Índice:
- Quais são os benefícios para a saúde do açafrão?
- 1. Pode reduzir o risco de câncer
- 2. Pode ajudar a combater a inflamação e a artrite
- 3. Pode melhorar a saúde da visão
- 4. Pode ajudar no tratamento da insônia
- 5. Pode promover a saúde do cérebro
- 6. Pode promover a saúde digestiva
- 7. Pode curar feridas de queimadura
- 8. Pode aumentar a imunidade
- 9. Pode oferecer alívio dos sintomas menstruais
- 10. Pode melhorar a saúde do coração
- 11. Pode proteger o fígado
- 12. Pode funcionar como um afrodisíaco
- Como o açafrão ajuda sua pele?
- 13. Pode proteger a pele da radiação ultravioleta
- 14. Pode melhorar a tez
- Qual é o perfil nutricional do açafrão?
- Como usar o açafrão?
- Dosagem de açafrão e efeitos colaterais
- Conclusão
- perguntas frequentes
- 28 fontes
O açafrão é a especiaria mais cara do mundo. Meio quilo da especiaria pode custar entre US $ 500 e US $ 5.000. A produção anual de açafrão mundial é estimada em cerca de 300 toneladas, com o Irã produzindo mais (76%). Também há relatos recentes sobre sua atividade farmacológica e propriedades medicinais (1).
De acordo com os escritos de Hipócrates (freqüentemente considerado o Pai da medicina), o açafrão é um tratamento maravilhoso para resfriados e tosses, problemas estomacais, sangramento uterino, insônia, flatulência e até mesmo problemas cardíacos.
A pesquisa moderna apresenta algumas descobertas interessantes sobre o açafrão. Neste post, exploraremos o que estudos falam sobre esse tempero.
Quais são os benefícios para a saúde do açafrão?
Os dois principais carotenóides do açafrão, crocina e crocetina podem ter efeitos antitumorais. Esses compostos também podem reduzir o risco de inflamação. Descobriu-se que o safranal, outro composto da especiaria, promove a saúde da retina.
1. Pode reduzir o risco de câncer
O açafrão é rico em dois carotenóides principais, a saber, crocina e crocetina. Evidências pré-clínicas demonstram que certos carotenóides podem ter efeitos antitumorais potentes (2).
Dados da literatura indicam que o açafrão pode ser usado como um potencial agente quimiopreventivo do câncer. Embora alguns dos dados pareçam convincentes, estudos clínicos mais bem planejados em humanos são necessários para verificar os efeitos anticâncer do açafrão (2).
De acordo com outro relatório, embora o mecanismo exato dos efeitos anticâncer do açafrão não seja claro, seus carotenóides podem desempenhar um papel. Mais ensaios em humanos são necessários para chegar a uma conclusão definitiva (3).
O açafrão e seus componentes também foram sugeridos como candidatos promissores para a prevenção do câncer. A crocina, um de seus compostos, apresentou alta potência como agente quimioterápico (4).
2. Pode ajudar a combater a inflamação e a artrite
Um estudo italiano afirma que a crocetina no açafrão promove a oxigenação cerebral em ratos e atua positivamente no tratamento da artrite. Esse efeito provavelmente pode ser atribuído à sua atividade antioxidante. No entanto, esses resultados foram obtidos apenas in vitro ou em animais de laboratório e ainda não em humanos (5).
Extratos de pétalas da planta do açafrão também apresentaram atividade antiinflamatória crônica. Esse efeito pode ser atribuído à presença de flavonóides, taninos, alcalóides e saponinas. No entanto, os outros constituintes químicos do açafrão e seus mecanismos ainda não foram investigados (6).
3. Pode melhorar a saúde da visão
Em estudos com ratos, o safranal, um constituinte do açafrão, demonstrou retardar a degeneração da retina. O composto também pode reduzir a perda de fotorreceptores de cones e bastonetes. Essas propriedades tornam o safranal potencialmente útil para retardar a degeneração da retina em patologias da retina (7).
A suplementação de açafrão também induziu uma melhora significativa de médio prazo na função retiniana no caso de degeneração macular relacionada à idade. No entanto, mais pesquisas são necessárias com relação à suplementação de açafrão na prática clínica (8).
4. Pode ajudar no tratamento da insônia
Em estudos com ratos, descobriu-se que a crocina do açafrão aumenta o sono de movimentos oculares não rápidos. A crocetina, o outro carotenóide do açafrão, também pode aumentar o tempo total de sono não REM em até 50% (9).
Outros estudos clínicos também indicam que a suplementação de açafrão pode ajudar a melhorar os sintomas de depressão em adultos que lidam com transtorno depressivo maior. Um dos sintomas, conforme pesquisas, é a insônia. Entretanto, mais acompanhamentos de longo prazo são necessários antes que conclusões firmes possam ser feitas a esse respeito (10).
5. Pode promover a saúde do cérebro
As propriedades antioxidantes e antiinflamatórias dos extratos de açafrão podem implicar em seu potencial terapêutico para diversos problemas do sistema nervoso. A especiaria interage com os sistemas colinérgico e dopaminérgico, que podem ter efeitos benéficos no caso de Alzheimer ou Parkinson (11).
No entanto, mais investigações são necessárias para se ter uma perspectiva detalhada dos efeitos do açafrão no sistema nervoso humano.
Algumas evidências acumuladas também sugerem que a crocina no açafrão pode desempenhar um papel na cognição. Em modelos animais, esse carotenóide no açafrão poderia atenuar distúrbios de memória relacionados ao Alzheimer, lesões cerebrais e esquizofrenia (12).
No entanto, a eficácia potencial do açafrão em distúrbios de memória relacionados a lesão cerebral traumática e isquemia cerebral ainda não foi investigada (12).
6. Pode promover a saúde digestiva
A maioria dos estudos em animais mostra que o açafrão exibe efeitos antioxidantes, anticâncer, antiinflamatórios e anti-hiperlipidêmicos no tratamento de distúrbios gastrointestinais. No entanto, a eficácia da especiaria no tratamento de problemas gastrointestinais humanos ainda não foi investigada e compreendida (13).
7. Pode curar feridas de queimadura
Um estudo com ratos relaciona as possíveis propriedades de cura de feridas do açafrão à sua atividade antioxidante e antiinflamatória. O açafrão pode aumentar significativamente a reepitelização em feridas por queimadura, em comparação com feridas tratadas com creme (14).
O estudo levanta a possibilidade da eficácia potencial do açafrão em acelerar a cicatrização de feridas em queimaduras (14).
8. Pode aumentar a imunidade
O açafrão é rico em carotenóides que parecem afetar a imunidade. Um estudo feito com homens saudáveis mostrou que o uso diário de açafrão (cerca de 100 mg) pode ter efeitos imunomoduladores temporários sem quaisquer reações adversas (15).
9. Pode oferecer alívio dos sintomas menstruais
Descobriu-se que um medicamento à base de ervas contendo açafrão oferece alívio a mulheres com dismenorreia primária. O estudo concluiu afirmando a necessidade de mais ensaios clínicos para determinar a eficácia do medicamento fitoterápico (16).
10. Pode melhorar a saúde do coração
O açafrão ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, fortalecendo o sistema circulatório. A especiaria é rica em tiamina e riboflavina, que promovem um coração saudável e ajudam a prevenir vários problemas cardíacos (17).
Devido às suas propriedades antioxidantes, o açafrão ajuda a manter as artérias e os vasos sanguíneos saudáveis. As propriedades antiinflamatórias da especiaria também beneficiam o coração. A crocetina da especiaria regula indiretamente os níveis de colesterol no sangue e reduz a gravidade da aterosclerose (17).
O açafrão também pode ser útil no tratamento da hipertensão, de acordo com um estudo com ratos (18).
11. Pode proteger o fígado
Algumas pesquisas sugerem que o açafrão pode ser útil para pacientes que sofrem de metástase hepática. Os carotenóides no açafrão podem ajudar a inibir a produção de espécies reativas de oxigênio. Mas outras investigações com um tamanho de amostra muito maior são necessárias para se chegar a qualquer conclusão (19).
O safranal no açafrão também pode proteger o fígado das toxinas ambientais. Mas essa descoberta ainda não foi verificada por testes clínicos em humanos. Portanto, mais estudos em humanos são necessários (20).
12. Pode funcionar como um afrodisíaco
A crocina do açafrão pode melhorar o comportamento sexual em ratos machos. Pode aumentar a frequência de montagem e frequência de ereção em ratos (21). No entanto, o safranal na especiaria não exibiu quaisquer efeitos afrodisíacos.
O açafrão também se mostrou eficaz na melhora da morfologia e motilidade dos espermatozoides em homens inférteis. Não foi encontrado para melhorar a contagem de esperma, no entanto. Mais estudos envolvendo grandes tamanhos de amostra são necessários para elucidar o papel potencial do açafrão no tratamento da infertilidade masculina (22).
Em outro estudo, a crocina pode melhorar alguns parâmetros reprodutivos em ratos tratados com nicotina. O estudo especula que os efeitos antioxidantes do açafrão podem ter sido a principal razão por trás desse impacto positivo específico. Mais estudos são necessários para definir o mecanismo de ação exato da especiaria (23).
Como o açafrão ajuda sua pele?
O açafrão oferece proteção à pele, graças aos seus efeitos fotoprotetores e hidratantes.
13. Pode proteger a pele da radiação ultravioleta
Estudos sugerem que o açafrão pode ser usado como um agente natural de absorção de UV. Contém compostos flavonóides como o kaempherol e a quercetina, que podem estar contribuindo nesse sentido (24).
Os efeitos fotoprotetores do açafrão também podem ser causados por seus outros compostos fenólicos, como os ácidos tânico, gálico, caféico e ferúlico. Alguns desses compostos são usados como ingredientes ativos em vários filtros solares e loções para a pele (24).
No entanto, o açafrão não parece ter nenhum efeito hidratante especial (24).
Mas tome cuidado ao usar açafrão na pele e tome cuidado com a quantidade, pois o açafrão pode fazer com que a pele fique amarela se usado em excesso (25).
14. Pode melhorar a tez
Não recomendamos o uso de nenhum ingrediente com o único objetivo de clarear a pele. Mas o açafrão mostrou certos efeitos de promoção da pele (26).
Qual é o perfil nutricional do açafrão?
Especiarias, açafrão | ||
Tamanho da dose: 1 colher de chá (0,7 g) | ||
Nutriente | Montante | Unidade |
---|---|---|
Água | 0,083 | g |
Energia | 2,17 | kcal |
Energia | 9,09 | kJ |
Proteína | 0,08 | g |
Lípido total (gordura) | 0,041 | g |
Carboidrato, por diferença | 0,458 | g |
Fibra, dieta total | 0,027 | g |
Minerais | ||
Cálcio, Ca | 0,777 | mg |
Ferro, Fe | 0,078 | mg |
Magnésio, Mg | 1,85 | mg |
Fósforo, P | 1,76 | mg |
Potássio, K | 12,1 | mg |
Sódio, Na | 1.04 | mg |
Zinco, Zn | 0,008 | mg |
Cobre, Cu | 0,002 | mg |
Manganês, Mn | 0,199 | mg |
Selênio, Se | 0,039 | µg |
Vitaminas | ||
Vitamina C, ácido ascórbico total | 0,566 | mg |
Tiamina | 0,001 | mg |
Riboflavina | 0,002 | mg |
Niacina | 0,01 | mg |
Vitamina B-6 | 0,007 | mg |
Folato, comida | 0,651 | µg |
Vitamina b12 | 0 | µg |
Vitamina A, RAE | 0,189 | µg |
Retinol | 0 | µg |
Vitamina A, IU | 3,71 | IU |
Vitamina D (D2 + D3) | 0 | µg |
Vitamina D | 0 | IU |
Ácidos graxos | ||
Ácidos graxos, total saturado | 0,011 | g |
Ácidos graxos, total monoinsaturado | 0,003 | g |
Ácidos graxos, poliinsaturados totais | 0,014 | g |
Fonte: USDA, especiarias, açafrão
O açafrão é um tempero versátil e você pode usá-lo de várias maneiras. Na seção a seguir, discutimos as diferentes maneiras de usá-lo.
Como usar o açafrão?
O açafrão não só confere um sabor e aroma distintos, mas também torna seu prato mais apresentável. O açafrão pode ser usado em rosca ou moído, dependendo da receita. Se você estiver usando açafrão para enfeitar seu prato e quiser criar uma impressão visual, pode usar fios. Por outro lado, se você quiser que o açafrão se misture com o seu prato de forma que não fique óbvio para os olhos, você deve ir para a sua forma em pó.
As dicas de culinária fornecidas a seguir permitirão que você obtenha o máximo de benefícios deste tempero mágico:
- Você pode preparar açafrão em pó em vez de comprá-lo de um fornecedor. Você pode fazer isso triturando os fios de açafrão com um almofariz e um pilão. Se achar difícil moer os fios devido ao teor de umidade, coloque uma pitada de açúcar e depois moa. Isso tornará a moagem mais fácil sem afetar a receita.
- Você pode fazer açafrão líquido adicionando 3 a 5 colheres de chá de água morna ou fervente ao açafrão em pó e deixe-o infundir por 5 a 10 minutos. Guarde-o em um frasco por algumas semanas e use-o quando necessário. O açafrão líquido também pode ser preparado com leite, vinagre ou vinho em vez de água. Geralmente é adicionado a outros ingredientes no final do cozimento para realçar a cor e dispersar o sabor por todo o prato.
- Você também pode fazer leite de açafrão. Você precisa de 1 xícara de leite fervido, uma pitada de açafrão e 2 colheres de chá de açúcar (se necessário). Adicione o açúcar e o açafrão ao leite fervido. Este chá com leite de açafrão pode ser um bom complemento à sua rotina regular.
Embora seja fácil de usar açafrão, é importante saber sua dosagem.
Dosagem de açafrão e efeitos colaterais
Algumas pesquisas afirmam que 10,5 gramas de açafrão por dia podem causar efeitos colaterais tóxicos. Estes incluem dor de cabeça, tontura e perda de apetite, fraqueza e, em casos extremos, também podem ser prejudiciais aos pulmões e rins (25).
Para gestantes, o limite máximo diário de açafrão, conforme algumas fontes, é de 5 gramas (27). Tomar açafrão por via oral em grandes quantidades durante a gravidez pode causar problemas - pode levar a contrações do útero e aborto espontâneo (28). Não há informações suficientes sobre a amamentação. Portanto, evite o uso e fique seguro.
É importante notar que a exposição a altos níveis de açafrão pode aumentar a taxa de aborto espontâneo, conforme estudos feitos em ratas. Estudos sugerem o uso de altas doses de açafrão por mulheres grávidas ( 28 ).
Conclusão
O açafrão está entre as especiarias populares. Adicionar uma pitada dele à dieta não só dá sabor, mas também pode oferecer alguns benefícios à saúde. A maioria dos benefícios ainda não foi investigada em humanos. Consulte seu médico para entender como você pode incorporar o açafrão em sua rotina.
perguntas frequentes
Quanto custa 1 grama de açafrão?
Um grama de açafrão pode custar entre US $ 6 a US $ 8.
O açafrão expira?
Embora o açafrão não expire ou estrague, ele pode perder seu sabor e potência com o tempo (geralmente em dois a quatro anos).
Como saber se meu açafrão é puro?
O açafrão puro tem um sabor ligeiramente amargo. Não tem gosto doce. Se o seu açafrão tiver um gosto doce, pode não ser o que você deseja. Além disso, verifique a certificação ISO 3632-1: 2011 na embalagem.
Você também pode colocar alguns fios de açafrão na língua e chupá-los. Retire-os e esfregue-os em um lenço de papel. Se colorirem o tecido de amarelo, são reais. Caso contrário, eles não são.
Qual é a melhor forma de armazenar o açafrão?
Você pode armazenar o açafrão em um recipiente hermético em um local fresco e escuro. Não guarde na geladeira, pois o tempero pode desenvolver fungos devido ao ambiente úmido ao redor.
O açafrão ajuda a tratar a acne?
Não há evidências de que o açafrão possa ajudar no tratamento da acne.
Posso tomar leite de açafrão / açafrão diariamente?
Sim. Mas tome cuidado com a quantidade. Basta 1 a 2 colheres de chá. Mulheres grávidas devem evitar o açafrão.
28 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Uma visão geral sobre açafrão, fitoquímicos e propriedades medicinais, Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3731881/
- Crocus sativus L. (açafrão) para quimioprevenção do câncer: uma mini revisão, Journal of Traditional and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4488115/
- Efeito anticarcinogênico do açafrão (Crocus sativus L.) e seus ingredientes, Pharmacognosy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3996758/
- O açafrão combate o câncer? A Plausible Biological Mechanism, American Council on Science and Health.
www.acsh.org/news/2017/07/20/does-saffron-fight-cancer-plausible-biological-mechanism-11587
- Crocetina de açafrão: um componente ativo de uma especiaria antiga, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15239370
- Efeitos antinociceptivos e antiinflamatórios do estigma de Crocus sativus L. e extratos de pétalas em camundongos, BMC Pharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11914135
- Compostos naturais de açafrão e bile de urso previnem a perda de visão e degeneração da retina, Moléculas, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6332441/
- Resultados de curto prazo da suplementação de açafrão em pacientes com degeneração macular relacionada à idade: um ensaio duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, hipótese médica, descoberta e inovação Ophthalmology Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5342880/
- O Crocin promove o sono sem movimento rápido dos olhos em ratos, Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22038919
- Açafrão (Crocus sativus L.) e transtorno depressivo maior: uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados, Journal of Integrative Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4643654/
- Os efeitos do Crocus sativus (açafrão) e seus constituintes no sistema nervoso: Uma revisão, Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4599112/
- O efeito de Crocus sativus L. e seus constituintes na memória: estudos básicos e aplicações clínicas, medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4331467/
- Efeitos terapêuticos do açafrão (Crocus sativus L.) em distúrbios digestivos: uma revisão, Iranian Journal of Basic Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4923465/
- O efeito do extrato de açafrão (Crocus sativus) para a cura de queimaduras de segundo grau em ratos, The Keio Journal of Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19110531
- Efeitos imunomoduladores do açafrão: um ensaio clínico duplo-cego randomizado e controlado por placebo, Phytotherapy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21480412
- O efeito de um medicamento fitoterápico iraniano na dismenorréia primária: um ensaio clínico controlado, Journal of Midwifery & Women's Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19720342/
- Cardiovascular Effects of Saffron: An Evidence-Based Review, Journal of Tehran University Heart Center, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3466873/
- O açafrão dietético reduziu a pressão sanguínea e evitou a remodelação da aorta em ratos hipertensos induzidos por L-NAME, Iranian Journal of Basic Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4764118/
- Efeito do açafrão nas metástases hepáticas em pacientes que sofrem de câncer com metástases hepáticas: Um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4599117/
- Açafrão como um antídoto ou um agente protetor contra toxicidades naturais ou químicas, DARU Journal of Pharmaceutical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4418072/
- O efeito do açafrão, estigma de Crocus sativus, extrato e seus constituintes, safranal e crocina em comportamentos sexuais em ratos machos normais, Phytomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17962007
- Efeito do açafrão nos parâmetros de sêmen de homens inférteis, Urology Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19101900
- Crocin melhora os danos induzidos pela nicotina em vários parâmetros reprodutivos em camundongos machos, International Journal of Fertility & Sterility, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4845532/
- O açafrão tem efeitos anti-solares e hidratantes ?, Iranian Journal of Pharmaceutical Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3862060/
- Uma pesquisa sobre o açafrão nos principais livros de medicina tradicional islâmica, Iranian Journal of Basic Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3637900/
- Revisão crítica das ervas Ayurvédicas Varṇya e seu efeito de inibição da tirosinase, Ancient Science of Life, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4623628/
- Propriedades antiinflamatórias de drogas de açafrão açafrão, Agentes Antiinflamatórios e Antialérgicos em Química Medicinal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22934747/
- Efeitos toxicológicos do açafrão e seus constituintes: uma revisão, Iranian Journal of Basic Medical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5339650/