Índice:
- Os 12 principais benefícios para a saúde de andar de bicicleta ergométrica
- 1. Ajuda na perda de peso
- 2. Aumenta a saúde do coração
- 3. Melhora a força
- 4. Reduz o risco de diabetes
- 5. Melhora a mobilidade articular
- 6. Aumenta a função cerebral
- 7. Reduz o estresse
- 8. Melhora o equilíbrio
- 9. Aumenta a resistência
- 10. Exercício de baixo impacto
- 11. Ótimo para tonificar
- 12. É muito conveniente
- Dicas para fazer um bom treino com bicicleta ergométrica
- 1. Sela
- 2. Posição
- 3. Guidão
- 4. Resistência
- 5. Posicionando seu corpo
- 6. Tem variações
- 7. Música
- Como escolher sua bicicleta ergométrica estacionária
- Referências
Uma bicicleta ergométrica é um ótimo exercício interno para pessoas de todas as idades. Desde ajudar na perda de peso até reduzir o estresse, esse exercício pode ter vários benefícios. Aqui estão as 12 principais razões pelas quais a bicicleta ergométrica é boa para sua saúde. Leia!
Os 12 principais benefícios para a saúde de andar de bicicleta ergométrica
1. Ajuda na perda de peso
Shutterstock
A bicicleta ergométrica é uma ótima maneira de queimar calorias. Você pode queimar entre 40-80 calorias em apenas 10 minutos, dependendo do seu peso corporal e da intensidade do exercício. É uma ótima maneira de eliminar a gordura da parte inferior do corpo, pois ativa os glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas.
2. Aumenta a saúde do coração
A bicicleta ergométrica é um exercício cardiovascular que aumenta a frequência cardíaca e permite que os músculos do coração trabalhem mais para atender à demanda de oxigênio. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a saúde do coração.
3. Melhora a força
Em bicicletas estacionárias, você pode ajustar a resistência da roda. Você precisaria pedalar mais forte para fazer o volante se mover. Em última análise, isso ajuda a melhorar a força de suas pernas e parte inferior do corpo.
4. Reduz o risco de diabetes
Shutterstock
O diabetes está intimamente relacionado à obesidade. Portanto, perder peso pode ajudar a reduzir o risco de diabetes. As bicicletas estacionárias são grandes queimadores de calorias e podem ajudá-lo a perder peso.
5. Melhora a mobilidade articular
O ciclismo ajuda a melhorar a amplitude de movimento das articulações. Beneficia os joelhos, tornozelos e articulações do quadril. Quando você pedala, todas essas articulações giram, melhorando sua amplitude de movimento e fortalecendo-as.
6. Aumenta a função cerebral
Vários estudos confirmaram que a bicicleta ergométrica ajuda a melhorar a função cognitiva, a memória e a atenção (1), (2), (3). Os bons hormônios liberados durante o treino e a ação de pedalar desempenham um papel significativo.
7. Reduz o estresse
Shutterstock
Qualquer forma de treino ajuda a liberar hormônios que “fazem bem”. Como resultado, você se sente bem no final da sessão. A bicicleta ergométrica também ajuda a suar e queimar calorias. Isso reduz os níveis de estresse e estimula a liberação de serotonina.
8. Melhora o equilíbrio
O ciclismo estacionário também ajuda a melhorar o equilíbrio, a coordenação e a marcha. É especialmente útil para idosos e pessoas que estão se recuperando de um AVC crônico (1), (4). Também ajuda a prevenir quedas e fraturas em idosos.
9. Aumenta a resistência
Resistência ou resistência não são construídas em um dia. Leva tempo e prática. No entanto, você pode acelerá-lo adicionando a bicicleta ergométrica ao seu regime de treino. Você poderá terminar qualquer treinamento cardiovascular ou de força com mais facilidade e sem perder o fôlego muito rapidamente.
10. Exercício de baixo impacto
Shutterstock
A bicicleta ergométrica é um exercício de baixo impacto em comparação com outras formas de cardio, como Zumba e corrida. É fácil para as articulações e para o coração. Você pode sentar na sela e pedalar para ter uma saúde melhor.
11. Ótimo para tonificar
A bicicleta ergométrica também é ótima para tonificar a parte inferior do corpo. Ele atua nos glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas. Você vai perder gordura das pernas e construir massa muscular magra.
12. É muito conveniente
Isso pode não ser realmente um benefício para a saúde, mas é benéfico para a sua saúde. Se andar de bicicleta para o trabalho ou para a escola não é conveniente para você, uma bicicleta ergométrica é uma ótima opção para manter a forma. Além disso, você pode evitar facilmente o calor, a poluição, a poeira, a chuva e todos os outros fatores externos que podem impedi-lo de praticar exercícios.
Estas são as 12 razões pelas quais a bicicleta ergométrica é boa para sua saúde. Aqui estão algumas dicas para tornar suas sessões de treino de ciclismo mais divertidas.
Dicas para fazer um bom treino com bicicleta ergométrica
Shutterstock
Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo seu treino de ciclismo:
1. Sela
Escolha sua sela com sabedoria. Sua sela ou assento deve ser confortável para não machucar sua bunda durante o treino.
2. Posição
Arrume seu assento por um profissional. Se você estiver fazendo isso sozinho, lembre-se de que seu assento deve estar a uma altura de tal forma que suas pernas fiquem apenas ligeiramente flexionadas durante o ciclismo. Dessa forma, você não colocaria pressão excessiva nas articulações dos joelhos.
3. Guidão
A maioria dos profissionais recomenda que você compre uma bicicleta estática com guiador, e o guiador deve ser ajustado a uma altura superior ao seu assento.
O uso do guiador envolve a parte superior do corpo, o que não é possível em mini bicicletas estáticas que não possuem guiador. Além disso, o guiador deve estar a uma distância do antebraço do corpo.
4. Resistência
A resistência faz parte do seu treino de ciclismo tanto quanto a velocidade. Embora a velocidade forneça benefícios cardiovasculares, a resistência é necessária para o treinamento de força. Se você não usar resistência suficiente, não estará trabalhando seus músculos com eficácia. Isso significa que você não queimará tantas calorias. Use resistência suficiente para obter melhores resultados.
5. Posicionando seu corpo
Não se incline para a frente ou para trás enquanto anda de bicicleta. Incline-se apenas um pouco e mantenha o núcleo firme durante o ciclismo. Quando você se inclina muito para a frente, isso interfere na respiração e na ingestão de oxigênio.
6. Tem variações
Certifique-se de que haja variedade em seu treino. Use velocidades e resistências variadas para aprimorar os resultados. Você também pode adicionar 10 minutos de bicicleta ergométrica à sua rotina de exercícios regulares.
7. Música
Use música para animar seu treino. Faça uma lista de reprodução. Escolha músicas de acordo com suas batidas e use-as para trazer variação em seu treino. Você pode pedalar mais rápido para músicas de batida rápida e usar a resistência para uma música de batida lenta.
Como escolher sua bicicleta ergométrica estacionária
Shutterstock
- A bicicleta estática deve ter um selim confortável, ajustável a uma boa altura.
- Saiba o peso que sua bicicleta pode suportar antes de comprar.
- Se você tiver problemas nas costas, compre uma bicicleta com encosto acoplado. Por outro lado, se não houver problemas relacionados às costas, não se deixe levar por um modelo mais caro apenas por causa de um acessório adicional de que você não precisa.
- O guidão deve ser ajustável e móvel, como um cross-trainer.
- Certifique-se de que sua bicicleta tenha a opção de usar resistência.
- Certifique-se de que sua bicicleta tenha uma tela que mostre sua velocidade, frequência cardíaca e o número de calorias queimadas. Isso ajuda durante o treino, pois você pode registrar seu progresso.
- Existem opções para bicicletas ergométricas que vêm com halteres ou com um stepper e twister acoplados (como o modelo 6000R da Bodygym). Existem também bicicletas que são modificadas como tênis elípticos e oferecem os benefícios dos dois. Escolha o que você gosta.
- Confira as avaliações antes de fazer sua compra para saber se a bicicleta é resistente e segura e pode ser um pouco difícil de usar.
Espero que agora você saiba como fazer o melhor uso de uma bicicleta ergométrica. O uso regular pode ajudar a melhorar sua saúde. Portanto, não espere acordado! Compre sua bicicleta ou uma assinatura de academia e continue pedalando.
Referências
- “Efeitos do exercício de ciclismo estacionário no equilíbrio e nas habilidades de marcha de pacientes com derrame crônico” Journal of Physical Therapy Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health, EUA.
- “Andar de bicicleta em uma mesa de bicicleta influencia positivamente o desempenho cognitivo” PlosOne, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde, EUA.
- “Benefícios neuropsicológicos do exercício em bicicleta ergométrica e um Exergame de ciberciclo para adultos mais velhos com diabetes: uma análise exploratória” Journal of Diabetes Science and Technology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health, EUA.
- “Efeito do exercício de ciclo estacionário na marcha e…” Journal of Physical Therapy Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health, EUA.