Índice:
- Erupções nas axilas: tipos e causas
- 1. Atrito
- 2. Dermatite Atópica (Eczema)
- 3. Dermatite de contato alérgica
- 4. Dermatite seborréica
- 5. Candida
- 6. Tinea Corporis (Micose)
- 7. Eritrasma
- Dicas para tratar erupções nas axilas
- Potenciais remédios caseiros para tratar erupções nas axilas
- 1. Óleo de coco virgem
- 2. Vitamina B12 tópica
- 3. Cubos de gelo
- 4. Extratos cítricos
- 5. Vinagre de maçã
- 6. Óleo de girassol
- 7. Manteiga de Karité
- 8. Óleo da árvore do chá
- 9. Saco de chá de camomila
- Prevenção de erupções nas axilas
- 1. Pratique uma boa higiene
- 2. Saiba o que irrita sua pele
- 3. Evite roupas apertadas
- 4. Use pó anti-atrito
- 5 fontes
As axilas coceira podem ser bastante desconfortáveis e embaraçosas. Axilas escuras, úmidas e quentes são os criadouros ideais para fungos e bactérias que causam erupções cutâneas. Na maioria dos casos, a coceira e irritação constantes podem se tornar insuportáveis.
Muitos fatores podem levar a essas erupções. Neste artigo, falaremos mais sobre as erupções nas axilas e as diferentes maneiras de tratá-las.
Erupções nas axilas: tipos e causas
Shutterstock
Se suas axilas coçam e parecem avermelhadas por horas, você pode ter uma erupção na pele. Pode ser causada por uma reação alérgica (a produtos químicos desodorantes ou outros) ou uma infecção subjacente. Às vezes, até mesmo as superfícies da pele ao redor das axilas esfregando uma contra a outra podem causar a erupção.
As erupções nas axilas são de tipos diferentes.
1. Atrito
Esta é a erupção que ocorre onde quer que haja dobras na pele, incluindo as axilas. É causado pelo atrito da pele contra si mesma. O atrito é caracterizado pelos seguintes sinais:
- Vermelhidão
- Sensação de ardência e queimação
- Inchaço (em casos graves, a pele pode rachar e sangrar)
- A camada superior da pele parece raspada.
Isso é mais comum no verão ou quando você usa roupas justas.
2. Dermatite Atópica (Eczema)
Esta é uma condição crônica em que sua pele está inflamada. Ela ocorre principalmente nas dobras cutâneas, incluindo as axilas, áreas atrás dos joelhos e a parte interna dos cotovelos (onde a pele se dobra). Os sinais incluem:
- Vermelhidão
- Coceira
- Crosta
- Sangramento (apenas se for grave)
- Fluido escorrendo quando arranhado
O eczema também pode causar crises várias vezes durante o ano, e as erupções podem durar uma semana.
3. Dermatite de contato alérgica
Esta é a sua pele reagindo a antitranspirantes ou desodorantes ou outros alérgenos externos. Os produtos químicos podem irritar as axilas, causando vermelhidão, coceira, pequenos inchaços e uma sensação de ardência. Em casos graves, você pode até ter bolhas.
4. Dermatite seborréica
É quando o excesso de sebo que sua pele produz causa manchas e erupções cutâneas. Geralmente parecem oleosos e escamosos. Essas erupções são mais comuns em bebês e podem aparecer nas axilas, orelhas, couro cabeludo ou rosto.
5. Candida
Candida é uma infecção de pele causada mais comumente por Candida albicans , uma espécie de levedura. Eles se reproduzem em partes úmidas e quentes do corpo, incluindo as axilas. Os sinais de candida incluem:
- Coceira
- Dimensionamento
- Inchaço
- Vermelhidão e erupções cutâneas
Roupas apertadas, clima quente / úmido ou má higiene da pele podem ser os fatores contribuintes. Certos cremes esteróides também podem agravar a infecção.
6. Tinea Corporis (Micose)
Tinea corporis é uma infecção fúngica que afeta a camada superior da pele, causando uma erupção cutânea vermelha com bordas elevadas.
7. Eritrasma
O eritrasma é causado por uma bactéria chamada Corynebacterium minutissimum . Pode afetar as axilas, a região da virilha e a área sob os seios. A erupção parece avermelhada e é acompanhada por rugas. Normalmente, os médicos tratam essa erupção com eritromicina.
As dobras cutâneas são os pontos mais comuns de infecção. Mas estes são tratáveis com medicamentos OTC e alguns remédios caseiros eficazes.
Dicas para tratar erupções nas axilas
Ao detectar uma erupção na pele, consulte primeiro o médico e entenda o tipo de infecção que você tem. O médico pode sugerir medicamentos e pomadas tópicas (com base no tipo de erupção) como:
- Cremes de hidrocortisona (0,5-1,0%)
- Medicamentos anti-histamínicos
- Loções e cremes de calamina OTC
- Géis antifúngicos, cremes, loções e spray
Se sua erupção nas axilas for resultado de uma condição crônica, como eczema, o médico pode sugerir alguns medicamentos prescritos, incluindo:
- Cremes esteróides
- Fototerapia
- Inibidores de PDE4
- Corticosteróides tópicos
Além desses medicamentos, você também pode tentar certos remédios caseiros para alívio. Lembre-se de que esses remédios não precisam de pesquisa científica direta para apoiá-los. Não temos estudos suficientes para provar sua eficácia no tratamento de erupções nas axilas.
Potenciais remédios caseiros para tratar erupções nas axilas
Shutterstock
1. Óleo de coco virgem
O óleo de coco virgem tem um efeito calmante e hidratante na pele e melhora os sintomas de doenças da pele (1).
Massageie algumas gotas de óleo na área afetada. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e depois lave com água morna.
2. Vitamina B12 tópica
Descobriu-se que o creme tópico de vitamina B12 ajuda a reduzir a gravidade da dermatite atópica (2). Embora não se saiba se pode ter efeitos terapêuticos semelhantes em erupções cutâneas nas axilas, vale a pena tentar.
Lembre-se de verificar com seu médico, no entanto.
3. Cubos de gelo
Colocar cubos de gelo na pele pode ter um efeito entorpecente. Você também pode aliviar as erupções cutâneas com coceira aplicando cubos de gelo nelas. O alívio resultante também pode impedir você de coçar as erupções cutâneas e agravá-las.
4. Extratos cítricos
Extratos cítricos ou bagaço (o que resta após a prensagem e extração do suco e da polpa) demonstram ter atividades antibacteriana e antimicrobiana (3). Você pode aplicar suco ou extratos cítricos (laranja ou limão ou qualquer fruta cítrica) na área afetada.
Para usar o extrato cítrico, extraia a polpa ou o suco de qualquer fruta cítrica e misture com água. Aplicar na área afetada. Você pode esfregar a polpa restante na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois lave com água pura.
5. Vinagre de maçã
As pessoas geralmente usam vinagre de maçã na pele por seus efeitos de aperto dos poros e calmantes. Você também pode usá-lo para aliviar erupções cutâneas nas axilas que coçam e irritam.
Dilua uma colher de sopa de ACV em meio copo de água. Use uma bola de algodão para aplicar a mistura na erupção. Deixe por pelo menos 30 minutos e depois lave com água pura.
6. Óleo de girassol
De acordo com a National Eczema Association, o óleo de girassol pode ajudar a tratar o eczema, melhorando a barreira da pele e reduzindo a inflamação (4). Você pode tentar usar óleo de girassol para acalmar e acalmar as erupções nas axilas.
Pegue algumas gotas do óleo e massageie suavemente a área afetada. Deixe por 15-30 minutos e depois lave com água pura.
7. Manteiga de Karité
A manteiga de karité é conhecida por sua capacidade hidratante. Ele acalma a descamação e coceira e acalma a pele. Você pode aplicar manteiga de carité na área afetada para obter alívio.
Massageie um pouco da manteiga na área afetada. Você pode deixar por 30 minutos e depois lavar com água pura.
8. Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá tem propriedades antimicrobianas e anti-sépticas (5). Pode ajudar a aliviar a erupção cutânea e reduzir a irritação.
Misture 10 gotas de óleo da árvore do chá com duas colheres de sopa de óleo de coco. Massageie a mistura suavemente na área afetada. Deixe por 15-30 minutos e depois lave com água pura.
9. Saco de chá de camomila
Os saquinhos de chá de camomila são calmantes na pele. Eles podem ajudar a minimizar a coceira e a irritação.
Ferva os saquinhos de chá em água por alguns minutos. Deixe esfriar um pouco. Aplique os saquinhos de chá frio na área afetada como uma compressa.
Você não precisa ter todo esse trabalho se souber como prevenir erupções nas axilas. Vamos agora dar uma olhada nas medidas preventivas.
Prevenção de erupções nas axilas
Shutterstock
1. Pratique uma boa higiene
Tome um banho regularmente usando um gel de banho suave. Após o banho, seque-se completamente. Mesmo se você estiver usando uma toalha, tente secar as dobras do corpo antes de se vestir.
2. Saiba o que irrita sua pele
Pode ser um desodorante específico ou um antitranspirante roll-on ou qualquer outro produto de cuidado pessoal. Se você perceber que um produto ou ingrediente específico (como produtos que contêm álcool) está causando erupções na pele, pare de usá-lo imediatamente.
3. Evite roupas apertadas
O uso de roupas justas feitas de tecido sintético pode causar erupções nas axilas. Essas roupas não permitem que o suor escape, fazendo com que se acumule nas axilas. Use tecidos macios de algodão. Eles permitem que sua pele e axilas respirem.
4. Use pó anti-atrito
As erupções que você desenvolve nas axilas são, na maioria das vezes, apenas erupções de calor. Eles ocorrem quando o tempo está quente e úmido. Aplicar um pó anti-atrito nas axilas evita que a pele se esfregue contra si mesma. Você também pode tentar ficar em um local fresco com ar-condicionado com mais frequência.
O cuidado adequado pode evitar o agravamento das erupções cutâneas e também evitá-las. Caso contrário, eles podem evoluir para uma erupção cutânea crônica. Visite o seu médico se você tiver o seguinte:
- Erupções cutâneas acompanhadas de febre alta
- Bolhas na área afetada
- Erupções cutâneas se espalhando para outras partes do corpo
- Inchaço e dor na área afetada
- Erupções cutâneas que liberam pus, sangue e fluidos
- Erupções cutâneas que não respondem a remédios caseiros e medicamentos OTC
- Erupções cutâneas sensíveis, inchadas e vermelhas
- Erupções cutâneas acompanhadas de vômitos, náuseas e tonturas
Não negligencie os sinais que seu corpo lhe dá. Cuide bem da sua pele e não terá que sofrer.
Você já teve erupções nas axilas antes? Que cuidado você tomou? Compartilhe suas idéias conosco, deixando um comentário na caixa abaixo. Você também pode postar suas perguntas e entraremos em contato com você.
5 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- “Propriedades antiinflamatórias e protetoras da pele in vitro do óleo de coco virgem” Journal of Traditional and Complementary Medicine, ScienceDirect
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411017300871
- “Vitamina B12 tópica - uma nova abordagem terapêutica na dermatite atópica - avaliação da eficácia e tolerabilidade em um ensaio clínico multicêntrico randomizado controlado por placebo” The British Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15149512
- “Antimicrobial and Antibiofilm Activities of Citrus Water-Extracts Obtained by Microwave-Assisted and Conventional Methods” Biomedicines, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6026940/
- “Tratamentos naturais e alternativos para o eczema, o que funciona, o que não funciona”
National Eczema Association.
nationaleczema.org/alternative-treatments/
- “ Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of Antimicrobial and Other Medicinal Properties” Clinical Microbiology Reviews, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1360273/