Índice:
- Índice
- O que é vitamina C e o que ela faz?
- O que é deficiência de vitamina C e quais são os sinais?
- Quais são os benefícios da vitamina C para a saúde?
- 1. Melhora a saúde do coração
- 2. Regula os níveis de pressão arterial
- 3. Aumenta a imunidade
- 4. Ajuda a prevenir o câncer
- 5. Ajuda no tratamento da osteoartrite
- 6. Melhora a saúde ocular
- 7. Trata a pré-eclâmpsia
- 8. Mantém gengivas saudáveis
- 9. Ajuda a tratar alergias
- 10. Alivia a boca seca
- 11. Ajuda a regular o açúcar no sangue
- 12. Trata infecções virais
- 13. Previne o escorbuto
- 14. Cura a toxicidade do chumbo
- 15. Golpe de combate
- 16. Melhora o seu humor
- 17. Ajuda na perda de peso
- 19. Aumenta a energia
- Quais são os benefícios para a pele?
- 20. Cura queimaduras e feridas
- 21. Trata queimaduras solares
- 22. Ajuda no tratamento do eczema
- 23. Auxilia na produção de colágeno
- 24. Protege contra a descoloração da pele
- 25. Melhora a textura da pele
- Quais são os benefícios para o cabelo?
- 26. Aumenta o crescimento do cabelo
- 27. Luta contra a caspa
- 28. Impede o envelhecimento prematuro do cabelo
- Quais são as fontes dietéticas de vitamina C?
- E quanto aos suplementos de vitamina C?
- Como tomar vitamina C?
- Qual é a ingestão diária recomendada de vitamina C?
- Quaisquer precauções a serem tomadas?
- Quaisquer possíveis interações medicamentosas?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Esta vitamina está tão abundantemente disponível que é raro ser deficiente nela. E o que é mais raro é encontrar alguém que saiba tudo sobre essa vitamina maravilhosa - os benefícios da vitamina C. E isso é verdade, não é?
Nem todos nós sabemos o que essa vitamina tem a nos oferecer. Portanto, este post. Continue lendo.
Índice
- O que é vitamina C e o que ela faz?
- O que é deficiência de vitamina C e quais são os sinais?
- Quais são os benefícios da vitamina C para a saúde?
- Quais são os benefícios para a pele?
- Quais são os benefícios para o cabelo?
- Quais são as fontes dietéticas de vitamina C?
- E quanto aos suplementos de vitamina C?
- Como tomar vitamina C?
- Qual é a ingestão diária recomendada de vitamina C?
- Quaisquer precauções a serem tomadas?
- Quaisquer possíveis interações medicamentosas?
O que é vitamina C e o que ela faz?
Também conhecida como ácido L-ascórbico, a vitamina C é uma vitamina solúvel em água que está naturalmente presente em alguns alimentos e adicionada a alguns outros. E, ao contrário da maioria dos animais, os humanos não podem sintetizar essa vitamina - por isso é um componente alimentar indispensável.
A vitamina C é um antioxidante que ajuda a regenerar outros antioxidantes no corpo. Ele melhora a absorção de ferro não heme e desempenha um papel vital na construção do tecido conjuntivo e na cicatrização de feridas. Também retarda os efeitos prejudiciais dos radicais livres na pele e no corpo.
Com uma ingestão moderada de 30 a 180 mg por dia, 70 a 90% da vitamina é absorvida. Quando a ingestão ultrapassa 1 g por dia, a absorção cai para menos de 50%. Caso esteja tomando suplementos, a ingestão diária ideal é de 500 mg.
Existem diferentes formas de vitamina C -
Ácido ascórbico - a forma mais pura de vitamina C.
Ascorbato de sódio - 1000 mg desta vitamina contém 111 mg de sódio.
Ascorbato de cálcio - 1000 mg desta vitamina contém 90 a 110 mg de cálcio.
Ascorbato de magnésio - A ingestão diária de magnésio não deve exceder 350 mg.
Ascorbato de potássio - A ingestão diária de potássio não deve exceder 11 gramas.
Ascorbato de manganês - A ingestão diária de manganês não deve exceder 11 mg.
Ascorbato de zinco - A ingestão diária de zinco não deve exceder 40 mg.
Ascorbato de molibdênio - A ingestão diária de molibdênio não deve exceder 2 gramas.
Ascorbato de cromo - A ingestão máxima diária de cromo não foi estabelecida. Mas a RDA está entre 50 e 200 mcg para adultos e adolescentes.
Exceto para ascorbato de sódio e ascorbato de cálcio, as outras formas de vitamina C são mais prováveis de serem encontradas em combinação com outros ascorbatos minerais ou outros minerais.
Falando sobre a deficiência de vitamina C -
Voltar para TOC
O que é deficiência de vitamina C e quais são os sinais?
A deficiência de vitamina C ocorre, como é óbvio, quando a ingestão de vitamina C é inadequada. Os sinais incluem -
- Gengivas inchadas ou sangrando
- Inflamação das gengivas (também chamada de gengivite)
- Cura lenta de feridas
- Cabelo seco e rachado
- Pele áspera e seca
- Hemorragias nasais
- Imunidade fraca
- Articulações inchadas e doloridas
- Possível ganho de peso
Tomar vitamina C adequada não só previne esses sinais, mas também oferece vários outros benefícios - que é o que veremos agora - as muitas funções da vitamina C.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios da vitamina C para a saúde?
1. Melhora a saúde do coração
De acordo com um estudo americano, a vitamina C pode desempenhar um papel na redução do risco de doenças cardíacas. Vários estudos de coorte demonstraram que níveis plasmáticos mais elevados de vitamina C podem estar associados à redução do risco de doença cardíaca (1).
Mais estudos afirmam que a vitamina C pode ser tão boa quanto um exercício para o coração. Uma dose regular de vitamina C pode impedir a atividade de uma proteína chamada endotelina-1, o que leva à constrição de pequenos vasos sanguíneos - e isso acaba causando ataque cardíaco (2). A vitamina também pode reduzir a pressão arterial e manter as artérias flexíveis.
A vitamina C também foi encontrada para ajudar a dilatar as artérias sob estresse - isso melhora o fluxo sanguíneo e, portanto, sua capacidade de transportar oxigênio também. Outro estudo indiano afirma que frutas e vegetais ricos em vitamina C podem prevenir doenças cardíacas. O estudo diz que uma dieta vegetariana rica em vitamina C pode reduzir o colesterol no sangue em 1%, o que reduz o risco de ataque cardíaco em 2% (3).
A suplementação de vitamina C também foi encontrada para reduzir os níveis de colesterol sérico, e isso poderia ajudar a evitar doenças cardíacas coronárias (4).
2. Regula os níveis de pressão arterial
De acordo com um relatório da Johns Hopkins Medicine, grandes doses de vitamina C podem reduzir a pressão arterial. Essa função da vitamina C pode ser atribuída aos seus efeitos fisiológicos e biológicos. A vitamina C atua como um diurético e faz com que os rins removam mais sódio e água do corpo - isso alivia a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos (5).
A vitamina C também protege o suprimento de óxido nítrico, uma molécula conhecida por relaxar os vasos sanguíneos (6). O efeito de redução da pressão arterial também pode ser atribuído a suplementos - consumir suplementos de vitamina C em uma dose de 500 mg por dia pode reduzir a pressão arterial sistólica em 4 pontos e a pressão arterial diastólica em 1,5 pontos - em um período de 2 meses (7)
A vitamina C, de acordo com outro estudo italiano, também aumenta a vasodilatação (a dilatação dos vasos sanguíneos que diminui a pressão arterial) (8). E ainda previne a vasoconstrição.
3. Aumenta a imunidade
Imagem: iStock
A deficiência de vitamina C reduz a resistência do corpo contra certos patógenos (9). De acordo com um estudo, a vitamina C estimula o sistema imunológico, aumentando a força e a proteção do organismo (10).
Além de proteger o sistema imunológico, a vitamina C também reduz a gravidade de várias alergias e combate infecções. Ele consegue isso aumentando a proliferação de células T em resposta à infecção (11). Também foi descoberto que indivíduos que sofrem de feridas podem acelerar seu processo de cicatrização com uma dose ideal de vitamina C (12). O nutriente melhorou a qualidade do colágeno recém-sintetizado, acelerando assim o processo de cicatrização de feridas.
E voltando para o resfriado comum, embora mais pesquisas sejam necessárias, a vitamina C foi encontrada para reduzir a duração do resfriado (13). Não sabemos ainda se a vitamina pode proteger contra um resfriado - mas com certeza reduz quanto tempo dura o resfriado. A vitamina C também pode ser um tratamento potencial para asma (14). No entanto, mais pesquisas são necessárias neste aspecto.
4. Ajuda a prevenir o câncer
Numerosos estudos de laboratório demonstraram que altas doses de vitamina C podem retardar o crescimento da próstata, fígado, cólon e outros tipos de células cancerosas (15). Concentrações mais altas de vitamina C também podem ajudar no tratamento do câncer.
A administração intravenosa de um tipo de vitamina C a pacientes inoperáveis com câncer resultou em uma redução significativa no volume do tumor sem quaisquer efeitos colaterais. O ascorbato também matou as células cancerosas, conforme observado em vários estudos (16). Outro relatório da Universidade Cornell afirmou que a vitamina C impede o câncer colorretal agressivo (17).
5. Ajuda no tratamento da osteoartrite
De acordo com a Arthritis Foundation, a vitamina C pode ajudar a prevenir algumas formas de artrite. Mas muito disso pode piorar algumas outras formas da condição - razão pela qual encontrar um equilíbrio é fundamental. Obter a dose certa de vitamina C ajuda a prevenir a artrite inflamatória e mantém as articulações saudáveis com osteoartrite (18).
A pesquisa também afirma que pessoas com os níveis mais baixos de vitamina C teriam três vezes mais chances de desenvolver artrite inflamatória (19). Mas, como já discutimos, é importante tomar nota da dosagem. A ingestão dietética de vitamina C acima da recomendação da RDA (90 miligramas por dia para homens e 75 miligramas por dia para mulheres) pode piorar os sintomas da artrite (20).
6. Melhora a saúde ocular
As evidências também sugerem que a ingestão de vitamina C pode diminuir o risco de catarata. A vitamina, quando ingerida com outros nutrientes essenciais, pode prevenir a degeneração macular relacionada à idade e a perda de acuidade visual (21). Na verdade, pessoas com alto consumo de vitamina C apresentam risco 20% menor de catarata. Ele também combate o estresse oxidativo, evitando que os radicais livres causem danos moleculares ao tecido do cristalino no olho (22). A vitamina C também pode estender o funcionamento adequado das células da retina de acordo com estudos. Esta vitamina também auxilia a saúde dos vasos sanguíneos dos olhos.
A vitamina C também pode ajudar na regeneração da vitamina E no olho, o que melhora ainda mais a saúde ocular (23). A ingestão regular de vitamina C também pode auxiliar no tratamento da uveíte (inflamação da camada média do olho, também chamada de úvea) (24).
7. Trata a pré-eclâmpsia
De acordo com um estudo americano, a vitamina C pode ajudar a tratar a pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez) (25). No entanto, mais estudos são necessários. Mesmo o estresse oxidativo pode ser responsável pela pré-eclâmpsia. E, como a vitamina C ajuda a combater o estresse oxidativo, também pode ajudar a prevenir essa condição (26).
A vitamina C também pode ajudar a interromper uma gravidez não planejada (aborto). Certas fontes sugerem que a vitamina pode induzir o calor no útero e conseguir isso. Mas há pesquisas limitadas sobre isso.
8. Mantém gengivas saudáveis
Imagem: iStock
A deficiência de vitamina C também pode causar doença periodontal, uma forma grave de gengivite (doença gengival) (27). Isso ocorre porque os baixos níveis de vitamina C podem enfraquecer o tecido conjuntivo e quebrar facilmente os capilares. Na verdade, um dos primeiros sinais de deficiência de vitamina C é o sangramento das gengivas. E a vitamina é responsável pela saúde dos dentes e gengivas (28).
9. Ajuda a tratar alergias
É importante saber que as alergias são causadas quando o corpo libera histamina, um bioquímico. A ingestão de vitamina C reduz a liberação de histamina, evitando alergias.
De acordo com outro estudo japonês, as doenças autoimunes e as alergias relacionadas também podem ser controladas pela vitamina C (29). A vitamina C também foi encontrada para ajudar no tratamento da febre do feno (também chamada de rinite alérgica) (30).
10. Alivia a boca seca
Certas fontes sugerem que a vitamina C ajuda a prevenir e até mesmo tratar a boca seca. No entanto, há evidências limitadas nesse aspecto.
11. Ajuda a regular o açúcar no sangue
Imagem: iStock
A ingestão regular de vitamina C suplementar (1000 mg) mostrou regular os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 (31). A vitamina C também pode prevenir danos aos vasos sanguíneos relacionados ao diabetes.
Outro estudo japonês afirma que o diabetes pode ser controlado por tratamento com vitamina C (32). A vitamina foi encontrada para estimular o mecanismo da insulina, ajudando assim no tratamento.
A vitamina C também reduziu a glicose no sangue em jejum em pacientes com diabetes tipo 2. Assim foi o caso da glicemia pós-prandial (33).
12. Trata infecções virais
De acordo com um estudo, altas doses de vitamina C intravenosa podem ser eficazes no tratamento de alergias. No passado, essas doses eram usadas para tratar infecções como sarampo, herpes, caxumba e pneumonia viral. Isso mostra a eficácia da vitamina C como antibiótico (34). Além disso, como a vitamina C é um antioxidante, ela combate os radicais livres prejudiciais e ajuda a tratar infecções virais.
Uma alta dose de vitamina C também foi encontrada para ajudar no tratamento da mononucleose (uma proporção anormalmente alta de glóbulos brancos que causa febre glandular) (35). Ele também combate os radicais livres (como já discutido) que podem levar à mononucleose.
13. Previne o escorbuto
Embora raro no mundo de hoje, o escorbuto pode afetar pessoas que não consomem vitamina C o suficiente (36). E os efeitos colaterais da vitamina são raros, mesmo quando ingerida em grandes quantidades.
Na verdade, a vitamina C foi usada para esse fim por mais de 300 anos. Os marinheiros em uma longa viagem costumavam incluir suco de limão em suas rações para se proteger do escorbuto (37).
O escorbuto pode ser evitado com apenas 10 gramas de vitamina C por dia (38).
14. Cura a toxicidade do chumbo
Os baixos níveis de vitamina C na corrente sanguínea estão frequentemente associados a níveis elevados de chumbo. Suplementação regular de vitamina C foi encontrada para reduzir os níveis de chumbo no sangue em fumantes (39).
Outro estudo sugere que a vitamina C pode aliviar a toxicidade do chumbo (40). E os alimentos ricos em vitamina C são seguros e ajudam a prevenir o envenenamento por chumbo. No entanto, alguns estudos dizem que tomar vitamina C pode não ter nenhum efeito sobre a toxicidade do chumbo (41).
15. Golpe de combate
Comer alimentos ricos em vitamina C pode prevenir o AVC e, em particular, o AVC hemorrágico. A vitamina C pode combater o derrame, reduzindo a pressão arterial. Os baixos níveis de vitamina C também podem aumentar o risco de hemorragias cerebrais espontâneas (42).
A vitamina C, junto com o ferro, pode ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral. Além disso, de acordo com um estudo, pessoas com altos níveis de vitamina C no sangue podem reduzir o risco de derrame em 42% (43).
16. Melhora o seu humor
Estudos em pacientes hospitalizados provaram que a ingestão de quantidades adequadas de vitamina C pode melhorar o humor. Tem efeitos de elevação do humor (44).
A suplementação de vitamina C também foi encontrada para reduzir a ansiedade em estudantes (45).
17. Ajuda na perda de peso
Imagem: iStock
Obter vitamina C adequada aumenta a oxidação da gordura corporal durante o exercício. Portanto, a deficiência de vitamina C pode impedir a perda de peso e gordura (46). A vitamina C também melhora o metabolismo e ajuda na perda de peso.
19. Aumenta a energia
A vitamina C foi encontrada para ajudá-lo a ultrapassar a barreira da dor e eliminar a fadiga. A suplementação de vitamina C também tornou o treinamento dos jogadores de futebol escolar cerca de 10% mais fácil e reduziu a fadiga em até 55%.
Em outro estudo coreano, a vitamina C reduziu significativamente a fadiga relacionada ao trabalho em funcionários saudáveis (47).
A suplementação de vitamina C também foi encontrada para melhorar os níveis de atividade física em homens que tinham um status marginal de vitamina C (48).
Voltar para TOC
Quais são os benefícios para a pele?
Os benefícios da vitamina C também se estendem à pele. Por exemplo, além do consumo oral, você também pode usar a vitamina C topicamente (como um soro) e colher os benefícios. O soro estimula o colágeno e protege a pele de outros fatores prejudiciais, como a poluição.
20. Cura queimaduras e feridas
A evidência preliminar sugere que a vitamina C pode melhorar a cicatrização de feridas e reduzir a necessidade de ventilação em pacientes com queimaduras graves. Os antioxidantes da vitamina C também ajudam a tratar lesões de queimaduras (49).
Uma alta dose de vitamina C também reduz o vazamento capilar após uma queimadura (50). E como a vitamina C auxilia no crescimento de novos tecidos e pele, funciona maravilhosamente bem para curar queimaduras e feridas.
21. Trata queimaduras solares
Imagem: iStock
As propriedades antioxidantes da vitamina C desempenham um papel na síntese de colágeno e ajudam no tratamento de queimaduras solares. A ingestão oral de vitamina C ou a aplicação tópica de óleo de vitamina C podem ajudar a melhorar a condição. Mas é importante observar que a vitamina C deve ser usada apenas como um complemento ao protetor solar, não como substituto.
A vitamina C também reduziu os efeitos do eritema induzido por UVB (vermelhidão superficial da pele).
22. Ajuda no tratamento do eczema
Uma boa maneira de tratar o eczema é uma combinação de vitamina C e zinco - tomar 500 a 1000 mg de vitamina C e 15 mg de zinco todos os dias pode atuar como uma cura potencial (51).
23. Auxilia na produção de colágeno
A vitamina C é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, firma e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele opaca e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele desde as raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.
24. Protege contra a descoloração da pele
A vitamina C protege o DNA de reações fotoquímicas que podem causar tumor, descoloração da pele e vários tipos de câncer de pele. Também inibe a produção de dímeros de pirimidina, que são a principal causa de melanomas em humanos. Ele ilumina a descoloração escura, como sardas e manchas senis, e ajuda a tornar a pele mais jovem e mais lisa.
25. Melhora a textura da pele
O colágeno também fornece a estrutura para os vasos sanguíneos. Os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele transportam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável. Sem nutrientes suficientes, a pele ficará áspera e seca. Os cremes com vitamina C melhoram a aparência e a textura da pele.
A vitamina C aumenta a formação de elastina, que engrossa, protege e cura as células da pele. O efeito espessante ajuda a reter a umidade, aumenta a circulação da pele e aumenta a elasticidade da superfície da pele.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios para o cabelo?
Surpreendentemente, a vitamina C tem benefícios para o seu cabelo também!
26. Aumenta o crescimento do cabelo
Imagem: iStock
A baixa ingestão de vitamina C pode ser a causa raiz de uma série de problemas relacionados ao cabelo que afetam o crescimento do cabelo. A deficiência de vitamina C pode resultar em cabelos secos e pontas duplas. Essas condições são desfavoráveis para o crescimento regular do cabelo e, eventualmente, levam à queda do cabelo.
Quando nosso corpo transforma os alimentos que consumimos em glicose para a produção de energia, os radicais livres são formados naturalmente. Esses radicais livres danificam nosso cabelo, tornando-o fraco, quebradiço e fino, o que interrompe o crescimento do cabelo. As propriedades antioxidantes da vitamina C reduzem a formação de radicais livres e minimizam seus efeitos em nosso corpo. Ter um suprimento adequado de vitamina C em nossa dieta é essencial para a proteção antioxidante contra os radicais livres.
Pessoas que tomam grandes quantidades de vitamina C têm cabelos saudáveis, fortes e grossos.
27. Luta contra a caspa
Nossos folículos capilares costumam ficar obstruídos devido à caspa e à pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos capilares e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C ajuda a combater as bactérias no couro cabeludo. Afasta a caspa, ajuda a se livrar dos restos dos folículos e estimula o crescimento de novos cabelos. Também ajuda no couro cabeludo seco e com coceira por causa de suas propriedades antivirais.
28. Impede o envelhecimento prematuro do cabelo
A vitamina C não só ajuda a combater a queda de cabelo, mas também ajuda a reter a cor natural, evitando o envelhecimento prematuro do cabelo. No entanto, há poucas pesquisas sobre isso.
Os benefícios são imensos, não são? Mas de que serviriam se não se conhecesse as fontes desta vitamina?
Voltar para TOC
Quais são as fontes dietéticas de vitamina C?
Existem inúmeros alimentos na sua cozinha que são excelentes fontes de vitamina C. Estes incluem pimenta (108 mg de vitamina C por 1 xícara de porção), pimentão (120 a 190 mg), brócolis (132 mg), couve (80,4 mg), mamão (88,3 mg), morangos (84,7 mg), couve-flor (127,7 mg), manga (122,3 mg), abacaxi (78,9 mg), limão (112,4 mg), laranja (95,8 mg), roseira brava (541 mg) e kiwi (137,2 mg).
E se você é uma daquelas pessoas que estão mais inclinadas a tomar suplementos -
Voltar para TOC
E quanto aos suplementos de vitamina C?
Imagem: iStock
Os suplementos de vitamina C geralmente contêm a vitamina na forma de ácido ascórbico (tem biodisponibilidade equivalente à do ácido ascórbico que ocorre naturalmente nos alimentos).
Algumas cápsulas ou comprimidos de vitamina C populares incluem Poten Cee, Cshine, Vcne, Redoxon e Celin 500. Esses suplementos têm benefícios para a pele (especialmente rosto) e também para a saúde em geral. Mesmo uma injeção de vitamina C (vitamina C líquida) ou, em outras palavras, vitamina C intravenosa, pode ter benefícios semelhantes. A vitamina C intravenosa fornece uma dose muito maior do que a oral e é usada para pele, sistema imunológico e também como tratamento complementar em pacientes com câncer.
Outras formas incluem gotas de vitamina C, cristais ou pó (para a pele). Pode-se até usar creme de vitamina C para a pele.
Tudo ótimo. Mas também é preciso saber como tomar vitamina C.
Voltar para TOC
Como tomar vitamina C?
A melhor maneira de ingerir vitamina C é incluir os alimentos ricos nessa vitamina em sua dieta. A maioria das frutas e vegetais contém essa vitamina - portanto, você pode comer uma salada de frutas ou vegetais regularmente e ficar tranquilo. Até um copo de suco ou smoothie faria maravilhas.
Mas se você realmente não tem tempo para preparar uma salada para você, pode ir para os suplementos. Dependendo da dosagem, você pode tomar um suplemento de vitamina C 2 a 3 vezes ao dia - com as refeições. Você também pode tomá-lo com o estômago vazio, pois algumas pesquisas dizem que é quando a vitamina C é absorvida melhor. Converse com seu médico ou nutricionista para determinar a dosagem certa para você.
Uma inovação constante de resultado no campo da medicina é o que hoje chamamos de vitamina C lipossomal. A tecnologia lipossomal é usada para aumentar a absorção dos nutrientes. A vitamina C lipossomal oferece vantagens de biodisponibilidade em relação aos suplementos OTC - os fosfolipídios que ela contém formam lipossomas no estômago quando misturados com água. Esses lipossomas aumentam a taxa de absorção (52).
E, de acordo com a maioria dos especialistas, esta é a melhor forma de vitamina C.
Chegando ao subsídio recomendado…
Voltar para TOC
Qual é a ingestão diária recomendada de vitamina C?
Quanta vitamina C devo tomar
?
Para homens com mais de 18 anos, a quantidade de vitamina C a ser ingerida diariamente é de 90 mg. Para mulheres com mais de 18 anos, é de 75 mg. E para mulheres grávidas e lactantes com mais de 18 anos, é 85 mg e 120 mg, respectivamente. De acordo com alguns especialistas, os fumantes devem adicionar 35 mg extras à ingestão regular.
Para bebês (0 a 12 meses), é a quantidade de vitamina C no leite humano. Para crianças de 1 a 3 anos, é 15 mg; 4 a 8 anos é 25 mg; 9 a 13 anos é de 45 mg.
Para adolescentes (14 a 18 anos), a ingestão recomendada é de 75 mg para meninos e 60 mg para meninas.
Embora esses sejam os níveis de RDA, seu médico pode recomendar uma dose muito mais alta para fins terapêuticos.
Por melhor que qualquer coisa possa ser, é preciso tomar precauções. O mesmo ocorre com a vitamina C.
Voltar para TOC
Quaisquer precauções a serem tomadas?
A vitamina C pode causar cólicas abdominais, erosão dentária, dor no peito, desmaios, diarreia, rubor, dor de cabeça, azia, náusea e inflamação do esôfago. Interrompa o uso e consulte o seu médico se notar algum dos sintomas.
Uma alta dose de vitamina C pode levar à toxicidade da vitamina C, causando coágulos sanguíneos, pedras nos rins e problemas no sistema digestivo. Isso é especialmente verdadeiro em pessoas com deficiência de G6PD, que é uma condição em que os glóbulos vermelhos se rompem em resposta a certos medicamentos e infecções.
A vitamina C é considerada segura em quantidades normais durante a gravidez e a amamentação - mas tenha cuidado ao usar mais do que a dosagem recomendada.
Além disso…
Voltar para TOC
Quaisquer possíveis interações medicamentosas?
A seguir está a lista de medicamentos que podem interagir com a vitamina C (suplementos) -
- Aspirina
- Paracetamol
- Barbitúricos
- Drogas quimioterápicas
- Contraceptivos orais
- Inibidores de protease
- Varfarina
- Antiácidos
- Algumas drogas antipsicóticas, como a flufenazina
Voltar para TOC
Conclusão
Embora a deficiência de vitamina C seja rara, de jeito nenhum isso significa que você pode ignorá-la. Você acabou de ver seus benefícios, não é? Certifique-se de obter os níveis adequados. Fique saudável.
E conte-nos como este post melhorou o seu dia. Comente na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Posso tomar vitamina C diariamente?
Sim. Você deve. Seja na forma de alimentos ou suplementos.
Tudo bem tomar 1300 mg de um suplemento de vitamina C diariamente?
Qualquer dose superior a