Índice:
- Qual é o perfil nutricional do abacaxi?
- Quais são os benefícios de saúde do abacaxi?
- 1. Pode ajudar na perda de peso
- 2. Pode ajudar na digestão
- 3. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
- 4. Pode ajudar a combater a inflamação
- 5. Pode ajudar a tratar a artrite e promover a saúde óssea
- 6. Pode melhorar a saúde cardíaca
- 7. Pode promover imunidade
- 8. Pode melhorar a recuperação
- 9. Pode melhorar a saúde da pele
- Como adicionar abacaxis à sua dieta
- Uma nota sobre suplementos de bromelaína
- Quais são os efeitos colaterais do abacaxi?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O abacaxi é uma fruta tropical rica em enzimas e nutrientes importantes. Ele tem sido associado a vários benefícios, incluindo possível perda de peso, melhor digestão e tratamento para inflamação.
O abacaxi também melhorou o estado nutricional das crianças (1). Eles têm um perfil nutricional poderoso e são especialmente ricos em vitaminas C e A.
Nesta postagem, exploraremos os benefícios do abacaxi para a saúde e também discutiremos os suplementos de abacaxi.
Qual é o perfil nutricional do abacaxi?
Uma xícara (165 gramas) de pedaços de abacaxi fresco contém 82 calorias. Possui 22 gramas de carboidratos e 2,3 gramas de fibra. A seguir estão os outros nutrientes presentes:
- 79 mg de vitamina C
- 95 UI de vitamina A
- 21 mg de cálcio
- 19 mg de magnésio
- 12 mg de fósforo
- 180 mg de potássio
- 29 mcg de folato
* Valores provenientes do USDA National Nutrient Database, abacaxi, cru
Ao longo dos anos, a ciência pesquisou intensamente os abacaxis e os benefícios que eles oferecem à saúde. A seção a seguir fala sobre eles em detalhes.
Quais são os benefícios de saúde do abacaxi?
O abacaxi contém bromelaína, uma enzima digestiva que oferece a maioria de seus benefícios. A bromelaína foi encontrada para combater o câncer e combater a inflamação e doenças associadas. A fruta também aumenta sua imunidade e fortalece os ossos.
1. Pode ajudar na perda de peso
Estudos mostram os possíveis efeitos anti-obesidade do abacaxi. Ratos alimentados com uma dieta rica em gordura mostraram uma redução no peso corporal, índice de massa corporal, acúmulo de gordura corporal e acúmulo de gordura no fígado após a ingestão de suco de abacaxi (2).
Observou-se que o suco de abacaxi diminui a lipogênese (formação de gordura) e aumenta a lipólise (a quebra das gorduras para liberar ácidos graxos) (2).
O abacaxi pode parecer o alimento ideal para queimar a gordura da barriga, embora precisemos de mais pesquisas a esse respeito.
2. Pode ajudar na digestão
O componente mais importante do abacaxi é a bromelaína, uma potente enzima digestiva. Estudos mostram que a suplementação de bromelaína (enzima digestiva) pode ajudar na quebra de proteínas (3).
Pode ajudar a tratar a insuficiência pancreática, um distúrbio digestivo em que o pâncreas não produz uma quantidade suficiente de certas enzimas que o corpo usa para digerir os alimentos no intestino delgado (3).
Uma fórmula com bromelaína como um dos ingredientes principais pode aliviar o excesso de flatulência e diarreia (3).
3. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
Estudos afirmam que a bromelaína em abacaxis pode ter atividade anticâncer. A enzima pode ter um impacto direto nas células cancerosas e em seu ambiente (4).
A bromelaína exibe efeitos anticâncer nas células cancerosas do cólon. Alimentos que contêm bromelaína são considerados bons candidatos para reduzir o risco de câncer colorretal (5).
A bromelaína também pode impedir a progressão do câncer, combatendo a inflamação, um dos principais contribuintes para o câncer. Previne a geração futura de células cancerosas, expondo-as ao sistema imunológico. Vários relatórios tradicionais e clínicos indicam as propriedades anticancerígenas da bromelaína do abacaxi. Novos estudos podem oferecer resultados mais promissores nessa área (6).
Em estudos com ratos, a bromelaína também inibiu o crescimento e a disseminação das células do câncer de mama. Também poderia reduzir a sobrevivência dessas células (7).
4. Pode ajudar a combater a inflamação
Em estudos em animais, foi relatado que a bromelaína tem efeitos terapêuticos em várias doenças inflamatórias, incluindo a síndrome inflamatória do intestino. A exposição à bromelaína pode remover várias moléculas da superfície celular que contribuem para a inflamação (8).
A bromelaína em abacaxis também consegue isso reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas (9). Estes são compostos do sistema humano que promovem a inflamação, ainda mais no caso de doenças inflamatórias intestinais.
Extrato de abacaxi também foi encontrado para tratar outros problemas relacionados à inflamação, incluindo doenças alérgicas das vias aéreas. A enzima da fruta pode alterar a ativação e expansão de células específicas do sistema imunológico. O estudo foi realizado em células de camundongo (10).
5. Pode ajudar a tratar a artrite e promover a saúde óssea
A bromelaína também pode ajudar no tratamento da osteoartrite. A enzima exibe propriedades analgésicas, especialmente na dor inflamatória em humanos. Ele consegue isso influenciando diretamente a bradicinina, um mediador da dor que causa a contração do músculo liso e a dilatação dos vasos sanguíneos (11).
O abacaxi também contém manganês, um mineral importante na formação óssea. Eles também contêm vitamina C que apoia a formação de colágeno nos ossos. O abacaxi pode promover o crescimento dos ossos em jovens e fortalecer os ossos em pessoas mais velhas (12).
As propriedades antiinflamatórias da bromelaína do abacaxi também podem ajudar a tratar a dor da artrite reumatóide (13).
6. Pode melhorar a saúde cardíaca
Verificou-se que a bromelaína em abacaxis reduz a agregação de plaquetas sanguíneas. Isso pode ajudar a tratar a tromboflebite aguda (uma condição caracterizada por coágulos sanguíneos). No entanto, mais estudos em populações humanas são necessários para concluir os efeitos benéficos da bromelaína nas doenças cardiovasculares (14).
A bromelaína também pode quebrar as placas de colesterol, promovendo ainda mais a saúde do coração (15). Sua eficácia no tratamento de outras doenças cardíacas, incluindo doença cardíaca coronária, doença cardíaca reumática, doença cardíaca congênita e ataque cardíaco ainda não foi comprovada.
7. Pode promover imunidade
A bromelaína no abacaxi pode modular o sistema imunológico e potencialmente acelerar a cicatrização de feridas (16).
As crianças que consumiram suco de abacaxi também apresentaram menor risco de contrair infecções microbianas. Descobriu-se que a fruta aumenta as concentrações de glóbulos brancos que combatem doenças em quatro vezes (1).
Em outro estudo, crianças com sinusite apresentaram recuperação mais rápida com suplemento de bromelaína (17).
Outro estudo lança luz sobre o potencial da bromelaína para tratar os sintomas da asma. Pode exercer efeito terapêutico em várias doenças alérgicas das vias aéreas, incluindo asma alérgica (18).
8. Pode melhorar a recuperação
As propriedades antiinflamatórias da bromelaína do abacaxi podem ajudar na recuperação. Isso é especialmente verdadeiro no caso de uma recuperação muito necessária após a cirurgia. Mais estudos são necessários para estabelecer a eficácia da bromelaína na recuperação pós-operatória (19).
Em um estudo, a ingestão de bromelaína reduziu significativamente a dor em pacientes submetidos a cirurgia dentária. A enzima ofereceu alívio semelhante a outros antiinflamatórios (20).
A bromelaína também reduziu a sensação de fadiga. Reduziu o dano muscular e melhorou a recuperação em dias consecutivos de ciclismo (21).
9. Pode melhorar a saúde da pele
Existem pesquisas limitadas neste aspecto. A vitamina C do abacaxi pode beneficiar a pele. A vitamina promove a produção de colágeno e pode proteger a pele de danos (1).
Os abacaxis são frutas de aparência incrível com benefícios igualmente surpreendentes. Não há razão para não adicioná-los à sua dieta. Mas como você faz isso?
Como adicionar abacaxis à sua dieta
Os abacaxis são baratos e fáceis de comer. Além de sua bondade, eles têm um sabor delicioso também. Você pode desfrutar de abacaxis das seguintes maneiras:
- Adicione um abacaxi fatiado aos seus smoothies matinais.
- Pique o abacaxi e adicione à salada da noite.
- Adicione a fruta à sua pizza caseira.
- O abacaxi é uma fruta versátil e pode ser facilmente incorporado na maioria dos pratos.
Comer um abacaxi pode não ser a única maneira de aproveitar os efeitos benéficos da bromelaína. Você também pode verificar os suplementos.
Uma nota sobre suplementos de bromelaína
Seu médico pode recomendar suplementos de bromelaína, dependendo de suas necessidades e condição de saúde. A dose padrão de bromelaína ainda não foi estabelecida. Recomendamos que você verifique com seu médico antes de tomar um suplemento. Eles também fariam as sugestões apropriadas sobre a dosagem.
Você pode obter um suplemento de bromelaína na loja de alimentos naturais mais próxima ou online.
O abacaxi é uma fruta tropical com inúmeros benefícios. Mas, como qualquer alimento por aí, ele tem sua parcela de efeitos adversos em potencial.
Quais são os efeitos colaterais do abacaxi?
- Pode causar alergias
Em alguns casos, o abacaxi pode causar reações alérgicas e diarréia. As alergias incluem coceira intensa, erupções cutâneas, dor abdominal e vômitos (22).
- Pode agravar os sintomas da asma
Embora algumas pesquisas mostrem que o abacaxi pode tratar os sintomas da asma, em alguns indivíduos a fruta pode ter um efeito oposto (23).
- Pode aumentar o risco de sangramento A
bromelaína pode inibir a agregação plaquetária e prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Isso pode aumentar o risco de sangramento em certos indivíduos. Também pode aumentar o sangramento menstrual. Evite abacaxi logo após a cirurgia (24). (O abacaxi pode melhorar a recuperação pós-cirurgia, mas sua ingestão deve ser supervisionada pelo seu médico.)
Além disso, evite usar bromelaína junto com anticoagulantes prescritos (25).
- Pode causar aborto espontâneo durante a gravidez
Evidências anedóticas sugerem que o abacaxi pode causar aborto espontâneo (26). Portanto, fique do lado seguro e evite a ingestão de abacaxis durante a gravidez e a amamentação. Consulte o seu médico.
Conclusão
O abacaxi pode fornecer ao seu corpo alguns dos nutrientes importantes. Você pode torná-lo parte de sua dieta balanceada. Seu alto perfil antioxidante pode desempenhar um papel na prevenção de doenças. No entanto, tenha cuidado com as alergias. Caso sinta algum sintoma, suspenda o uso e consulte o seu médico.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto abacaxi você pode comer por dia?
Uma xícara de abacaxi contém cerca de 80 miligramas de vitamina C, que é mais do que