem. Após deixar a mistura assentar (por alguns minutos), beba-os rapidamente antes que inchem devido à absorção de água.
As fibras das sementes de chia também ajudam você a se sentir satisfeito por mais tempo. Promove saciedade. As sementes absorvem água no estômago e depois se expandem, suprimindo o apetite (4). Isso pode levar à perda de peso.
De acordo com um estudo brasileiro, as sementes de chia desempenham um papel na redução de gordura (5). As sementes de chia também são ricas em proteínas, que também promovem saciedade e perda de peso (6).
2. Rico em ácidos graxos ômega-3
Conforme discutido, as sementes de chia são um dos poucos tipos de sementes que são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 (7).
3. Previna a constipação
Por estarem carregadas de fibras, principalmente fibras insolúveis, as sementes de chia se transformam em gel ao entrar em contato com a água. Isso aumenta as fezes e evita os movimentos intestinais, aliviando assim a constipação (9). A fibra também foi encontrada para melhorar a digestão.
4. Regular os níveis de açúcar no sangue e ajudar a prevenir a diabetes
A capacidade de Chia de retardar a digestão pode estar associada à prevenção do diabetes. O revestimento gelatinoso das sementes de chia também pode prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue (10).
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a chia é um dos alimentos considerados úteis no tratamento do diabetes (11). As sementes também podem melhorar os níveis de pressão arterial em diabéticos (12).
Outra razão pela qual a chia pode ser boa para diabéticos é a presença de ácidos graxos ômega-3, que são conhecidos por serem nutricionalmente importantes para o tratamento da doença (13).
5. Luta contra o câncer de mama e outras formas de câncer
De acordo com um relatório publicado pelo UCSF Medical Center, as sementes de chia são uma boa fonte de ácido alfa-linoléico, que pode ajudar a prevenir o câncer de mama (14). O mesmo vale para os ácidos graxos ômega-3.
6. Oferece suporte a níveis saudáveis de lipídios no sangue
Os ácidos graxos ômega-3 ficam com o crédito, novamente. Esses ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol sangüíneo e a prevenir doenças coronarianas nesse processo (15). As gorduras monoinsaturadas nas sementes de chia ajudam a diminuir os níveis de colesterol (16). A Academy of Nutrition and Dietetics também afirma que adicionar sementes de chia à dieta pode controlar os níveis de colesterol (17).
De acordo com um relatório publicado pela West Virginia University, as sementes de chia, como parte de uma dieta e estilo de vida saudáveis para o coração, podem melhorar a saúde do coração e prevenir doenças relacionadas ao coração (18).
Os ômega-3 também reduzem os triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue. Além disso, reduzem o risco de batimento cardíaco irregular, diminuem a pressão arterial e retardam o acúmulo de placa arterial (19).
As sementes de chia também foram encontradas para tratar a dislipidemia, um distúrbio metabólico em que existe uma quantidade anormal de colesterol no sangue (39). Em outro estudo argentino, o ácido alfa-linoléico das sementes de chia melhorou a condição de ratos com dislipidemia (40). Além de tratar a dislipidemia, as sementes de chia também aumentaram os níveis de HDL ou colesterol bom.
7. Aumente a energia e o metabolismo
As sementes de chia são repletas de vitaminas B, zinco, ferro e magnésio - todos os quais ajudam a aumentar a energia (20). Você pode adicionar as sementes ao seu smoothie favorito e desfrutar de uma explosão refrescante de energia. De acordo com um relatório publicado pela University of New Hampshire, as sementes de chia também podem aumentar seu metabolismo (21).
8. Pode ser usado como uma bebida de treino
Os treinos podem ser cansativos às vezes. Mas com sementes de chia, isso não deve ser mais um problema. Dada a quantidade de ômega-3 que contêm, as sementes de chia podem ser usadas para manter a energia.
Tomar sementes de chia algumas horas antes de um treino intenso pode fornecer combustível para o corpo após a queima dos carboidratos. As sementes de chia, quando ingeridas após o treino, podem fornecer proteínas que ajudam a reparar os tecidos.
9. Embalado com proteína
Não precisamos discutir a importância da proteína, certo? As sementes de chia são uma ótima fonte de proteína. Em estudo brasileiro, sementes de chia apresentaram ótima qualidade protéica (22). Eles também melhoraram os perfis lipídicos (níveis de colesterol, basicamente) em ratos.
As sementes de chia contêm 19% de proteína. E de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, uma dieta rica em proteínas pode reduzir a fome e estimular a saciedade (23). As sementes contêm proteínas de alta qualidade com todos os aminoácidos necessários (24).
10. Melhore o humor
Acredita-se que a chia, considerada um superalimento, melhora o seu humor com o consumo regular (25). De acordo com um estudo de Pittsburgh, os ácidos graxos ômega-3 estão associados à melhora do humor e do comportamento (26). Consumir sementes de chia também pode ajudar a combater a depressão.
11. Rico em antioxidantes
Todos nós sabemos a importância dos antioxidantes. E as sementes de chia os têm em abundância (27). Os antioxidantes não são bons apenas para as células, mas também para a pele - pois ajudam a retardar os sinais de envelhecimento (28). Os antioxidantes nas sementes de chia também reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas (29). Um alto teor de antioxidantes é o que torna as sementes de chia mais estáveis em armazenamento do que outras sementes (30).
12. Bom para ossos e dentes
Um estudo mostrou que o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio, como sementes de chia, pode melhorar a saúde do esqueleto (31). O consumo de sementes de chia também é considerado uma forma eficaz de melhorar a ingestão de cálcio (32).
Além do cálcio, as sementes de chia também são ricas em manganês - ambos cruciais para manter ossos e dentes fortes (33).
As sementes de chia também são ricas em fósforo, um mineral que melhora a saúde óssea (34). A presença de antioxidantes nas sementes de chia também pode proteger os dentes de danos (35).
13. Pode melhorar a saúde da pele
Imagem: Shutterstock
Os ácidos graxos ômega-3 nas sementes de chia aumentam a circulação e reduzem a secura e a inflamação da pele (36). E de acordo com um estudo de Manchester, os ômega-3 ajudam a proteger a pele da radiação UV (37). As sementes de chia contêm propriedades antiinflamatórias que podem ajudar a prevenir rugas (38). As sementes também ajudam a reduzir a flacidez da pele.
14. Ajuda a tratar a diverticulose
A diverticulose é a presença de estruturas semelhantes a tubos no intestino, sem sinais de inflamação. As sementes de chia, simplesmente por serem vegetarianas e ricas em ômega-3, ajudam a prevenir doenças diverticulares (41).
A falta de fibra também tem sido associada à diverticulose - e as sementes de chia, sendo uma excelente fonte de fibra, podem ajudar a tratar essa condição (42). Eles absorvem a água no cólon e suavizam os movimentos intestinais.
15. Pode ser usado como substituto de ovos
O processo é simples. Você só precisa de uma colher de sopa de sementes de chia e 3 colheres de água. Moa as sementes de chia e misture-as com água em uma tigela pequena. Deixar de lado por 5 minutos, depois que a mistura adquire uma consistência pegajosa - semelhante à gema de ovo crua. Você pode adicionar isso aos seus pratos e desfrutar dos benefícios de proteínas de alta qualidade.
16. Possui propriedades antiinflamatórias
A presença de ômega-3, fibras e proteínas tornam as sementes de chia um dos melhores alimentos antiinflamatórios que existem (43). As propriedades antiinflamatórias das sementes de chia também podem ajudar no tratamento da artrite (44).
17. São sem glúten
Imagem: Shutterstock
O glúten é a proteína presente nos grãos dos cereais, principalmente do trigo, e é responsável pela textura elástica da massa. Em certos indivíduos, o glúten é conhecido por causar alergias e intolerância ao glúten. Porém, com sementes de chia, é um cenário diferente. É 100% sem glúten.
É especialmente útil para cozer alimentos sem glúten. As sementes de chia são especialmente benéficas para pessoas que sofrem de doença celíaca. De acordo com estudos, pessoas com doença celíaca tendem a consumir menos cálcio e fibras do que