Índice:
- O que são folhas de sálvia?
- Quais são os benefícios do Sage?
- 1. Pode impulsionar a memória e a cognição
- 2. Pode combater o envelhecimento da pele
- 3. Pode promover o crescimento do cabelo
- 4. Pode diminuir os níveis de colesterol
- 5. Pode ajudar no tratamento da diabetes
- 6. Pode controlar os sintomas da menopausa
- 7. Pode ajudar na perda de peso
- 8. Pode melhorar a saúde bucal
- 9. Pode reduzir o risco de câncer
- Quais são os diferentes tipos de sábio?
- Benefícios da queima de sálvia
- Quais são os componentes ativos do Sage?
- Sage Healthy Recipe
- Sage desencadeia efeitos colaterais ou interações medicamentosas?
- Em suma
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 14 fontes
A sálvia é usada como tempero desde tempos imemoriais. É um agente aromatizante bem conhecido em picles, queijo, vegetais, alimentos processados e bebidas.
As folhas secas desta planta são utilizadas em temperos para salsichas, carnes moídas, recheios, peixes, mel, saladas, sopas e ensopados (1).
A sálvia é uma erva cujas folhas são usadas para acalmar inflamações na boca e garganta, ondas de calor e insônia. Há pesquisas substanciais apoiando esses mitos transformados em fatos (1).
Há mais coisas que a pesquisa descobriu. Nesta postagem, discutiremos os benefícios da sálvia e daremos uma olhada em seus componentes ativos.
O que são folhas de sálvia?
Sage ( Salvia officinalis ) é um membro da família 'mint' (Lamiaceae). As plantas têm um aroma único e lindas flores em várias cores. Muitas espécies de salva, incluindo Salvia officinalis (salva comum ou salva de cozinha / jardim), são nativas da região mediterrânea (1).
Sage também era usado na medicina egípcia, romana e grega. Na verdade, em rituais nativos americanos, folhas secas de sálvia são queimadas para promover a cura, sabedoria, proteção e longevidade (1).
As folhas são uma excelente reserva de óleos essenciais e compostos fenólicos. Eles são considerados responsáveis pelo valor medicinal da erva (1).
Com base em sua composição e origem, você tem diferentes tipos de sálvia, como sálvia comum, sálvia abacaxi e sálvia vermelha. Esta grande variedade torna a sálvia um dos maiores gêneros da família das mentas.
Quais são os benefícios do Sage?
Sage tem propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e antioxidantes. Aumenta a memória e controla os níveis de açúcar no sangue e colesterol, se usado em quantidades ideais.
1. Pode impulsionar a memória e a cognição
Diversas variedades de sálvia têm sido usadas para restaurar a perda de memória e o declínio cognitivo, como visto principalmente na doença de Alzheimer. Esse declínio na capacidade mental surge quando os neurotransmissores são degradados pelas enzimas especializadas do corpo (1).
A acetilcolina, um neurotransmissor, é degradada pela enzima acetilcolinesterase (AChE) na maioria dos distúrbios cerebrais. Drogas e ervas que inibem a atividade da AChE são administradas a esses indivíduos (1), (2).
Os óleos essenciais de sálvia mostraram 46% de inibição da AChE em testes de laboratório. Seus extratos de ervas podem proteger as células cerebrais (neurônios) dos efeitos do acúmulo de colesterol e da inflamação (placas ß-amilóides) (1), (2).
2. Pode combater o envelhecimento da pele
Estudos sugerem que a sálvia e seus compostos podem ajudar no combate ao envelhecimento da pele. Sage também pode melhorar as rugas por meio de um mecanismo de fotoimagem (3).
Sclareol, um composto da sálvia, é amplamente utilizado como material de fragrância. Estudos mostram que este composto inibe os danos à pele induzidos por UVB. Também pode recuperar a espessura epidérmica que foi reduzida pelos raios UVB. Os cremes com esclareol podem melhorar as rugas, aumentando a proliferação celular (3).
3. Pode promover o crescimento do cabelo
A sálvia é rica em antioxidantes que podem ajudar a prevenir e reduzir a formação de novos cabelos grisalhos. Os óleos naturais da sálvia fortalecem as raízes e aceleram o crescimento saudável do cabelo.
No entanto, não há evidências que mostrem um impacto direto da sálvia no crescimento do cabelo.
4. Pode diminuir os níveis de colesterol
Níveis elevados de colesterol LDL (mau) e baixos níveis de colesterol HDL (bom) podem levar a graves distúrbios metabólicos e cardiovasculares. Incluir ervas como a sálvia em alimentos e medicamentos pode equilibrar os perfis lipídicos plasmáticos. Embora o chá não tenha efeito sobre a regulação da glicose, ele pode ser usado como um tratamento benéfico para indivíduos com diabetes (4).
Estudos em animais mostram que o chá de sálvia chinesa e seus extratos podem reduzir o colesterol plasmático, o LDL e os triglicerídeos. Os extratos também podem aumentar os níveis de HDL (1), (4).
O extrato de sálvia pode melhorar a atividade antioxidante em seu corpo. Previne a oxidação de lipídios acumulados e protege contra diabetes, aterosclerose (artérias obstruídas) e outras doenças inflamatórias (1), (4).
5. Pode ajudar no tratamento da diabetes
Esta erva é usada como remédio tradicional para combater a diabetes em muitos países. Muitos estudos experimentais relatam o efeito de redução da glicose da sálvia em seus sujeitos. Seus extratos poderiam fazer isso sem afetar a produção de insulina pancreática (1).
As infusões de chá de sálvia exercem um efeito semelhante ao da metformina em seu corpo. Eles são, de fato, tão eficazes quanto a droga usada no tratamento do diabetes tipo 2 (1).
Beber cerca de 300 ml de chá de sálvia duas vezes ao dia aumenta a concentração de antioxidantes em seu corpo. Os antioxidantes, por sua vez, protegem o fígado e o coração do estresse químico comumente causado pelo diabetes (1).
6. Pode controlar os sintomas da menopausa
A menopausa é caracterizada por importantes alterações hormonais que afetam seu corpo. Seus sintomas incluem ondas de calor, insônia, suores noturnos, tonturas, dores de cabeça e palpitações. Esses sinais indicam a adaptação do seu corpo a um desequilíbrio de estrogênio.
Sage tem sido tradicionalmente usado para tratar os sintomas da menopausa. Para provar sua eficácia, um ensaio foi realizado em 2011 em mulheres na menopausa com ondas de calor. Aqueles tratados com 1 comprimido / dia de folhas frescas de sálvia apresentaram redução de 64% na intensidade dos flashes (5).
A erva reduz a transpiração excessiva e acalma. Além disso, não há relatos de efeitos adversos desse extrato de ervas. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar a eficácia da sálvia (e outras plantas medicinais) no tratamento dos sintomas da menopausa (6).
7. Pode ajudar na perda de peso
A obesidade está associada a diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e renais e uma série de condições crônicas de saúde. As ervas como a sálvia afetam diretamente a digestão dos lipídios e o acúmulo de gordura (1).
Os componentes ativos desta erva interferem na atividade das enzimas pancreáticas. O ácido carnósico e o carnosol, que são diterpenos em extratos de sálvia, estão envolvidos nessa atividade (1).
Essas moléculas também impedem o aumento dos níveis séricos de triglicerídeos e diminuem o ganho de peso. Existem evidências experimentais suficientes que comprovam a segurança da sálvia quando usada como agente anti-obesidade (1).
8. Pode melhorar a saúde bucal
Esta erva mediterrânea tem excelentes propriedades antibacterianas. Estudos relatam que os extratos de sálvia podem inibir o crescimento de várias bactérias que estragam os alimentos, incluindo espécies como Bacillus subtilis e Enterobacter cloacae (1).
Esses efeitos antimicrobianos também foram observados em bactérias causadoras de cárie dentária ( Streptococcus mutans , Lactobacillus rhamnosus , etc.). Os óleos essenciais das folhas de salva podem ser responsáveis por esses efeitos (1).
Quando os extratos de sálvia foram usados em enxaguatórios bucais, eles reduziram a contagem de colônias bacterianas de 3.900 (pré-tratamento) para 300 por placa em pacientes tratados (7).
Conseqüentemente, esta erva pode efetivamente proteger os dentes de doenças dentais agudas e crônicas, tanto em crianças quanto em adultos.
Curiosidades
Sage pode parar / retardar a diarreia. Ele relaxa os músculos intestinais, atuando nos canais de potássio e cálcio. Você pode ter espasmos estomacais menores e mais leves (1).
Devido às suas propriedades antioxidantes, o chá ou outras infusões feitas com essas folhas servem como bebida desintoxicante (1). Diz-se que a erva purifica o sangue dos radicais livres, possivelmente corrigindo distúrbios circulatórios.
9. Pode reduzir o risco de câncer
Estudos clínicos descobriram que os extratos de sálvia podem inibir a proliferação (angiogênese) das células cancerosas. O ácido ursólico encontrado nesta planta suprimiu efetivamente a invasão, metástase (disseminação) e colonização das células do melanoma, de acordo com as evidências (1).
Em outro estudo sobre câncer colorretal, os compostos ativos da sálvia preveniram os danos ao DNA de células saudáveis. Os antioxidantes eliminam os radicais livres (como o peróxido de hidrogênio) que causam esses danos (1), (8).
Os diterpenóides, sesquiterpenos, etc. isolados das raízes da planta sálvia mostraram efeitos anticancerígenos nas células cancerígenas do fígado e do cólon. Resultados semelhantes são relatados em células cancerosas da pele, da próstata e do intestino (1).
Existem vários tipos de sábio, embora nem todos tenham sido identificados ainda por suas propriedades medicinais.
Quais são os diferentes tipos de sábio?
NOME / NOME LATINO | ORIGEM / NATIVIDADE |
Garden Sage ( Salvia officinalis ) | Europa |
Sábio das Ilhas Canárias ( Salvia canariensis ) | Ilhas Canárias (África) |
Sálvia mexicana ( Salvia leucantha ) | Sul da Califórnia |
Sábio de outono ( Salvia greggii ) | Sul da Califórnia |
Salvia brandegei | Ilha Santa Rosa e N. Baja California |
Salvia gesneriiflora | México para Columbia |
Salvia dorisiana | Honduras |
Salvia wagneriana | Guatemala e Costa Rica |
Salvia discolor | Peru |
Salvia dolomitica | África do Sul |
Cleveland Sage ( Salvia clevelandii) | San Diego e Baja California |
Black Sage (Salvia mellifera) | Owens Peak (a nordeste do Palomar College) |
Sábio do Vale da Morte ( Salvia funerea ) | Vale da Morte |
Thistle Sage ( Salvia carduacea) | Parque Estadual do Deserto de Anza-Borrego |
Sábio rastejante ( Salvia sonomensis ) | Condado de San Diego, Califórnia (centro e norte) |
Munz Sage ( Salvia munzii ) | Condado de San Diego e Baja California |
Pitcher Sage ou Hummingbird Sage ( Salvia spathacea ) | Sonoma County no norte da Califórnia ao sul até Orange County |
Rose Sage ( Salvia pachyphylla ) | Sul da Califórnia |
Sálvia selvagem ou cancerígena ( Salvia lyrata) | Seção oriental dos Estados Unidos |
Salvia tomentosa Mill. | região mediterrânea |
Salvia fruticosa ou Salvia triloba | Países mediterrâneos e do Oriente Médio |
Muitas outras variedades selvagens e não classificadas de salva foram identificadas. Cada um deles é usado de maneira diferente em alimentos, medicamentos e rituais. Universalmente, a sálvia é usada para tratar problemas digestivos e inflamatórios. Seus extratos e chás são eficazes contra asma, tosse, distúrbios da circulação sanguínea, etc. (1).
Benefícios da queima de sálvia
Queimar salva (também conhecido como borrar) é um antigo ritual espiritual. Pode envolver uma espécie diferente de sábio também (9). Tem certos benefícios à saúde, como maior alerta e propriedades antimicrobianas. Alguns acreditam que a queima de sálvia é um importante remédio tradicional para o tratamento de transtornos de humor, depressão e ansiedade. No entanto, precisamos de pesquisas mais concretas para provar esses efeitos.
Em outro estudo sobre ciência cognitiva, descobriu-se que os compostos ativos da sálvia aumentam a cognição (2). Mais pesquisas são necessárias para entender o mecanismo por trás dessas ações.
Estudos demonstraram que a fumaça de ervas medicinais pode eliminar até 94% das bactérias transportadas pelo ar no espaço (10). Se o sábio pode alcançar efeitos semelhantes ou não, ainda não foi estudado. Alguns acreditam que quando a sálvia é queimada, ela libera íons negativos, que podem transmitir energia positiva às pessoas.
Todos esses benefícios podem ser atribuídos ao poderoso perfil bioquímico da erva. As moléculas ativas funcionam como agentes antiinflamatórios, antioxidantes, antimicrobianos e analgésicos. Na seção seguinte, iremos explorá-los em detalhes.
Quais são os componentes ativos do Sage?
Folhas de salva contêm predominantemente óleos essenciais. Cerca de 28 componentes são identificados no óleo. Sua concentração varia em diferentes locais e variedades (1).
No entanto, os componentes principais são cineol, cânfora, tujona, borneol, viridiflorol, timol, fitol, geraniol e carvacrol (1).
Linalol, humuleno, limoneno, pineno, terpineno, mirceno, canfeno pimaradieno, ácido salvianólico, ácido rosmarínico, ácido carnosólico, ácido ursólico e ácido caféico são os outros compostos polifenólicos presentes nesta erva (1), (11).
Esses fitoquímicos agem em sinergia para fornecer os benefícios à saúde listados acima. Não admira que os egípcios, romanos e gregos jurassem pelo sábio!
Mas como você pode fazer uso desta erva sagrada? Como explorar os benefícios medicinais da sálvia?
Como o mediterrâneo faz, cozinhe com ele!
Role para baixo para encontrar uma receita rápida, saudável, mas deliciosa usando sálvia.
Sage Healthy Recipe
O que você precisa
- Espaguete: ½ libra ou 250 g
- Manteiga: 4 colheres de sopa
- Folhas frescas de sálvia: 10-12
- Limão: ½, com suco
- Queijo parmesão: ½ xícara, ralado
- Sal: ½ colher de chá
- Pimenta: ¼ colher de chá
- Frigideira: tamanho médio-grande
- Pote para ferver: tamanho médio
Vamos fazer isto!
- Cozinhe o espaguete de acordo com as instruções da embalagem.
- Drene a água. Recolha cerca de meio copo de água separadamente.
- Retorne a massa escorrida para a panela.
- Coloque uma frigideira média em fogo médio.
- Derreta a manteiga e adicione as folhas de sálvia.
- Cozinhe até a manteiga dourar e as folhas ficarem quase crocantes (por cerca de 7 minutos).
- Adicione o suco de limão fresco.
- Adicione a sálvia com manteiga ao macarrão cozido e misture bem para cobrir.
- Misture delicadamente a água do macarrão.
- Cozinhe em fogo médio até que a água seja absorvida.
- Polvilhe o sal e a pimenta e misture bem.
- Rale o queijo parmesão e polvilhe por cima.
- Sirva quente quando o queijo estiver derretendo. Saboreie com uma fatia de pão de alho fresco e (talvez) vinho!
Você também pode usar folhas de sálvia para fazer temperos para salada, vinagretes, molhos e molhos para filé / carne.
No entanto, o aroma dessas folhas pode se tornar insuportável se você adicionar muitas delas. Isso também pode fazer com que alguns poucos não gostem de sálvia na comida.
Nesses casos, você pode substituí-lo por pequenas quantidades de tomilho, manjerona, tempero de aves, salgados ou alecrim. Mas fique de olho em quanto você usa.
Você deveria se preocupar com quaisquer riscos ou interações entre ervas e medicamentos com a sálvia? Afinal, é uma planta selvagem. Descubra na próxima seção.
Sage desencadeia efeitos colaterais ou interações medicamentosas?
Atualmente, não há relatos de toxicidade ou efeitos adversos com sálvia. É geralmente reconhecido como seguro pela US Food and Drug Administration (12). Pode ser usado em alimentos como tempero ou tempero.
Mas as folhas contêm um composto chamado tujona em grandes quantidades. A tujona, em grandes quantidades, pode ter efeitos adversos (1).
O uso prolongado ou a ingestão de grandes quantidades de folha de sálvia ou óleo pode resultar em vômito, vertigem, salivação, reações alérgicas, convulsões e engolir a língua (13).
Portanto, é recomendável discutir essa erva com seu médico. Informe-os sobre sua dieta e histórico médico. Siga a dose e as instruções por eles estabelecidas para evitar reações indesejáveis.
Em suma
A sálvia é uma erva e tempero veterana. Seu uso na medicina e na alimentação remonta à antiguidade dos egípcios e gregos. As folhas aromáticas desta erva são usadas para melhorar a memória, a digestão e a imunidade geral.
Sage também está disponível na forma de tinturas, líquidos, pastilhas, comprimidos e cápsulas. Este tempero de cozinha pode ser apreciado como chá e também é fácil de adicionar a vários pratos. Converse com seu médico para descobrir o que funciona melhor para você.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Muito sábio é ruim para você?
Sim, a sálvia contém uma substância química chamada tujona, que pode afetar o sistema nervoso. A ingestão excessiva de sálvia pode resultar em inquietação, convulsões, tremores, vômitos e vertigens.
Posso beber chá de sálvia todos os dias?
Estudos sugerem que o consumo de chá de sálvia em média entre 3 e 6 xícaras por dia é seguro (14).
É normal comer sálvia crua?
Comer sálvia crua é desagradável. Você pode comprá-lo seco ou fresco, embora nunca seja comido cru.
Queima de sálvia faz mal aos pulmões?
Enquanto alguns acreditam que a queima de sálvia pode eliminar partículas de micróbios do ar, outros acham que pode prejudicar os pulmões. Como a pesquisa não é clara, consulte seu médico.
14 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Química, Farmacologia e Propriedade Medicinal da Sálvia (Salvia) para Prevenir e Curar Doenças como Obesidade, Diabetes, Depressão, Demência, Lúpus, Autismo, Doença Cardíaca e Câncer, Jornal de Medicina Tradicional e Complementar, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Instituto Nacional de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003706/
- Salvia (Sage): Uma revisão de seus potenciais efeitos de proteção e aprimoramento cognitivo, Drogas em P&D, Springer, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5318325/
- Sclareol isolado de Salvia officinalis melhora as rugas faciais por meio de um mecanismo de antifotoagulação, Journal of Cosmetic Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27466023
- Beber chá de sálvia melhora o perfil lipídico e as defesas antioxidantes em humanos, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2769154/
- Prova pela primeira vez da tolerabilidade e eficácia do sábio em mulheres na menopausa com afrontamentos, Advances in Therapy, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21630133
- Uma revisão de medicamentos fitoterápicos eficazes no controle dos sintomas da menopausa, Electronic Physician, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5783135/
- O efeito antibacteriano do extrato de sálvia (Salvia officinalis) anti-séptico bucal contra Streptococcus mutans na placa dental: um ensaio clínico randomizado, Iranian Journal Of Microbiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4676988/
- Quimioterapia do câncer de cólon por ingestão de chá de sálvia: Diminuição dos danos ao DNA e proliferação celular, Pesquisa em fitoterapia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26661587
- Plantas psicoativas usadas durante rituais religiosos, neuropatologia do vício em drogas e uso indevido de substâncias, Academic Press
www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128006344000020
- A fumaça medicinal reduz bactérias transportadas pelo ar, Journal Of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17913417
- Composição química e atividades biológicas do óleo essencial de Salvia officinalis da Tunísia, EXCLI Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5427463/
- CFR - Título 21 do Código de Regulamentações Federais, US Food & Drug Administration.
www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/cfrsearch.cfm?cfrpart=182&showfr=1
- Propriedades farmacológicas da Salvia officinalis e seus componentes, Journal of Traditional and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5634728/
- Determinação das substâncias de sabor biologicamente ativas tujona e cânfora em alimentos e medicamentos contendo sálvia (Salvia officinalis L.), Chemistry Central Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21777420