Índice:
- Índice
- Como o Milk Thistle beneficia você?
- Quais são os benefícios para a saúde do cardo leiteiro?
- 1. Milk Thistle aumenta a saúde do fígado
- 2. Protege os rins e a vesícula biliar
- 3. Tratamento da Aids Diabetes
- 4. Milk Thistle melhora a saúde do coração
- 5. Pode ajudar no tratamento do câncer
- 6. Pode ajudar na perda de peso
- 7. Promove a saúde do cérebro
- 8. Milk Thistle fortalece os ossos
- 9. Retarda o envelhecimento
- 10. Pode ser benéfico durante a amamentação
- 11. Aumenta a imunidade e previne alergias
- 12. Melhora a saúde digestiva
- Cardo leiteiro e glutationa (e outras sinergias)
- Qual é o perfil nutricional do cardo leiteiro?
- Quais são os efeitos colaterais do cardo leiteiro?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 15 fontes
Mais conhecido por proteger o fígado, o cardo leiteiro é uma erva que possui incríveis propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Nativa dos países mediterrâneos, esta erva ajuda a controlar a diabetes e até aumenta a saúde óssea. Bem, isso é apenas a ponta do iceberg. Há mais para você neste post. Continue lendo.
Índice
Como o Milk Thistle beneficia você?
Quais são os benefícios para a saúde do cardo leiteiro?
Cardo leiteiro e glutationa (e outras sinergias)
Qual é o perfil nutricional do cardo leiteiro?
Quais são os efeitos colaterais do cardo leiteiro?
Como o Milk Thistle beneficia você?
O cardo leiteiro funciona eliminando as toxinas do corpo, que podem causar problemas como cirrose hepática, cálculos renais, diabetes, efeitos nocivos da quimioterapia, etc.
Os outros nutrientes importantes do cardo leiteiro, como a vitamina E, combatem os radicais livres e podem retardar os sinais de envelhecimento. Essas características do cardo leiteiro (junto com algumas outras que discutiremos em breve) o tornam o que é - uma erva simples que nos concede seus grandes benefícios.
De acordo com um estudo indiano, o cardo leiteiro tem sido usado na medicina tradicional para tratar doenças do fígado e do trato biliar (1).
Voltar para TOC
Quais são os benefícios para a saúde do cardo leiteiro?
1. Milk Thistle aumenta a saúde do fígado
Shutterstock
O cardo leiteiro contém silimarina, um ingrediente ativo que protege o fígado. O ingrediente é um grupo de flavonóides que reparam as células do fígado danificadas pelo álcool e outras toxinas. A silimarina também protege as novas células do fígado de serem destruídas. Ao longo da história, esta erva tem sido usada para tratar doenças do fígado (2).
“A silimarina no cardo leiteiro reduz a lesão hepática em animais. Portanto, pode ser uma opção de tratamento para doença hepática alcoólica em humanos. ”- Abenavoli L and Co., Departamento de Medicina Experimental e Clínica, University Magna Graecia, Catanzaro, Itália.2. Protege os rins e a vesícula biliar
Como os rins trabalham em estreita colaboração com o fígado e como o cardo leiteiro ajuda a manter a saúde do fígado, também promove o funcionamento dos rins. O mesmo vale para cálculos biliares - estudos mostraram que essa erva pode ajudar a prevenir a formação de cálculos biliares. O cardo mariano também protege as células renais, especialmente no caso de neuropatia diabética (uma condição na diabetes em que a função renal é prejudicada) (3). Também auxilia na desintoxicação dos rins e da vesícula biliar.
3. Tratamento da Aids Diabetes
A pesquisa sugere que, quando associado ao tratamento tradicional, o cardo leiteiro pode melhorar o diabetes. A erva também pode melhorar a resistência à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Esses efeitos do cardo leiteiro podem ser atribuídos à silimarina (4).
O cardo leiteiro também contém outro composto chamado silibin, que demonstrou ter efeitos positivos em várias complicações do diabetes (5). E outro motivo pelo qual pode ser bom para os diabéticos é que protege o fígado - o fígado também desempenha algum papel na liberação de insulina na corrente sanguínea.
4. Milk Thistle melhora a saúde do coração
O cardo leiteiro pode reduzir o colesterol ruim e, portanto, reduzir o risco de doenças cardíacas (6). Ele também pode diminuir os níveis de colesterol ao diminuir a inflamação. Ele limpa o sangue e evita danos às artérias devido ao estresse oxidativo. A erva também previne o esgotamento de glutationa (discutiremos mais sobre isso em breve), que é um antioxidante mestre que combate o estresse oxidativo e previne doenças cardíacas.
Outros estudos clínicos também comprovaram que o cardo leiteiro tem efeitos cardioprotetores (7). Alguns outros estudos mostraram como o cardo leiteiro também pode regular a pressão arterial.
5. Pode ajudar no tratamento do câncer
Shutterstock
A silibina do cardo leiteiro pode melhorar o funcionamento de certas drogas quimioterápicas, especialmente no caso de câncer de ovário. A erva também foi encontrada para retardar a progressão das células do câncer de próstata. Alguns estudos com animais também descobriram como o cardo leiteiro pode reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia (8).
Outros estudos afirmam que o cardo leiteiro pode induzir a morte de células cancerosas no caso de câncer de cólon e de mama. Embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos, esta é uma etapa encorajadora (9).
6. Pode ajudar na perda de peso
Existem algumas pesquisas anteriores que mostram como o cardo leiteiro pode ajudar na perda de peso saudável. Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura perderam peso após tomar silimarina (10). E como o cardo leiteiro pode regular o açúcar no sangue, também pode ajudar na perda de peso - já que as pesquisas relacionam os níveis de açúcar no sangue estáveis a uma maior perda de peso.
7. Promove a saúde do cérebro
Alguns sugerem que o cardo leiteiro pode proteger contra a esclerose múltipla e a doença de Parkinson. A silimarina também suprimiu a formação da proteína beta-amilóide, frequentemente associada ao Alzheimer.
Vários outros estudos também mostram como o cardo leiteiro pode ajudar a prevenir doenças cerebrais relacionadas com a idade, como Parkinson e Alzheimer. Algumas pesquisas também falam sobre a importância do cardo leiteiro no tratamento da ansiedade e da depressão - mas precisamos de mais informações sobre isso antes de chegarmos a conclusões.
Um estudo conduzido em conjunto por equipes de pesquisa da Índia, Austrália e Irã afirma que a silimarina pode ser um tratamento potencial para uma variedade de doenças neurodegenerativas e formas de neuroinflamação (11).
8. Milk Thistle fortalece os ossos
Estudos confirmam que o cardo leiteiro pode ser usado como um potencial tratamento para a osteoporose. A silimarina no cardo leiteiro foi considerada útil na construção dos ossos e na prevenção da perda óssea (12).
Outros estudos falam sobre a perda óssea causada pelo estrogênio e como o cardo leiteiro também pode se beneficiar nesse aspecto.
9. Retarda o envelhecimento
Os antioxidantes do cardo leiteiro combatem os danos dos radicais livres e isso eventualmente retarda o processo de envelhecimento. Isso é igualmente verdadeiro para os sinais de envelhecimento na superfície da pele e nos órgãos internos.
Algumas pesquisas afirmam que consumir cardo leiteiro é uma boa maneira de reduzir os sinais de envelhecimento - que incluem rugas, manchas escuras e linhas finas (13). Internamente, esses antioxidantes podem retardar o envelhecimento, prevenindo dores nas articulações e melhorando a saúde dos olhos.
10. Pode ser benéfico durante a amamentação
Historicamente, o cardo leiteiro foi usado para aumentar a oferta de leite materno. Alguns estudos preliminares mostram que ela pode aumentar os níveis de prolactina no corpo, o que acaba estimulando a produção de leite.
No entanto, sugerimos que você siga o conselho do seu médico antes de usar a erva nesse sentido.
11. Aumenta a imunidade e previne alergias
Estudos demonstraram que o cardo leiteiro pode ter efeitos imunoestimuladores. Pode aumentar a imunidade e melhorar a capacidade do corpo de evitar infecções e doenças (14). E como o cardo leiteiro melhora a função hepática, isso também beneficia o sistema imunológico - já que os dois estão intimamente ligados.
Os antioxidantes do cardo leiteiro também aumentam a imunidade e combatem as alergias. As erupções cutâneas são uma das alergias que o cardo leiteiro pode combater. Mais importante ainda, a erva pode combater a acne também. Como a acne também é causada por toxinas corporais, o efeito desintoxicante do cardo leiteiro pode ter efeitos desejáveis sobre ela.
12. Melhora a saúde digestiva
Shutterstock
O cardo leiteiro aumenta a formação de enzimas e a produção de bile - e isso contribui para a saúde digestiva. E dadas suas propriedades antiinflamatórias, a erva também acalma as membranas mucosas do intestino.
Estudos também mostram como o cardo leiteiro tem sido usado há séculos para tratar problemas gastrointestinais superiores e outras doenças digestivas (15).
Esses são os benefícios do cardo leiteiro. Mas há outro aspecto importante que precisamos saber.
Voltar para TOC
Cardo leiteiro e glutationa (e outras sinergias)
Já discutimos como o cardo de leite (silimarina) pode proteger contra o esgotamento de glutationa. A erva, basicamente, preserva a glutationa. Isso eventualmente fortalece as paredes das células do fígado.
A glutationa não é o único composto com o qual o cardo de leite atua em sinergia. Outros ingredientes importantes como ashwagandha, curcumina, extrato de chá verde e pó de extrato de gingko biloba também funcionam em sinergia com o cardo leiteiro e melhoram a defesa antioxidante do corpo.
Existem outros compostos importantes no cardo leiteiro que são responsáveis por seus maravilhosos benefícios.
Voltar para TOC
Qual é o perfil nutricional do cardo leiteiro?
O cardo leiteiro contém um complexo bio-flavanóide chamado silimarina. É o ingrediente principal da planta. É também o composto ativo que confere ao cardo leiteiro suas propriedades medicinais. A silimarina é composta por 3 flavonóides:
- Silybin, que também é conhecido como silibinin.
- Silidianina, também conhecida como silidianina.
- Silicristina, também conhecida como silicristina.
O principal flavanoide da silimarina é a silibina, que constitui cerca de 50-70% do extrato mais importante do cardo leiteiro. Silybin foi estudado clinicamente e os pesquisadores descobriram que é o componente mais benéfico e biologicamente ativo da silimarina.
Antes da extração, os frutos do cardo leiteiro contêm:
- Silymarin
- Silhermina
- Neossilhermina A e B
- Proteína
- Vitamina E
- Esteróis
- Quercetina
- Apigenina
- Kaempferol
- Eriodictiol
- Chrysoeriol
- Naringin
- Diidroxicromona
As folhas contêm:
- Luteolina
- 7-0-glucosídeo de luteolina
- Acetato de triterpeno
- Ácido fumárico
No entanto, existem certas coisas sobre o cardo leiteiro que não são tão boas. Sua overdose pode levar a certas condições indesejáveis.
Voltar para TOC
Quais são os efeitos colaterais do cardo leiteiro?
- Pode baixar muito o açúcar no sangue
Como o cardo leiteiro ajuda a diminuir o açúcar no sangue, ele pode diminuir os níveis muito, caso alguém já esteja tomando medicamentos para diabetes. Portanto, consulte seu médico antes de usá-lo.
- Alergias
O cardo mariano pode causar alergias em pessoas que são sensíveis à ambrósia e outras plantas da mesma família (Asteraceae).
- Pode agravar condições sensíveis a hormônios
Como os extratos de cardo leiteiro podem imitar o estrogênio, podem agravar as condições sensíveis aos hormônios, como miomas de mama e uterino e câncer de útero. Portanto, é melhor consultar um médico antes de usá-lo.
Voltar para TOC
Conclusão
Uma erva importante, o cardo leiteiro apoia principalmente a saúde do fígado - e como o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, ele com certeza precisa dessa erva. Inclua cardo de leite em sua dieta hoje.
Além disso, conte-nos como esta postagem o ajudou. Basta deixar um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Como fazer chá de cardo leiteiro?
Esmague uma colher de sopa de sementes de cardo de leite e adicione a três xícaras de água fervente. Íngreme por cerca de 20 minutos e depois coe. Você pode tomar uma xícara pelo menos 30 minutos antes das refeições - uma vez de manhã, à tarde, à noite e antes de ir para a cama.
Qual é a dosagem ideal de cardo leiteiro?
A dosagem é de 150 miligramas por dia - e isso atua como uma desintoxicação do fígado. Para uso normal, você pode tomar entre 50 e 150 miligramas diários.
Onde comprar cardo leiteiro?
Você pode obtê-lo na loja de saúde mais próxima ou até mesmo online na Amazon e Walgreens.
Qual é a melhor maneira de tirar leite de cardo?
Embora comer cardo leiteiro da maneira natural possa ser melhor, tudo se resume às suas necessidades. Por favor, verifique com seu médico.
É melhor comer cardo leiteiro com o estômago vazio?
Sim. Algumas fontes dizem que isso torna o trabalho mais rápido. Mas consulte seu médico também. Isso ocorre porque outras fontes confiáveis dizem que tomar leite de cardo com o estômago vazio pode causar diarréia.
O que evitar ao tomar cardo leiteiro?
O cardo mariano pode inibir o metabolismo de certos medicamentos. Portanto, pergunte ao seu médico se algum dos medicamentos que você está tomando pode ser metabolizado por uma enzima hepática chamada CYP3A4.
15 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Efeitos protetores da silimarina, um derivado do cardo leiteiro (Silybium marianum) no estresse oxidativo induzido pelo etanol no fígado. Indian Journal of Biochemistry & Biophysics, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17133738
- Cardo mariano nas doenças do fígado: passado, presente, futuro. Pesquisa em fitoterapia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20564545
- Silymarin and diabetic nephropathy, Journal of Renal Injury Prevention, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4205984/
- Silymarin in Type 2 Diabetes Mellitus: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials, Journal of Diabetes Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4908257/
- The Therapeutic Potential of Milk Thistle in Diabetes, The Review of Diabetic Studies, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4310066/
- A eficácia do Silybum marianum (L.) Gaertn. (silimarina) no tratamento do diabetes tipo II: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Pesquisa em fitoterapia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17072885
- Terapia de câncer com alvos múltiplos por silimarina, Cancer Letters, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2612997/
- Cardo leiteiro, Cancer Research UK.
www.cancerresearchuk.org/about-cancer/cancer-in-general/treatment/complementary-alternative-therapies/individual-therapies/milk-thistle-and-liver-cancer
- Cardo leiteiro: primeiras sementes de potencial, The Lancet. Oncology
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4116427/
- A silimarina melhorou os danos ao fígado induzidos pela dieta e a resistência à insulina ao diminuir a inflamação em ratos. Biologia Farmacêutica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27387273
- Uma Mini Revisão sobre a Química e os Efeitos Neuroprotetores da Silimarina. Current Drug Targets, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28025940
- Cardo mariano: um futuro agente anti-osteoporótico e cicatrizante de fraturas. Current Drug Targets, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24093748
- Silymarin, um flavonóide do cardo leiteiro (Silybum marianum L.), inibe o estresse oxidativo induzido por UV por meio do direcionamento de células CD11b + infiltrantes na pele de camundongos, fotoquímica e fotobiologia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2394725/
- Efeito imunoestimulador do extrato de Silybum Marianum (cardo leiteiro). Medical Science Monitor, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12444368
- “Silymarin”, um agente farmacológico promissor para o tratamento de doenças, Iranian Journal of Basic Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3586829/