Índice:
- Sintomas comuns de má saúde bucal:
- Cuidados preventivos para melhorar a saúde bucal:
- 1. Escovar:
- 2. Limpeza da língua:
- 3.Flossing:
- 4. Check-up dentário:
- 5. Algumas dicas:
Dizem que um sorriso é a coisa mais linda que uma mulher possui; um que pode trazer todos os exércitos de joelhos. Então, você está cuidando desse sorriso precioso? Uma boa higiene oral não só adiciona beleza ao seu sorriso, mas também mantém afastadas as infecções na gengiva e na boca. A OMS define saúde bucal como "um estado de estar livre de dores bucais e faciais crônicas, câncer oral e de garganta, feridas orais, defeitos de nascença, como fenda lábio-palatina, doença periodontal (gengiva), cárie e perda dentária outras doenças e distúrbios que afetam a cavidade oral ”.
Sintomas comuns de má saúde bucal:
- Mal hálito
- Gengivas doloridas, inchadas e sangrando
- Depósitos de placa bacteriana e tártaro ou seus dentes
- Retração gengival
- Dor de dente e dentes sensíveis
Cuidados preventivos para melhorar a saúde bucal:
Você precisa ter em mente os seguintes itens necessários para uma boa saúde bucal:
1. Escovar:
- Escove os dentes duas vezes ao dia. Mas se você faz refeições pequenas e frequentes em um dia, duas vezes não é suficiente. Pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, o que causa cáries e outras doenças gengivais. Portanto, tente escovar três vezes ao dia para uma melhor higiene.
- É importante escovar os dentes da maneira correta. Escove a parte externa (parte frontal), interna (parte traseira) e o lado mastigatório de cada um dos dentes, movendo a escova em movimentos circulares. Mantenha os movimentos suaves, caso contrário, você pode danificar o esmalte.
- Demora 2 minutos escovando para remover todas as bactérias.
2. Limpeza da língua:
- Você já notou a saburra branca em sua língua ao acordar de manhã? Essa brancura é a toxina acumulada. Até o Ayurveda ressalta a importância de limpar a língua para se livrar dessa brancura. Ele não apenas mantém sua boca saudável, mas afeta sua saúde geral.
- Seguindo o Ayurveda, muitos dentistas agora sugerem o uso de raspadores de língua para limpar a língua. Ele remove com sucesso as bactérias anaeróbicas teimosas coletadas na boca.
- A técnica adequada para usar um raspador de língua é segurar o raspador em ambas as extremidades. Em seguida, estenda sua língua para fora. Agora coloque-o o mais longe possível na língua, ativando qualquer reflexo de vômito, e raspe para frente, removendo a camada tóxica branca. Faça isso com cuidado para não prejudicar sua língua.
3.Flossing:
- O fio dental é importante e nós sabemos disso, certo? Mas quantos de nós realmente usamos fio dental diariamente? Nao muitos! Use fio dental corretamente uma vez por dia. Ele limpa as laterais dos dentes. Também limpa os alimentos que ficam presos entre os dentes, que se não forem limpos podem causar cáries.
- Para usar fio dental, use fio dental de 18 '' e, cuidadosamente, seguindo as curvas de seus dentes, limpe a área ao longo da linha da gengiva.
4. Check-up dentário:
- Vá a um bom dentista para check-ups e limpezas dentárias regulares. Essas limpezas reduzem ainda mais as chances de problemas de saúde bucal, mas mesmo assim, se você pegar alguma doença, seu dentista irá detectá-la precocemente para tratá-la com eficácia.
5. Algumas dicas:
- Para dentes e gengivas fortes, esfregue uma mistura de óleo de mostarda e sal nos dentes e gengivas diariamente. Usando uma pequena quantidade, verifique primeiro se desencadeia alguma alergia ou causa alguma nova dor.
- O sal-gema é bom para gengivas pretas e fracas.
- Escovar os dentes delicadamente com uma mistura de bicarbonato de sódio e suco de limão pode deixar os dentes mais brancos.
- Troque sua escova de dente a cada 3-4 meses.
- Use um creme dental com flúor.
- O chá contém flavonóides e flúor, que evitam que as bactérias grudem nos dentes.
- Inclua alimentos para limpar os dentes em sua dieta. Esses alimentos também são conhecidos como alimentos 'detergentes' no mundo dos cuidados dentários. Exemplos desses alimentos são maçã, uva, cenoura, par e morangos. Essas frutas também mantêm nossos dentes fortes.
- O método de limpeza com óleo de gergelim limpa todas as substâncias tóxicas da boca de acordo com a Ayurveda. Coloque um pouco de óleo de gergelim na boca e mexa por 10-15 minutos.
- Diz-se que o chocolate escuro beneficia o esmalte dos dentes, tornando-o mais forte.
- Use bochechos que combatam as bactérias. Deve ser anti-placa e conter flúor, pois ajuda a lidar com problemas como boca seca e mau hálito para manter a boca livre de bactérias.
- Mantenha cardamomo (elachi) ou saunf com você, pois eles são refrescantes naturais do hálito. Eles também evitam o acúmulo de bactérias após a ingestão. Essas dicas realmente ajudam você a lutar contra todos os seus problemas de saúde bucal.
Você sabe quanto antes se acreditava que a velhice resultava em queda de dentes e outras doenças dentárias e gengivais? Bem, agora esse mito foi destruído e a ciência nos diz que, com cuidados de saúde bucal adequados, você pode manter seu sorriso bonito até o fim! Você segue essas etapas de cuidados com a saúde bucal? Você tem algo a acrescentar? Compartilhe conosco na seção de comentários.