Índice:
- O que é desapego emocional?
- Sinais de desapego emocional em seu relacionamento
- 1. Seu parceiro parece desinteressado no que você tem a dizer
- 2. Eles não compartilham seus problemas ou preocupações com você
- 3. Eles sempre colocam suas necessidades acima das suas
- 4. Eles não são movidos por suas emoções
- 5. Eles estão sempre retraídos e nunca querem passar tempo com você
- 6. Eles parecem apáticos durante um conflito
- 7. Eles pararam de expressar seu amor
- 8. Eles não têm interesse em sexo
- 9. Eles nunca tentam fazer você feliz
- 10. Eles são raramente afetuosos, se nunca
- 11. Eles fecham quando você fala sobre o relacionamento
- 12. Eles costumam dar a você o tratamento silencioso
- 13. Eles nunca falam sobre o futuro
- 14. Eles intencionalmente fazem coisas para sabotar seu relacionamento
- 15. Eles ficam com raiva quando você tenta estabelecer uma conexão
Todo mundo tem emoções, alguns mais do que outros. A maioria das pessoas aprende a esconder suas emoções à medida que envelhece. Como humanos, ansiamos por encontrar uma conexão. É uma parte muito importante de nossas vidas. Se não somos capazes de sentir emoções, pode ser difícil ter empatia e nos conectar com outras pessoas. Ter empatia, compreensão e comunicação com nossos semelhantes é mais importante do que você possa imaginar. No entanto, há um lado negativo dessa moeda - o desapego emocional. Pode afetar muito sua vida pessoal e deixá-lo vazio e esgotado.
O que é desapego emocional?
O desapego emocional pode ser descrito como uma experiência psicológica caracterizada por uma falta de sentimento ou conexão com as pessoas e coisas ao seu redor. Geralmente é causado devido a um evento traumático.
A pessoa que está vivenciando esse fenômeno, inconscientemente, silencia seus sentimentos e emoções, geralmente para construir uma parede ao redor de seu cérebro psicológico para se proteger. O desligamento emocional pode ocorrer em um relacionamento quando um dos parceiros evita a intimidade emocional - seja intencionalmente ou não - para manter o controle emocional sobre si mesmo.
Isso pode se manifestar quando uma pessoa evita estritamente as situações desconfortáveis que dão origem à ansiedade. Muitas pessoas também buscam limites pessoais separando-se fisicamente ao lidar com outras pessoas que demonstram emoção. Ambos se baseiam na necessidade de se alienar, também chamada de desapego. Vamos dar uma olhada no que significa desapego.
Shutterstock
Desapego significa basicamente ser objetivo. Uma pessoa é considerada desligada quando é capaz de se separar de uma situação emocionalmente desconfortável. A vida muitas vezes nos lança obstáculos que podem nos derrubar, e uma maneira de lidar com isso é desapegando-nos. O desapego requer um retrocesso e uma visão objetiva das coisas - seja em relacionamentos, amigos, hobbies, trabalho ou outras coisas.
O desapego é freqüentemente confundido com desinteresse ou desapego, mas pode haver mais do que isso. Também pode ser descrito como justo, objetivo, imparcial ou neutro. Porém, quando se trata de desapego emocional, é não ser capaz ou não querer se abrir e se conectar com as pessoas.
Quando você começa a sentir que seu parceiro começou a se distanciar ou nunca tentou realmente se aproximar e se conectar com você, pode ser verdadeiramente devastador. Você pode ficar se perguntando se fez algo errado que resultou neste comportamento indiferente. Você pode até pensar que eles querem se separar, se divorciar ou ter um caso.
Sinais de desapego emocional em seu relacionamento
Shutterstock
Entender o que está acontecendo ajudará você a descobrir o que fazer. Esteja atento a esses sinais de alerta em seu relacionamento.
1. Seu parceiro parece desinteressado no que você tem a dizer
Sempre que você está contando algo que aconteceu durante o seu dia ou abrindo o coração para o seu parceiro, ele parece um pouco entediado ou até irritado. Em vez de vocês dois terem uma conversa envolvente, é sempre unilateral. Você sempre parece estar tentando construir proximidade, mas seu parceiro não está nem um pouco interessado.
2. Eles não compartilham seus problemas ou preocupações com você
Shutterstock
Você costumava ser a primeira pessoa a quem seu parceiro recorria quando ele estava preocupado, chateado ou tinha um dia ruim. Mas não mais. Na verdade, mesmo quando você sabe que algo está errado e questiona seu parceiro sobre isso, ele se fecha. Você não é mais convidado para a vida privada deles. É como se seu parceiro não quisesse mais ser autêntico ou vulnerável com você. Vocês se sentem cada vez mais como estranhos educados do que como amantes.
3. Eles sempre colocam suas necessidades acima das suas
Seu parceiro abertamente se esquece de fazer coisas boas para você. Eles raramente, ou nunca, colocam suas necessidades acima das deles. Eles não se importam se você está congelando - Deus me livre se você reiniciar o termostato! É sempre definido de acordo com a preferência do seu parceiro. Seu parceiro parece ter parado de considerar seus sentimentos ao agir ou tomar decisões. Eles não estão nem um pouco preocupados com o impacto que essas pequenas coisas têm em seu relacionamento.
4. Eles não são movidos por suas emoções
Shutterstock
Em seu desespero para chamar a atenção de seu parceiro, você pode ter um acesso de raiva ou ficar extremamente emocional ou zangado. Seus sentimentos de rejeição e dor transbordam em lágrimas. Mas seu parceiro não se preocupa com suas emoções. Eles parecem alheios a eles; eles não se importam se você está sofrendo e precisa de um pouco de amor e bondade.
5. Eles estão sempre retraídos e nunca querem passar tempo com você
Você espera passar bons momentos com seu parceiro, onde podem desfrutar da companhia um do outro. Mas isso nunca acontece. Cada vez que vocês tentam passar um tempo juntos, eles inventam uma desculpa para estarem ocupados. Quando você entra em uma sala onde seu parceiro está e tenta falar com ele, ele se levanta e sai ou finge estar ocupado.
6. Eles parecem apáticos durante um conflito
Shutterstock
Você deseja resolver os conflitos e desentendimentos que ambos têm para poder superá-los. Você se preocupa em reparar o vínculo que uma vez compartilhou. Mas eles não parecem particularmente interessados em resolver as coisas com você. Eles nem mesmo estão com raiva ou frustrados - apenas indiferentes. Mesmo se você tentar incitá-los a uma discussão, você apenas obtém um suspiro exasperado ou um rolar de olhos.
7. Eles pararam de expressar seu amor
'Eu te amo' - essas três pequenas palavras desapareceram de seu vocabulário. Houve um tempo em que eles diziam regularmente que o amam e o adoram, mas agora, eles não o amam. Esta é uma enorme bandeira vermelha. Eles estão 100% desligados emocionalmente de você. Na verdade, quando você diz “Eu te amo” para seu parceiro, tudo o que ele sorri é de boca fechada.
8. Eles não têm interesse em sexo
Shutterstock
Sua vida sexual não existe. Quase desapareceu e, sempre que você tenta tocar no assunto, seu parceiro fica passivo ou irritado. Sempre que você tenta iniciar o sexo, é rejeitado de uma forma ou de outra. Às vezes, eles até insinuam que você é o problema e a razão pela qual eles não querem mais ter relações sexuais.
9. Eles nunca tentam fazer você feliz
Eles faziam coisas para fazer você sorrir, se importavam com as coisas de que você gostava e tentavam fazer você se sentir amado. Eles escreveram poemas para você e lhe deram flores. Mas todas essas coisas não estão mais presentes. Agora, eles fazem pouco ou nenhum esforço por você. Você quase se sente como um colega de quarto que seu parceiro está tolerando.
10. Eles são raramente afetuosos, se nunca
Eles costumavam segurar sua mão quando vocês caminhavam juntos. Eles costumavam abraçar você na cama e dar um abraço de despedida. Mas agora, eles simplesmente pararam de ser afetuosos. Quando você tenta beijar ou abraçar seu parceiro, ele rapidamente se afasta. Parece que o seu toque os deixa desconfortáveis ou irritados.
11. Eles fecham quando você fala sobre o relacionamento
Shutterstock
É claro para vocês dois que as coisas não estão indo bem entre vocês dois. No entanto, você está tentando desesperadamente melhorar o relacionamento. Mas, sempre que você tenta discutir isso, seu parceiro o ignora ou tem um ataque. Eles continuam fingindo que está tudo bem ou simplesmente o calam por se recusarem a discutir o assunto. A coisa mais aparente é que seu parceiro não está mais interessado em melhorar sua conexão.
12. Eles costumam dar a você o tratamento silencioso
Seu parceiro parece perfeitamente bem em ficar sentado em silêncio com você - mesmo quando há questões não resolvidas entre vocês dois. Eles mais ou menos grunhem indiferentemente ou respondem com uma palavra às suas tentativas de reconciliação. Não há nenhum esforço da parte deles para retribuir suas tentativas de conversa, muito menos para tentar fazer as pazes. Parece que eles estão se afastando de você intencionalmente ao se recusarem a falar.
13. Eles nunca falam sobre o futuro
14. Eles intencionalmente fazem coisas para sabotar seu relacionamento
Shutterstock
Seu parceiro pode tentar criar mais problemas no relacionamento, provocando uma briga desnecessária ou fazendo algo que sabe que o deixará chateado ou com raiva. Se você ficar com raiva, eles não precisarão tentar se conectar com você, porque parece que você é o único com problemas. Seu parceiro usa sua mágoa e raiva para construir um muro ao seu redor. Eles usam isso como uma desculpa para se desapegar.
15. Eles ficam com raiva quando você tenta estabelecer uma conexão
Em vez de se desligar ou dar desculpas, quando você tenta estabelecer uma conexão com eles, eles tentam intimidar e controlar você ficando com raiva. Eles usam a raiva como um amortecedor que o impede de explorar a verdadeira causa do comportamento deles e da mudança de atitude em relação a você. A raiva deles pode assustar você e mantê-lo à distância de um braço. Você pode ser emocionalmente incapaz de romper as defesas que eles construíram ao seu redor.
O desapego emocional nem sempre resulta no fim de um relacionamento saudável. Uma pessoa às vezes pode se desligar emocionalmente por causa de suas próprias ansiedades e medos ou outras emoções que a estão atormentando e impedindo-a de estar emocionalmente disponível. Se o seu parceiro estiver aberto à ideia, procure aconselhamento de casal para descobrir os problemas e resolvê-los.
Você merece alguém que terá um relacionamento íntimo, próximo e emocionalmente gratificante. Nunca permita que o desapego de uma pessoa em relação a você passe despercebido ou ignore-o porque você tem muito medo de perder essa pessoa. Nunca permita que ninguém influencie sua autoestima. Seja corajoso, reconheça o que está acontecendo e tome as medidas necessárias para lidar com o problema para que você possa ter uma vida mais feliz e plena.