Índice:
- O que é ciática?
- Quais são os sintomas da ciática?
- Como o Yoga ajuda a tratar a ciática?
- 8 Poses básicas de ioga para ciática
- 1. Dandasana
- 2. Rajakapotasana
- 3. Ardha Matsyendrasana
- 4. Salabhasana
- 5. Setu Bandhasana
- 6. Supta Padangusthasana
- 7. Salamba Sarvangasana
- 8. Bhujangasana
Todos nós já ouvimos sobre ciática. Obviamente, quando não somos afetados, realmente não nos preocupamos com o que é. Mas isso é algo que você deve levar em consideração. Ele está afetando muitas pessoas, especialmente os funcionários com posturas corporais erradas e estilos de vida sedentários.
O que é ciática?
A ciática é um nervo que se origina na coluna vertebral, atinge as nádegas e desce até a parte posterior de cada perna. Esse nervo também é o nervo mais longo do corpo.
Quando esse nervo é pressionado ou a circulação sanguínea na área é reduzida, uma dor aguda passa pela área, tornando sentar e ficar em pé uma tarefa difícil. A dor aumenta quando a pessoa está sentada.
A ciática também pode surgir de doenças da coluna vertebral, como espondilite, estenose espinhal, disco danificado ou rompido, lesão na parte inferior das costas ou doença degenerativa do disco. Tudo isso pressiona o nervo ciático, induzindo dor.
Quais são os sintomas da ciática?
Pessoas diferentes têm sintomas diferentes, mas esses são alguns dos sintomas mais comuns pelos quais as pessoas passam.
Quando a dor começa, ela ocorre em apenas um lado da região lombar e, por fim, se estende às nádegas, quadris, pernas e até os pés. Algumas pessoas têm uma dor lancinante em uma área da perna e dormência nas outras.
Também há sintomas de fraqueza nas costas e na parte inferior das pernas, com sensação de formigamento.
Em condições extremas, as pessoas perdem o controle da bexiga.
Enquanto algumas pessoas se queixam de dores regulares, para outras, a dor pode durar apenas algumas semanas ou até um mês. Mas é melhor tratar a dor, ou pode piorar a condição com o tempo.
A ciática começa lentamente e pode ser insuportável à noite. Algumas pessoas também sentem mais dor quando espirram, riem ou tossem, ou quando ficam sentadas por muito tempo ou caminham longas distâncias.
Como o Yoga ajuda a tratar a ciática?
Existem muitos tratamentos disponíveis para curar a ciática. Mas nada funciona como ioga. Um estudo mostra que quando os pacientes ciáticos usavam uma combinação de ioga e medicamentos para reduzir a dor, a intensidade e a frequência do problema diminuíam drasticamente. Aqui é tudo sobre
8 Poses básicas de ioga para ciática
- Dandasana
- Rajakapotasana
- Ardha Matsyendrasana
- Salabhasana
- Setu Bandhasana
- Supta Padangusthasana
- Salamba Sarvangasana
- Bhujangasana
1. Dandasana
Imagem: Shutterstock
O dandasana ou postura do bastão é uma postura básica sentada. Diz-se que flexiona a região lombar e proporciona um bom alongamento às pernas. Isso promove a circulação sanguínea saudável, especialmente nas áreas afetadas, e libera a pressão acumulada na região ciática, dando-lhe espaço suficiente para respirar.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Dandasana
Voltar para TOC
2. Rajakapotasana
Imagem: Shutterstock
A dor geralmente ocorre quando um músculo na região das nádegas pressiona o nervo ciático enquanto o empurra contra os tendões abaixo dele. Isso imediatamente envia uma dor aguda em suas pernas. A postura do pombo faz maravilhas para aliviar a dor porque estica aquele músculo que pressiona o nervo, liberando assim a tensão acumulada.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Rajakapotasana
Voltar para TOC
3. Ardha Matsyendrasana
Imagem: Shutterstock
O Ardha Matsyendrasana dá ao corpo uma boa torção. Essa torção flexiona os quadris e a região lombar e também relaxa a área. A circulação sanguínea é aumentada e a dor é reduzida.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Ardha Matsyendrasana
Voltar para TOC
4. Salabhasana
Imagem: Shutterstock
A Locust Pose fortalece a parte inferior das costas e promove uma circulação saudável na região inferior do quadril. Isso ajuda a aliviar a dor ciática porque, quando há falta de circulação, a pressão aumenta nessa área.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Salabhasana
Voltar para TOC
5. Setu Bandhasana
Imagem: Shutterstock
Este é um dos mais eficazes. Ele alonga suavemente a parte inferior das costas e os principais músculos das nádegas. Isso melhora a flexibilidade e induz o movimento nas áreas afetadas pela ciática, que são principalmente inativas e contraídas. A postura da ponte também melhora a circulação sanguínea.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Setu Bandhasana
Voltar para TOC
6. Supta Padangusthasana
Imagem: Shutterstock
Este asana induz um alongamento básico dos isquiotibiais. O alongamento abre as nádegas e, assim, ajuda a reduzir a dor. Uma vez que alonga as panturrilhas e as pernas, também promove a circulação abaixo do tronco.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Supta Padangusthasana
Voltar para TOC
7. Salamba Sarvangasana
Imagem: Shutterstock
O Salamba Sarvangasana é uma postura de ioga inversa. Promove o fluxo sanguíneo adequado e relaxa os músculos da região das nádegas. É um asana incrivelmente eficaz para curar a ciática simplesmente por causa da quantidade de sangue e oxigênio que é bombeado na região ciática, curando-a.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Salamba Sarvangasana
Voltar para TOC
8. Bhujangasana
Imagem: Shutterstock
Bhujangasa ou postura da cobra é uma postura básica, mas poderosa. Proporciona um bom alongamento da parte inferior das costas e da coluna e alivia a dor causada por uma hérnia de disco, uma das principais causas da ciática.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Guia Completo para Bhujangasana
Voltar para TOC
Agora que você sabe tudo sobre ioga para dor no nervo ciática, o que está esperando? Simplesmente se livre da ciática praticando ioga todos os dias. Se você já está sofrendo com isso, você tem uma grande cura em mãos. E se você não fizer isso, você ainda pode praticar ioga para se certificar de que nunca terá que lidar com a ciática. Como isso é bom!