Índice:
- Ioga para construir músculos
- 7 melhores poses de ioga para construção muscular
- 1. Ciclo Surya Namaskar
- 2. Virabhadrasana 1 (postura do guerreiro 1)
- 3. Trikonasana (postura do triângulo)
- 4. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
- 5. Bhujangasana (postura da cobra)
- 6. Bakasana (postura do corvo)
- 7. Salamba Sirsasana (cabeceira)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você acha que pode construir músculos sem levantar pesos? Se você acha que não pode, terá uma agradável surpresa. Um corpo esguio, tonificado e bem formado é algo com que todos sonhamos, e achamos que as academias são os únicos lugares para construí-los. E se eu dissesse que também é possível em uma esteira de ioga? Sim, os asanas certos irão ajudá-lo a construir músculos, e aqui estão 7 deles. Dê uma olhada.
Antes disso, vamos aprender como a ioga pode construir músculos.
Ioga para construir músculos
Ao contrário de uma academia, a ioga não exige que você levante pesos para construir músculos. Na ioga, você levanta o peso do corpo em vez de halteres. Algumas posturas de ioga têm a capacidade de quebrar as fibras musculares, criando tensão nelas. Então, seu corpo constrói mais músculos como apoio, aumentando assim a massa muscular. Escolha asanas que podem fazer isso e pratique. Alguns deles são mencionados abaixo.
7 melhores poses de ioga para construção muscular
Para uma maneira conveniente e natural de construir músculos, tente as seguintes posturas de ioga.
1. Ciclo Surya Namaskar
Shutterstock
Os Suryanamaskars são a melhor opção para construir força, resistência e respiração. Ao longo de um período de tempo, todos os três elementos irão convergir e ajudar a moldar e ligar quase todos os grupos musculares necessários para posturas progressivas. A postura começa com Tadasana, Namaskar Asana, Urdhvasthasana, Uttanasana, Adhomukasvanasana, Chaturangadandasana, Urdhvamukhasvanasana, Adhomukhasvanasana, Uttanasana, Urdhvastasana, Namaskarasana e termina em Tadasana. Um conjunto de três suryanamaskars e progredir para múltiplos de três conjuntos será útil de acordo com sua resistência.
Benefícios: Traz novo vigor e vitalidade aos membros, tonifica a parte superior e inferior do tronco e deixa o praticante com a mente muito revigorada.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Surya Namaskarhasana
2. Virabhadrasana 1 (postura do guerreiro 1)
Imagem: Shutterstock
Virabhadrasana 1 ou a postura do guerreiro 1 é um asana que comemora grandes lutadores. Virabhadrasana é o nome de um grande guerreiro da mitologia hindu. Você pode achar estranho ter uma pose de ioga com o nome de um guerreiro quando a ioga tem tudo a ver com paz. Aqui, se refere mais ao guerreiro espiritual em cada um de nós que luta contra a ignorância. Pratique o asana pela manhã com o estômago vazio e mantenha a postura por pelo menos 20 segundos. Virabhadrasana 1 é um asana Vinyasa Yoga de nível iniciante.
Benefícios: Virabhadrasana 1 alonga o peito, os pulmões e o estômago. Ele fortalece os músculos das costas e braços. A postura fortalece e alonga suas coxas e panturrilhas. Melhora o foco e a circulação sanguínea. Cuidado extra deve ser tomado para não carregar o joelho da frente. Essa postura remove a rigidez da região do fêmur e confere um tom maravilhoso à região do quadríceps.
Para saber mais sobre a postura, clique aqui: Virabhadrasana 1
3. Trikonasana (postura do triângulo)
Shutterstock
Trikonasana ou a postura do triângulo parece um triângulo quando assumida e, portanto, é chamada assim. Pratique-o de manhã, de preferência, ou à noite com o estômago vazio, após um intervalo de 4 a 6 horas após uma refeição. É normal praticar Trikonasana em outras ocasiões, mas não dará bons resultados. Trikonasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante e você precisa praticá-lo por no mínimo 30 segundos.
Benefícios: Trikonasana fortalece suas pernas, braços, joelhos e tornozelos e alonga seus quadris, ombros e coluna. Também melhora o equilíbrio físico e a digestão. A postura massageia e fortalece os oblíquos posteriores e, assim, ajuda a reduzir a dor nas costas e o estresse, além de estimular os nervos espinhais.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Trikonasana
4. Sethu Bandhasana (postura da ponte)
Imagem: Shutterstock
Setu Bandhasana ou a postura da ponte se assemelha a uma ponte e, portanto, é assim chamada. Pratique de manhã se você acorda cedo ou à noite. Certifique-se de que seu estômago está vazio sempre que praticar, pois o alimento digerido liberará energia em seu corpo, que pode ser gasta no asana. Sethu Bandhasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante que leva de 30 a 60 segundos para ser executado.
Benefícios: Sethu Bandhasana fortalece os músculos das costas e alonga o peito e a coluna. Ele acalma o cérebro e reduz os problemas de tireóide. Sethu Bandhasana é uma forma mais fácil de flexões para trás, geralmente feita antes de Urdhvadhanurasana. É bom fortalecer os glúteos, os abdominais e as áreas da coluna vertebral das vértebras.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Sethu Bandhasana
5. Bhujangasana (postura da cobra)
Imagem: Shutterstock
Bhujangasana ou a postura da cobra se assemelha a uma cobra com o capuz levantado. Assemelha-se a parte do regime Surya Namaskar. Esta postura funciona muito bem quando praticada de manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Se você praticar à noite, certifique-se de fazê-lo 4 a 6 horas após a refeição. Cobra Pose é um asana de Vinyasa Yoga de nível básico. Mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Bhujangasana tonifica seu abdômen e abre seus ombros. Isso fortalece suas costas e aumenta sua flexibilidade. Este asana reduz a fadiga e melhora a circulação sanguínea. Também eleva o seu humor e estimula os rins.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Bhujangasana
6. Bakasana (postura do corvo)
Imagem: Shutterstock
Bakasana ou Crow Pose parece um corvo empoleirado em um galho de árvore. Esta postura desafiadora requer preparação e uma rotina diária de ioga a tornará mais fácil de assumir. Para obter os melhores resultados, pratique Bakasana depois que o corpo estiver suficientemente aquecido com as posturas de Yoga anteriores. Bakasana é um asana de Hatha Yoga de nível intermediário. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Bakasana fortalece seus pulsos e braços e a região abdominal. Isso alonga a parte superior das costas e aumenta a concentração e a coordenação.
Para saber mais sobre o asana, clique aqui: Bakasana
7. Salamba Sirsasana (cabeceira)
Imagem: Shutterstock
Salamba Sirsasana ou Headstand é uma pose desafiadora considerada a rainha de todas as poses. A postura exige que você suporte todo o peso do corpo nos antebraços. Este asana requer força ideal da parte superior do corpo, que você deve trabalhar antes de tentar. Pratique a postura pela manhã com o estômago vazio. É um asana avançado de Vinyasa Yoga. Mantenha a postura por um a cinco minutos.
Benefícios: Salamba Sirsasana fortalece seus pulmões, braços e pernas. Estimula a glândula pituitária e tonifica os órgãos abdominais. Ajuda quem sofre de insônia e sinusite. A postura estimula os nervos e permite que sangue fresco flua para o cérebro.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Salamba Sirsasana
Agora, vamos responder a algumas perguntas sobre ioga e construção muscular.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual é a dieta ideal durante o processo de construção muscular?
Incorpore alimentos ricos em proteínas em sua dieta e consuma mais calorias do que gasta em um processo de construção muscular saudável.
É aconselhável que os praticantes de ioga pela primeira vez construam músculos através dela?
Sim, pode levar algum tempo, mas a ioga é uma forma natural e simples de construir músculos.
Que tipo de ioga é melhor para construir músculos?
Power Yoga é