Índice:
- Por que ocorre a dor lombar?
- Ioga para dor lombar
- Poses de ioga para dor lombar
- 1. Bharadvajasana (postura do observador)
- 2. Bitilasana (postura da vaca)
- 3. Marjariasana (pose de gato)
- 4. Sethu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)
- 5. Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
- 6. Padangusthasana (postura do dedão do pé)
- 7. Trikonasana (postura do triângulo)
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A dor lombar é um forte amortecedor do humor e pode diminuir sua produtividade. Como você conserta então sem quaisquer efeitos colaterais?
A parte inferior das costas ou coluna lombar é bem projetada com uma interconexão de ossos, nervos, articulações, ligamentos e músculos. Todos eles trabalham juntos para fornecer a você força e flexibilidade.
Mas a parte inferior das costas também pode torná-lo suscetível a lesões rapidamente. Mesmo ficar em pé ou sentado por muito tempo causa dor. Então, vamos consertar isso com essas 7 posturas de ioga para dor lombar.
Antes disso, vamos descobrir as causas da dor lombar.
Por que ocorre a dor lombar?
Os músculos da região lombar flexionam e giram os quadris enquanto você caminha e apóia a coluna vertebral.
A parte inferior das costas ajuda nos movimentos cotidianos, como flexão e torção. Também suporta o peso da parte superior do corpo.
A dor lombar ocorre quando há uma lesão nos músculos, articulações ou discos. O corpo se cura da lesão por meio da inflamação, que você sente como dor.
A dor ocorre devido a ruptura muscular, um problema de disco ou ligamentos torcidos. Outras condições como fibromialgia, osteoporose, osteoartrite, estenose espinhal e espondilite anquilosante também causam dor lombar.
A gravidez é outra causa devido ao peso corporal extra e compressão potencial dos nervos espinhais. A obesidade pode aumentar a pressão na coluna e causar tensão no disco e nos músculos das costas.
Vamos descobrir como a ioga é útil no alívio da dor lombar.
Ioga para dor lombar
Uma dieta pobre e falta de exercícios aumentam o risco de dores nas costas durante o dia. Antes que fique muito ruim, você deve consertar, e ioga é a melhor opção para fazer isso.
Os músculos das costas e abdominais são componentes essenciais da rede muscular da coluna vertebral. Quando você pratica posturas de ioga que nutrem esses músculos, sua dor nas costas é tratada.
O alongamento é importante para quem sofre de dores na região lombar. Quando você alonga os músculos isquiotibiais, isso ajuda a desenvolver o movimento da pelve, o que acaba diminuindo o estresse na região lombar.
Além disso, o alongamento aumenta o fluxo sanguíneo para a parte inferior das costas e nutre seus músculos e tecidos. Ajuda as toxinas a fluir para fora e os nutrientes a entrar.
Pensamentos negativos fazem você acreditar que sua dor lombar é mais forte do que realmente é e causa pressão extra, o que também afeta sua mente. Medite para superar isso e resolver sua dor lombar rapidamente com posturas de ioga.
Vamos dar uma olhada nessas posturas de ioga agora.
Poses de ioga para dor lombar
As posturas de ioga a seguir irão aliviar a dor nas costas, bem como impedir que ela ocorra no futuro. Mas se você sofre de uma forte dor nas costas, consulte seu médico antes de prosseguir com essas posturas.
- Bharadvajasana (postura do vidente)
- Bitilasana (postura de vaca)
- Marjariasana (pose de gato)
- Sethu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)
- Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
- Padangusthasana (postura do dedão do pé)
- Trikonasana (postura do triângulo)
1. Bharadvajasana (postura do observador)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Bharadvajasana ou a postura do vidente é uma torção da coluna sentada. É o nome de um vidente chamado Bharadvaj, que é um entre os Saptarishis ou os Sete videntes. Bharadvajasana é um asana de Hatha Yoga de nível intermediário. Pratique a postura pela manhã com o estômago vazio e mantenha-a por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Bharadvajasana alonga a coluna e os quadris, massageia os órgãos abdominais e alivia a dor lombar. Funciona bem para quem está no segundo trimestre de gravidez, fortalecendo as costas.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Bharadvajasana
Voltar para TOC
2. Bitilasana (postura da vaca)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Bitilasana ou postura da vaca é um asana que se assemelha à postura de uma vaca. 'Bitila' é uma palavra sânscrita que significa vaca. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e limpe os intestinos por 10 a 15 segundos.
Benefícios: Bitilasana melhora sua postura e equilíbrio. Ele fortalece e alonga sua coluna. Também ajuda a criar equilíbrio emocional, aliviando o estresse e acalmando a mente.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Bitilasana
Voltar para TOC
3. Marjariasana (pose de gato)
Imagem: Shutterstock
Sobre a pose: Marjariasana ou a pose do gato é um alongamento incrível que se parece com o alongamento de um gato. O Cat Pose é um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio e segure por 10 a 15 segundos.
Benefícios: Marjariasana aumenta a flexibilidade de sua coluna. Ele tonifica seu abdômen e melhora a digestão e a circulação sanguínea em seu corpo.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Marjariasana
Voltar para TOC
4. Sethu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Sethu Bandha Sarvangasana ou a postura da ponte é um asana que se parece com uma ponte, daí o nome. A postura é um asana de Vinyasa Yoga para iniciantes. Pratique de manhã com o estômago vazio ou à noite após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Sethu Bandha Sarvangasana fortalece os tendões da coxa e acalma o sistema nervoso central. É terapêutico para osteoporose e hipertensão. A postura também alivia as cólicas abdominais.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Sethu Bandha Sarvangasana
Voltar para TOC
5. Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Adho Mukha Svanasana ou postura do cão voltado para baixo é um asana que se parece com um cachorro se curvando para frente. É um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã ou à noite com o estômago vazio e segure por 1 a 3 minutos.
Benefícios: Adho Mukha Svanasana rejuvenesce e energiza você e alivia o estresse e a depressão leve. A postura alonga e endireita a coluna, aliviando a dor nas costas.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Adho Mukha Svanasana
Voltar para TOC
6. Padangusthasana (postura do dedão do pé)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Padangusthasana ou a postura do dedão do pé é um dos asanas de ioga mais fáceis e faz parte do primeiro conjunto de asanas ensinado a um iniciante. É um asana de Hatha Yoga. Pratique de manhã ou à noite com o estômago vazio e segure por pelo menos 30 segundos.
Benefícios: Padangusthasana melhora a flexibilidade de seu corpo. Ele controla o nervosismo e alonga a parte inferior das costas. A postura equilibra corpo e mente e cura a hipertensão.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Padangusthasana
Voltar para TOC
7. Trikonasana (postura do triângulo)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Trikonasana ou a postura do triângulo tem a forma de um triângulo e, portanto, é chamada assim. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique-o de manhã ou à noite com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 30 segundos.
Benefícios: a postura fortalece e alonga suas costas e quadris. Reduz a pressão arterial, o estresse e a ansiedade. Aumenta a flexibilidade de seus tendões e quadris. A postura também reduz a gordura na cintura e nas coxas.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Trikonasana
Voltar para TOC
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre ioga para dor lombar.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Com que frequência eu pratico asanas da ioga para dores na parte inferior das costas?
Pratique os asanas todos os dias por pelo menos 10 minutos.
Yoga é o melhor para curar dores nas costas?
Pode ser porque ele o cura mental e fisicamente de uma maneira que não ocorrerá novamente se você praticar regularmente. E não tem efeitos colaterais.
Dor lombar é algo que todos nós sofremos em algum momento de nossas vidas. Pode ser por vários motivos e ainda mais por causa da maneira como levamos nossas vidas agora com menos atividade física. Portanto, o movimento é recomendado e os asanas acima podem manter a dor sob controle e nutrir os tecidos ao redor da coluna.