Índice:
- O que é uma enxaqueca?
- Como o Yoga ajuda a curar uma enxaqueca?
- Os 8 melhores asanas em ioga para o alívio da enxaqueca
- 1. Padmasana
- 2. Uttanasana
- 3. Adho Mukha Svanasana
- 4. Marjariasana
- 5. Paschimottanasana
- 6. Setu Bandhasana
- 7. Balasana
- 8. Shavasana
- Uma palavra de cautela
Só quem sofre de enxaqueca realmente entende a turbulência e o trauma que essa condição terrível traz consigo. A dor excruciante, a aversão à luz, a sensibilidade ao som - é doloroso ver um ente querido sofrer quando uma enxaqueca decide atacar. Infelizmente, nosso estilo de vida e nossas circunstâncias tornaram as enxaquecas cada vez mais comuns. No entanto, sempre há esperança. Mas antes de chegarmos a isso, vamos responder a uma pergunta importante.
O que é uma enxaqueca?
A enxaqueca é um distúrbio neurológico que acarreta episódios repetidos de dores de cabeça, de intensidade alta a moderada. A dor geralmente é de um lado ou da metade da cabeça. Um ataque típico pode durar duas horas, dois dias ou, às vezes, até uma semana. A luz e o ruído são grandes aversões quando alguém sofre de enxaqueca. Os outros sintomas geralmente incluem náuseas, vômitos e dor agravada durante a atividade física.
O NHS afirma que a enxaqueca é uma das condições neurológicas mais comuns, com classificação mais elevada graças à epilepsia, asma e diabetes juntas. Claro, você pode ter a medicação prescrita, mas eles têm muitos efeitos colaterais, um deles é a sonolência. Como se costuma dizer, é sempre melhor ir natural, e é aí que a ioga vem em socorro.
Como o Yoga ajuda a curar uma enxaqueca?
Yoga é uma prática milenar, cujos praticantes a consideram mais do que apenas uma forma de exercício. Promove uma sensação de vida holística por meio da combinação de técnicas de respiração e asanas. Não tem efeitos colaterais e apenas ajuda a combater doenças enquanto corrige posturas, fluxo de energia e saúde geral. Basta apenas alguns minutos para praticar ioga todos os dias e evitar problemas como a enxaqueca.
Os 8 melhores asanas em ioga para o alívio da enxaqueca
- Padmasana
- Uttanasana
- Adho Mukha Svanasana
- Marjariasana
- Paschimottanasana
- Setu Bandhasana
- Balasana
- Shavasana
1. Padmasana
Imagem: Shutterstock
O Padmasana ou Postura do Lótus é uma postura meditativa que relaxa a mente e limpa a cabeça, reduzindo assim as dores de cabeça. Não se deixe enganar pela aparência simples. Pode ser uma tarefa difícil dominar essa postura sentada. Pronto para enfrentar o desafio?
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo de Padmasana
Voltar para TOC
2. Uttanasana
Imagem: Shutterstock
O Uttanasana ou Pada Hastasana, como é popularmente chamado, é um asana permanente e, mais ainda, uma flexão para frente. Ele atua no centro do corpo, pois estimula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, acalmando a mente. Isso também ajuda a aliviar as dores de cabeça da enxaqueca.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Uttanasana
Voltar para TOC
3. Adho Mukha Svanasana
Imagem: Shutterstock
O Adho Mukha Svanasana é uma pose que se assemelha a um cão alongando. E menino! Os animais nos dão alguns objetivos de vida importantes. Você não vai acreditar como esse alongamento é satisfatório até tentar. Aumenta a circulação sanguínea no cérebro e atua no sentido de curar a dor e reduzir a frequência das dores de cabeça da enxaqueca. A prática regular também pode curar totalmente o distúrbio.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Adho Mukha Svanasana
Voltar para TOC
4. Marjariasana
Imagem: Shutterstock
O Alongamento do Gato ou Marjariasana geralmente é feito em combinação com o Alongamento da Vaca ou o Bitilasana. A combinação de ambos os asanas é extremamente benéfica para o sistema como um todo. Este asana é um ótimo relaxante para a mente e os músculos. Também melhora a respiração e permite que você libere o estresse. Todos esses fatores ajudam a livrar-se da dor e dos sintomas da enxaqueca.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Marjariasana
Voltar para TOC
5. Paschimottanasana
Imagem: Shutterstock
Uma curvatura para a frente sentada, o Paschimottanasana é outro asana incrível na ioga para dores de enxaqueca. É fácil depois de dominado e com certeza será uma parte integrante do seu arsenal de ioga assim que começar a praticá-lo. Este asana acalma o cérebro e alivia o estresse, que são os dois principais desencadeadores das enxaquecas.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo de Paschimottanasana
Voltar para TOC
6. Setu Bandhasana
Imagem: Shutterstock
Também chamado de postura da ponte, esse asana também se parece com um. Este asana mantém sua pressão arterial sob controle e também acalma e relaxa sua mente. Também ajuda a aliviar a ansiedade. Ele envia um jorro de sangue para o cérebro, o que ajuda a aliviar a dor e também os sintomas da doença.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Setu Bandhasana
Voltar para TOC
7. Balasana
Imagem: Shutterstock
Este asana é chamado de Postura da Criança, e também é uma ótima postura de descanso, uma espécie de destruidor de estresse. Ajuda a alongar bem os tornozelos, quadris e coxas. Quando seu corpo é alongado, seu sistema nervoso se acalma. O estresse e a fadiga são reduzidos e, assim, as enxaquecas desaparecem.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo de Balasana
Voltar para TOC
8. Shavasana
Imagem: Shutterstock
O Shavasana ou a postura do cadáver é o clímax final para uma grande sessão de ioga. Provoca um profundo estado de repouso no corpo. O corpo quase cai em um estado meditativo e, portanto, é totalmente rejuvenescido. Esse rejuvenescimento também ajuda a banir as enxaquecas.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Shavasana
Voltar para TOC
Comece a praticar esses asanas básicos e simples em ioga para dores de cabeça de enxaqueca. A prática regular também pode ajudar a resolver o problema para sempre. Tudo o que precisamos é estender o tapete e se acomodar nessa prática extremamente satisfatória.
Uma palavra de cautela
A ioga é eficaz, e a maioria dos médicos atualmente o aconselha a fazer esse tipo de exercício. Mas quando se trata de enxaquecas, é melhor consultar o seu médico e certificar-se de não interromper a medicação sem seu conselho. Embora essa prática ajude a medicação, não é uma alternativa.