Índice:
- O que é vertigem?
- Como o Yoga ajuda a curar a vertigem?
- 7 asanas que o ajudarão a superar um ataque de vertigem
- 1. Balasana
- 2. Paschimottanasana
- 3. Viparita Karani
- 4. Supta Baddha Konasana
- 5. Halasana
- 6. Salamba Sirsasana
- 7. Shavasana
- Coisas para lembrar quando você pratica ioga para vertigem
Pode ser um prazer ficar tonto de amor, mas por outro lado, é a pior sensação do mundo. Você pode conseguir lidar com isso se estiver grávida ou bêbada, mas se tiver vertigem - a ioga te salva!
O que é vertigem?
A vertigem é um distúrbio associado a um distúrbio no sentido de equilíbrio e equilíbrio do cérebro, e isso causa tontura. Geralmente afeta a área responsável pela direção do movimento, que é o ouvido interno. As causas podem ser qualquer coisa - desde falta ou queda no fluxo sanguíneo para o ouvido, acúmulo de cálcio ou fluido ou mesmo devido a um ataque viral. Bem, mesmo um simples vírus que causa resfriado ou gripe também pode atacar o ouvido interno e afetar os conectores nervosos do cérebro, causando vertigem severa. Danos no crânio também causam perda de audição, náusea e tontura. Um tumor, sífilis ou esclerose múltipla também podem afetar seu senso de equilíbrio.
Como o Yoga ajuda a curar a vertigem?
Algumas posturas de ioga atuam sobre o sistema nervoso e o fortalecem. Essas posturas também atuam nos centros de equilíbrio e no ouvido interno, ajudando a aumentar a concentração e o foco. A ioga atua nos sistemas nervosos simpático e parassimpático e aumenta a circulação na cabeça e no resto do corpo.
No entanto, durante o ataque de vertigem, é melhor descansar por um período de tempo quando a gravidade da doença está no auge e esperar que os sintomas diminuam e, em seguida, iniciar a prática. Se a vertigem for VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), seria sensato ir nas posturas bem devagar e evitar ações bruscas, especialmente com o pescoço e a cabeça.
7 asanas que o ajudarão a superar um ataque de vertigem
- Balasana
- Paschimottanasana
- Viparita Karani
- Supta Baddha Konasana
- Halasana
- Salamba Sirsasana
- Shavasana
1. Balasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - pose de criança
Benefícios - Este asana é uma postura relaxante. Destina-se a acalmar a mente e aliviar a pressão do sistema nervoso. No início de um ataque de vertigem, uma postura restauradora como essa o ajudará a se controlar. Este asana ajuda a fortalecer o sistema nervoso com a prática regular.
Como fazer isso - fique de quatro. Agora, junte os pés enquanto abre os joelhos. Descanse o abdômen nas coxas e as nádegas nos pés. Coloque sua testa no chão. Traga os braços ao redor de você, ao longo das pernas. Você pode segurar os pés com as palmas das mãos. Mantenha a postura por alguns minutos e solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Balasana
Voltar para TOC
2. Paschimottanasana
Imagem: iStock
Também conhecido como curvatura para frente sentada, alongamento dorsal intenso
Benefícios - Este asana é um excelente calmante. Ajuda a equilibrar as emoções e alivia a raiva, a ansiedade e a irritabilidade. Aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e nos centros de equilíbrio, ajudando assim nas vertigens. Seu sistema nervoso é fortalecido com este asana.
Como fazer - assumir o Dandasana. Em seguida, estique os braços acima da cabeça e dobre suavemente para a frente. Dependendo de sua flexibilidade, você pode tocar os dedos dos pés ou pegar os pés. Abaixe a cabeça o máximo que puder. Mantenha a postura por alguns segundos e depois solte. Certifique-se de não forçar a região lombar ou arredondar a parte superior das costas.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Paschimottanasana
Voltar para TOC
3. Viparita Karani
Imagem: iStock
Também conhecido como - Legs Up The Wall
Benefício - Este asana é principalmente benéfico para aqueles que têm vertigem. Acalma a mente e alivia as dores de cabeça associadas ao problema, pois essa postura contribui para um fluxo sanguíneo venoso saudável, permitindo maior relaxamento e desligando os receptores de dor. Fechar os olhos também ajuda a recuperar
Como fazer - Sente-se em uma parede e levante as pernas usando o apoio da parede. Deite-se suavemente e estique os braços para os lados, dobrando-os na altura dos cotovelos de modo a parecer um cacto. Coloque as palmas das mãos voltadas para cima. Quando estiver confortável, feche os olhos e respire longa e profundamente. Solte após alguns minutos.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Viparita Karani
Voltar para TOC
4. Supta Baddha Konasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura inclinada em ângulo fechado
Benefícios - Este asana atua nos centros de equilíbrio e reduz quase que instantaneamente a tontura. Além disso, melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, incluindo a cabeça. É também uma postura extremamente reconfortante que acalma seus nervos e sua mente.
Como fazer isso - deite-se de costas. Dobre os joelhos e junte os pés, abrindo assim as pernas para o lado. Levante os braços acima da cabeça. relaxar. Solte quando estiver satisfeito.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Supta Baddha Konasana
Voltar para TOC
5. Halasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura do arado
Benefícios - Este asana fortalece o pescoço. Ao fazer isso, ele atua no sistema de equilíbrio, nos ouvidos internos e no sistema nervoso. Ele libera o estresse do sistema nervoso e acalma sua mente. Ajuda a combater os efeitos colaterais da vertigem com facilidade.
Como fazer isso - deite-se de costas. Apoie sua cintura com as mãos e levante os pés e recue do chão, entrando no Salamba Sarvangasana. Agora, abaixe suavemente as pernas de modo que os pés toquem no chão e os dedos dos pés fiquem alinhados com a cabeça. Estique os braços na direção das pernas. Mantenha a postura até se sentir confortável. Para sair, levante suavemente as pernas e solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Halasana
Voltar para TOC
6. Salamba Sirsasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Suporte para cabeça com suporte
Benefícios - Este asana atua contra a gravidade e fornece instantaneamente as terminações nervosas com nutrientes mais ricos nas extremidades superiores (cabeça), auxiliando na recuperação ideal ou pelo menos fornecendo alívio sintomático. O sangue rico em nutrientes é útil no combate a quaisquer toxinas e ajuda na cura. Com o tempo, reduz a tontura e, com a prática regular, erradica a vertigem. Este asana também acalma o sistema nervoso. Porém, diante das crises de tontura, é melhor tentar a postura com o apoio de uma parede. Caso a pessoa já esteja se sentindo desorientada, é melhor evitar essa postura até que os sintomas se tornem controláveis.
Como fazer - ajoelhe-se no chão. Coloque os braços no chão à sua frente e entrelace os dedos. Seus cotovelos devem estar na largura dos ombros. Agora, coloque a cabeça no chão, encaixando a coroa nas palmas das mãos. Inspire, levante os joelhos do chão e ande na direção dos cotovelos. Expire e levante os pés do chão. Coloque as pernas perpendiculares ao chão. Mantenha a postura por alguns segundos, progredindo lentamente para durações mais longas. Lançamento.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Salamba Sirsasana
Voltar para TOC
7. Shavasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Corpse Pose
Benefícios - Este asana relaxa completamente o corpo. Ele remove toda a tensão e estresse e ajuda você a recuperar o foco. É outra postura que ajuda a combater a tontura quase que instantaneamente.
Como fazer - deite-se de costas, com as palmas das mãos apoiadas ao seu lado, voltadas para cima. Sinta-se confortável e certifique-se de que seu corpo está em linha reta. Feche os olhos e concentre-se em cada parte do corpo. Faça respirações profundas e purificadoras. Entre em um estado meditativo, mas tente não adormecer.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Shavasana
Voltar para TOC
Coisas para lembrar quando você pratica ioga para vertigem
Estas são algumas coisas que você deve ter em mente se estiver praticando ioga para vertigem:
- Sempre consulte seu médico antes de iniciar a ioga. Depois que seu médico aprovar, procure um instrutor de ioga certificado para ajudá-lo com sua prática.
- Discuta seus problemas com seu instrutor para que ele possa sugerir modificações nas posturas básicas de ioga, tornando-as seguras para a prática.
- Se você pratica ioga regularmente, certifique-se de fazê-lo com uma parede próxima para apoio, caso você perca o equilíbrio durante os exercícios.
- Se você praticar flexões para frente, levante-se ou sente-se bem devagar.
- Sempre esteja atento à posição do pescoço. Evite olhar para os braços em uma postura que exija que você o faça.
- Posturas de flexão das costas que exigem que você pendure a cabeça podem causar tontura.
- Não prenda a respiração em nenhum momento.
- Durante a prática, se você sentir tontura a qualquer momento, pare imediatamente e entre no Balasana.
- É melhor evitar flexões para a frente e posturas voltadas para baixo se você tiver vertigem.
- Certifique-se de praticar ioga lentamente se tiver vertigem. Isso o ajudará a evitar tonturas.
Você já experimentou alguma dessas posturas de ioga para tratamento de vertigem? Pare de cambalear e comece a se sentir bem. Embora a vertigem possa ser difícil de conviver, a ioga o ajudará a lidar com a provação sem complicações. Está fadado a funcionar!