Índice:
- Ioga para reduzir o calor corporal
- 7 Poses de ioga para diminuir a temperatura corporal
- 1. Tadasana (postura da montanha)
- 2. Baddha Konasana (pose de borboleta)
- 3. Anjaneyasana (postura do crescente)
- 4. Simhasana (postura do leão)
- 5. Ustrasana (postura do camelo)
- 6. Bhujangasana (postura da cobra)
- 7. Savasana (postura do cadáver)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O verão chegou! Já se foram os dias em que o verão era de um sol agradável e um calor relaxante. Agora, é sobre o calor extremo que cria mal-estar e irritabilidade em nossos corpos. Transpiração contínua, olhos ardentes e gargantas ressecadas tornam-se seus companheiros constantes nesta temporada, e tudo o que você quer fazer é pular em uma piscina e se refrescar. Aqui, oferecemos uma solução alternativa e mais duradoura - 7 posturas de ioga para se refrescar neste verão. Dê uma olhada.
Antes disso, vamos aprender como a ioga pode baixar a temperatura do corpo.
Ioga para reduzir o calor corporal
A ioga reduz a temperatura do corpo de maneira natural. A energia térmica das atividades metabólicas do corpo causa calor corporal. Às vezes, devido ao calor excessivo do lado de fora e à menor ingestão de água, seu corpo se aquece a níveis inconvenientes, que precisam ser resolvidos. Certas posturas de ioga têm a capacidade de diminuir a temperatura do corpo e esfriá-lo. Modifique sua prática diária de ioga incorporando as seguintes posturas neste verão.
7 Poses de ioga para diminuir a temperatura corporal
- Tadasana (postura da montanha)
- Baddha Konasana (pose de borboleta)
- Anjaneyasana (postura do crescente)
- Simhasana (postura do leão)
- Ustrasana (postura do camelo)
- Bhujangasana (postura da cobra)
- Savasana (postura do cadáver)
1. Tadasana (postura da montanha)
Imagem: Shutterstock
Tadasana, também conhecida como postura da montanha, é uma postura em pé e a base de todas as outras posturas. Pode ser praticado durante qualquer parte do dia e não necessariamente com o estômago vazio, especialmente quando você está fazendo apenas este asana. Tadasana é ioga de nível básico e você deve permanecer na postura por pelo menos 10-12 segundos. A duração da manutenção dessa postura depende da sua conveniência.
Benefícios: Tadasana harmoniza seu corpo e mente e reduz o entorpecimento e a depressão. Ele o energiza e refresca, melhora a circulação sanguínea e estabiliza a respiração.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, consulte este guia completo e abrangente: Tadasana
Voltar para TOC
2. Baddha Konasana (pose de borboleta)
Imagem: Shutterstock
Baddha Konasana, também conhecido como a postura da borboleta, tem esse nome porque os movimentos no asana representam uma borboleta batendo as asas. É uma pose relativamente simples e tem uma infinidade de vários benefícios para diferentes partes do corpo e do cérebro. Faça este asana de manhã ou à noite por 10-12 minutos. Certifique-se de que haja um intervalo de quatro a seis horas desde sua última refeição antes de fazer o asana.
Benefícios: Baddha Konasana estimula seu coração e o faz bombear mais sangue. Também alivia a ansiedade e a fadiga. É um bom calmante e elimina a fadiga de longas horas de atividade física.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique este guia completo e abrangente: Baddha Konasana
Voltar para TOC
3. Anjaneyasana (postura do crescente)
Imagem: Shutterstock
Anjaneyasana, também chamada de postura do crescente, é a postura que Hanuman do Ramayana costuma assumir. Também é conhecida como postura da meia-lua devido à sua forma. Pratique este asana pela manhã com o estômago vazio para obter melhores resultados. Mantenha a postura por 10-15 segundos em cada perna.
Benefícios: Anjaneyasana constrói seu foco mental. Ele abre seus pulmões, peito e ombros, equilibra seu corpo e aumenta a concentração e a consciência. Ele não só revigora seu sistema digestivo, mas também energiza todo o seu sistema.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique este guia completo e abrangente: Anjaneyasana
Voltar para TOC
4. Simhasana (postura do leão)
Imagem: Shutterstock
Simhasana, ou a postura do leão, é conhecida como a destruidora de todas as doenças. O asana representa um leão que ruge. É uma pose bastante fácil e confortável e leva cerca de 30 segundos para fazer. Recomenda-se realizá-lo pela manhã com o estômago vazio.
Benefícios: Simhasana alivia a tensão em seu corpo, especificamente no rosto e no peito. Melhora a circulação sanguínea no rosto e mantém os olhos saudáveis. Também afasta a dor de garganta e o mau hálito.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, consulte este guia completo e abrangente: Simhasana
Voltar para TOC
5. Ustrasana (postura do camelo)
Imagem: Shutterstock
Ustrasana, também chamada de postura do camelo, é uma curvatura de nível médio para trás e abre o chakra do coração. Mantenha a postura por pelo menos 30-60 segundos neste asana. Recomenda-se fazer esta postura com o estômago vazio de manhã ou à noite sob a orientação de um instrutor.
Benefícios: Ustrasana melhora a respiração e cura os chakras em seu corpo. Além disso, melhora a digestão e cura a constipação. É bom para a saúde geral e o bem-estar do corpo. Ele também melhora a circulação sanguínea para o cérebro, desintoxica o corpo e melhora sua flexibilidade.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique este guia completo e abrangente: Ustrasana
Voltar para TOC
6. Bhujangasana (postura da cobra)
Imagem: Shutterstock
Bhujangasana, também chamado de postura da cobra, é parte do exercício Surya Namaskar. Recebe esse nome porque a pose é semelhante ao capuz levantado de uma cobra. É uma curvatura radical para trás que precisa ser feita estritamente com o estômago vazio. Um estômago vazio permite que você se expanda mais na postura. O ideal é ficar nessa postura por 15-30 segundos.
Benefícios: Bhujangasana abre seu peito e ajuda a limpar as passagens do coração e dos pulmões. Além disso, melhora a circulação sanguínea, reduz a fadiga, eleva o humor e alivia os sintomas da asma.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, verifique este guia completo e abrangente: Bhujangasana
Voltar para TOC
7. Savasana (postura do cadáver)
Imagem: Shutterstock
Savasana, ou postura do cadáver, assemelha-se a um cadáver. O asana parece fácil, mas pode acabar sendo difícil porque envolve o desligamento completo da mente e do corpo. Fique em Savasana por 10-12 minutos, mas tome cuidado para não adormecer enquanto faz isso.
Benefícios: Savasana relaxa todo o seu corpo, de forma completa e abrangente. É refrescante e rejuvenescedor e é ótimo para sua saúde mental e circulação sanguínea. Estresse, fadiga, depressão e tensão desaparecem quando você pratica Savasana. Ajuda você a se concentrar melhor e aumenta a autoconfiança.
Para saber mais sobre a postura e como fazê-la, consulte este guia completo e abrangente: Savasana
Voltar para TOC
Essas sete posturas ajudam a reduzir o calor do corpo e também fornecem um regime completo de exercícios em pé, sentado, curvado e deitado.
Agora, vamos responder a algumas perguntas frequentes relacionadas à ioga no verão.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Com que frequência eu faço ioga?
Todos os dias, se possível. Faça parte de seu regime de exercícios diários.
Posso usar sapatos enquanto faço ioga?
O Yoga tem que ser feito com os pés descalços. Precisamos sentir nossos pés enquanto fazemos ioga para nos ajudar a estabilizar e equilibrar.
Posso fazer ioga quando estou doente?
Praticar ioga enquanto está doente depende do tipo de doença de que sofre. Consulte seu instrutor de ioga e aja de acordo. Normalmente, a ioga pode resolver sua doença.
Posso fazer ioga quando estou ferido?
Posso fazer ioga quando estou ferido?
Isto é