Índice:
Dihidrotestosterona ou DHT é um andrógeno, hormônio sexual masculino, que é sintetizado no corpo por uma enzima chamada 5α-redutase. Esta forma altamente ativa de testosterona é produzida principalmente nas glândulas supra-renais, folículos capilares, próstata e testículos. O DHT é responsável por vários atributos e características masculinas, como libido, crescimento do cabelo e até agressão. A quantidade de DHT produzida pelo corpo depende principalmente de fatores genéticos.
Mudanças no equilíbrio hormonal do corpo são a principal causa de queda de cabelo em homens e mulheres. Variações no metabolismo de andrógenos e níveis aumentados de DHT em homens podem levar à queda de cabelo e calvície de padrão masculino, conhecida como Alopecia Androgênica. O recuo da linha do cabelo, o enfraquecimento da coroa, a perda irregular de cabelo, a perda completa de cabelo, etc. são alguns identificadores visíveis da calvície de padrão masculino.
A Alopecia Androgênica é caracterizada por um aumento da sensibilidade dos folículos capilares ao DHT. Essa sensibilidade dos folículos pilosos aos hormônios está associada principalmente a fatores genéticos e, portanto, é um problema hereditário. Faz com que os folículos capilares encolham e diminuam de tamanho, e ainda leva à produção de cabelo anormal, encurtamento da vida útil dos fios de cabelo e calvície.
O que é perda de cabelo DHT:
A papila dérmica ou papila do cabelo é a parte mais vital do folículo piloso, essencial para o crescimento saudável do cabelo. A papila está embutida no couro cabeludo e, portanto, extrai diretamente os nutrientes essenciais importantes para o crescimento do folículo capilar, dos capilares sanguíneos. As células da papila dérmica também são responsáveis pela reprodução dos folículos capilares. Essas células da papila iniciam a formação de novos folículos capilares, dividindo-se e dividindo-se em células mais novas. Assim, o bom funcionamento da papila dérmica é responsável pelo crescimento e manutenção de mechas saudáveis, fortes, nutridas e brilhantes.
No entanto, a papila contém grandes quantidades de receptores de andrógenos. Esses receptores se ligam ao DHT e impedem a absorção eficiente de nutrientes vitais necessários para o crescimento do folículo, ao mesmo tempo que impactam negativamente o ciclo de vida dos folículos. O ciclo de vida de um folículo piloso é composto por uma fase de repouso e uma fase de crescimento. Devido à presença de DHT e a conseqüente desnutrição causada, a fase de repouso ou dormente dos folículos se alonga. A miniaturização é o encolhimento progressivo dos folículos capilares e ocorre como resultado do DHT. Previne o alongamento da haste do cabelo e causa a regressão dos folículos capilares.
A miniaturização, juntamente com um suprimento insuficiente de nutrientes vitais, dificulta a criação e manutenção de folículos capilares saudáveis, levando ao encurtamento do crescimento do cabelo. O período de crescimento alterado dos folículos capilares e a miniaturização tornam os fios de cabelo mais finos, mais leves e finos, eventualmente levando ao crescimento de pelos velos.
A fase de crescimento do pêlo velo é marcada pelo crescimento escasso de pêlos claros, finos e curtos no corpo, exceto nos lábios, palmas e plantas dos pés. O cabelo velino é pouco visível no couro cabeludo e, portanto, leva à calvície parcial ou total nos homens. 95% dos casos de calvície em homens foram atribuídos aos efeitos nocivos do DHT no couro cabeludo e nos folículos capilares. Quanto maior a quantidade de DHT produzida, maior a miniaturização dos folículos capilares e, portanto, maior a quantidade de queda de cabelo.
Tratamentos de queda de cabelo DHT:
Os medicamentos conhecidos como inibidores da 5α-redutase são usados para tratar a queda de cabelo desencadeada pelo DHT. Essas drogas ajudam a combater o problema da calvície de padrão masculino, aumentando o fluxo sanguíneo nos folículos e reduzindo a produção de DHT no corpo. Esses medicamentos, no entanto, têm efeitos colaterais visíveis no corpo e, portanto, devem ser tomados sob orientação de um médico. Manter uma nutrição adequada e uma dieta saudável também é essencialmente importante para combater esse problema do cabelo. Vários tratamentos capilares são úteis no tratamento da Alopecia Androgênica e a escolha do tratamento deve ser feita de acordo com o histórico médico, estilo de vida e preferências pessoais do paciente.