Índice:
- Benefícios para a saúde dos tomates
- 1. Os tomates ajudam a prevenir o câncer
- 2. Tomates regulam a pressão arterial
- 3. Tomates ajudam na perda de peso
- 4. Os tomates melhoram a saúde da pele e do cabelo
- 5. Os tomates são bons durante a gravidez
- 6. Tomates reduzem o colesterol e promovem a saúde do coração
- 7. Tomates neutralizam os efeitos da fumaça do cigarro
- 8. Tomates melhoram a visão
- 9. Tomates melhoram a saúde digestiva
- 10. Tomates ajudam a controlar o diabetes
- 11. Os tomates podem prevenir a formação de cálculos urinários
- 12. Tomates ajudam a prevenir cálculos biliares
- 13. Tomates fortalecem os ossos
- 14. Tomates melhoram seu sistema imunológico
- 15. Tomates reduzem a inflamação
- 16. Tomates impulsionam a saúde masculina
- 17. Tomates aumentam o poder do cérebro
- 18. Tomates promovem a saúde do fígado
- Perfil nutricional *
- Por que os tomates orgânicos são melhores?
- Seleção e armazenamento
Os antioxidantes do tomate oferecem proteção contra uma série de doenças fatais, como câncer, diabetes e doenças cardíacas, sendo algumas delas.
Cientificamente denominado Solanum lycopersicum , o tomate é originário das Américas Central e do Sul. Ele vem em inúmeras variedades que são cultivadas em climas temperados em várias partes do mundo. Os tomates são excepcionalmente benéficos para pessoas que desejam perder peso e manter os níveis de pressão arterial. Eles também ajudam a melhorar a visão e auxiliam no controle do diabetes. Mais importante, eles podem ser benéficos para mulheres grávidas.
Em algum momento da história, os europeus consideraram o tomate venenoso, devido à sua aparência brilhante. Os astecas foram o primeiro grupo de pessoas a usar tomates para cozinhar. Com o passar dos séculos, o cultivo se espalhou para a Ásia e, a partir de hoje, China e Índia são os maiores produtores de tomate do mundo.
O tomate é conhecido como alimento funcional - o que significa que vai muito além de apenas fornecer nutrição básica. Uma das principais razões é a presença de licopeno, o antioxidante todo poderoso que melhora a saúde de várias maneiras. Existem inúmeras variedades - as mais populares delas são tomates-ameixa, tomates-cereja, tomates-uva, tomates-bife e amoras.
As folhas do tomate têm de 10 a 25 centímetros de comprimento, e tanto o caule quanto a folha são peludos. Os tomates são cultivados em várias cores - enquanto a variante mais comum é o vermelho, outras cores incluem amarelo, verde, laranja, preto, marrom, rosa, branco, marrom e roxo.
Benefícios para a saúde dos tomates
1. Os tomates ajudam a prevenir o câncer
De acordo com o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, o licopeno no tomate pode ser responsável pelas propriedades anticâncer da fruta (1). O licopeno é um antioxidante da família dos carotenóides. Descobriu-se que suas potentes propriedades antioxidantes neutralizam os radicais livres que são gerados em nossos corpos por várias razões. Até mesmo estudos de laboratório mostram que os componentes do tomate impediram a proliferação de vários tipos de células cancerosas.
Mais importante, pode-se aumentar o potencial de combate ao câncer dos tomates tomando-os em uma forma processada - como o molho, suco ou pasta de tomate. Isso permite que os compostos naturais do tomate sejam mais facilmente absorvidos pelo corpo. Além disso, as formas processadas de tomate têm concentrações mais altas de licopeno (2).
No entanto, é importante consumir uma variedade de alimentos (e não apenas tomates) para combater o câncer ou qualquer outra doença.
Astudy também revelou a eficácia do tomate na prevenção do câncer de próstata (1). Mas então, não sabemos se os suplementos de licopeno têm o mesmo efeito (3). E não apenas os tomates na forma processada, mas mesmo aqueles que são cozidos podem ter efeitos melhores para a saúde.
Devido aos seus altos níveis de antioxidantes, o tomate é uma ótima escolha para combater o câncer de mama (4). Adultos com câncer que participaram de estudos mostraram sinais de regressão do câncer após a suplementação de licopeno. A maior ingestão de licopeno também foi associada a um menor risco de câncer de pulmão, cólon, oral e cervical.
As células cancerosas podem permanecer dormentes por anos até que alguma reação química as desencadeie e se liguem ao suprimento de sangue do corpo. O licopeno foi descoberto para interromper este processo de ligação, evitando assim que as células cancerosas cresçam ainda mais (5).
Outra razão pela qual os tomates ajudam a combater o câncer é a adiponectina, um potente composto da fruta.
2. Tomates regulam a pressão arterial
iStock
O licopeno no tomate também demonstrou reduzir a pressão arterial (6).
Os tomates também são ricos em potássio, um mineral conhecido por reduzir os níveis de pressão arterial (7). Isso ocorre porque o potássio reduz os efeitos do sódio. Na verdade, quanto mais potássio você consome, mais sódio você perde pela urina. Além disso, o potássio alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos - reduzindo ainda mais a pressão arterial. De acordo com a American Heart Association, a ingestão recomendada de potássio para um adulto médio é de 4.700 mg por dia. Mas tome cuidado para não consumir muito potássio, pois pode causar pedras nos rins.
De acordo com um estudo israelense, o tratamento de curto prazo com extrato de tomate pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pacientes (8).
O licopeno também é conhecido por melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos em geral, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial (9). Outras pesquisas mostram que, embora o licopeno possa ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial elevada, ele não tem efeito sobre os níveis normais de pressão arterial. Estudos concluíram que os suplementos de licopeno podem ter efeitos benéficos sobre a pressão arterial.
Os tomates também são ricos em vitamina C, que reduz a pressão arterial (10).
Se eles não estiverem totalmente maduros, você pode armazenar seus tomates em temperatura ambiente. Depois de maduros, você pode mantê-los na geladeira por até três dias. Além disso, você pode preservá-los congelando ou enlatando (11). Mas a melhor opção seriam tomates frescos - pois são os mais ricos em potássio e podem ter os melhores efeitos na redução da pressão arterial (12).
3. Tomates ajudam na perda de peso
De acordo com um estudo chinês, o suco de tomate pode reduzir significativamente o peso corporal, a gordura corporal e a circunferência da cintura (13). Ele também pode reduzir os níveis de colesterol que podem contribuir para o ganho de peso. Além de ser uma grande fonte de antioxidantes, o tomate também é rico em fibras e tem poucas calorias. Com isso, promovem saciedade e até reduzem a ingestão de calorias, auxiliando na perda de peso.
4. Os tomates melhoram a saúde da pele e do cabelo
Os tomates são um ingrediente importante na maioria dos tratamentos de beleza. Eles ajudam a curar poros dilatados, tratar acne, aliviar queimaduras solares e reviver a pele opaca. Os antioxidantes do tomate, especialmente o licopeno, combatem os danos celulares e a inflamação da pele.
Os tomates também funcionam maravilhosamente bem como adstringente e melhoram a textura facial. Eles removem o excesso de oleosidade da pele e mantêm o rosto fresco por mais tempo. Tudo o que você precisa fazer é misturar os sucos de tomates frescos e pepino. Usando uma bola de algodão, aplique o suco no rosto regularmente.
Estudos mostram que comer tomate também protege a pele dos efeitos nocivos da exposição ao sol (14). Outros estudos encontraram uma melhora na capacidade da pele de se proteger da radiação ultravioleta em mulheres que comeram pasta de tomate.
De acordo com um estudo de Boston, antioxidantes como o licopeno ajudam a melhorar a saúde da pele em grande medida (15). De acordo com um relatório, o licopeno é um dos poucos antioxidantes com incríveis propriedades fotoprotetoras (16). A vitamina C do tomate também pode melhorar a saúde do cabelo.
5. Os tomates são bons durante a gravidez
A vitamina C é um dos nutrientes de que qualquer mulher precisa durante a gravidez para manter a si mesma e seu bebê saudáveis. Ajuda na formação de ossos, dentes e gengivas saudáveis. Essa vitamina também auxilia na absorção adequada de ferro no corpo, outro nutriente vital durante a gravidez. Embora seja aconselhável tomar suplementos de ferro durante a gravidez, comer tomates pode ter seus benefícios.
O licopeno do tomate oferece proteção contra danos às células. Embora a segurança dos suplementos de licopeno para mulheres grávidas ainda seja questionada, o antioxidante de fontes naturais é muito seguro para mulheres necessitadas.
Incluir tomates na dieta pode melhorar a biodisponibilidade do ferro (17). E de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a vitamina C do tomate ajuda a proteger a mulher e o bebê (18).
6. Tomates reduzem o colesterol e promovem a saúde do coração
É licopeno, de novo! Incluir tomates ricos em licopeno regularmente em sua dieta por algumas semanas pode reduzir seus níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) em até 10%. Para ser mais preciso, você precisa tomar pelo menos 25 mg de licopeno por dia. Isso pode ser cerca de meia xícara de molho de tomate. Além disso, 100 gramas de purê de tomate darão 21,8 mg de licopeno.
De acordo com estudos, indivíduos que consomem tomate fresco ou suco de tomate podem diminuir seus níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom (19). De acordo com outro estudo mexicano, o consumo de tomates crus (14 porções por semana durante um mês) pode ter um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol em mulheres com sobrepeso (20).
Um artigo da Harvard Medical School inclui o tomate como um dos alimentos indispensáveis para reduzir o colesterol (21). E, de acordo com outro estudo, a ingestão de licopeno todos os dias pode ter efeitos semelhantes às estatinas (qualquer grupo de medicamentos para reduzir o colesterol) em pacientes com níveis elevados de colesterol (22).
Os tomates também são fontes ricas em beta-caroteno, folato e flavonóides - todos benéficos para a saúde cardiovascular. Os nutrientes do tomate também ajudam a reduzir a homocisteína e a agregação plaquetária, dois fenômenos que podem ter efeitos indesejáveis na saúde cardíaca (23).
Em outro estudo da Universidade de Connecticut, descobriu-se que o suco de tomate possuía habilidades cardioprotetoras, que não estavam relacionadas ao licopeno de forma alguma (a revelação foi feita pela primeira vez). Embora os resultados sejam conflitantes com o que vimos sobre o licopeno até agora, o tomate ainda é um dos alimentos importantes para a saúde do coração (24).
Outro estudo publicado em um relatório da Tufts University descobriu que os homens com níveis elevados de licopeno no sangue tinham 55% menos probabilidade de sofrer um derrame. Os achados permaneceram consistentes mesmo após considerar outros fatores como idade, IMC, colesterol LDL, pressão arterial e tabagismo (25).
O licopeno é lipossolúvel, por isso é recomendável consumi-lo com um pouco de gordura - pois assim será mais bem absorvido pelo organismo. Além disso, os tomates amadurecidos na videira são mais ricos em licopeno do que os tomates amadurecidos na videira. Portanto, escolha seus tomates com sabedoria.
7. Tomates neutralizam os efeitos da fumaça do cigarro
iStock
Fumar leva à produção excessiva de radicais livres no corpo, que podem ser combatidos muito bem com vitamina C. É por isso que os tomates podem funcionar muito bem para os fumantes. Níveis mais baixos de vitamina C nesse aspecto podem resultar em doenças cardíacas e câncer.
De acordo com o National Institutes of Health, se homens e mulheres não fumantes precisam regularmente de 90 mg e 75 mg de vitamina C, respectivamente, os fumantes precisam de 35 mg a mais. Cerca de 100 gramas de tomates crus contêm cerca de 13,7 mg de vitamina C (26).
Um relatório publicado pela Cornell University descobriu que o licopeno no tomate pode eliminar até 90% dos radicais livres no corpo (28).
8. Tomates melhoram a visão
Os tomates são ricos em vitamina A, uma das razões pelas quais são excelentes para os olhos. As retinas dos olhos dependem da vitamina A, e baixos níveis da vitamina podem, com o tempo, causar cegueira.
O licopeno no tomate neutraliza os danos dos radicais livres, que podem afetar seus olhos. Um estudo realizado em 2011 descobriu que pessoas com níveis mais altos de licopeno tinham um risco menor de degeneração macular relacionada à idade. O licopeno também protege os olhos dos danos do sol.
Outros nutrientes benéficos para os olhos no tomate são a vitamina C e o cobre. Enquanto o primeiro pode combater a catarata relacionada à idade, o último ajuda a produzir melanina - o pigmento preto importante nos olhos.
A luteína no tomate também deve ser comentada. É um fitoquímico, um carotenóide útil para a saúde da visão (29). O beta-caroteno do tomate, ao ser consumido, é convertido em retinol - e esse composto é essencial para a visão ideal (29).
Uma dica rápida - se você estiver escolhendo tomates nos meses mais frios, opte pela variedade em lata. Isso inclui tomates em cubos, suco de tomate, pasta de tomate ou tomates pelados inteiros. Os tomates enlatados são mais ricos em nutrientes e, como é inverno, também podem custar menos. Ao comprar tomates em lata, opte pela variante com baixo teor de sódio.
9. Tomates melhoram a saúde digestiva
Os tomates são boas fontes de cloreto, que é um componente essencial dos sucos digestivos (30). Um relatório também fala sobre a eficácia do licopeno em tomates na prevenção do câncer gástrico (31). A fibra do tomate também ajuda aqui - 100 gramas de tomate fornecem 2 gramas de fibra (fibra solúvel e insolúvel), promovendo ainda mais a saúde intestinal.
Comer alimentos ricos em antioxidantes, como o tomate, também pode ajudá-lo a lidar com a gastrite, uma doença em que o revestimento do estômago está inflamado (32).
10. Tomates ajudam a controlar o diabetes
De acordo com a American Diabetes Association, o tomate é uma parte importante da dieta do diabético. Isso ocorre porque eles são ricos em ferro e vitaminas C e E - os quais ajudam a aliviar os sintomas da diabetes (33). Os tomates também têm um índice glicêmico baixo (a capacidade de um determinado alimento aumentar os níveis de açúcar no sangue), o que pode ser um bônus para os diabéticos.
De acordo com um estudo indiano, a suplementação de tomate em longo prazo foi associada a efeitos benéficos em pacientes com diabetes mellitus. Embora mais pesquisas sejam necessárias a esse respeito, o achado é promissor (34). Um estudo iraniano concluiu que o consumo de 200 gramas de tomate cru todos os dias teve um efeito favorável sobre os níveis de pressão arterial em pacientes com diabetes tipo 2 (35).
O licopeno no tomate, junto com outros compostos, também demonstrou ter um efeito positivo sobre o estresse oxidativo em pacientes com diabetes (36).
11. Os tomates podem prevenir a formação de cálculos urinários
De acordo com outro estudo da Turquia, o suco de tomate fresco pode ajudar na prevenção da formação de cálculos urinários (37).
12. Tomates ajudam a prevenir cálculos biliares
De acordo com um relatório da Michigan State University, o consumo de tomates pode reduzir o risco de cálculos biliares e também de cálculos renais (38).
Algumas maneiras de incorporar tomates em sua dieta para prevenir cálculos biliares podem ser adicionando as versões enlatada ou cozida às sopas e ensopados. Você também pode fazer molho fresco e adicionar tomates como cobertura em saladas, carnes ou ovos.
13. Tomates fortalecem os ossos
iStock
De acordo com o The Daily Telegraph, tomar apenas dois copos de suco de tomate por dia pode fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. No entanto, o estudo que resultou no resultado não foi realizado em grande escala, por isso são necessárias novas pesquisas nesta área. No entanto, as possibilidades são promissoras.
Como já discutido, o tomate é rico em beta-caroteno. Esse nutriente, quando ingerido, transforma-se em vitamina A - vitamina essencial para o crescimento e manutenção dos ossos (39).
A vitamina C no tomate também é crucial para a formação óssea e a síntese do tecido conjuntivo. A deficiência de vitamina C pode levar a ossos subdesenvolvidos. A vitamina também foi associada à redução da perda óssea em mulheres na pós-menopausa (40). Até a luteína do tomate promove a formação de colágeno, o que ajuda a melhorar a saúde óssea.
Os tomates também são ricos em vitamina K, que, junto com a vitamina D, desempenha um papel fundamental no metabolismo ósseo. Também aumenta a densidade mineral óssea, reduzindo assim a probabilidade de fraturas.
14. Tomates melhoram seu sistema imunológico
Em um estudo, uma dieta rica em tomate melhorou o funcionamento dos glóbulos brancos em cobaias. Os glóbulos brancos, conhecidos por combater as infecções, sofreram 38% menos danos dos radicais livres. De acordo com especialistas, o licopeno (e sua capacidade antioxidante) no tomate pode aumentar essa capacidade dos glóbulos brancos.
De acordo com um estudo alemão, a suplementação de uma dieta pobre em carotenóides com tomates pode melhorar a função imunológica (41).
15. Tomates reduzem a inflamação
Os tomates também contêm três outros antioxidantes chamados zeta-caroteno, fitoflueno e fitoeno - que são encontrados juntos na maioria das frutas e vegetais de cores vivas. Esses antioxidantes ajudam a combater a inflamação e as doenças associadas, como câncer e artrite.
Mas há um problema. Anteriormente, vimos que cozinhar ou processar tomates aumenta a biodisponibilidade do licopeno. Ao mesmo tempo, o processo também destrói esses outros antioxidantes importantes. A melhor maneira de fazer isso é consumir tomates cozidos / processados e crus regularmente, e não apenas uma forma.
Consumir suco de tomate é igualmente benéfico no combate à inflamação. De acordo com um estudo italiano, o licopeno demonstrou apresentar comportamento antiinflamatório (42). No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
Um estudo publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que os tomates (especialmente o tomate em pó) também contêm apolicopenóides e certos outros componentes bioativos que são muito mais eficazes do que o licopeno no combate à inflamação (43).
A Harvard Medical School classifica o tomate como um dos melhores alimentos para combater a inflamação e um item obrigatório na dieta de todos (44).
Os tomates cereja também podem ser uma boa adição (uma porção tem apenas 27 calorias). Eles são ricos em flavonóis que tratam a inflamação. Você pode simplesmente assar tomates cereja inteiros com alguns dentes de alho e esmagá-los. Adicione a mistura a uma torrada de trigo integral para um lanche saudável e saboroso.
Além do licopeno, a vitamina C do tomate também ajuda a combater a inflamação (45).
16. Tomates impulsionam a saúde masculina
Descobriu-se que o licopeno no tomate aumenta a fertilidade masculina em até 70% (46). O antioxidante também pode reduzir o número de espermatozoides anormais. E não apenas isso, também melhora o movimento do esperma e reduz os danos a ele.
De acordo com um estudo de Boston, o consumo semanal de 2 a 4 porções de molho de tomate reduziu o risco de câncer de próstata em 35% e câncer de próstata avançado em 50% (47).
De acordo com um estudo, os homens com as concentrações mais altas de licopeno em suas dietas apresentaram risco 59% menor de AVC isquêmico (o tipo mais comum de AVC) (48).
17. Tomates aumentam o poder do cérebro
iStock
Seu cérebro, dada a alta concentração de ácidos graxos ômega-3, é particularmente vulnerável aos danos dos radicais livres. Os tomates, por serem ricos em licopeno, beta-caroteno e outros antioxidantes, podem ajudar a combater isso. Na verdade, o tomate, quando tomado com azeite, pode ter melhores efeitos. Isso ocorre porque os carotenóides no tomate são dissolvidos na gordura (azeite) e são facilmente absorvidos pelo sangue.
O licopeno no tomate também ajuda a prevenir doenças graves como demência e Alzheimer (49). De acordo com um artigo publicado pela Western Governors University, o tomate ajuda a função cognitiva e a concentração (50).
Uma dica rápida - quando estiver na estação, opte por tomates frescos para colher os benefícios do licopeno e outros nutrientes essenciais. E quando não estiver na estação (que é quando os tomates aparecem pálidos e sem gosto), opte por suplementos de licopeno (51).
18. Tomates promovem a saúde do fígado
O licopeno do tomate elimina os agentes que danificam o DNA, promovendo assim a saúde do fígado. Os tomates também contêm certas vitaminas do complexo B que sustentam a saúde do fígado.
E aqui está um fato super para você - o fígado é o único órgão do corpo humano que é capaz de regeneração natural. Pode regenerar o tecido perdido e até 25% do órgão pode se regenerar em um fígado inteiro se ocorrerem danos menores (52). Como vimos, o tomate protege o fígado e ajuda na desintoxicação do fígado.
De acordo com um estudo, o aumento da ingestão de tomate tem sido associado a um risco reduzido de câncer de fígado (53). O extrato de tomate também oferece proteção contra a inflamação do fígado causada por uma dieta rica em gordura. De acordo com outro estudo californiano, extratos verdes de tomate contendo tomatina (uma substância tóxica encontrada nos caules e folhas de tomateiros) podem inibir o crescimento de células cancerosas do fígado (54). Além disso, os tomates verdes, assim como os vermelhos, são ricos em vitamina K e vitaminas do complexo B, que apresentam benefícios semelhantes.
O licopeno no tomate também está associado à prevenção da doença hepática alcoólica (55).
Se eu soubesse que os tomates são repletos de benefícios tão maravilhosos, eu os teria tornado meus favoritos desde minha infância.
Perfil nutricional *
Tomates, fatiados, crus
1,00 xícara (180,00 gramas) |
||
---|---|---|
Nutriente | Valor | DRI / DV |
Biotina | 24% | |
Molibdênio | 20% | |
Vitamina K | 7,9 µg | 16% |
Potássio | 237 mg | 12% |
Cobre | 12% | |
Manganês | 0,15 mg | 11% |
Fibra | 9% | |
Vitamina A | 833 IU | 8% |
Vitamina B6 | 8% | |
Vitamina B3 | 7% | |
Folato | 15 µg | 7% |
Fósforo | 24 mg | 6% |
Vitamina B | 16% | |
Vitamina E | 0,54 mg | 6% |
Magnésio | 11 mg | 5% |
Cromo | 4% | |
Ferro | 0,3 mg | 3% |
Zinco | 0,17 mg | 3% |
Colina | 3% | |
Ácido pantotênico | 3% |
É por isso que tomates orgânicos são melhores. Qualquer dia.
Por que os tomates orgânicos são melhores?
É bom senso, se você me perguntar. Os tomates naturais contêm mais antioxidantes. Os antioxidantes, especialmente os polifenóis, são formados nos tomates à medida que amadurecem. Como os tomates orgânicos levam mais tempo para amadurecer (ao contrário dos bombeados com produtos químicos para um amadurecimento mais rápido), é provável que tenham níveis mais elevados de polifenóis.
Houve um estudo realizado por cientistas pesquisadores da Universidade de Barcelona e do Instituto de Saúde da Espanha. Os resultados do estudo afirmaram que o tomate orgânico teve a vantagem. Eles tinham concentrações mais altas de flavonas como os ácidos fenólico e hidroxicinamoilquínico, flavanonas como a naringenina e flavonóis como a quercetina e a rutina.
Os tomates orgânicos também apresentaram o dobro da concentração de Kaempferol, outro flavonóide com potentes propriedades antioxidantes.
Essa diferença entre tomates cultivados orgânicos e convencionalmente, de acordo com especialistas (um deles sendo Stephen Kaffka, um Ph.D. em Agronomia), pode depender principalmente da maneira como os dois tipos de tomate são fertilizados (56). Os tomates cultivados convencionalmente recebem fertilizante comercial feito de nitrogênio inorgânico solúvel. As plantas absorvem esse nitrogênio muito rapidamente e amadurecem rapidamente. Mas os tomates cultivados organicamente obtêm o nitrogênio naturalmente do esterco. Este material orgânico deve primeiro ser decomposto pelos micróbios do solo, após o qual o nitrogênio é liberado para as plantas. Leva tempo. As plantas podem crescer mais devagar, mas têm mais tempo para gerar metabólitos secundários da planta ou, em termos simples, as substâncias realmente saudáveis como os flavonóides.
Os tomates orgânicos também contêm maiores quantidades de vitamina C (57% mais do que nos tomates cultivados convencionalmente). Sim, eles podem ser menores, mas contêm uma dose maior de nutrientes saudáveis. O fato de não serem tratados com produtos químicos estimula a produção de nutrientes nas frutas.
O mais interessante é que os tomates orgânicos não recebem pesticidas para proteger as frutas de pragas. Isso força os tomates a se defenderem sozinhos.
Simplificando - tornar a vida menos fácil para os tomates (ou qualquer alimento, nesse caso) pode trazer melhorias na qualidade.
OK. Agora você sabe qual tipo de tomate é melhor. Mas, como você vai escolher o certo? E quanto ao armazenamento?
Seleção e armazenamento
Use bem o nariz ao colher tomates no mercado. Sinta o cheiro da ponta da flor dos tomates (não do caule). Os melhores terão um aroma rico.
Escolha apenas os tomates redondos e pesados para o tamanho. Eles devem se sentir satisfeitos. E não tem hematomas ou manchas. A pele dos tomates deve ser esticada, não enrugada.
Ao ir para o armazenamento, certifique-se de colocar os tomates frescos e maduros em um local fresco e escuro. Você precisa colocá-los com o lado da haste para baixo e usá-los em alguns dias.
Refrigeração não é