Índice:
- 1. Azeite
- Benefícios do azeite
- 2. Óleo de coco
- Benefícios do óleo de coco
- 3. Óleo de Amêndoa Doce
- Benefícios do óleo de amêndoa doce
- 4. Óleo de abacate
- Benefícios do óleo de abacate
- 5. Óleo de Jojoba
- Benefícios do óleo de jojoba
- 6. Óleo de semente de uva
- Benefícios do óleo de semente de uva
- 7. Óleo de Girassol
- Benefícios do óleo de girassol
- 8. Óleo de Argan
- Benefícios do óleo de argão
- 9. Óleo de amendoim
- Benefícios do óleo de amendoim
- 10. Óleo de gergelim
- Benefícios do óleo de gergelim
- 11. Manteiga de Karité
- Benefícios da manteiga de karité
- 12. Óleo de caroço de damasco
- Benefícios do óleo de caroço de damasco ou do óleo de damasco amargo
- 13. Óleo de semente de romã
- Benefícios do óleo de romã
- 14. Óleo de gérmen de trigo
- Benefícios do óleo de gérmen de trigo
- 15. Óleo de Noz Kukui
- Benefícios do óleo de noz Kukui
- Coisas importantes a considerar antes de escolher um óleo de massagem
- 24 fontes
Nada acalma tanto o corpo e a mente cansados depois de um dia agitado quanto uma massagem relaxante. Ele não apenas desfaz os nós, tecidos e músculos do corpo, mas também elimina o estresse em minutos. E sua experiência torna-se mais prazerosa quando você usa um óleo de massagem corporal de boa qualidade. Ajuda as mãos a deslizarem suavemente para ajudar a relaxar os músculos e melhorar a sua experiência.
Escolher qualquer óleo de ervas aleatório não lhe dará os efeitos relaxantes certos - nem todos os tipos de óleos funcionam melhor para todos os tipos de massagens. É por isso que estou aqui para ajudá-lo a escolher o óleo de massagem corporal certo que se adapta às suas necessidades. Vamos cavar mais fundo.
1. Azeite
O azeite é geralmente usado para massagens mais leves, como uma massagem sueca. É um óleo pesado e é absorvido pela pele a uma taxa muito mais lenta. É por isso que é amplamente utilizado em massagens que envolvem o uso de movimentos repetitivos e varredura do corpo. Faz parte da cultura mediterrânea há milhares de anos. Era usado para adorar deuses, em suas cozinhas e medicamentos, e para outros fins terapêuticos.
Benefícios do azeite
- Um estudo feito em ratos descobriu que o azeite de oliva ajuda a reparar os danos da pele, reduzindo o estresse oxidativo quando massageado da maneira certa (1).
- A massagem com azeite de oliva reduz a fadiga muscular, alivia as dores musculares e previne lesões esportivas (2).
- O azeite de oliva ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos cansados e a remoção mais rápida do ácido lático, o que resulta em uma recuperação mais rápida dos músculos (2).
2. Óleo de coco
Muitas pessoas pensam que o óleo de coco é denso e gorduroso, mas é exatamente o contrário. É leve e não gorduroso e é rapidamente absorvido pela pele. Ele contém triglicerídeos de cadeia média e é, portanto, bom para massagens que envolvem movimentos mais curtos (usado para músculos-alvo). O óleo de coco é usado principalmente em massagens pesadas, como massagens profundas e pré-natais, shiatsu e reflexologia. O óleo de coco fracionado (também conhecido como óleo de coco virgem) é o melhor para massagens, pois tem vários benefícios.
Benefícios do óleo de coco
- Ele contém ácidos graxos de cadeia média, tornando-o bastante estável. Após a massagem, é absorvido pela pele (3).
- Não deixa escapar a umidade da pele. Por ser um óleo estável, é rico em gorduras saturadas que evitam o ressecamento e mantêm a pele hidratada. É especialmente benéfico no tratamento de níveis leves a moderados de xerose (4).
- O óleo de coco tem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Também repara a barreira cutânea e previne os sinais de envelhecimento (3).
- Também é um bom óleo carreador (ou seja, você pode adicionar óleos essenciais a ele).
3. Óleo de Amêndoa Doce
Este óleo é amplamente utilizado por massoterapeutas e é um óleo amarelo claro com uma fragrância suave e doce. O óleo de amêndoas doces é um pouco gorduroso e permite que as mãos deslizem suavemente sobre a pele. No entanto, não é um óleo pesado e é absorvido pela pele rapidamente (mas não tão rapidamente que você precise reaplicar). Adequa-se a todos os tipos de pele e geralmente não irrita a pele.
Benefícios do óleo de amêndoa doce
- É muito suave e suave para a pele - tão suave que pode ser usado na pele de um bebê. Ele também tem propriedades antiinflamatórias. Alivia a coceira e erupções cutâneas, especialmente em condições como dermatite, eczema e psoríase (5).
- Evita danos à pele causados pela exposição à radiação UV (6). Assim, pode prevenir o bronzeamento e os danos do sol.
- Um estudo realizado em pacientes com esclerose múltipla (EM) descobriu que massagear com óleo de amêndoa doce pode reduzir a dor muscular (7).
4. Óleo de abacate
Este óleo verde profundo é prensado a frio de abacates e é bastante pesado. É misturado com óleos mais leves antes da massagem. Este óleo contém látex natural, por isso evite usá-lo se você for alérgico ao látex.
Benefícios do óleo de abacate
- O óleo de abacate é um depósito de vitaminas e nutrientes essenciais, como ácido linoléico, ácido oleico, ácido linolênico, beta-caroteno, beta-sitosterol, lecitina e vitaminas A, C, D e E. Portanto, tem propriedades antiinflamatórias propriedades que protegem a pele contra rugas, estrias e doenças como a psoríase. Esse óleo também estimula a regeneração da pele, conforme estudo realizado em ratos (8).
- Outro estudo realizado em ratos descobriu que a aplicação tópica de óleo de abacate aumenta a síntese de colágeno (9). Assim, pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e torná-la macia e flexível.
5. Óleo de Jojoba
Embora seja conhecido como óleo, o óleo de jojoba não é realmente um óleo. É um tipo de cera extraída das sementes da planta jojoba. No entanto, não é gorduroso e não mancha os lençóis, pois tem propriedades antibacterianas. Geralmente é usado para massagem nas costas, pois é considerado bom para o tratamento da acne nas costas. É absorvido rapidamente pela pele e, portanto, requer reaplicação.
Benefícios do óleo de jojoba
- Repara a barreira da pele danificada por eczema, dermatite seborréica, acne e dermatite aguda (3), (10). Isso porque o óleo de jojoba é rico em ésteres de cera e propriedades antiinflamatórias, o que o torna perfeito para cuidar da pele.
- O óleo de jojoba também tem efeitos anti-envelhecimento na pele (3).
- O óleo de jojoba é uma excelente escolha para massagem de aromaterapia, pois pode ser facilmente misturado com ervas e óleos essenciais. Também não irrita a pele, por isso é preferível para massagens corporais em spas.
6. Óleo de semente de uva
O óleo de semente de uva é leve e sedoso quando aplicado na pele. Comparado com qualquer outro óleo de massagem, este óleo dá uma sensação rica e torna a sua pele brilhante. Tem pouco ou nenhum odor e é uma excelente opção para uma massagem relaxante. No entanto, pode manchar seus lençóis.
Benefícios do óleo de semente de uva
- O óleo de semente de uva contém resveratrol. O resveratrol tem propriedades antimicrobianas quando aplicado topicamente. Previne o crescimento de patógenos como Staphylococcus aureus , Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis (11).
- É carregado com vitamina E, ácido linoléico e compostos fenólicos que mantêm a pele saudável e previnem a inflamação (12).
- O óleo de semente de uva é um óleo portador perfeito. Você pode misturar óleos essenciais e outras ervas com ele.
7. Óleo de Girassol
Este óleo leve e fino é usado para cozinhar e massagear. O óleo de girassol fica rançoso rapidamente. Portanto, é melhor comprá-lo em pequenas quantidades e guardá-lo em local fresco e seco. Espremer uma ou duas cápsulas de vitamina E no óleo também melhora sua vida útil.
Benefícios do óleo de girassol
- O óleo de girassol melhora a textura da pele, melhorando os níveis de hidratação (13).
- Massagear a pele com óleo de girassol melhora a função de reparo da barreira da pele (3). Assim, pode ter um efeito anti-envelhecimento na pele.
- O óleo de girassol contém ácidos graxos essenciais que rejuvenescem a pele (3). A massagem regular com este óleo proporciona uma pele brilhante e radiante.
8. Óleo de Argan
O óleo de argan puro é usado em spas para massagens corporais. Uma massagem com óleo de argan geralmente é feita logo após um banho quente relaxante. O óleo de argão é leve e não gorduroso. Ele suaviza sua pele instantaneamente.
Benefícios do óleo de argão
- Massagear a pele com óleo de argan melhora a elasticidade. Isso o torna firme e elimina os sinais de envelhecimento, como pele solta ou flácida (14).
- Mantém a pele hidratada e melhora os níveis de hidratação. Também melhora a capacidade de retenção de água da pele (15). Isso pode prevenir o ressecamento e tornar sua pele brilhante e saudável.
- Diz-se que uma massagem profunda com óleo de argan relaxa os músculos doloridos e alivia o inchaço e as dores nas articulações. No entanto, não há evidências científicas que comprovem esse benefício.
9. Óleo de amendoim
O óleo de amendoim também é usado em spas para massagens. No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a ele, por isso é importante fazer um teste de contato antes de usar o óleo. O óleo de amendoim também é conhecido como óleo de amendoim. As pessoas geralmente aquecem o óleo de amendoim e depois o massageiam por todo o corpo. Isso alivia as dores musculares e nos tecidos e acalma as articulações.
Benefícios do óleo de amendoim
- O óleo de amendoim tem efeito hidratante na pele sem aumentar a perda de água transepidérmica (16).
- Há evidências anedóticas de que o óleo de amendoim nutre sua pele, energiza seu corpo e alivia dores musculares e articulares quando usado regularmente.
- Devido ao seu aroma suave e de nozes, o óleo de amendoim é usado principalmente para massagens de aromaterapia, que são uma experiência rejuvenescedora e relaxante.
10. Óleo de gergelim
Este óleo é altamente considerado um óleo de massagem na Ayurveda. Textos ayurvédicos, como Charaka Samhita, listaram os benefícios do uso de óleo de gergelim para massagens. Acredita-se que uma massagem com óleo de gergelim fortaleça a estrutura do corpo, que inclui ligamentos, músculos e tendões. É um óleo espesso e pode deixar a sua pele com uma sensação oleosa e oleosa.
Benefícios do óleo de gergelim
- O óleo de gergelim é parte integrante da medicina taiwanesa, onde é usado principalmente para aliviar a dor inflamatória nas articulações (17).
- A exposição aos raios ultravioleta danifica sua pele. Bronzeamento, linhas finas, rugas, manchas de sol - todas essas são marcas de danos causados pelo sol e fazem sua pele parecer opaca. A massagem com óleo de gergelim ajuda a reduzir os danos à pele causados pela exposição aos raios ultravioleta (18).
- No Ayurveda, o óleo de gergelim é usado para abhyanga . Esta é uma técnica de massagem ayurvédica que envolve aquecer o óleo e misturá-lo com ervas antes de massagear seu corpo.
11. Manteiga de Karité
A manteiga de karité é extraída das sementes da árvore de karité, que é nativa da África. A manteiga de karité é a gordura das sementes. À temperatura ambiente, é sólido e parece manteiga. É muito pesado e tem um toque oleoso na pele. Portanto, os spas combinam-no com óleos mais leves antes de usá-lo para massagear. A manteiga de karité contém látex natural, portanto, evite usá-la se você tiver alergia ao látex.
Benefícios da manteiga de karité
- A manteiga de karité contém compostos antiinflamatórios, como tocoferóis, esteróis, fenóis e triterpenos. Assim, possui potentes propriedades antioxidantes (3), (19). Esta é a razão pela qual a manteiga de karité é extremamente popular na indústria da beleza e usada em cremes e para fins de massagem.
12. Óleo de caroço de damasco
O óleo de damasco é extraído dos grãos amargos da fruta. É também conhecido como óleo de damasco amargo, e sua textura é muito semelhante ao óleo de amêndoa (que também é extraído do miolo da amêndoa). Este óleo é rico em vitamina E. Ele tem uma vida útil mais longa do que qualquer outro óleo de massagem. É leve e é facilmente absorvido pela pele. É usado principalmente para massagem de aromaterapia (massagem sueca).
Benefícios do óleo de caroço de damasco ou do óleo de damasco amargo
- O óleo de damasco amargo é usado na medicina tradicional para tratar doenças de pele. Hidrata e nutre a pele e evita o ressecamento. É considerado um óleo de massagem útil no tratamento da psoríase (20).
- Este óleo tem uma textura lisa e é absorvido rapidamente. Possui propriedades emolientes (21). Isso significa que mantém a pele hidratada e faz com que pareça firme, roliço e saudável.
13. Óleo de semente de romã
O óleo de semente de romã tem um cheiro agradável e é utilizado em massagens relaxantes e rejuvenescedoras. É rico em vitamina E e fitoesteróis que mantêm a pele bonita e hidratada. Este óleo é extremamente leve e não deixa sua pele oleosa ou oleosa. Portanto, é mais adequado para massagens profundas.
Benefícios do óleo de romã
- O óleo de romã é usado principalmente por suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Massagear o corpo com uma mistura de óleo de romã e extrato de resina de Croton lechleri tem melhorado a elasticidade, a textura e os níveis de hidratação da pele (22).
14. Óleo de gérmen de trigo
O óleo de gérmen de trigo é um excelente óleo de massagem. É rico em vitaminas A, D e E, e é extremamente nutritivo quando massageado na pele. É um conservante natural e ajuda a reduzir os efeitos dos nocivos radicais livres na pele e promove a regeneração da pele.
Benefícios do óleo de gérmen de trigo
- O óleo de gérmen de trigo é especialmente benéfico para a pele seca e envelhecida (20).
- Ele mantém a pele lisa e promove a cicatrização da pele. Também melhora os níveis de hidratação da pele, tornando-a roliça e saudável (20).
- Quando massageado na pele, promove a função muscular e linfática (20).
- Além disso, é benéfico na cicatrização do tecido cicatricial e na minimização do aparecimento de estrias (23).
15. Óleo de Noz Kukui
Este óleo tem sido usado como óleo de massagem pela realeza. É rico em vitaminas e nutrientes e altamente considerado por seus benefícios para a pele no Havaí e nas Filipinas. O óleo de noz Kukui prensado a frio é amplamente utilizado para massagens corporais.
Benefícios do óleo de noz Kukui
- Este óleo prensado a frio de origem havaiana era usado principalmente para massagear bebês para proteger sua pele. É um excelente emoliente que hidrata a pele e previne o ressecamento. Ele contém lipídios e uma mistura de ácidos graxos saturados e insaturados que melhoram a textura da pele e evitam a perda de água transepidérmica da pele após a aplicação tópica (24).
- Se você tem a pele rachada e queimada, massagear com óleo de nozes Kukui proporciona alívio imediato (24).
Antes de escolher qualquer óleo, certifique-se de que você não é alérgico a ele. Caso contrário, pode causar problemas graves de pele. Além disso, existem algumas coisas mais importantes a serem consideradas antes de escolher um óleo de massagem.
Coisas importantes a considerar antes de escolher um óleo de massagem
- Verifique a pureza: Escolha óleos puros. Os óleos de massagem não devem conter aditivos e conservantes, pois podem diluir os benefícios do óleo. Os óleos puros são leves ao toque e são menos gordurosos.
- Verifique a viscosidade: o óleo deve deslizar suavemente sobre a pele. Não deve ser pegajoso nem gorduroso. Os óleos de massagem devem permitir movimentos fáceis das mãos na pele.
- Verifique o odor: evite usar óleos com odor forte. Normalmente, os óleos de massagem têm uma fragrância leve e agradável, então escolha de acordo.
Além disso, faça um teste de remendo com o óleo antes de usá-lo para uma massagem para verificar se há reações alérgicas. Escolha qualquer óleo desta lista e colha seus benefícios. Você pode adicionar óleos essenciais e ervas antes de massagear suavemente em sua pele. Isso irá maximizar sua experiência sensorial. Nenhum desses óleos é prejudicial (a menos que você seja alérgico a um ingrediente específico). Portanto, da próxima vez que você estiver tentando se recuperar do estresse de um longo dia de trabalho, experimente uma massagem corporal com qualquer um desses óleos de massagem. E não se esqueça de compartilhar seus comentários sobre como foi. Até então, mantenha-se saudável e continue brilhando!
24 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- A redução do dano oxidativo e da inflamação induzida pelo azeite de oliva promove a cicatrização de úlceras de pressão em camundongos, Journal of Dermatological Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27091748
- O uso da massagem de fricção profunda com azeite de oliva como meio de prevenção e tratamento de lesões esportivas nos tempos antigos, Arquivos de Ciências Médicas, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3298328/
- Efeitos antiinflamatórios e de reparo da barreira da pele da aplicação tópica de alguns óleos vegetais, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5796020/
- Um ensaio randomizado duplo-cego controlado comparando o óleo de coco extra virgem com óleo mineral como um hidratante para xerose leve a moderada., Dermatitis, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15724344
- Os usos e propriedades do óleo de amêndoa., Terapias complementares na prática clínica, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20129403
- Efeito do pré-tratamento de óleo de amêndoa no fotoenvelhecimento cutâneo induzido por ultravioleta B em camundongos., Journal of Cosmetic Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17348990
- Efeitos da aromaterapia e massagem na dor de pacientes com esclerose múltipla, Advances in Nursing & Midwifery, SBMU Journals.
journals.sbmu.ac.ir/en-jnm/article/view/670
- Efeito da Formulação Semissólida de Óleo de Persea Americana Mill (Abacate) na Cicatrização de Feridas em Ratos, Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, Hindawi.
www.hindawi.com/journals/ecam/2013/472382/
- Efeito da formulação semissólida do óleo Persea Americana Mill (abacate) na cicatrização de feridas em ratos, medicina complementar e alternativa baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3614059/
- Jojoba em dermatologia: uma revisão sucinta, Giornale Italiano di Dermatologia e Venereologia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24442052
- Efeito antimicrobiano do resveratrol em dermatófitos e patógenos bacterianos da pele., Farmacologia Bioquímica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11841782
- Compostos de óleo de semente de uva: Ações biológicas e químicas para insights sobre saúde, nutrição e metabolismo, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- Efeito do óleo de semente de oliva e girassol na barreira da pele adulta: implicações para o cuidado da pele neonatal., Dermatologia Pediátrica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22995032
- O efeito do óleo de argan dietético e / ou cosmético na elasticidade da pele na pós-menopausa., Clinical Interventions in Aging, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25673976
- Hidratação da pele em mulheres na pós-menopausa: benefício do óleo de argan com uso oral e / ou tópico, Przegla̜d Menopauzalny, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26327867
- Efeitos hidratantes de uma formulação de óleo corticóide e seu veículo na pele humana., Skin Pharmacology and Applied Physiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14528060
- Efeito da massagem de leve pressão com óleo de gergelim (Sesamum indicum L.) no alívio da dor traumática aguda nos membros: Um estudo triplo-cego controlado no departamento de emergência., Complementary Therapies in Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28619303
- Potencial de ervas na proteção da pele contra radiação ultravioleta, Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine,
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3263051/
- Influência do clima no conteúdo de tocoferol da manteiga de carité., Journal of Agricultural and Food Chemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15137838
- O óleo essencial de damasco amargo induz apoptose de queratinócitos HaCaT humanos., International Immunopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26971222
- Formulação e avaliação de creme de massagem à base de óleo de caroço de damasco selvagem, Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, PhytoJournal.
www.phytojournal.com/archives/2019/vol8issue1/PartQ/7-6-70-996.pdf
- Melhoria da condição da pele em estrias distensadas: desenvolvimento, caracterização e eficácia clínica de um produto cosmético contendo óleo de semente de Punica granatum e extrato de resina de Croton lechleri ., Drug Design Development and Theory, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28280300
- Medição comparativa dos efeitos da hidratação de hidratantes à base de ervas, Pharmacognosy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141305/
- Ação emoliente do óleo de noz de kukui, Journal of the Society of Cosmetic Chemists, CiteSeerX.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.607.4720&&rep=rep1&&type=pdf