Índice:
Você dormiu profundamente a noite toda. Você se exercita regularmente e segue uma dieta saudável. No entanto, você se sente cansado o tempo todo. Isso soa familiar? Isso se tornou um problema comum nos dias de hoje. Com nosso estilo de vida agitado e agitado, dificilmente somos capazes de nos concentrar em nós mesmos e cuidar bem de nossa saúde e, eventualmente, nos tornamos vítimas da preguiça.
Muitas vezes, o grupo de pessoas que sempre cai diz: “Tenho preguiça” é quem sofre de fadiga. Preguiça, cansaço e fadiga estão todos correlacionados e para se livrar deles é muito importante entender a diferença entre cada um deles.
Imagem: Shutterstock
Embora o cansaço não seja considerado um problema médico grave, certamente tem um impacto negativo no seu desempenho diário e nas relações sociais. Também chamado de shrama em sânscrito, o cansaço tem sua origem em vata e geralmente é causado por seu desequilíbrio.
A fadiga, por outro lado, é causada por estresse físico ou mental, que é causado pelo cansaço contínuo. Por exemplo, se você está trabalhando duro em um projeto importante há muito tempo e está ficando cansado todos os dias por causa disso, eventualmente, por um período de um ou dois meses, você começa a sentir fadiga. Uma vez que a fadiga é causada pelo cansaço, também se origina por um desequilíbrio em vata.
Imagem: Shutterstock
Alguns dos sintomas básicos de fadiga são os seguintes:
- Você acha muito difícil se levantar de manhã, mesmo depois de ter uma boa noite de sono, e mesmo quando se levanta, não se sente revigorado.
- Seu estômago sempre fica pesado ou inchado, e não há equilíbrio na quantidade de fome. Ou você está com muita fome ou não sente fome alguma.
As duas coisas principais que a fadiga afeta são sua saúde mental e seu sistema digestivo. Como isso perturba sua saúde mental, você logo se sentirá deprimido ou ansioso. Também causa estresse físico, que certamente precisa ser cuidado imediatamente.
Outra causa importante de fadiga são as doenças crônicas (como diabetes). A pessoa que sofre de diabetes se sente cansada o tempo todo e não deseja realizar nenhuma atividade física.
Como essa condição é causada por um desequilíbrio de vata no corpo, existem algumas ervas e alimentos que podem ajudar no seu tratamento.
Imagem: Shutterstock
O tratamento contínuo com óleo, como shirodhara ou massagem com óleo, é eficaz o suficiente para tratar o cansaço, pois desperta os seus sentidos.
Você também pode incluir frutas como romã, cana-de-açúcar, uvas e tâmaras em sua dieta.
Embora o cansaço geralmente afete o seu corpo no final do dia, a preguiça é algo que afeta o funcionamento do seu corpo ao longo do dia. Não permite que sua mente se concentre em nenhuma tarefa física e nem você tem forças para isso. E se nosso cérebro não estiver pronto para funcionar adequadamente, nosso corpo não estará ativo.
A preguiça é causada por um desequilíbrio em kapha . Você notou que depois de almoçar pesado, muitas vezes fica com preguiça de trabalhar? Já se perguntou por quê? Isso ocorre porque kapha é dominante nesse período e isso faz você se sentir preguiçoso. Além disso, quando você dorme por um período mais longo, você se sente preguiçoso. Isso se deve ao domínio kapha . Você pode vencer essa preguiça bebendo uma xícara de chá forte ou café ou uma colher de sopa de mel.
Fadiga e preguiça são duas condições que se apoiam mutuamente. Se você se sentir cansado por um longo período, muito em breve começará a se sentir preguiçoso também por causa do impacto negativo no corpo.
E, se você estiver se sentindo com preguiça, isso acabará levando à fadiga.
Imagem: Shutterstock
Como se livrar da preguiça, cansaço e fadiga
Ao implementar algumas coisas simples em seu estilo de vida diário, você pode facilmente lidar com as condições mencionadas acima. Eles são os seguintes:
1. Fixe um horário de sono. Certifique-se de que seu corpo se acostume com os horários e você se levante e vá para a cama na mesma hora todos os dias.
2. Não durma mais de oito horas por dia.
3. Tente dormir cedo para poder acordar cedo.
4. Evite alimentos oleosos e fritos.
5. A comida não vegetariana é muito pesada para o estômago, especialmente à noite. Você pode optar por sopa de frango ou carneiro como alternativa.
6. Inclua frutas em sua dieta. Eles são ricos em antioxidantes e estimulam o cérebro e outros órgãos.
7. Mantenha seu cérebro ativo jogando jogos como xadrez ou resolvendo quebra-cabeças.
Seguir essas dicas certamente o ajudará a se sentir renovado e ativo, mas se elas não melhorarem sua condição, é melhor consultar um médico imediatamente.
Esperamos que esta informação seja útil para você. Compartilhe suas opiniões na seção de comentários abaixo.