Índice:
- A glicerina pode ser usada para pele oleosa?
- Benefícios da glicerina para pele oleosa
- 1. Tem um efeito anti-envelhecimento
- 2. É anti-irritante
- 3. Glicerina melhora a permeabilidade da pele
- 4. Promove a maturação celular
- 5. Proporciona uma pele mais lisa
- 6. Melhora a elasticidade da pele
- 7. Ajuda na cicatrização de feridas e no controle de infecções
- 8. É um excelente tônico para pele oleosa
- 9. Pode ser usado como limpador
- 10. Impede o fotoenvelhecimento
- Como usar glicerina para pele oleosa
- 1. Como Pós-Lavagem
- 2. Como um toner
- 3. Como um pacote de rosto anti-envelhecimento
- 4. Como hidratante
- 5. Para reduzir manchas
- 6. Para queimaduras leves
- 7. Para erupções cutâneas e inflamação
- Precauções a serem tomadas antes de usar glicerina
Rugas, linhas finas, manchas secas e infecções de pele - diga o nome de qualquer problema de pele e eu tenho a solução. Glicerina. Sim, um nome bastante conhecido na indústria da beleza, não é? Graças à sua incrível capacidade de cura, você encontrará glicerina em quase todos os outros produtos para a pele. Embora a glicerina seja adequada para todos os tipos de pele, aqueles com pele oleosa acreditam nela. E eu vou te dizer por quê. Apenas continue lendo!
A glicerina pode ser usada para pele oleosa?
A resposta é sim! Agora, muitos de vocês podem pensar que a glicerina é um umectante e adequado apenas para belezas de pele seca. Mas, é igualmente adequado para pele oleosa.
A glicerina (ou glicerol) é um óleo vegetal que foi acidentalmente descoberto por um químico sueco em 1779 quando ele estava aquecendo uma mistura de azeite de oliva.
Por ser um produto totalmente natural, a glicerina é excepcionalmente suave, mesmo em peles sensíveis, e ajuda a aliviar problemas de pele, como inflamação e vermelhidão. E a melhor parte é que não é gorduroso e tem vários outros benefícios para a pele. Pode ser encontrada em inúmeros produtos para a pele e beleza.
Benefícios da glicerina para pele oleosa
1. Tem um efeito anti-envelhecimento
Shutterstock
Agora isso pode deixar qualquer um animado com um produto! A glicerina (ou Glicerol) é um ingrediente chave em produtos anti-envelhecimento, graças às suas propriedades hidratantes. A falta de umidade afeta a atividade da protease em sua pele, levando à descamação da pele e acelerando o envelhecimento da pele. A glicerina atrai a umidade do ambiente e aumenta o teor de umidade da pele - e isso retarda o processo de envelhecimento (1).
2. É anti-irritante
A glicerina é extremamente suave para a pele. Por ser uma substância de base vegetal, é amplamente utilizada no tratamento de irritações cutâneas, erupções cutâneas e coceira. Um estudo conduzido em camundongos sem pêlos descobriu que o glicerol pode curar a irritação da pele induzida pelo Lauril Sulfato de Sódio, ou SLS, (um ingrediente ativo em muitos produtos de beleza) e reparou a barreira da pele com suas propriedades antiinflamatórias (2).
Pode até aliviar a irritação causada por outros problemas de pele, como psoríase e eczema.
3. Glicerina melhora a permeabilidade da pele
Shutterstock
A pele desidratada (devido à falta de hidratação ou ao clima seco) pode perder sua permeabilidade. No entanto, a aplicação de glicerina pode reverter isso, mantendo assim os níveis de absorção pela pele (3).
4. Promove a maturação celular
Um estudo mostra que a glicerina rejuvenesce a pele, promovendo a maturação das células da pele. Sua pele desprende várias células e produz células mais jovens para substituí-las. A camada superior da pele contém as células maduras que produzem lipídios que formam a barreira protetora da pele. A glicerina ajuda as células jovens a amadurecerem e subirem à superfície antes de serem eliminadas (4). Se esse processo for interrompido, sua pele ficará opaca e seca.
5. Proporciona uma pele mais lisa
Shutterstock
A aplicação de glicerina proporcionará uma pele com aparência mais lisa, sem torná-la oleosa ou oleosa. A glicerina é um umectante - retira a umidade do ambiente para manter a pele hidratada e macia.
6. Melhora a elasticidade da pele
A exposição excessiva aos raios ultravioleta pode esgotar os níveis de colágeno da pele e causar danos significativos à pele. Estudo realizado em 2014 constatou que a glicerina, juntamente com outros compostos, pode manter os níveis de elasticidade da pele e mantê-la jovem (5).
7. Ajuda na cicatrização de feridas e no controle de infecções
Shutterstock
Soluções com 85% de glicerina apresentam efeitos bactericidas e antivirais, facilitando a rápida cicatrização. Um estudo descobriu que a aplicação de glicerina em feridas reduziu efetivamente a inflamação. Além disso, produtos à base de glicerina também foram considerados antimicrobianos (6).
8. É um excelente tônico para pele oleosa
A glicerina também pode ser usada como tônico para a pele oleosa. Não é oleoso e, portanto, pode manter a pele tonificada e hidratada sem desencadear a produção excessiva de sebo.
9. Pode ser usado como limpador
Shutterstock
Pessoas de pele oleosa são propensas a acne e erupções cutâneas. Como a glicerina tem um efeito neutro na pele, você pode usar produtos à base de glicerina para manter a pele limpa e remover todos os vestígios de impurezas sem torná-la excessivamente seca e elástica.
10. Impede o fotoenvelhecimento
A glicerina é um ingrediente comum na maioria dos filtros solares disponíveis no mercado, pois ajuda a prevenir os extensos danos causados pelos raios ultravioleta (7). A aplicação regular desse filtro solar também melhora o tom irregular da pele causado pela exposição ao sol.
Agora você sabe por que a glicerina é um item obrigatório em seu arsenal de beleza. Embora você sempre possa comprar produtos de beleza que contenham glicerina, você pode até usá-lo como um ingrediente separado em remédios de bricolage. E se você quiser evitar colocar qualquer outro produto químico em sua pele, a glicerina é a melhor aposta. Eu vou te dizer como.
Como usar glicerina para pele oleosa
Shutterstock
Aqui estão algumas maneiras de usar glicerina em sua pele:
1. Como Pós-Lavagem
- Lave o rosto com água e seque com uma toalha.
- Certifique-se de que esteja um pouco úmido.
- Pegue algumas gotas de glicerina em uma bola de algodão e aplique em todo o rosto.
- Evite as áreas dos olhos e da boca.
- Deixe ficar por 20-30 minutos.
- Lave-o.
2. Como um toner
- Pegue um quarto da xícara de glicerina e dilua em meia xícara de água de rosas.
- Guarde-o em um borrifador.
- Lave bem o rosto e borrife a solução.
3. Como um pacote de rosto anti-envelhecimento
- Pegue uma clara de ovo em uma tigela e bata até que fique espumosa.
- Adicione uma colher de chá de glicerina e mel e misture.
- Aplique no rosto com a ponta dos dedos e deixe secar.
- Lave com água morna.
4. Como hidratante
- Tome uma colher de sopa de vaselina, óleo de vitamina E (aperte as cápsulas) e glicerina.
- Misture bem e guarde em um recipiente de vidro.
- Massageie a pele antes de ir para a cama e deixe-a agir durante a noite.
Nota: Use em pequenas proporções.
5. Para reduzir manchas
- Misture uma colher de sopa de leite e glicerina.
- Aplique na pele e deixe secar.
- Limpe com um pano úmido.
6. Para queimaduras leves
- Aplique a glicerina diluída diretamente na área afetada e deixe ficar por 20 minutos.
- Lave com água fria.
- Repita o processo conforme necessário.
7. Para erupções cutâneas e inflamação
- Tome uma colher de chá de cera de abelha, meia xícara de manteiga de karité e um quarto de xícara de óleo de coco. Misture bem. Você pode até derretê-los.
- Adicione duas colheres de sopa de glicerina (assim que a mistura estiver fria) e misture bem.
- Bata toda a mistura no liquidificador até ficar cremosa.
- Guarde em um frasco de vidro e aplique na erupção.
Embora a glicerina seja extremamente suave e relativamente segura para ser usada na pele, existem alguns cuidados que você precisa tomar.
Precauções a serem tomadas antes de usar glicerina
Shutterstock
- Faça um teste de patch. Sim. Mesmo que a glicerina não seja tóxica, você NUNCA deve usá-la em sua pele sem testar sua adequação.
- Sempre misture glicerina com qualquer outro ingrediente antes da aplicação. Se estiver usando apenas glicerina, dilua com água de rosas ou água destilada. Nunca use mais do que o necessário.
- A glicerina sempre tende a tornar a pele um pouco sensível ao sol. Então, depois de usar glicerina no rosto, aplique protetor solar antes de sair ao sol.
- Evite misturar glicerina com loções e cremes pegajosos, pois pode causar sensação de peso na pele.
A glicerina é um ingrediente maravilhoso para a pele oleosa quando usada com cautela. Além disso, está prontamente disponível nas lojas. Compre hoje, experimente as receitas DIY para a sua pele, e tenho a certeza que os resultados irão surpreendê-lo (de uma forma positiva, claro)!
E se você tiver mais algum truque de glicerina em seu gatinho, compartilhe-o conosco. Nós gostamos de ouvir de você!