Índice:
- Como o Yoga ajuda a melhorar a concentração?
- Yoga para concentração - 7 asanas que simplesmente fazem maravilhas
- 1. Tadasana (postura da montanha)
- 2. Vrikshasana (postura da árvore)
- 3. Garudasana (postura da águia)
- 4. Natarajasana (postura do dançarino)
- 5. Bakasana (postura do guindaste)
- 6. Ustrasana (postura do camelo)
- 7. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quando foi a última vez que você deu a algo sua atenção total? Se você não consegue pensar em algo imediatamente, isso não é um bom sinal. Uma mente rápida, foco nítido e fácil lembrança de eventos refletem um estado de espírito sólido. E para sintonizar sua mente descontrolada dessa forma, tente estes 7 exercícios de ioga.
Antes disso, vamos descobrir
Como o Yoga ajuda a melhorar a concentração?
Praticar ioga acalma sua mente e mantém os pensamentos que distraem à distância. Patanjali, o sábio que compilou os Ioga Sutras, disse ' ioga chitta vritti nirodha ', que significa que a ioga reduz as flutuações da mente. Isso elimina a desordem emocional em sua cabeça e ajuda você a se concentrar melhor.
Os antigos iogues acreditavam nos poderes mágicos da ioga e em seu potencial para melhorar a concentração. Mais tarde, a pesquisa acrescentou autenticidade à sua afirmação com a ciência e a lógica. Em um experimento recente na Universidade de Illinois, um grupo de pessoas foi levado a praticar ioga diariamente por 20 minutos. E viola! Os resultados mostraram que a função cerebral havia melhorado. Acho que isso é o suficiente para provar a afirmação e agora é hora de começar a prática real. A seguir estão alguns asanas de equilíbrio na ioga para melhorar a concentração. Verifique-os.
Yoga para concentração - 7 asanas que simplesmente fazem maravilhas
- Tadasana (postura da montanha)
- Vrikshasana (postura da árvore)
- Garudasana (postura da águia)
- Natarajasana (postura do dançarino)
- Bakasana (postura do guindaste)
- Ustrasana (postura do camelo)
- Paschimottanasana (curva para frente sentada)
1. Tadasana (postura da montanha)
Imagem: Shutterstock
Tadasana ou a postura da montanha é a postura básica para todos os asanas seguirem. Todas as posturas de ioga que você assume ramificam-se do Tadasana, que é a base. O tadasana pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas se você o preceder ou seguir com outros asanas, certifique-se de que seu estômago esteja vazio, ou haja um intervalo de duas a três horas desde sua última refeição. Tadasana é um asana de Hatha Yoga de nível básico. Mantenha a postura por 10-20 segundos.
Benefícios: Tadasana melhora sua postura e fortalece suas pernas. Equilibra a respiração e aumenta a consciência. Alivia a ciática e reduz os pés chatos. Tadasana firma seu abdômen e nádegas e fortalece e aumenta a flexibilidade de sua coluna. A postura alivia a tensão e a dor em seu corpo. Ele expulsa o entorpecimento e o refresca.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Tadasana
Voltar para TOC
2. Vrikshasana (postura da árvore)
Imagem: Shutterstock
Vrikshasana ou a postura da árvore tem esse nome, pois a postura lembra uma árvore. Tem a graça, estabilidade e humildade de uma árvore saudável, que você bebe enquanto a pratica. Ao contrário de muitos outros asanas, Vrikshasana não exige que você feche os olhos enquanto o pratica. Mantenha os olhos abertos durante a pose e concentre-se em um objeto à frente para manter o equilíbrio. Pratique Vrikshasana de manhã cedo com o estômago vazio e segure-o pelo menos por um minuto. Este asana é uma postura de Hatha Yoga de nível iniciante.
Benefícios: Concentração e intervalo de tempo caminham juntos. Embora essa postura seja feita em uma perna só, ela pode ser suportada apenas em combinação desses dois fatores e ajuda a melhorar o equilíbrio e a estabilidade. Aumenta a autoconfiança e a estima e o ajuda a lidar com os problemas da vida de maneira serena. Aumenta sua resistência e alonga todo o corpo. Ele acalma o sistema nervoso e trata a dormência.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Vrikshasana
Voltar para TOC
3. Garudasana (postura da águia)
Imagem: Shutterstock
Garudasana ou Postura da Águia é um asana com o nome de Garuda, o rei de todos os pássaros e um veículo do Senhor Vishnu. Garuda tem um lugar único na mitologia indiana, aparecendo no Ramayana como um pássaro resistente que tenta salvar Sita de Ravana. É melhor praticar este asana pela manhã com o estômago vazio. Garudasana é o asana de Vinyasa Yoga de nível básico. Mantenha a postura por 10-30 segundos.
Benefícios: Garudasana fortalece os músculos de suas pernas e equilibra seu corpo. Isso torna seus quadris e pernas mais flexíveis e restaura a coordenação neuromuscular. Ele corrige falhas posturais e libera a rigidez exibida com aqueles que têm problemas de articulação SI instáveis.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Garudasana
Voltar para TOC
4. Natarajasana (postura do dançarino)
Imagem: Shutterstock
Natarajasana ou postura do dançarino tem o nome de Nataraja, o avatar dançante do Senhor Shiva. É uma pose desafiadora que leva tempo para ser perfeita. Pratique Natarajasana todos os dias pela manhã com o estômago vazio. Funciona melhor quando praticado ao amanhecer. Natarajasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível intermediário. Mantenha a postura por pelo menos 15-30 segundos.
Benefícios: Natarajasana ajuda a reduzir o peso e melhora a digestão e o metabolismo. Ele fortalece as coxas, tornozelos e tórax e melhora a flexibilidade do corpo. A postura firma seus músculos e o torna forte. Natarajasana limpa sua cabeça de depressão e estresse. Ele melhora a circulação sanguínea e é muito reabilitador para a coluna.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Natarajasana
Voltar para TOC
5. Bakasana (postura do guindaste)
Imagem: Shutterstock
Ustrasana ou postura do camelo é uma inclinação para trás que se assemelha à postura de um camelo quando se senta. Pratique Ustrasana de preferência pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. E se isso não for possível, exercitar-se à noite também é bom, mas certifique-se de fazer suas refeições de quatro a seis horas antes do treino. Certifique-se de que a coluna lombar não esteja sendo excessivamente usada e, em vez disso, tente essa postura através da região torácica da coluna. Ustrasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível básico. Depois de assumir a postura Ustrasana, mantenha-a por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: Bakasana aumenta sua força mental e resistência e fortalece seus antebraços. Tonifica os músculos abdominais e aumenta a flexibilidade da coluna. Bakasana melhora a coordenação mente-corpo e remove a tensão e a ansiedade. Desenvolve o pensamento positivo, aumenta a consciência corporal e reduz a acidez.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Bakasana
Voltar para TOC
6. Ustrasana (postura do camelo)
Imagem: Shutterstock
Ustrasana ou postura do camelo é uma inclinação para trás que se assemelha à postura de um camelo quando se senta. Pratique Ustrasana de preferência pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. E se isso não for possível, exercitar-se à noite também é bom, mas certifique-se de fazer suas refeições de quatro a seis horas antes do treino. Ustrasana é um asana de Vinyasa Yoga de nível básico. Depois de assumir a postura Ustrasana, mantenha-a por pelo menos 30-60 segundos.
Benefícios: Ustrasana fortalece e alonga suas costas e ombros e melhora sua postura. Alivia as dores nas costas e melhora a respiração, a digestão e a excreção. Ele cura e equilibra seus chakras e estimula as glândulas endócrinas. A postura cuida de sua saúde geral. Ele reduz o desconforto menstrual, ativa os nervos e reduz a gordura no corpo.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Ustrasana
Voltar para TOC
7. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
Imagem: Shutterstock
Paschimottanasana ou Flexão Sentada para a Frente é uma flexão fácil para a frente que se concentra na parte de trás do corpo. Pratique o asana com o estômago vazio e com os intestinos limpos ou à noite, após um intervalo de quatro a seis horas desde sua última refeição. O alimento digerido libera energia, que pode ser usada para praticar a postura. Paschimottanasana é uma postura básica do Hatha Yoga. Segure por 30-60 segundos. Iniciantes crus podem não conseguir segurar os pés inicialmente. Pode-se usar uma alça ou uma toalha caso as mãos não alcancem o pé, mas certifique-se de manter a coluna o mais plana possível ao tentar dobrar para frente.
Benefícios: Paschimottanasana é um calmante. Reduz a raiva e irritabilidade e acalma sua mente. Reduz a constipação e estimula os intestinos e a vesícula biliar. Cura dores de estômago, dores de cabeça e hemorróidas. Ele fortalece os ossos do quadril e alonga os ombros. Ele ativa seus nervos espinhais e energiza seu corpo. A postura aumenta o apetite e reduz a obesidade.
Para saber mais sobre a pose, clique aqui: Paschimottanasana
Voltar para TOC
Agora que você sabe o que fazer para aumentar sua concentração, vamos responder a algumas perguntas sobre ioga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Existe um limite de idade para praticar ioga?
É melhor começar a prática de ioga a partir dos 12 anos de idade e continuar até que seu corpo o permita.
Precisamos ser religiosos para praticar ioga?
Você não precisa ser religioso para praticar ioga. Você deve ter fé na prática, e isso é tudo de que você precisa.
A concentração profunda o levará a lugares. Quando você sabe que um conjunto de asanas de ioga pode melhorar seu foco, por que não experimentá-lo e melhorar a qualidade de sua vida? Encontre o seu tapete de ioga e comece a andar. Você já pensou em ioga para concentração? Se sim, como isso o ajudou. Conte-nos comentando abaixo.