Índice:
As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são ricos em nutrientes vitais necessários ao nosso corpo para se manter saudável. Embora frutas como manga, laranja, banana, abacaxi, melancia, uva, maçã, etc. sejam comumente consumidas por todos nós, existem certas frutas que a maioria de nós desconhece. O marmelo é uma daquelas frutas raras, carregadas de nutrientes e que podem trazer vários benefícios à saúde.
O marmelo é basicamente uma fruta perfumada pertencente à família Rosaceae, que também inclui maçãs e peras. É nativo das regiões temperadas quentes do sudoeste da Ásia. O marmelo é uma fruta sazonal e está disponível do outono ao inverno. Quando maduro, este fruto é de cor amarelo ouro e lembra o formato de uma pêra. Tem uma superfície felpuda semelhante à dos pêssegos e uma polpa arenosa de cor amarela clara com várias sementes no centro. Tem um sabor ácido e raramente é consumido cru. Muitas vezes, é cozido ou congelado para eliminar a acidez. Na verdade, é usado em receitas tradicionais nas regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo, onde é cozido com cordeiro, cabra e porco. A variedade de marmelo asiático, por ser mais macia e suculenta, costuma ser usada para fazer conservas e geléias. Às vezes, também é usado para conferir acidez à tradicional torta de maçã.
Benefícios para a saúde da fruta marmelo
Como a maioria das frutas, o marmelo é rico em nutrientes como vitaminas A, B e C, fibras, bem como minerais como potássio, cobre, selênio, zinco, fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Tem baixo teor de gordura. O rico valor nutricional do marmelo torna-o benéfico para a sua saúde das seguintes maneiras:
1. Propriedades antiinflamatórias
A fruta madura do marmelo é uma fonte rica em vitamina C, contribuindo com quase 25% da