Índice:
- Perfil nutricional dos cogumelos shiitake
- Benefícios dos cogumelos shiitake para a pele
- 1. Oferece uma pele de aparência mais jovem:
- 2. Trata as doenças inflamatórias da pele:
- Benefícios dos cogumelos shiitake para a saúde
- 3. Reduz o nível de colesterol ruim no sangue:
- 4. Aumenta o poder de imunidade:
- 5. Rico em propriedades anticancerígenas inatas:
- 6. Impede e alivia a trombose:
- 7. Facilita e evita a deficiência de ferro:
- 8. Ótima comida para quem está em uma dieta de perda de peso:
- 9. Fortalece o Sistema Digestivo:
- 10. Afasta as cáries:
- 11. Bom para diabéticos:
- 12. Combate várias doenças autoimunes:
- Como selecionar cogumelos Shiitake?
- Como armazenar cogumelos Shiitake?
- Como limpar cogumelos Shiitake?
- Como desfrutar de cogumelos Shiitake?
- 5 receitas fabulosas de cogumelos Shiitake
- 1. Cogumelo Shiitake, Feijão Verde e Batata Frita:
- 2. Macarrão Penne de Trigo Integral com Shiitake Assado e Berinjela:
- 3. Sopa Cremosa de Cogumelo Shiitake com Baixo teor de gordura:
- 4. Cogumelos Shiitake Bhurji:
- 5. Muffins Picantes de Cogumelos Ovo Shiitake:
Os cogumelos shiitake, um símbolo de juventude e longevidade, prevalecem como uma parte inevitável da medicina chinesa desde tempos imemoriais. Embalado com um sabor defumado que é bastante rico no paladar, essa variante de cogumelo exótico está agora ganhando popularidade pela densa gama de benefícios à saúde que tem em seu tesouro.
Esses mini guarda-chuvas comestíveis são excelentes fontes de vitamina B12, vitamina B6, ácido pantotênico, folato, niacina e colina. Você também pode localizar uma densa concentração de minerais variados, incluindo cobre, zinco, manganês e selênio. Semelhante a outros membros comestíveis de sua família, o shiitake é uma boa fonte de fitonutrientes, vitamina D e fibra alimentar.
Perfil nutricional dos cogumelos shiitake
A nutrição dos cogumelos shiitake por 100 gramas contém os seguintes nutrientes:
Porção | 100g |
Quantidade por porção | |
Calorias 34 | |
Gordura Total 0,5g | 1% |
Gordura Saturada g | N / D |
Colesterol mg | N / D |
Sódio 9 mg | 0% |
Carboidrato total 6,8 g | 2% |
Fibra dietética 2,5g | 10% |
Açúcar 2,4g | |
Proteína 2.2g | 4% |
Ferro 2% |
Benefícios dos cogumelos shiitake para a pele
Bem-vindo ao mundo dos cogumelos shiitake! Continue lendo para saber sobre essas variedades de cogumelos, seus benefícios, perfil nutricional e como colher os benefícios de uma forma saborosa logo abaixo:
1. Oferece uma pele de aparência mais jovem:
De acordo com um estudo, a aplicação do extrato do cogumelo shiitake na pele tem o potencial de melhorar e aumentar seu apelo visual. A densa presença de ácido kójico, o substituto natural da hidroquinona, ilumina a pele, desbotando as manchas e cicatrizes da idade. Assim, retarda o envelhecimento e ajuda a manter a pele jovem e radiante.
2. Trata as doenças inflamatórias da pele:
Repleto de propriedades antioxidantes, o shiitake também possui a capacidade de combater as inflamações que afetam a pele. Pode até impedir e aliviar várias doenças antiinflamatórias, incluindo rosácea, eczema e acne.
A presença de vitamina D e selênio junto com os antioxidantes protegem sua pele dos danos causados pelas condições ambientais.
Benefícios dos cogumelos shiitake para a saúde
Dê uma olhada nos vários benefícios do cogumelo shiitake para a saúde:
3. Reduz o nível de colesterol ruim no sangue:
O LDL ou o colesterol ruim, se encontrados em níveis excessivos, colocam você em risco de riscos cardiovasculares. Um estudo realizado com shiitake na Suécia apontou que esses cogumelos possuem o potencial de reduzir o nível de colesterol ruim no sangue de forma eficaz. A eritadenina, um composto deste cogumelo, é o agente anticolesterol. Um estudo japonês mostrou que as pessoas que consumiam esses cogumelos regularmente tinham níveis mais altos de colesterol nas fezes, indicando que o corpo tem níveis mais baixos armazenados.
4. Aumenta o poder de imunidade:
Dê um impulso ao seu sistema imunológico, incluindo shiitake em sua dieta. Lentinan - um composto presente nos mini guarda-chuvas fortalece seu sistema imunológico. Isso, por sua vez, ajuda você a combater melhor várias infecções e doenças. Estudos também sugerem que muitas vezes essas variantes de fungos comestíveis podem realmente provar ser mais eficientes no combate a infecções do que medicamentos prescritos. A pesquisa sugere que se poderia ter a ajuda dos cogumelos para lutar forte contra vários problemas de saúde, desde a gripe ao túmulo, como infecções por HIV.
5. Rico em propriedades anticancerígenas inatas:
Lentinan também é um poderoso agente anticancerígeno. Estudos realizados com lentinan sugerem que ele tem potencial para prevenir o câncer. Também pode rebaixar o crescimento das células cancerosas, ao mesmo tempo que impede que as células cancerosas existentes se espalhem para outros locais. Ao fortalecer e estimular o sistema imunológico, também desencadeia uma liberação aprimorada de proteínas que são essenciais para eliminar as células cancerosas existentes. Shiitake é benéfico para pessoas que sofrem de câncer gástrico.
6. Impede e alivia a trombose:
A trombose é uma condição médica grave em que se formam coágulos sanguíneos, que bloqueiam as veias, dificultando o fluxo adequado do sangue. A condição afeta principalmente as pernas e é acompanhada de dor intensa. Estudos sugerem que o uso desses cogumelos na forma de óleo pode aliviar a condição. Quando usado regularmente, o óleo de shiitake pode até anular o risco associado ao aparecimento de trombose. A presença de lentionina em quantidades admiráveis ajuda esses cogumelos a controlar a agregação de plaquetas.
7. Facilita e evita a deficiência de ferro:
A falta de ferro, especialmente em mulheres, pode levar a níveis extremos de fadiga e anemia. Os cogumelos shiitake são boas fontes de ferro e minerais essenciais para uma boa saúde. Mulheres que têm menstruações intensas e abundantes devem incluir esses cogumelos em sua dieta. Estudos sugerem que mulheres grávidas também podem usar esses cogumelos na forma devidamente cozida, para atender às suas necessidades de ferro. No entanto, você deve consultar um médico quando estiver grávida ou amamentando, porque você pode ser alérgico ou intolerante a esses cogumelos.
8. Ótima comida para quem está em uma dieta de perda de peso:
Baixo em calorias e denso em fibras, os cogumelos shiitake são uma ótima escolha como alimento para quem está em uma dieta de baixa caloria. Além de mantê-lo satisfeito por um longo período de tempo, também ajuda a evitar a constipação. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol, eliminando o mesmo através das fezes.
9. Fortalece o Sistema Digestivo:
Embalado com uma boa dose de fibra alimentar, atua de forma eficaz para fortalecer o sistema digestivo. A fibra se liga às fezes e as amolece, evitando assim a constipação.
10. Afasta as cáries:
Um estudo preliminar realizado sobre os benefícios do shiitake nos dentes afirma que a ingestão regular desses cogumelos guarda-chuva pode reduzir as chances de desenvolver cáries. Enquanto o estudo foi conduzido em ratos em condições de laboratório, o estudo lança um raio de esperança.
11. Bom para diabéticos:
Como mencionado acima, esses cogumelos contêm fibras em quantidades abundantes. Ele também tem níveis insignificantes de açúcar. Isso ajuda os diabéticos a evitar que os níveis de açúcar aumentem. Ele também mantém as dores da fome afastadas, enchendo você.
12. Combate várias doenças autoimunes:
Shiitake é conhecido por ser poderoso o suficiente para combater uma série de doenças auto-imunes desencadeadas por vários vírus, incluindo hepatite B e HIV. De acordo com estudos conduzidos em condições de tubo de ensaio no Japão, os extratos do cogumelo shiitake são mais poderosos contra as células infectadas pelo HIV do que a droga anti-HIV existente, AZT. Ainda outro estudo sugere que as ligninas LEM presentes nesses cogumelos possuem o potencial de evitar que as células HIV se multipliquem e danifiquem as células T. As mesmas ligninas também possuem o potencial de proteger as células de danos causados pelo Herpes simplex - tipos I e II.
Como selecionar cogumelos Shiitake?
Como os cogumelos shiitake são de origem asiática, você pode tentar a loja de comida asiática mais próxima para obter a variante mais fresca disponível.
Sempre colha cogumelos limpos, carnudos e firmes. Os enrugados ou úmidos com manchas viscosas podem ser prejudiciais para você.
Como armazenar cogumelos Shiitake?
A maneira ideal de guardar seus cogumelos shiitake é embrulhá-los em um saco de papel fechado. Leve-os à geladeira e evite mantê-los no freezer. Certifique-se de usar esses cogumelos dentro de uma semana de refrigeração.
Como limpar cogumelos Shiitake?
Por ser de natureza extremamente porosa, é aconselhável não expor o cogumelo a quantidades excessivas de água. Muita água vai deixá-los encharcados. Portanto, limpe os cogumelos com o mínimo de água e seque-os rapidamente com uma toalha limpa. Use uma toalha úmida para limpá-los completamente, pois eles têm menos contato com a água. Você pode usar uma toalha seca para remover a água restante, se houver.
Como desfrutar de cogumelos Shiitake?
Embora existam várias maneiras de cozinhar esses cogumelos, a melhor maneira de colher o sabor e a nutrição é salteando os cogumelos em uma frigideira em fogo médio por no máximo sete minutos. Tempere a gosto e misture com vegetais de sua escolha e divirta-se. Aqui estão algumas dicas para usar cogumelos shiitake:
- Você pode adicionar esses cogumelos à sua sopa.
- Apenas refogue com alho e cebola e use como cobertura para o seu frango magro favorito.
- Dê um toque asiático à sua massa, misturando-a com cogumelos e tofu. Tempere conforme desejado.
- Faça um shitake bhel.
- Uma salada de cogumelos shiitake embalada com tomate, cebola, cenoura, pimentão e manga crua com molho de limão e pimenta do reino é uma delícia saborosa, mas saudável.
5 receitas fabulosas de cogumelos Shiitake
Aqui estão 5 receitas saborosas, mas saudáveis, que você pode experimentar para colher os benefícios dos cogumelos shiitake.
1. Cogumelo Shiitake, Feijão Verde e Batata Frita:
Dê a si mesmo uma boa dose de proteína junto com a fibra alimentar com esta receita simples e fácil de preparar.
- Cogumelos shiitake frescos - 3 onças, em fatias finas
- Feijão francês - 150 gramas, aparado
- Cebola - 1/2, em fatias finas
- Alho - 2 dentes, descascados, triturados
- Gengibre - pedaço de 2 polegadas, pele removida, finamente ralado
- Óleo - 2 colheres de chá
- Sal - a gosto
- Pimenta preta em pó - a gosto
- Em uma panela funda, adicione 1 xícara de água e em fogo médio a alto, deixe a água ferver.
- Adicione os feijões limpos e aparados, cubra e cozinhe no vapor por 5 minutos ou até que os feijões fiquem crocantes, mas macios.
- Retire o excesso de água e reserve o feijão.
- Em uma frigideira rasa, aqueça o óleo.
- Adicione o alho esmagado e refogue até que o alho fique dourado.
- Adicione as cebolas e refogue até que fique marrom claro.
- Adicione as fatias de cogumelos e frite por 3 a 4 minutos ou até os cogumelos ficarem macios.
- Tempere como desejar, polvilhe o gengibre ralado e o feijão cozido e misture rapidamente.
- Desligue o fogo e sirva imediatamente.
2. Macarrão Penne de Trigo Integral com Shiitake Assado e Berinjela:
Opte pelo macarrão de trigo integral em vez dos normais.
- Macarrão penne de trigo integral - 1 xícara
- Shiitake fresco - 4 cogumelos, hastes removidas, fatiadas
- Berinjelas - 2, em cubos
- Alho - 4 dentes, descascados, picados
- Tempero de massa - a gosto
- Azeite - 1 colher de sopa
- Sal - a gosto
- Poder da pimenta - a gosto
- Pré-aqueça o forno a 350 graus F.
- Em uma tigela pequena, misture os cubos de berinjela com uma mistura de óleo de pimenta e sal.
- Em outra tigela, misture os cogumelos com a mistura de sal, pimenta e óleo. Adicione um pouco mais de azeite aqui.
- Disponha em duas bandejas diferentes em uma única camada.
- Asse os cogumelos e as berinjelas até dourar.
- Enquanto isso, siga as instruções da embalagem e cozinhe o macarrão al dente.
- Escorra o excesso de água da massa e reserve a massa.
- Em uma frigideira, refogue o alho até dourar.
- Junte os vegetais assados e as massas, tempere como desejar e dê uma mistura rápida.
- Sirva imediatamente.
3. Sopa Cremosa de Cogumelo Shiitake com Baixo teor de gordura:
Procura uma receita de uma sopa com baixo teor de gordura, mas cremosa e rica no paladar? Então, esta sopa cremosa de cogumelos pode ser a solução certa.
- Cogumelos Shiitake - 100 gramas, fatiado
- Caldo de vegetais - 4 colheres de chá
- Água - 2 xícaras
- Farinha de milho - 2 colheres de sopa
- Leite desnatado - ¼ xícara
- Talo de aipo - 1
- Alho - 2 dentes, em fatias finas, torrados
- Misture a farinha de milho com água para fazer uma mistura homogênea.
- Transfira para uma panela média em fogo médio.
- Adicione o caldo de legumes, cogumelos, alho assado, aipo e leite à mistura de farinha de milho.
- Deixe a mistura ferver.
- Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até os vegetais ficarem macios.
- Desligue o fogo e descarte o aipo.
- Deixe a mistura atingir a temperatura ambiente.
- Transfira de volta para o liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
- Volte para a panela e cozinhe por 3 minutos.
- Tempere como desejar e sirva imediatamente.
4. Cogumelos Shiitake Bhurji:
Uma grande fonte de antioxidantes, fibras e ferro, o shiitake é um vegetariano versátil. Adicione uma dose de proteína a esta receita em particular com um punhado de paneer triturado para torná-la um lanche nutritivo.
- Cogumelos Shiitake - ½ xícara, caules descartados, ralados
- Paneer - ½ xícara, esfarelado
- Sementes de cominho - 1 colher de chá
- Cebola - ½ xícara, finamente picada
- Tomate - ½ xícara, finamente picado
- Pimenta Verde - 2, dividida longitudinalmente
- Manteiga clarificada - 1 colher de chá
- Óleo - 1 colher de chá
- Sal - a gosto
- Garam masala - ½ colher de chá
- Folhas de coentro - 2 colheres de sopa, finamente picadas
- Aqueça o óleo e a manteiga clarificada em uma panela funda.
- Adicione sementes de cominho e deixe espirrar.
- Adicione a cebola e a pimenta verde e refogue até que a cebola fique dourada.
- Adicione 1 colher de sopa de folhas de coentro e misture rapidamente.
- Adicione os tomates e cozinhe até que a mistura esteja semi-seca.
- Adicione os cogumelos ralados, tampe e cozinhe até que os cogumelos estejam cozidos.
- Misture em paneer esfarelado e dê uma mistura rápida.
- Tempere com sal a gosto.
- Adicione o garam masala e o resto das folhas de coentro e misture rapidamente.
- Sirva quente com Phulkas ou saboreie como lanche.
5. Muffins Picantes de Cogumelos Ovo Shiitake:
Estes não são puramente muffins, mas moldados em muffins. Rica em proteínas de ovos e fibras de cogumelos, essas delícias assadas são um começo saudável para um grande dia.
Dá 9 muffins
- Ovos - 5
- Leite integral - 1/3 xícara
- Queijo parmesão - 4,5 colheres de chá, ralado na hora
- Cogumelos Shiitake - 18, cortados em fatias finas, salteados em 1 colher de chá de óleo
- Sal - a gosto
- Pimenta preta em pó - a gosto
- Pimentões verdes - 2, picados
- Pré-aqueça o forno a 400 graus F. Unte levemente a forma de muffin com um pouco de óleo de cozinha.
- Bata suavemente os ovos junto com o leite, a quantidade desejada de pimenta e sal. Pegue metade do cogumelo e divida a mistura igualmente nas 9 xícaras.
- Dividir a mistura de ovo igualmente entre os copos 9, enchendo cada até 3/4 th completo.
- Polvilhe as pimentas verdes finamente picadas uniformemente em todas as panelas.
- Cubra as forminhas com o restante dos cogumelos.
- Polvilhe o queijo.
- Asse por 12 a 15 minutos ou até que o topo dos muffins fique dourado e inchado.
- Retire e sirva imediatamente.
Agora que você conhece os vários benefícios dos cogumelos shiitake e como apreciá-los, o que está esperando? Corra para pegar os shiitakes na loja e experimente uma das receitas mencionadas acima.
Você usa cogumelos Shiitake? Como você os come? Refogados, torrados, em sopas, ou existem outras receitas saudáveis e fáceis onde possa incluir estes cogumelos? Compartilhe conosco logo abaixo na seção de comentários.