Índice:
- Yoga para pés - adicione força e flexibilidade
- Asanas de ioga para fortalecimento dos pés
- 1. Utthita Hasta Padangustasana (postura estendida da mão ao dedão do pé)
- 2. Ardha Bhekasana (postura de meio sapo)
- 3. Vrksasana (postura da árvore)
- 4. Supta padangusthasana (postura reclinada da mão no dedão do pé)
- 5. Laghu Vajrasana (postura do pequeno raio)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Pés fracos não o levarão a lugar nenhum. Eles prejudicam sua mobilidade, postura e saúde geral. Além disso, as atividades diárias causam desgastes nos pés. Com tantos danos, seus pés precisam de alguma nutrição, flexibilidade e fortalecimento, e aqui estão cinco asanas que farão exatamente isso. Verifique-os.
Yoga para pés - adicione força e flexibilidade
Seus pés desempenham um papel importante na estabilização de seu corpo. O ioga não apenas permite que os pés ofereçam uma base sólida, mas também os protege de problemas e entorses. Longas horas em pé e / ou caminhando podem minar a força de seus pés. A ioga ajuda a restaurar esse poder e fortalece os pés. Os asanas de ioga a seguir são os melhores para obter pés flexíveis e saudáveis. Tente eles.
Asanas de ioga para fortalecimento dos pés
- Utthita Hasta Padangustasana (postura estendida da mão para o dedão do pé)
- Ardha Bhekasana (postura de meio sapo)
- Vrksasana (postura da árvore)
- Supta Padangusthasana (postura reclinada da mão no dedão do pé)
- Laghu Vajrasana (postura do raio)
1. Utthita Hasta Padangustasana (postura estendida da mão ao dedão do pé)
Imagem: iStock
Benefícios: Utthita Hasta Padangustasana melhora a força das pernas e alonga os músculos das coxas. Tonifica as pernas, alonga os tornozelos e melhora o equilíbrio geral.
Procedimento: Fique em pé e mantenha o equilíbrio. Afaste os dedos do pé esquerdo e transfira o peso do corpo para a perna esquerda. Agora, traga o joelho direito em direção ao peito. Alcance o dedão do pé direito com os dedos da mão direita. Segure o dedo do pé com os dedos médio, anelar e dedão. Lentamente, alongue a perna direita para a frente, puxando o braço direito. Ao fazer isso, certifique-se de que sua perna esquerda e as costas estejam eretas. Em seguida, leve a perna direita esticada para a direita, abrindo os quadris. Segure por 3 a 5 respirações tranquilas e depois relaxe.
Voltar para TOC
2. Ardha Bhekasana (postura de meio sapo)
Imagem: Shutterstock
Benefícios: Ardha Bhekasana alonga todo o corpo frontal, coxas e tornozelos. Além disso, melhora a postura e rejuvenesce as articulações dos joelhos.
Procedimento: Deite-se de barriga para baixo. Mantenha as pernas juntas e deixe que os dedões dos pés se toquem. Mantenha as palmas das mãos voltadas para baixo perto da cabeça e à distância do braço. Alongue os antebraços, levantando a cabeça e o torso do chão. Agora, dobre o joelho direito e traga o calcanhar em direção à nádega direita. Retire a mão direita do chão e segure com firmeza a parte superior do pé para trás. Equilibre-se com o antebraço esquerdo firmemente no chão. Pressione o pé em direção às nádegas com a mão segura. Mantenha a postura por 30 segundos a 2 minutos e repita do outro lado.
Voltar para TOC
3. Vrksasana (postura da árvore)
Imagem: Shutterstock
Benefícios: Vrksasana melhora o equilíbrio de suas pernas e as fortalece. Ela rejuvenesce todo o seu ser e aumenta a força do tornozelo. Ajuda a curar pés chatos e é calmante para a ciática.
Procedimento: Fique em pé com os braços colocados em cada lado do corpo. Agora, dobre o joelho direito e coloque o pé direito firmemente na parte interna da coxa esquerda. A sola deve ficar perto da raiz da coxa esquerda. Mantenha a perna esquerda reta e equilibre-se ao fazer isso. Levante os braços de lado e sobre a cabeça e junte as palmas das mãos para formar um 'Namaste'. Olhe para a frente com um olhar fixo para um ponto ou objeto. Mantenha as costas retas e o corpo tenso. Respire longa e profundamente na postura e relaxe. Repita o mesmo com a outra perna.
Para saber mais sobre a postura, clique aqui: Vrksasana
Voltar para TOC
4. Supta padangusthasana (postura reclinada da mão no dedão do pé)
Imagem: Shutterstock
Benefícios: Supta Padangusthasana aumenta a força dos joelhos e alonga as panturrilhas, quadris e coxas. Ele reduz a pressão arterial elevada e melhora a digestão.
Procedimento: Deite-se de costas e estenda as pernas para fora. Dobre o joelho direito em direção ao peito. Segure o dedão do pé direito com os dedos indicador e médio da mão direita. Se isso não funcionar, enrole um pedaço de pano longo em volta da planta do pé direito e segure as pontas com as duas mãos. Agora, estique a perna direita o máximo que puder com o calcanhar direito voltado para o teto. Mantenha a cabeça, o tronco e a perna esquerda firmemente no chão. Amoleça as omoplatas e alargue-as na clavícula. Mantenha o olhar e o rosto relaxados. Mantenha a postura por cerca de 5 a 20 respirações profundas e longas. Relaxe e repita com a outra perna quando estiver pronto.
Voltar para TOC
5. Laghu Vajrasana (postura do pequeno raio)
Imagem: Shutterstock
Benefícios: Laghu Vajrasana tonifica suas coxas e melhora a digestão e postura.
Procedimento: Sente-se no chão, ajoelhado com as coxas em um ângulo horizontal de 90 graus. Mantenha as mãos nas coxas e dobre para trás. Leve sua cabeça para trás gradualmente e aproxime-a do chão. Tente tocar o topo de sua cabeça no chão. Ao fazer isso, suas coxas e nádegas devem ser empurradas para a frente. Agora, coloque as palmas das mãos nas coxas e a cabeça nas solas dos pés. Fique na postura por 30-60 segundos e depois relaxe.
Voltar para TOC
Pés fortes são essenciais para manter o solo e ficar de pé. Inculque essas posturas na ioga para os pés em sua rotina de exercícios diários e obtenha um pé mais apto.
Agora, vamos dar uma olhada em algumas perguntas frequentes sobre os pés.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O que são pés chatos?
Pé plano é uma deformidade física em que o arco do pé não está presente e o pé está em contato total ou quase total com o solo.
Os problemas nos pés são hereditários?
Existe a possibilidade de que os problemas nos pés sejam genéticos, mas pode-se pegá-los mesmo de outra forma.
Quantos ossos tem o pé humano?
Existem 26 ossos no pé humano.
Pessoas diabéticas são mais propensas a problemas nos pés?
Sim, há uma conexão entre diabetes e problemas nos pés, pois o diabetes pode danificar os nervos e reduzir o fluxo sanguíneo para os pés.
As mulheres têm mais problemas nos pés do que os homens?
Mulheres que usam salto alto e bombas tendem a ter mais problemas nos pés do que os homens. Tênis e sapatilhas são a melhor opção para evitar problemas nos pés.
Seus pés suportam o peso de todo o corpo durante a maior parte do dia. Assim como raízes fortes são essenciais para uma árvore robusta e estável, o mesmo se aplica ao corpo humano. Os pés são a base sobre a qual o corpo se sustenta, e somente asanas de ioga podem mantê-los fortes o suficiente. Fazer esses asanas apenas tornará sua vida melhor. Exercite-se!