Índice:
- O que é alergia ao leite?
- Sinais e sintomas de alergia ao leite
- Causas e fatores de risco para alergia ao leite
- Milk Allergy vs. Intolerância a lactose
A alergia ao leite de vaca é o tipo mais comum de alergia alimentar em bebês e crianças pequenas. Afeta cerca de 2,5% das crianças nos primeiros dois anos de vida (1).
Você sempre foi alérgico ao leite? Ou seu filho foi diagnosticado com alergia ao leite? Dada a gravidade dos sintomas que podem ser desencadeados por essa condição, sua preocupação é muito válida. Para ajudar você ou seu filho a lidar com essa condição, é muito importante que você esteja bem familiarizado com os possíveis gatilhos, fatores de risco e opções de tratamento de uma alergia ao leite. Continue lendo para saber tudo.
O que é alergia ao leite?
A alergia ao leite, como o termo sugere, é uma reação alérgica ou resposta do corpo a certas proteínas presentes no leite. Pessoas com alergia ao leite geralmente são alérgicas a leite e produtos lácteos. Essa alergia é um dos tipos mais comuns de alergia alimentar em crianças (2).
Embora o leite de vaca seja o gatilho mais comum de uma alergia ao leite, mesmo o leite de búfala, cabra, ovelha e outros mamíferos pode causar uma resposta alérgica. A proteína alfa S1-caseína que está presente no leite de vaca é mais frequentemente a causa das alergias ao leite.
Os sintomas comuns associados a uma alergia ao leite são discutidos abaixo.
Sinais e sintomas de alergia ao leite
Crianças com alergia ao leite geralmente apresentam uma reação lenta. Eles geralmente começam a exibir os sintomas ao longo de um período de tempo, que pode demorar várias horas ou mesmo dias depois. Os sintomas de uma alergia ao leite com uma reação lenta que ocorre principalmente em crianças são (3):
- Fezes aquosas, que podem conter vestígios de sangue ou muco às vezes
- Dores de estômago
- Erupções na pele
- Diarréia
- Tosse
- Cólica, que ocorre em bebês
- Nariz escorrendo
- Falha em ganhar altura e peso
- Olhos marejados
Alguns sinais e sintomas podem se desenvolver rapidamente, digamos em alguns segundos a horas. Esses sintomas incluem:
- Urticária
- Vômito
- Náusea
- Chiado
- Uma sensação de coceira ao redor dos lábios
- Lábios, garganta ou língua inchados
Em casos raros, uma criança com alergia ao leite também pode desenvolver uma reação grave chamada choque anafilático (4). Se notar inchaço nos lábios, garganta ou boca do seu filho, é devido a tal reação. Um choque anafilático também pode causar queda na pressão arterial, dificuldades respiratórias e pode levar à parada cardíaca se o tratamento imediato não for administrado.
Embora uma alergia ao leite possa não parecer muito ameaçadora, pode causar reações letais em algumas crianças e adultos. Como você já sabe, a causa primária dessas alergias é uma reação a uma ou mais proteínas encontradas no leite.
Para saber um pouco mais sobre os fatores potenciais que podem estar causando uma alergia ao leite, role para baixo.
Causas e fatores de risco para alergia ao leite
A resposta imunológica do seu corpo a algumas proteínas encontradas no leite e nos produtos que contêm leite é a principal causa de uma alergia ao leite. Naqueles com alergia ao leite, o corpo identifica algumas proteínas do leite como prejudiciais e ativa a produção de anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE) para neutralizar a proteína.
Então, toda vez que você entra em contato com a proteína, os anticorpos IgE os identificam e sinalizam ao seu sistema imunológico para liberar histamina e outros produtos químicos. Esta liberação resulta em uma série de sintomas alérgicos (5).
Certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver essa alergia. Eles incluem:
- Outras alergias existentes
- Dermatite atópica ou eczema - Esta doença de pele que faz com que a pele fique inflamada e coceira e pode aumentar o risco de desenvolver alergia ao leite, bem como outras alergias alimentares.
- História familiar - Aqueles com história familiar de alergia ao leite ou outros tipos de alergia, como febre do feno, urticária, asma ou eczema, têm maior risco de desenvolver a doença (6).
- Períodos de amamentação mais curtos - podem colocar os bebês em maior risco de desenvolver alergia ao leite (6).
- Idade - a alergia ao leite é mais comum em crianças do que em adultos. Isso ocorre porque o sistema digestivo das crianças ainda está em desenvolvimento (1).
Agora que você está ciente dos principais fatores que desencadeiam a alergia ao leite e como ela ocorre, vamos passar ao próximo tópico de preocupação.
Muitas pessoas tendem a confundir alergia ao leite com intolerância à lactose devido à semelhança dos sintomas exibidos por ambas as condições. No entanto, ambos são diferentes. Como saber se você tem alergia ao leite ou intolerância à lactose? Vamos descobrir.
Milk Allergy vs. Intolerância a lactose
Para saber se você tem alergia ao leite ou intolerância à lactose, você precisa estar ciente das principais diferenças entre os dois (7).
- Envolve o sistema imunológico.
- É uma resposta imunológica do corpo a algumas proteínas do leite e de seus derivados.
- Isso leva à liberação de histamina e outros produtos químicos que causam sintomas de alergia.
- Os sintomas podem ser leves a graves.
- É mais comum em crianças, mais ainda em bebês.
- Envolve o sistema digestivo.
- É causada pela incapacidade do corpo de produzir lactase, que é uma enzima necessária para digerir a lactose (um açúcar do leite).
- A lactose não digerida pode entrar no cólon, onde pode ser decomposta por bactérias e causar sintomas de inchaço.
- Seus sintomas são desconfortáveis, mas dificilmente perigosos ou graves.
- É comum em adultos.
Essas diferenças podem ajudá-lo a entender se você tem alergia ao leite ou intolerância à lactose.
Se você observar os sintomas de alergia ao leite em você ou em seu filho, é